Autor Tópico: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu. E eu não disse??  (Lida 66090 vezes)

boi

  • Visitante
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #45 Online: 09 de Janeiro de 2008, 20:15 »
Também resolvi experimentar o Fedora8. Estou postando de dentro dele no momento. O que está irritante nesse Fedora é o yum, simplesmente o pior gerenciador de pacotes que eu já vi. A ferramenta gráfica "Adicionar/Remover Programas" é imprestável. O yum é podre tanto pelo terminal como pelo frontend gráfico yumex, aliás muito inferior ao synaptic. Está extremamente lento fazer qualquer instalação ou atualização pela internet, o yum fica continuamente dando erro e procurando outro espelho. Já achava difícil me adaptar ao ridículo urpmi do Mandriva, então esse yum vai ser dureza. Vou ver se dá para instalar o smart aqui, porque com esse yum não dá.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #46 Online: 10 de Janeiro de 2008, 04:59 »
Também resolvi experimentar o Fedora8. Estou postando de dentro dele no momento. O que está irritante nesse Fedora é o yum, simplesmente o pior gerenciador de pacotes que eu já vi. A ferramenta gráfica "Adicionar/Remover Programas" é imprestável. O yum é podre tanto pelo terminal como pelo frontend gráfico yumex, aliás muito inferior ao synaptic. Está extremamente lento fazer qualquer instalação ou atualização pela internet, o yum fica continuamente dando erro e procurando outro espelho. Já achava difícil me adaptar ao ridículo urpmi do Mandriva, então esse yum vai ser dureza. Vou ver se dá para instalar o smart aqui, porque com esse yum não dá.
O yum a seguir ao apt é talvez dos mais rapidos gerenciadores de programas.
O yum não é lento a abrir, ele simplesmente faz um "apt-get update" sempre que abre.
No ubuntu tens que fazer um apt-get update  e depois um apt-get install.
No yum fazes simplesmente yum install e ele vai actualizar as listas de pacotes automáticamente e só depois instala o pacote.
A grande diferença entre yum e apt, neste caso, é que o apt por padrão olha no cache (podendo eventualmente sugerir um pacote que não é o mais atualizado, mas a busca é muito rápida) e o yum por padrão busca na Internet (a busca fica mais lenta mas garante que é o pacote mais atualizado).

Pelo que vi o yum deu erro por um de dois motivos. Ou foi problema do mirror - isso pode acontecer com qualquer distro e o yum procurou outro mirror.
O facto do yum procurar um outro espelho é uma vantagem sobre o apt. Já me aconteceu no Ubuntu ficar travado numa actualização porque o mirror deveria estar com um problema.
Para evitares problemas com os mirrors aconselho-te a instalar este pacote:
yum-fastestmirror que faz com que o yum procure pelo mirror mais rapido.
Ou então foi esta situação.Existe um serviço que roda em background (yum-updatesd) que verifica se tua máquina está com os pacotes atualizados, e o yum cria um lock para evitar rodar duas instâncias simultâneas. Provavelmente era isso que aconteceu, bastava esperar um pouco (dependendo da velocidade da conexão e da configuração do yum, se ele estava baixando os pacotes automaticamente por exemplo) que o yum executaria sem problemas. Caso não uses ou não queiras ser informado se está com pacotes atualizados, basta desabilitar e parar o yum-updatesd.

Convém também desactivares o SELINUX e outros serviços desnecessários para desktop
Consegui ganhar 18 sgundos no boot apenas por desactivar serviços desnecessários.
O yumex não é mau, mas não chega aos calcanhares do synaptic. E realmente o adicionar/remover do ubuntu é incomparávelmente melhor que o fedora.
Mas o fedora tem outras vantagens e com uns peuqenos ajustes fica uma distro muito rápida já que ótimizada para i686
Se quiseres depois dou-te algumas dicas sobre o fedora.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2008, 07:14 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

boi

  • Visitante
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #47 Online: 10 de Janeiro de 2008, 09:25 »
Na verdade o único problema que estou tendo com o Fedora é o yum. Em geral o sistema está muito bom. Já cheguei a usar o Fedora, mas era nas primeiras versões. O que estou estranhando nessa versão nova é que já não há mais aquele cuidado com o visual que existia no começo do Fedora. Não é mais aquele visual diferenciado. O Gnome está praticamente igual ao do Ubuntu, apenas com um tema diferente. Eu não gostei desse tema, nem dos ícones. O Firefox veio com o tema padrão. Está bem diferente do tempo do bluecurve, se bem que este ainda está presente nessa versão, mas já envelhecido.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #48 Online: 10 de Janeiro de 2008, 11:08 »
Houve gente que gostou do novo visual do fedora, outros não.
Pessoalmente gostei mais do anterior e ainda uso o wallpaper do 7.
O easylife(automatix do fedora)  instala um tema muito bonito
Quanto ao yum, talvez estejas muito habituado ao apt.
O yum parece semelhante mas é bem diferente.
Tem caracteristicas por vezes desconhecidas como por exemplo   a restauração do sistema. Imagina tu que queres restaurar o sistema para um estado anterior, fazes uma atualização com o comando rpm usando a opção --rollback seguida da data/horário (a restauração é baseada em tempo porque os pacotes afetam as configurações uns dos outros - .
Alguns exemplos:

# rpm -Uvh --rollback '9:00 am'
# rpm -Uvh --rollback '4 hours ago'
# rpm -Uvh --rollback 'december 25'
Esta função pode ocupar bastante espaço no disco por isso vem desabilitada por padrão.
Eu acho que quando as pessoas falam mal do yum é por puro desconhecimento, pois é uma ferramenta bem poderosa.
Abraço! ;)
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2008, 12:02 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Piras

  • Visitante
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #49 Online: 10 de Janeiro de 2008, 12:01 »
Em geral, gosto do YUM. Ele é muito fácil de usar, muito prático e tem alguns módulos interessantes, como o yum-fastestmirror - muito bem lembrado pelo sylvester, pois de fato torna substancialmente mais rápido o processo de sincronização dos repositórios e de instalação/atualização do sistema. O problema é que as interfaces gráficas adotadas até agora simplesmente não prestam. O Pirut (que é ativado através do Adicionar/Remover Programas) não é lá grande coisa e o Yumex está longe de ser prático ou intuitivo. O melhor mesmo, para quem tem paciência é usar o YUM pelo terminal.

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #50 Online: 10 de Janeiro de 2008, 12:05 »
;D

 Pessoal, não gostaria de gerar polêmica mas acabei odiando o Fedora...

 Testei-o e, no geral não vi grandes diferenças do Ubuntu... Pode ser porque não sou um usuário avançado de Linux, então algumas das "novidades" não me fizeram diferença^^

 No fim de semana passado resolvi testar algumas distros pra ver como era.
 Testei o Mandriva 2007, que odiei do fundo do coração... Que treco pra dar problemas... Nem os repositórios oficiais dele escaparam dos bugs...
 Aí instalei o Kurumin 7, achei uma ótima distro realmente. Principalmente pra quem gosta de informação. Tem muita coisa útil lá. Até deixei meio que com a cara do gnome (uma barra em cima outra em baixo). Se não fosse pelo KDE, que não me acostumei (acho-o muito poluído, programas demais, funções de menos), achei poucas funcionalidades... Vai ver é o costume. Pra quem gosta de estudar sobre o assunto, é muito boa esta distro. Levíssima e competente. Só achei que tem poucos programas no ícones mágicos^^
 Daí fui pro Big Linux. Bom, mas com bugzinhos chatos (nem dava pra fazer duas barras iguais como eu fiz no Kuruma).

 E dele, baixei e instalei o todo-poderoso Fedora.

Logo de cara uma decepção: O ícone de instalar no HD não aparecia no Desktop... Nem no menu... Tive de ir lá no editar e habilitar o danado...

 Na hora da instalação, se eu não presto atenção no box embaixo da formatação ia perder tudo do meu hd... Tive de instalar umas duas vezes pq ele não queria acessar a home da minha partição nem a pau. Tive de instalar outra home na partição raiz... o

 Na hora que entro, 146 atualizações (????)! Cacilda, a distro saiu agora e já tem tudo isso????
 
 Não tinha open office, mas isso eu já esperava... O pidgin veio dando erro, tive de reinstalá-lo... O yum, nossa... Não tenho palavras pra descrever a lerdeza dele no meu pc...

 Desinstalei logo que pecebi não ser o que eu queria...

 Na reinstalação do Ubuntu, uma sequela... Instalei 3 vezes e o Ubuntu nao conseguia entrar na home pq o Fedora a deixou com opções de usuário travadas...

 Eu como não entendo nada de linha de comando sem um bom tutorial ao lado, tive de formatar todo meu HD... Agora tá lá o Gutsy de novo, novinho em folha^^

 Isso pode ter acontecido só comigo e muita gente pode se dar bem com o Fedora.

 Mas boa sorte com ele porque eu vou mesmo esperar o próximo Ubuntu... Antes ficar atrasado apenas 6 meses do que ficar tendo dor de cabeça com bugs^^

Um abraço a todos^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #51 Online: 10 de Janeiro de 2008, 12:13 »
;D

 Pessoal, não gostaria de gerar polêmica mas acabei odiando o Fedora...

 Testei-o e, no geral não vi grandes diferenças do Ubuntu... Pode ser porque não sou um usuário avançado de Linux, então algumas das "novidades" não me fizeram diferença^^

 No fim de semana passado resolvi testar algumas distros pra ver como era.
 Testei o Mandriva 2007, que odiei do fundo do coração... Que treco pra dar problemas... Nem os repositórios oficiais dele escaparam dos bugs...
 Aí instalei o Kurumin 7, achei uma ótima distro realmente. Principalmente pra quem gosta de informação. Tem muita coisa útil lá. Até deixei meio que com a cara do gnome (uma barra em cima outra em baixo). Se não fosse pelo KDE, que não me acostumei (acho-o muito poluído, programas demais, funções de menos), achei poucas funcionalidades... Vai ver é o costume. Pra quem gosta de estudar sobre o assunto, é muito boa esta distro. Levíssima e competente. Só achei que tem poucos programas no ícones mágicos^^
 Daí fui pro Big Linux. Bom, mas com bugzinhos chatos (nem dava pra fazer duas barras iguais como eu fiz no Kuruma).

 E dele, baixei e instalei o todo-poderoso Fedora.

Logo de cara uma decepção: O ícone de instalar no HD não aparecia no Desktop... Nem no menu... Tive de ir lá no editar e habilitar o danado...

 Na hora da instalação, se eu não presto atenção no box embaixo da formatação ia perder tudo do meu hd... Tive de instalar umas duas vezes pq ele não queria acessar a home da minha partição nem a pau. Tive de instalar outra home na partição raiz... o

 Na hora que entro, 146 atualizações (????)! Cacilda, a distro saiu agora e já tem tudo isso????
 
 Não tinha open office, mas isso eu já esperava... O pidgin veio dando erro, tive de reinstalá-lo... O yum, nossa... Não tenho palavras pra descrever a lerdeza dele no meu pc...

 Desinstalei logo que pecebi não ser o que eu queria...

 Na reinstalação do Ubuntu, uma sequela... Instalei 3 vezes e o Ubuntu nao conseguia entrar na home pq o Fedora a deixou com opções de usuário travadas...

 Eu como não entendo nada de linha de comando sem um bom tutorial ao lado, tive de formatar todo meu HD... Agora tá lá o Gutsy de novo, novinho em folha^^

 Isso pode ter acontecido só comigo e muita gente pode se dar bem com o Fedora.

 Mas boa sorte com ele porque eu vou mesmo esperar o próximo Ubuntu... Antes ficar atrasado apenas 6 meses do que ficar tendo dor de cabeça com bugs^^

Um abraço a todos^^
Alguns reparos:
- Para que instalar o Mandriva 2007 se já existe o 2008? (Por sinal o melhor Mandriva de sempre!
- O Big Linux ainda é beta, é normal alguns problemas.
- O Fedora teve 140 updates,e o ubuntu Gusty? Acho que já vai em mais de 160.
Realmente isso que te aconteceu com o fedora é bem estranho

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #52 Online: 10 de Janeiro de 2008, 21:45 »
 :D

 Na verdade eu testei as que eu já tinha baixado a algum tempo e não tinha tido coragem de testar antes então aproveitei a ocasião^^

 Mas só que quando saiu o Gutsy e quando saiu o Fedora 8?
Não tô criticando não, mas acho que se esta distro está sempre 6 meses à frente do Ubuntu, não deveria ter dessas coisas tão cedo...

 Não to maldizendo a distro, ela tem coisas boas, como todas as outras. Só não achei ela tãããooo espetacular assim^^

 E só botei as outras no comentário pra adicionar minha pequena esperiência. Fiquei meio chateado porque de todas que instalei o Fedora 8 foi a que deu mais problema e ainda me deixou uma sequela muito chata pra quem não manja linha de comando.^^

Um abraço^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #53 Online: 10 de Janeiro de 2008, 21:56 »
Tenho que pesquisar mais...

Sylvester é verdade que o Fedora 8 tem os patchs 4k stacks e relatime para melhorar a performance do sistema (o segundo melhora a velocidade do sistema todo!!!)

Fique com Deus e aguardo sua resposta!!!

Ops... Pergunta avançada mode on!!!

Hqx
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2008, 01:01 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #54 Online: 11 de Janeiro de 2008, 04:59 »
Tenho que pesquisar mais...

Sylvester é verdade que o Fedora 8 tem os patchs 4k stacks e relatime para melhorar a performance do sistema (o segundo melhora a velocidade do sistema todo!!!)

Fique com Deus e aguardo sua resposta!!!

Ops... Pergunta avançada mode on!!!

Hqx
Eu não sei os nomes técnicos, mas sei que o fedora usa um sistema que optimiza o sistema.
Ele é bem mais rápido que o Ubuntu mas também consome muita ram.
Aquilo que o Fedora peca é por vir com muitos serviços que para desktop não tem utilidade nenhuma como o servidor de email, ou o SElinux, por exmplo.
Se instalarmos pelo dvd podemos fazer uma instalação melhor porque podemos escolher os pacotes.
O anaconda ainda é o melhor instalador de linux

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline rdlf0512

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #55 Online: 11 de Janeiro de 2008, 05:24 »
Se eles estão usando o icedtea, entao qual flash player plugin eles aderiram para o firefox nessa versão? o gnash?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #56 Online: 11 de Janeiro de 2008, 09:27 »
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/util-linux/+bug/160450

Citar
Bug description [edit]
ext3 partitions should be mounted with relatime/noatime for everyone to reduce unnessary disk activity,prevent useless unparking of harddisk heads for laptop users and increase performance (reading from disk or cache means writing to disk to update atime).

This bug might be one of the contributors to the famous Load_Cycle_Count bug :

Acho que o ubuntu não usa sempre relatime ooooh!!!!! e isso pode ser um dos contribuidores daquele bug do hd...

Ops... O fedora 8 tem relatime!!!

4k stacks

Citar
utting the kernel stack size in half reduces the kernel's per-process overhead and eliminates a major consumer of multi-page allocations. So running with the smaller stack size is good for kernel performance and robustness
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2008, 09:43 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

boi

  • Visitante
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #57 Online: 11 de Janeiro de 2008, 09:42 »
É, parece que o yum só funciona bem mesmo pelo modo texto. Os frontends gráficos são péssimos. No apt existe o synaptic, mas parece que não tem nada parecido para outros gerenciadores. Herança da finada Conectiva.
Eu realmente tenho dificuldade em me adaptar a esses outros gerenciadores de pacotes, acho que não existe nada tão bom como o apt/synaptic.

Piras

  • Visitante
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #58 Online: 11 de Janeiro de 2008, 15:42 »
É, parece que o yum só funciona bem mesmo pelo modo texto. Os frontends gráficos são péssimos. No apt existe o synaptic, mas parece que não tem nada parecido para outros gerenciadores. Herança da finada Conectiva.
Eu realmente tenho dificuldade em me adaptar a esses outros gerenciadores de pacotes, acho que não existe nada tão bom como o apt/synaptic.

O Synaptic é como o primeiro sutiã: quem usou nunca esquece!

Obs.: A frase acima não traduz nenhuma experiência pessoal do autor.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #59 Online: 11 de Janeiro de 2008, 16:01 »
O Synaptic é como o primeiro sutiã: quem usou nunca esquece!

Obs.: A frase acima não traduz nenhuma experiência pessoal do autor.

 ;D
Talvez uma certa campanha publicitária brasileira de muito sucesso.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson