Procurei na maior parte das vezes em distros (debian-like) usei o apt-get e sempre soube o que instalei e desinstalei.
Usei o sidux e nele é recomendado usar o apt-get em modo texto (
http://manual.sidux.com/pt-br/sys-admin-apt-pt-br.htm#apt-upgrade)
e nunca vi o meu sistema quebrar ou qualquer outro tipo de problema relacionado a isso (e olha que a base era sid) e a partir daí passei a sempre usar o dist-upgrade -d seguido do dist-upgrade (sem alterar o repositório para uma nova distro) no modo texto puro e sempre sem problemas em outras distros.
Enfim passei a usar o kubuntu e vendo todos elogiando o aptitude fiquei curioso em testá-lo e notei que ele está integrado ao Ubuntu
... Quem tiver um kubuntu recém-instalado é só testar e tentar instalar o firefox para ver ele instalando grande parte dos aplicativos do gnome (conforme já mostrei em outro tópico)
Ontem fiz um backup da cache do apt gravei um cd e usei o adept para atualizar todo o sistema e para minha surpresa o sistema não foi atualizado corretamente apesar do adept ter completado a tarefa e depois do boot vejo a famosa tela preta, verifiquei o xorg e estava usando vesa...
Aproveitei e reinstalei novamente o kubuntu copiei a cache do apt do cd para o var/cache/apt/archives e fiz o mesmo processo com os mesmos repositórios com o sudo apt-get dist-upgrade e foi perfeito...
Como dizem que o ubuntu é "quase" um Sid (essa não é a minha opinião, já vou avisando) será que temos a segurança de usar o synaptic ou o adept ou temos que usar o apt-get ainda... Será que o meu caso foi uma excessão???
Não quero gerar polêmica, nem flame war é mais a título de curiosade!!!