Autor Tópico: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu. E eu não disse??  (Lida 66113 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #75 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:26 »
Já viram as novidades que virão no Fedora 9? A do Presto (deltarpm no Yum) achei a mais show.

Com ela, os downloads de atualizações de pacotes RPM pelo Yum serão mais rápidos, já que só o que for diferente é baixado. Alguém sabe me informar se existe algo assim para o APT-GET?

Outro destaque é (até que em fim) suporte a redimensionamento de partições no Anaconda (instalador do Fedora).

E o X iniciando em apenas 1seg ou menos é algo ambicioso e que quero ver na prática hehe

É aguardar pra ver....
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #76 Online: 18 de Janeiro de 2008, 20:36 »
NOVIDADES APROVADAS PARA O FEDORA 9

Lá pelo dia 29 de abril de 2008 será lançado o Fedora 9 e muita expectativa acompanha esse lançamento por conta dos rumores de que o Fedora começa a se mostrar um forte concorrente ao Ubuntu da Canonical.
Eu não vejo as coisas por esse lado; a verdade é que o Fedora não está preocupado com o Ubuntu, mas tem como objetivo principal aprimorar-se como distribuição. O fato de estar ficando cada vez mais simples de usar e cada vez mais útil é encarado pela equipe como um processo natural e até, por que não dizer, óbvio.
Como disse antes, nem tinha sido lançado o Fedora 8 a galera já estava esquentando os motores para iniciar o desenvolvimento do Fedora 9 e agora, com tudo mais calmo depois do momento da estréia do Fedora 8, os esboços da nossa nona release estão ficando mais coesos e já é possível antever um pouco do que vem por aí:

    * Para começar, melhorias no gerenciamento dos dispositivos bluetooth serão implementadas. Telefones, palms e outros aparelhos que usem esse tipo de conexão terão um suporte mais amplo e melhorado. Essa parte ainda não começou a ser mexida, mas pelo que vi, já tem muita coisa pronta e não devidamente empacotada.
    * Clock Applet: é uma melhoria significativa naquele reloginho sem graça. Agora vai ficar mais simples gerenciar os fusos horários e até dados como nascer e pôr do sol, localização geográfica e as condições do clima.
    * Sistema de arquivos ext4: o Fedora 9 será, provavelmente, a primeira distribuição a oferecer suporte ao novíssimo ext4. Já está em 60% essa implementação que expande as funcionalidades e a capacidade do bom e velho ext3.
    * OneSecondX: Vai reduzir a inicialização e o desligamento do X para menos de um segundo. Isso significa um boot ultra rápido e um shutdown igualmente veloz. Os efeitos secundários são a troca de usuário e o logoff mais ágeis. para nossa alegria já está em 20% o grau de desenvolvimento. :-)
    * Impressão Digital: Era muito complicado colocar esses dispositivos para funcionar, mas no F9 vai ser fácil instalar aqueles dispositivos que escaneiam as marcas “dedais” (para que não confundam com digital de dígito).
    * K12Linux - LTSP: Trata-se da retomada de um antigo sucesso em terminais virtuais. Agora o Fedora terpa disponível uma aplicação de terminal virtual muito mais fácil de configurar e baseada na tecnologia de ponta do LTSP5.
    * KDE 4: Claro que o novo fedora teria que vir com o novo KDE. Essa parte dispensa comentários.
    * NetworkManager Extendido. Os desenvolvedores querem aumentar as funcionalidades do NetworkManager (incluindo até gerenciamento de redes bluetooth) e fazer com que ele esteja mais presente na vida do usuário do Fedora.
    * PackageKit: Mais um gerenciador de pacotes para o Fedora. A intenção é oferecer um software que suporta vários backends, como yum, apt e outros. Mais sobre o projeto pode ser visto aqui: www.packagekit.org
    * Redimensionamento de Partição: Já com 75% completo, este implemento vai permitir que o usuário redimensione partições via Anaconda, durante o processo de instalação. Uma velha crítica, finalmente resolvida.
    * Presto: Adiciona de vez o uso de deltarpms no Fedora. Os deltarpms conseguem diminuir em até 80% o tamanho dos downloads durante uma atualização, reaproveitando partes dos rpms antigos e baixando, de fato, somente as partes atualizadas em vez do pacote inteiro.
    * Server Provides: Padronização e implementação do smtpd.
    * TexLive: Substituindo o antigo (e abandonado) teTex, o Fedora 9 passará a utilizar o TexLive, que é uma evolução do teTeX, com muito mais funcionalidades e uma comunidade muito ativa.
    * Atualização do Servidor X: Para versões mais atuais, pelo menos até a 1.5, ou mais recente.
    * Autenticação Virtualizada: Melhora a capacidade (já presente no Fedora 8) de fazer uma autenticação remota usando Kerberos/PAM.
    * PolicyKit do Virtual Manager: Vai permitir que o Virtual Manager seja executado como um usuário sem privilégios e torna o acesso á aplicação menos complicado.
    * Virtualization Storage Management: Esta implementação permite o manuseio de volumes de armazenamento de um host convidado usando o libvirt. A integração com o SELinux será melhorada, garantindo os melhores parâmetros de segurança entre o host e o host convidado.

Embora a lista já seja bem grande, novas funcionalidades serão adicionadas ainda até o dia 4 de março de 2008. Essa lista que mencionei antes é a lista das funcionalidades aceitas para o Fedora 9 até o momento, mas existe também uma lista com as propostas que ainda serão estudadas e, caso aceitas, também serão implementadas.

Apenas para finalizar, as primeiras palavras sobre o Fedora 10 já foram ditas. Não é nada muito concreto, apenas uma festança, um logo novo e maior concentração no marketing de um modo que nunca tinha sido feito antes. =) Vem coisa boa por aí, eu garanto.

Fonte:http://lonelyspooky.com/blog/2008/01/09/fedora-9-o-que-vem-por-ai/

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

boi

  • Visitante
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #77 Online: 19 de Janeiro de 2008, 00:08 »
Entre essas novidades, a que eu considero mais interessante é o deltarpm. Passou da hora de alguém implementar algo do tipo. Recentemente instalei o Fedora 8, fui atualizar e foram mais de 500MB de download. Se não me engano já existiam distros usando algo parecido, mas acho que o Fedora será a primeira das distros mais populares a adotar esse sistema.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #78 Online: 19 de Janeiro de 2008, 01:19 »
Uma boa idéia seria algo do tipo APTonCD para o Fedora e outras distros baseadas em pacotes rpm.

Quem tem que instalar em mais de uma máquina ou tem internet discada/lenta sofre com downloads volumosos mesmo baixando uma ISO recente, pois parece que ninguém gosta de atualizar as imagens disponíveis.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #79 Online: 19 de Janeiro de 2008, 02:38 »
Citar
Se a tua intenção era usar o fedora com kde eu teria te dito para esqueceres!
Todo o trabalho da Red hat é voltado para o gnome. Ao que parece a situação vai mudar para o fedora com a saída do kde 4 e até já tenho aqui o cd live do fedora com o kde 4 que está muito bom.
Mas por enquanto o fedora não combina com kde, por outro lado o fedora tem o melhor gnome que já vi.

O instalador dele é bonito, mas precisa melhorar muito!!! Até o do slack é mais fácil!!

O Kde dele é MUUITO rápido, posso dizer que é o kde mais rápido que ja vi até hoje e o kernel dele está com diversos patches (que não encontrei em local nenhum hahahaha).

Se o modem funcionasse e se não instalasse no Kde coisas do gnome nele, seria com certeza uma das melhores distros com Kde (para vc ter uma idéia eu tirei o gnome da instalação e ele instalou o gdm).

Agora quanto ao gnome no Fedora ele realmente ou é igual ou superior ao ubuntu... Aqui em casa eu limpei a sessão do gnome no Fedora de forma fácil, otimizei o boot (que já é rápido) e notei que a performance dele é maior que a do ubuntu (pelo menos essa é a minha opinião)...

Fedora 8 com gnome é realmente uma excelente distro...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #80 Online: 19 de Janeiro de 2008, 22:36 »
Citar
Se a tua intenção era usar o fedora com kde eu teria te dito para esqueceres!
Todo o trabalho da Red hat é voltado para o gnome. Ao que parece a situação vai mudar para o fedora com a saída do kde 4 e até já tenho aqui o cd live do fedora com o kde 4 que está muito bom.
Mas por enquanto o fedora não combina com kde, por outro lado o fedora tem o melhor gnome que já vi.

O instalador dele é bonito, mas precisa melhorar muito!!! Até o do slack é mais fácil!!

O Kde dele é MUUITO rápido, posso dizer que é o kde mais rápido que ja vi até hoje e o kernel dele está com diversos patches (que não encontrei em local nenhum hahahaha).

Se o modem funcionasse e se não instalasse no Kde coisas do gnome nele, seria com certeza uma das melhores distros com Kde (para vc ter uma idéia eu tirei o gnome da instalação e ele instalou o gdm).

Agora quanto ao gnome no Fedora ele realmente ou é igual ou superior ao ubuntu... Aqui em casa eu limpei a sessão do gnome no Fedora de forma fácil, otimizei o boot (que já é rápido) e notei que a performance dele é maior que a do ubuntu (pelo menos essa é a minha opinião)...

Fedora 8 com gnome é realmente uma excelente distro...

Hqx

Concordo to com ele aqui faz um tempinho já...tá mais rápido que nosso amigo Ubuntu..

Offline absolut1983

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #81 Online: 20 de Janeiro de 2008, 09:05 »
Estou doido para testar o Fedora 8 em minha maquina, mas o instalador da pau logo apos eu rejeitar o teste da midia.

Sera que baixando o LiveCD eu consigo algum resultado?
Acer Aspire 5051 / AMD Turion 64, 14.1", ATI Radeon Xpress 1100, 120GB HDD, 4GB DDR2 / Karmic Koala 64 bits

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #82 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:50 »
Estou doido para testar o Fedora 8 em minha maquina, mas o instalador da pau logo apos eu rejeitar o teste da midia.

Sera que baixando o LiveCD eu consigo algum resultado?

Em que mídia tu gravou o "bichinho" ?

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #83 Online: 21 de Janeiro de 2008, 02:52 »
Eu instalei pelo Live CD. Sem problema nenhum na instalação. O problema aconteceu depois, instalando o Compiz-Fusion completo (o que vem por padrão é limitado) conforme dicas do Fórum do Fedora e, depois disso, o BrOffice e o OpenOffice perdendo as bordas e a tela travando.

Parti então para o PCLinuxOS e também não consegui usar o Compiz-Fusion, pois nem bordas o BrOffice tem com ele ativado. Mas, como o bichinho é muito rápido e está redondo, ele vai ficar rodando aqui sem o Compiz-Fusion (talvez eu teste o Metisse) até o Hardy sair.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #84 Online: 21 de Janeiro de 2008, 12:19 »
Entre essas novidades, a que eu considero mais interessante é o deltarpm. Passou da hora de alguém implementar algo do tipo. Recentemente instalei o Fedora 8, fui atualizar e foram mais de 500MB de download. Se não me engano já existiam distros usando algo parecido, mas acho que o Fedora será a primeira das distros mais populares a adotar esse sistema.

O OpenSuse já traz essa maravilha!
Mas eu iria adorar ver essa tecnologia para pacotes .deb. Assim, todos nós usuários de debian-based não sofreriamos tanto com as atualizações gigantescas.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #85 Online: 21 de Janeiro de 2008, 16:57 »
Eu instalei pelo Live CD. Sem problema nenhum na instalação. O problema aconteceu depois, instalando o Compiz-Fusion completo (o que vem por padrão é limitado) conforme dicas do Fórum do Fedora e, depois disso, o BrOffice e o OpenOffice perdendo as bordas e a tela travando.

Parti então para o PCLinuxOS e também não consegui usar o Compiz-Fusion, pois nem bordas o BrOffice tem com ele ativado. Mas, como o bichinho é muito rápido e está redondo, ele vai ficar rodando aqui sem o Compiz-Fusion (talvez eu teste o Metisse) até o Hardy sair.


Estranho uso uma NVIDIA mx440 e não tenho esse problema...vai entender.. ;D

O PCLOS voa baixo mesmo... o problema são as atualizações...devagar quase parando, nem procurei mirrors mais rápidos vai ver foi isso...
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2008, 17:00 por allanrock »

Offline acborba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 277
    • Ver perfil
    • http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14155.0.html
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #86 Online: 21 de Janeiro de 2008, 17:01 »
aonde? cade? onde ta essa maravilha que eu não sei??? :o ;D
"Ubuntu Linux 8.04 / Athlon XP 2400+ / Asus A7v8x-x / GForce Fx 5200 128MB / 1GB / 80GB + 80GB"

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #87 Online: 21 de Janeiro de 2008, 17:05 »
aonde? cade? onde ta essa maravilha que eu não sei??? :o ;D

ahuhaua...  Dá para ser mais vago?? 

 :D

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #88 Online: 21 de Janeiro de 2008, 21:59 »
Eu fui trocando os repositórios do PCLOS pelo Synaptic e achei um que deixou o APT+RPM dele rápido, embora o APT+DEB do Ubuntu seja muito mais rápido.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #89 Online: 22 de Janeiro de 2008, 10:05 »
Eu fui trocando os repositórios do PCLOS pelo Synaptic e achei um que deixou o APT+RPM dele rápido, embora o APT+DEB do Ubuntu seja muito mais rápido.

Qual repositório vc escolheu caro pinduvox? Eu to usando o debian ch.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum