Autor Tópico: Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)  (Lida 242635 vezes)

Offline calourada

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #165 Online: 20 de Dezembro de 2017, 00:57 »
Sampayu,
 
Cara, c manda muito bem. Acompanho este tutorial desde que me tornei um usuário doméstico do Linux em 2016 . Eu sou um usuário sem qualquer formação e mesmo assim até aqui consegui me virar seguindo suas orientações. Mas dessa vez não deu tudo certo.

Tenho Firefox 57 e Google Chrome Versão 63.0.3239.108 (Versão oficial) 64 bits. Acredito que acabei adquirindo o Opera por ter seguido todos os passos da resposta 53.

Acontece que apenas o Opera está rodando o banking do BB.  Li todas as respostas, mas não consegui resolver: verifiquei a presença de certificados, tentei desabilitar HTML, mas nada.

Daí copio as respostas aos comandos da resposta 102. Será que você pode me ajudar? Gostaria muito de saber se só conseguirei usar o banking no opera? no opera e no chrome? ou tem como eu fazer rodar no firefox - meu navegador mais habitual.

sudo netstat -tulapv |grep -i /core
pedro@pedro-Inspiron-5458:~$ sudo netstat -tulapv |grep -i /core
[sudo] senha para pedro:
tcp        0      0 localhost:30800         *:*                     OUÇA       1271/core       
tcp        0      0 localhost:30900         *:*                     OUÇA       1271/core       
tcp        0      0 localhost:30900         localhost:42308         ESTABELECIDA 1271/core   



pedro@pedro-Inspiron-5458:~$ ps -ef |grep -i warsaw |grep -v grep
root      1271     1  0 00:31 ?        00:00:01 /usr/local/bin/warsaw/core
pedro     2013  1549  0 00:31 ?        00:00:00 /usr/local/bin/warsaw/core
pedro     2109  2013  0 00:31 ?        00:00:00 /usr/local/bin/warsaw/wsatspi


pedro@pedro-Inspiron-5458:~$ ls -las /etc/init.d/warsaw /usr/local/bin/warsaw/
4 -rwxr--r-- 1 root root 1788 Jun 27  2016 /etc/init.d/warsaw

/usr/local/bin/warsaw/:
total 700
  4 drwxr-xr-x 3 root root   4096 Dez 20 00:30 .
  4 drwxr-xr-x 3 root root   4096 Ago 28 17:48 ..
664 -rwxrwxrwx 1 root root 676412 Jun 27  2016 core
 12 -rwxrwxrwx 1 root root  10408 Jun 27  2016 migratecache
  4 drwxr-xr-x 2 root root   4096 Dez 20 00:30 scripts
  8 -rwxrwxrwx 1 root root   7736 Jun 27  2016 wsatspi
  4 -rwxrwxrwx 1 root root   2803 Jun 27  2016 wscertmgr



pedro@pedro-Inspiron-5458:~$ sudo iptables -S
-P INPUT DROP
-P FORWARD DROP
-P OUTPUT ACCEPT
-N ufw-after-forward
-N ufw-after-input
-N ufw-after-logging-forward
-N ufw-after-logging-input
-N ufw-after-logging-output
-N ufw-after-output
-N ufw-before-forward
-N ufw-before-input
-N ufw-before-logging-forward
-N ufw-before-logging-input
-N ufw-before-logging-output
-N ufw-before-output
-N ufw-logging-allow
-N ufw-logging-deny
-N ufw-not-local
-N ufw-reject-forward
-N ufw-reject-input
-N ufw-reject-output
-N ufw-skip-to-policy-forward
-N ufw-skip-to-policy-input
-N ufw-skip-to-policy-output
-N ufw-track-forward
-N ufw-track-input
-N ufw-track-output
-N ufw-user-forward
-N ufw-user-input
-N ufw-user-limit
-N ufw-user-limit-accept
-N ufw-user-logging-forward
-N ufw-user-logging-input
-N ufw-user-logging-output
-N ufw-user-output
-A INPUT -j ufw-before-logging-input
-A INPUT -j ufw-before-input
-A INPUT -j ufw-after-input
-A INPUT -j ufw-after-logging-input
-A INPUT -j ufw-reject-input
-A INPUT -j ufw-track-input
-A FORWARD -j ufw-before-logging-forward
-A FORWARD -j ufw-before-forward
-A FORWARD -j ufw-after-forward
-A FORWARD -j ufw-after-logging-forward
-A FORWARD -j ufw-reject-forward
-A FORWARD -j ufw-track-forward
-A OUTPUT -j ufw-before-logging-output
-A OUTPUT -j ufw-before-output
-A OUTPUT -j ufw-after-output
-A OUTPUT -j ufw-after-logging-output
-A OUTPUT -j ufw-reject-output
-A OUTPUT -j ufw-track-output
-A ufw-after-input -p udp -m udp --dport 137 -j ufw-skip-to-policy-input
-A ufw-after-input -p udp -m udp --dport 138 -j ufw-skip-to-policy-input
-A ufw-after-input -p tcp -m tcp --dport 139 -j ufw-skip-to-policy-input
-A ufw-after-input -p tcp -m tcp --dport 445 -j ufw-skip-to-policy-input
-A ufw-after-input -p udp -m udp --dport 67 -j ufw-skip-to-policy-input
-A ufw-after-input -p udp -m udp --dport 68 -j ufw-skip-to-policy-input
-A ufw-after-input -m addrtype --dst-type BROADCAST -j ufw-skip-to-policy-input
-A ufw-after-logging-forward -m limit --limit 3/min --limit-burst 10 -j LOG --log-prefix "[UFW BLOCK] "
-A ufw-after-logging-input -m limit --limit 3/min --limit-burst 10 -j LOG --log-prefix "[UFW BLOCK] "
-A ufw-before-forward -m conntrack --ctstate RELATED,ESTABLISHED -j ACCEPT
-A ufw-before-forward -p icmp -m icmp --icmp-type 3 -j ACCEPT
-A ufw-before-forward -p icmp -m icmp --icmp-type 4 -j ACCEPT
-A ufw-before-forward -p icmp -m icmp --icmp-type 11 -j ACCEPT
-A ufw-before-forward -p icmp -m icmp --icmp-type 12 -j ACCEPT
-A ufw-before-forward -p icmp -m icmp --icmp-type 8 -j ACCEPT
-A ufw-before-forward -j ufw-user-forward
-A ufw-before-input -i lo -j ACCEPT
-A ufw-before-input -m conntrack --ctstate RELATED,ESTABLISHED -j ACCEPT
-A ufw-before-input -m conntrack --ctstate INVALID -j ufw-logging-deny
-A ufw-before-input -m conntrack --ctstate INVALID -j DROP
-A ufw-before-input -p icmp -m icmp --icmp-type 3 -j ACCEPT
-A ufw-before-input -p icmp -m icmp --icmp-type 4 -j ACCEPT
-A ufw-before-input -p icmp -m icmp --icmp-type 11 -j ACCEPT
-A ufw-before-input -p icmp -m icmp --icmp-type 12 -j ACCEPT
-A ufw-before-input -p icmp -m icmp --icmp-type 8 -j ACCEPT
-A ufw-before-input -p udp -m udp --sport 67 --dport 68 -j ACCEPT
-A ufw-before-input -j ufw-not-local
-A ufw-before-input -d 224.0.0.251/32 -p udp -m udp --dport 5353 -j ACCEPT
-A ufw-before-input -d 239.255.255.250/32 -p udp -m udp --dport 1900 -j ACCEPT
-A ufw-before-input -j ufw-user-input
-A ufw-before-output -o lo -j ACCEPT
-A ufw-before-output -m conntrack --ctstate RELATED,ESTABLISHED -j ACCEPT
-A ufw-before-output -j ufw-user-output
-A ufw-logging-allow -m limit --limit 3/min --limit-burst 10 -j LOG --log-prefix "[UFW ALLOW] "
-A ufw-logging-deny -m conntrack --ctstate INVALID -m limit --limit 3/min --limit-burst 10 -j RETURN
-A ufw-logging-deny -m limit --limit 3/min --limit-burst 10 -j LOG --log-prefix "[UFW BLOCK] "
-A ufw-not-local -m addrtype --dst-type LOCAL -j RETURN
-A ufw-not-local -m addrtype --dst-type MULTICAST -j RETURN
-A ufw-not-local -m addrtype --dst-type BROADCAST -j RETURN
-A ufw-not-local -m limit --limit 3/min --limit-burst 10 -j ufw-logging-deny
-A ufw-not-local -j DROP
-A ufw-skip-to-policy-forward -j DROP
-A ufw-skip-to-policy-input -j DROP
-A ufw-skip-to-policy-output -j ACCEPT
-A ufw-track-output -p tcp -m conntrack --ctstate NEW -j ACCEPT
-A ufw-track-output -p udp -m conntrack --ctstate NEW -j ACCEPT
-A ufw-user-limit -m limit --limit 3/min -j LOG --log-prefix "[UFW LIMIT BLOCK] "
-A ufw-user-limit -j REJECT --reject-with icmp-port-unreachable
-A ufw-user-limit-accept -j ACCEPT



pedro@pedro-Inspiron-5458:~$ sudo sysctl -a &> /tmp/syncookies ; grep -i syncookies /tmp/syncookies
net.ipv4.tcp_syncookies = 1

Muito Obrigado.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #166 Online: 26 de Dezembro de 2017, 03:44 »
Será que você pode me ajudar? Gostaria muito de saber se só conseguirei usar o banking no opera? no opera e no chrome? ou tem como eu fazer rodar no firefox - meu navegador mais habitual.

  • A respeito do Google Chrome: na janela do navegador, acesse o endereço chrome://settings/content/flash e certifique-se de que a opção Permitir que sites executem Flash
    esteja ativada e a opção Peguntar primeiro esteja desativada. Além disso, certifique-se de que no campo Bloquear não haja nenhum domínio de rede do Banco do Brasil (como bb.com.br e bancobrasil.com.br) e tampouco o domínio dieboldnixdorf.com.br (empresa que fabrica o Warsaw). Caso algum deles esteja na lista de bloqueio, remova da lista de bloqueio e adicione à lista Permitir. Além disso, caso haja algum Ad Blocker (bloqueador de anúncios) instalado e em execução, adicione aqueles domínios de rede à lista branca.

    Após isso, acesse https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp e fique observando a extremidade direita da barra de endereços: se aparecer uma mensagem Plug-in bloqueado, clique sobre essa mensagem e em seguida clique sobre Executar todos os plug-ins (talvez a opção que apareça seja Executar Flash desta vez: a mensagem varia de versão para versão do Google Chrome).

    Se após você clicar sobre a mensagem os campos "agência", "conta" e "senha de autoatendimento" aparecerem, isso significa que o Google Chrome está bloqueando a execução de Flash (embora você tenha desativado o bloqueio) e que após você manualmente autorizar a execução do Flash a página pôde ser carregada. Neste caso, observe que na extremidade direita da barra de endereços aparecerá um ícone cinza com um quadradinho vermelho que contém um "xis" branco dentro dele: clique sobre esse ícone (que estará indicando que o Flash mais uma vez foi bloqueado pelo Google Chrome) e então clique novamente em Executar todos os plug-ins (ou em Executar Flash desta vez). Após isso, informe sua agência, conta e senha, pois o acesso deverá estar normalizado.

    Se o procedimento acima deu certo, certamente trata-se de um bug do Google Chrome que está fazendo o navegador bloquear a execução do Flash. Esse problema está acontecendo comigo, já atualizei o Google Chrome, já avisei a Google há cerca de 1 mês, o navegador já foi atualizado, mas o bug persiste. O jeito é ficar manualmente autorizando a execução do Flash. Infelizmente, desconheço um modo de automatizar isso. :(

  • A respeito do Mozilla Firefox: caso você tenha instalado uma extensão que bloqueia scripts, como por exemplo NoScript, certifique-se de que os domínios bb.com.br,
     bancobrasil.com.br e dieboldnixdorf.com.br estão desbloqueados. O mesmo vale caso algum desses domínios esteja bloqueado por algum Ad Blocker (bloqueador de anúncios).

    Caso continue tendo problemas, experimente seguir este tutorial para fazer uma instalação manual do Adobe Flash. Após o plugin do Adobe Flash estar instalado, reinicie o computador e veja se isso faz o Firefox exibir corretamente a página em https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp

Enfim: como eu até hoje utilizo o Warsaw instalado conforme expliquei lá na resposta 59 e as informações que você prestou indicam que o daemon do Warsaw está instalado e em execução no seu sistema, com o firewall (G)UFW ativo porém permitindo o acesso TCP do Warsaw nas portas 30800 e 30900, sei que o Warsaw está funcionando normalmente, no seu sistema Linux: tanto que no Opera Browser você está conseguindo acessar. Consequentemente, ao que tudo indica, o problema nos outros navegadores é o Flash mesmo. Quando está tudo instalado e configurado corretamente e, mesmo assim, o navegador não acessa a página do Banco do Brasil corretamente (e surge a tal mensagem de erro W01), há aí uns 90% de chance de o problema ser o navegador não executando o (bloqueando a execução do) plugin Flash. Cada navegador tem um "macete" diferente para se tentar fazer o Flash funcionar com ele. Espero que as dicas acima possibilitem que você consiga executar o Flash em ao menos um deles dois (além de no Opera). Eu, atualmente, não consigo executar o Flash no Opera: somente no Firefox e no Chrome, usando os procedimentos que expliquei aí em cima. O meu Opera está bloqueando a execução de um teste do Flash que o Warsaw executa em wss://127.0.0.1 e eu não consegui fazer o Opera contornar isso. Mas estou ignorando porque já avisei o problema aos desenvolvedores do Opera, e também porque consigo acessar minha conta por intermédio do Mozilla Firefox e do Google Chrome. Inclusive, é por saber que cada hora um navegador diferente dá problema com o Flash que lá na resposta 59 e em outros trechos das minhas outras respostas, neste e também em outros tópicos a respeito do Warsaw, eu afirmo e repito algumas vezes que é recomendável instalar os três navegadores (Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera Browser): instalando três navegadores diferentes, você aumenta a possibilidade de o Flash funcionar em ao menos um deles, quando você acessar a página de acesso à conta corrente, no website do Banco do Brasil. A finalidade de se instalar os três navegadores é justamente a de aumentar suas chances de conseguir acessar sua conta corrente com pelo menos 1 dos navegadores e, deste modo, não acontecer de o Warsaw estar instalado e funcionando corretamente mas você mesmo assim ficar sem conseguir acessar sua conta corrente.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2017, 12:37 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline calourada

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #167 Online: 27 de Dezembro de 2017, 12:36 »
instalando três navegadores diferentes, você aumenta a possibilidade de o Flash funcionar em ao menos um deles, quando você acessar a página de acesso à conta corrente, no website do Banco do Brasil.

Brigadão, Sampayu! Os três navegadores seguirão instalados. Acho que o Banco tinha que te pagar alguma coisa, porque sempre resolvo meus problemas com suas dicas. E o suporte deles sempre chega atrasado. É de uma péssima qualidade. É inaceitável! Vou tentar estudar algo para responsabilizá-los. Valeu mais uma vez.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #168 Online: 27 de Dezembro de 2017, 22:42 »
Brigadão, Sampayu! Os três navegadores seguirão instalados. Acho que o Banco tinha que te pagar alguma coisa, porque sempre resolvo meus problemas com suas dicas. E o suporte deles sempre chega atrasado. É de uma péssima qualidade. É inaceitável! Vou tentar estudar algo para responsabilizá-los. Valeu mais uma vez.

De nada. :)

=> Uma dúvida: alguma das dicas que postei anteriormente conseguiu ajudar você a acessar o Banco do Brasil com o Firefox? E com o Google Chrome?

No meu caso, os procedimentos acima descritos resolveram o problema com o Firefox. Após isso, resolvi executar uma desinstalação completa do Google Chrome e, após desinstalá-lo, fazer uma limpeza no "lixo" do Google Chrome que fica no sistema e reinstalar o Google Chrome, ele voltou a funcionar no website do Banco do Brasil sem eu ter de confirmar manualmente que autorizo a execução do plugin Flash.

Caso minhas dicas não tenham lhe ajudado a fazer a página de acesso à conta corrente funcionar com o Google Chrome e você queira fazer uma remoção completa e reinstalação do Google Chrome, o passo-a-passo é este:

1) Abra uma janela do emulador de terminal do shell e execute este comando, para desinstalar o Google Chrome:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge google-chrome-stable -y
2) Após o Google Chrome estar desinstalado, execute o supercomando abaixo para limpar o "lixo" que sobrou:

Código: [Selecionar]
rm -r ~/.cache/google-chrome ~/.config/google-chrome ; sudo rm /etc/apt/sources.list.d/google-chrome.list /etc/cron.daily/google-chrome /opt/google/chrome/cron/google-chrome
3) Após isso, pegue o instalador do Google Chrome, que fica hospedado em https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb, e salve esse instalador (pacote DEB) na pasta /tmp

4) Por fim, execute o comando abaixo para acessar a pasta /tmp e usar o programa GDebi para instalar o Google Chrome a partir do terminal do shell:

Código: [Selecionar]
cd /tmp ; sudo gdebi -n google-chrome-stable_current_amd64.deb
Se o comando acima (item 4) não der certo é porque você não tem o GDebi instalado. Execute o comando sudo apt-get install gdebi -y para instalá-lo e então execute novamente o comando do item 4.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2017, 22:45 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Como desinstalar seus navegadores completamente (e depois reinstalá-los).
« Resposta #169 Online: 27 de Dezembro de 2017, 23:00 »


DESINSTALAÇÃO

Para desinstalar completamente um dos seus navegadores, inclusive excluindo o "lixo" que eles deixam após a desinstalação, abra uma janela do emulador de terminal do shell Linux e então execute os comandos abaixo, de acordo com o navegador que você deseje desinstalar por completo.


Desinstalar completamente o Mozilla Firefox¹

1) Para desinstalar o Mozilla Firefox, execute este supercomando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge firefox -y ; sudo apt-get autoremove -y
2) Para limpar o "lixo" que sobra após a desinstalação do Mozilla Firefox, execute este supercomando:
Código: [Selecionar]
rm -r ~/.cache/mozilla/firefox ~/.mozilla/firefox

Desinstalar completamente o Google Chrome²

1) Para desinstalar o Google Chrome, execute este supercomando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge google-chrome-stable -y ; sudo apt-get autoremove -y
2) Para limpar o "lixo" que sobra após a desinstalação do Google Chrome, execute este supercomando:
Código: [Selecionar]
rm -r ~/.cache/google-chrome ~/.config/google-chrome ; sudo rm /etc/apt/sources.list.d/google-chrome.list /etc/cron.daily/google-chrome /opt/google/chrome/cron/google-chrome

Desinstalar completamente o Opera Browser³

1) Para desinstalar o Opera Browser, execute este supercomando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge opera-stable -y ; sudo apt-get autoremove -y
2) Para limpar o "lixo" que sobra após a desinstalação do Opera Browser, execute este supercomando:
Código: [Selecionar]
rm -r ~/.cache/opera ~/.config/opera ~/.config/opera-developer ; sudo rm /etc/apt/sources.list.d/opera-stable.list /etc/cron.daily/opera-browser


INSTALAÇÃO


Para instalar alguns navegadores você precisará do programa GDebi. Caso não o possua instalado em seu sistema Linux, execute o seguinte comando, para instalá-lo:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gdebi --reinstall -y

Instalar o Mozilla Firefox¹

Basta executar este comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install firefox -y

Instalar o Google Chrome²

Basta executar este supercomando:
Código: [Selecionar]
clear; if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then wget https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb -O /tmp/chrome.deb ; sudo gdebi -n /tmp/chrome.deb ; else echo Seu sistema operacional é de 32 bits mas o Google Chrome só está disponível para sistemas operacionais de 64 bits. Enfim: o Google Chrome não pode ser instalado! ; fi

Instalar o Opera Browser³

Basta executar este supercomando:
Código: [Selecionar]
clear; if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then wget http://ftp.opera.com/pub/opera/desktop/49.0.2725.64/linux/opera-stable_49.0.2725.64_amd64.deb -O /tmp/opera.deb; sudo gdebi -n /tmp/opera.deb ; sudo apt-get update ; sudo apt-get check ; sudo apt-get dist-upgrade -y ; sudo apt-get autoremove -y ; sudo apt-get clean ; else echo Seu sistema operacional é de 32 bits mas o Opera Browser só está disponível para sistemas operacionais de 64 bits. Enfim: o Opera Browser não pode ser instalado! ; fi


Notas de rodapé
¹ Estou presumindo que você usa o Mozilla Firefox que vem pré-instalado na sua distribuição *Ubuntu.
² Estou presumindo que você usa o Google Chrome Stable (estável), já que esse é o tipo que é instalado, por padrão, quando você obtém o instalador na página oficial do Google Chrome.
³ Estou presumindo que você usa o Opera Browser Stable (estável), já que esse é o tipo que é instalado, por padrão, quando você obtém o instalador na página oficial do Opera Browser.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2017, 23:53 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline gelk98

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #170 Online: 17 de Janeiro de 2018, 19:01 »
 :-[ Olá pessoal, sou novo aqui e instalei o Ubuntu 17.10, sendo que o problema de acesso ao banco do brasil, no meu caso continua, apesar de ter tentado diversas sugestões. Estou utilizando o Firefox 57.0.4 (64-bit), pois estou utilizando o Ubuntu de 64bit. Vejam a mensagem que se apresenta logo abaixo da instalação do sistema:
Verifying...
            Ok!
[ ok           [....] Starting warsaw (via systemctl): warsaw.service.
                                                                      -su: linha 0: export: `--nofork': não é um identificador válido
                                                     -su: linha 0: export: `--nopidfile': não é um identificador válido
                                       -su: linha 0: export: `--systemd-activation': não é um identificador válido
                                  Failed to open connection to "session" message bus: Could not parse server address: Unknown address type (examples of valid types are "tcp" and on UNIX "unix")

                                 (process:4307): dconf-WARNING **: failed to commit changes to dconf: Transporte desconhecido ou sem suporte “systemd” para o endereço “systemd:”


Desde já agradeço se puderem me ajudar.... abs

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #171 Online: 17 de Janeiro de 2018, 20:07 »
:-[ Olá pessoal, sou novo aqui e instalei o Ubuntu 17.10, sendo que o problema de acesso ao banco do brasil, no meu caso continua, apesar de ter tentado diversas sugestões. Estou utilizando o Firefox 57.0.4 (64-bit), pois estou utilizando o Ubuntu de 64bit. Vejam a mensagem que se apresenta logo abaixo da instalação do sistema:
Verifying...
            Ok!
[ ok           [....] Starting warsaw (via systemctl): warsaw.service.
                                                                      -su: linha 0: export: `--nofork': não é um identificador válido
                                                     -su: linha 0: export: `--nopidfile': não é um identificador válido
                                       -su: linha 0: export: `--systemd-activation': não é um identificador válido
                                  Failed to open connection to "session" message bus: Could not parse server address: Unknown address type (examples of valid types are "tcp" and on UNIX "unix")

                                 (process:4307): dconf-WARNING **: failed to commit changes to dconf: Transporte desconhecido ou sem suporte “systemd” para o endereço “systemd:”


Desde já agradeço se puderem me ajudar.... abs

Você já executou os procedimentos que expliquei lá na resposta 59?

Se não executou, experimente executá-los. Isso provavelmente vai resolver o problema.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline gelk98

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #172 Online: 17 de Janeiro de 2018, 21:18 »
 :'( Olá Sampayu, obrigado pelo retorno, sendo que realizei os 13 passos, mas não funcionou, lembro que só utilizo o Firefox. Detalhe que reparei quando da instalação, reinstalação é que sempre acusava um problema quanto a instalação do ORACLE JDK 8 que não estava instalado.

Deu-me a impressão de que esta faltando este modulo para o sistema funcionar, não tenho certeza....

por hoje eu paro, continuarei amanha....

Obrigado, tenha uma boa noite....

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #173 Online: 18 de Janeiro de 2018, 00:15 »
:'( Olá Sampayu, obrigado pelo retorno, sendo que realizei os 13 passos, mas não funcionou, lembro que só utilizo o Firefox. Detalhe que reparei quando da instalação, reinstalação é que sempre acusava um problema quanto a instalação do ORACLE JDK 8 que não estava instalado.

Deu-me a impressão de que esta faltando este modulo para o sistema funcionar, não tenho certeza....

por hoje eu paro, continuarei amanha....

Obrigado, tenha uma boa noite....

Olá.

Utilizei o método da resposta 59 para instalar o Warsaw no Ubuntu 17.10 que instalei em uma máquina virtual, daí descobri que o Warsaw lá da resposta 59 não funciona com essa versão 17.10 do Ubuntu, porque ela só oferece suporte até os *Ubuntu 16.04.

Consequentemente, adicionei o item 14 à resposta 59. Esse item 14 possui um supercomando (um conjunto de comandos do terminal do shell do Linux) que vai manualmente desinstalar o Warsaw anterior e instalar o mais novo (que é compatível com os *Ubuntu da versão 16.10 em diante).

Peço que por gentileza retorne à resposta 59, execute o supercomando daquele item 14 e depois informe aqui se funcionou ou se o problema persiste.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline gelk98

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #174 Online: 18 de Janeiro de 2018, 10:27 »
Olá bom dia Sampayu, quanto ao processo, eu o fiz, sendo que não funcionou, lembrando que liguei o meu computador copiei a linha 14 de comando e abri o terminal, automaticamente o notebook desligou e voltou a religar, mas não funcionou....

Volto a lhe agradecer pela sua atenção....

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #175 Online: 18 de Janeiro de 2018, 11:13 »
Olá bom dia Sampayu, quanto ao processo, eu o fiz, sendo que não funcionou, lembrando que liguei o meu computador copiei a linha 14 de comando e abri o terminal, automaticamente o notebook desligou e voltou a religar, mas não funcionou....

Volto a lhe agradecer pela sua atenção....

Oi, bom dia.

O supercomando lá do item 14 da resposta 59 funcionou no Ubuntu 17.10 que instalei na máquina virtual. Isso significa que o supercomando funciona e que o problema que está ocorrendo com você é algo específico do seu computador ou da configuração do seu sistema operacional. Talvez seja algo que você instalou ou uma atualização de sistema que você aplicou que está gerando alguma incompatibilidade.

Vou lhe pedir para fazer o seguinte:

1) Desligue o computador e então ligue-o normalmente.

2) Quando chegar à tela de login (interface gráfica), execute a combinação de teclas Ctrl Alt F1 para alternar para o Terminal Virtual 1 (modo texto). Se você precisar voltar à interface gráfica, use a combinação de teclas Ctrl Alt F7.

3) No Terminal Virtual 1, informe seu nome de usuário e senha para efetuar login.

4) Após efetuar login, execute este comando para se tornar root:

Código: [Selecionar]
sudo su
5) Em seguida, execute este supercomando:

Código: [Selecionar]
cd /tmp ; /usr/bin/warsaw_uninstall > log.txt 2>&1 ;  update-rc.d -f warsaw remove >> log.txt 2>&1 ; rm /etc/init.d/warsaw /etc/xdg/autostart/warsaw.desktop /usr/bin/warsaw_uninstall /usr/share/doc/warsaw /usr/share/doc/warsaw/copyright >> log.txt 2>&1 ; rm -r /usr/local/bin/warsaw /usr/local/etc/warsaw /usr/local/lib/warsaw >> log.txt 2>&1 ; wget https://cloud.gastecnologia.com.br/bb/downloads/ws/linux/diagbb-1.0.`getconf LONG_BIT`.run -O /tmp/instalar.warsaw >> log.txt 2>&1 ; chmod +x ./instalar.warsaw >> log.txt 2>&1 ; ./instalar.warsaw >> log.txt 2>&1 ; apt-get update >> log.txt 2>&1 ; apt-get check  >> log.txt 2>&1 ; apt-get install libgtk2* libgtk3* gnome adobe-flashplugin browser-plugin-freshplayer-pepperflash --install-suggests --install-recommends >> log.txt 2>&1 ; sleep 15 ; mv log.txt /var/saw.txt ; chmod 777 /var/saw.txt ; telinit 6
6) Após o sistema reiniciar, acesse a interface gráfica, efetue login normalmente e teste se o Warsaw está funcionando no website do banco do Brasil com o navegador Firefox. Caso esteja, por gentileza informe isso aqui, pra gente saber que o problema foi resolvido. Caso não esteja, use seu gerenciador de arquivos para abrir a pasta /var, execute o arquivo saw.txt, selecione todo o conteúdo desse arquivo saw.txt, copie-o e cole-o aqui.

Se durante a execução do supercomando o seu computador der algum problema, execute novamente o supercomando. Se seu computador estiver dando problema, talvez ele esteja com algum defeito no hardware ou sua distribuição Linux esteja "quebrada" e seja por isso que o computador está dando problema e não funcionando com o Warsaw.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2018, 11:22 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline gelk98

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #176 Online: 18 de Janeiro de 2018, 12:38 »
Olá, boa tarde Sampayu, tentei realizar o primeiro procedimento na tela do login do ubuntu, não funcionou, ou seja, não abriu a tela texto.

Peço desculpas, pois esqueci de mencionar que estou usando no neste meu notebook Inspiron 1545 o sistema de dual boot com o windows seven, sendo que instalei o sistema grub-customazer e direcionei como primeira opção de abertura o Windows seven e não o Ubuntu.

Obs.: Antes de instalar o Ubuntu 17.10 eu estava tentando utilizar o 16.04 LTS, mas após realizar uma update e upgrade do sistema 16.04 LTS o Ubuntu ficava instável a tela ficava oscilando, foi em função deste problema que optei em utilizar a versão do Ubuntu 17.10 e logo de cara me deparei com este problema de utilizar o acesso ao bb.

Fico agora no aguardo de como proceder, haja vista que a tela não abre....O Windows funciona normalmente no notebook

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #177 Online: 18 de Janeiro de 2018, 13:38 »
Olá, boa tarde Sampayu, tentei realizar o primeiro procedimento na tela do login do ubuntu, não funcionou, ou seja, não abriu a tela texto.

Peço desculpas, pois esqueci de mencionar que estou usando no neste meu notebook Inspiron 1545 o sistema de dual boot com o windows seven, sendo que instalei o sistema grub-customazer e direcionei como primeira opção de abertura o Windows seven e não o Ubuntu.

Obs.: Antes de instalar o Ubuntu 17.10 eu estava tentando utilizar o 16.04 LTS, mas após realizar uma update e upgrade do sistema 16.04 LTS o Ubuntu ficava instável a tela ficava oscilando, foi em função deste problema que optei em utilizar a versão do Ubuntu 17.10 e logo de cara me deparei com este problema de utilizar o acesso ao bb.

Fico agora no aguardo de como proceder, haja vista que a tela não abre....O Windows funciona normalmente no notebook

O seu notebook utiliza um dispositivo gráfico, da marca AMD, que dá problema com o kernel (núcleo do sistema operacional) Linux. Antes de resolver o problema com o Warsaw é necessário primeiro resolver esse problema aí do vídeo, senão você ficará "patinando".

1) A primeira coisa que você precisa fazer é deletar esse Ubuntu 17.10 aí e instalar de volta o Ubuntu 16.04.3 de 64 bits (esse link aí é para download do arquivo ISO do Live CD de teste e instalação do Ubuntu 16.04.3 de 64 bits).

2) Depois que você estiver com o Ubuntu 16.04.3 de 64 bits instalado, execute os procedimentos deste tutorial, para substituir o kernel padrão do sistema por um kernel estável que não dá problema com o dispositivo gráfico AMD do seu notebook.

3) Após instalar o Ubuntu 16.04.3 de 64 bits e substituir o kernel por um que não dê problema com o vídeo, seu Linux estará estável e pronto para que você execute os passos 6 a 8 da resposta 59. Provavelmente, a execução desses 3 passos será suficiente. Se não for, basta seguir em frente, executando os passos seguintes da resposta 59 até que o Warsaw funcione.

PS: atualmente, o Warsaw tem funcionado só com o navegador Firefox: com os navegadores Opera e Chrome o website do banco tem dado problema, devido à desativação do Flash da Adobe, nesses navegadores (o Warsaw requer o Flash da Adobe. Esses navegadores usam HTML5 no lugar do Flash e, quando ativam o Flash, usam um plugin Flash diferente do da Adobe, daí a incompatibilidade com o website do banco).
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline gelk98

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #178 Online: 18 de Janeiro de 2018, 19:42 »
Olá boa noite Sampayu, desde já lhe agradeço por tudo que tens me passado, mas vou direto ao assunto para facilitar o que ocorreu:

Instalei o ubuntu 16.04.03 pelo link acima que vc enviou, e segui alguns passos que constam nos tutoriais indicados, antes de começar pelos tutoriais eu instalei o sistema warsan do bco do brasil e passou a funcionar, fiz os testes de 3D abrindo 2 telas no Youtube com a imagem das engrenagens funcionando normalmente, ou seja, não houve travamento, mas pude notar que abrindo uma tela de transmissão ao vivo pelo Youtube, acusa um problema de HTML5, não se consegue visualizar nenhuma imagem. O ubuntu deu mensagem de erro interna. Lamento não poder anexa-la.

É fato que continuei a seguir os passos do tutorial de grub, sendo que qdo eliminei algumas linhas no sistema de inicialização, este passou a exibir, quando da inicialização uma tela em azul e começando com GNU/Linux e roda todo o sistema até abrir o ubuntu novamente....( perdi a tela normal de inicialização do ubuntu )

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #179 Online: 18 de Janeiro de 2018, 19:59 »
Olá boa noite Sampayu, desde já lhe agradeço por tudo que tens me passado, mas vou direto ao assunto para facilitar o que ocorreu:

Instalei o ubuntu 16.04.03 pelo link acima que vc enviou, e segui alguns passos que constam nos tutoriais indicados, antes de começar pelos tutoriais eu instalei o sistema warsan do bco do brasil e passou a funcionar, fiz os testes de 3D abrindo 2 telas no Youtube com a imagem das engrenagens funcionando normalmente, ou seja, não houve travamento, mas pude notar que abrindo uma tela de transmissão ao vivo pelo Youtube, acusa um problema de HTML5, não se consegue visualizar nenhuma imagem. O ubuntu deu mensagem de erro interna. Lamento não poder anexa-la.

É fato que continuei a seguir os passos do tutorial de grub, sendo que qdo eliminei algumas linhas no sistema de inicialização, este passou a exibir, quando da inicialização uma tela em azul e começando com GNU/Linux e roda todo o sistema até abrir o ubuntu novamente....( perdi a tela normal de inicialização do ubuntu )

Oi de novo. De nada. :)

Vou lhe pedir para por favor separar os problemas por tópico / tutorial. Exemplo: se você está tendo problema com vídeo HTML5 no YouTube, informe isso lá no tópico (tutorial) sobre troca do kernel e processamento gráfico AMD, pra que os problemas daquele tópico não fiquem sendo debatidos por aqui. O que for problema relacionado ao vídeo / aos gráficos, a gente debate lá no tópico sobre vídeo / gráficos.

Este tópico aqui é sobre o módulo de segurança Warsaw. Pelo que entendi do que você escreveu, o Warsaw está funcionando em pelo menos 1 navegador (provavelmente o Firefox), certo? Se sim, que ótimo: um dos problemas foi eliminado. ;D

O problema que você relatou com o GRUB também diz respeito ao tópico lá sobre a troca do kernel e gráficos da AMD, então peço que você também exponha esse problema lá. Aproveite para explicar melhor, lá no tópico específico, quais foram as linhas que você eliminou e de que "sistema de inicialização" você está falando (eu sei que você está falando do GRUB, mas qual foi o arquivo que você editou para remover as tais linhas, e quais linhas foram essas que você removeu?).

Também "cole" lá no outro tópico o resultado deste comando:

Código: [Selecionar]
cat /etc/default/grub
Yuri Sucupira ("Sampayu")