Sampayu,
obrigado pelos comentários e pela sugestão. Migrei para o Xubuntu e segui à risca cada uma das suas recomendações - com exatamente o resultado de minhas tentativas anteriores. O home banking do BB não funciona, o sistema diz que tenho o módulo de segurança mas esse não é identificado.
Tentei também instalar o módulo seguindo as instruções do próprio BB mas tampouco funcionou.
A esta altura, me pergunto se o problema não é do HD do meu computador...
Isso para mim também não faz sentido.
Veja esta imagem:
https://1drv.ms/i/s!AvGdllDm3m3njyUgaFdi1A_r0FwnA imagem acima mostra que instalei o Oracle VirtualBox no meu sistema (XUbuntu 16.04 de 64 bits), criei uma máquina virtual dentro do VirtualBox, instalei o XUbuntu 17.04 de 64 bits nessa máquina virtual, instalei o Warsaw nesse XUbuntu 17.04 virtualizado, e que nesse XUbuntu 17.04 virtualizado os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera Browser estão todos abrindo normalmente o URL
https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jspVocês testou com os três navegadores (Firefox, Chrome e Opera) e nenhum deles abriu o URL
https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp? Isso é muito esquisito e eu realmente não imagino o que possa ser, mas no seu lugar eu experimentaria então retornar à
resposta 59 e executar o passo 9, para instalar umas dependências do Warsaw (embora isso teoricamente não devesse ser necessário, pois se no meu XUbuntu 17.04 virtualizado o Warsaw funcionou, o que significa que as tais dependências já estão satisfeitas). Anyway...
Se após a execução do passo 9 o problema persistir, execute o passo 10: ele criará um arquivo
/etc/rc.local personalizado que forçará a ativação da proteção contra ataques "TCP Syn Flood Cookies". Novamente: essa ação não deveria ser necessária, pois no XUbuntu 17.04 que instalei não foi necessário fazer isso (até porque o passo 8 da resposta 59 já ativa essa proteção, sendo portanto redundante - embora inofensivo - criar o tal arquivo
/etc/rc.local). Mas esse passo 10 (assim como o 9) são tentativas de eliminar qualquer "picuinha" que o programa Warsaw possa estar criando.
Se após isso o problema persistir, acesse as configurações avançadas dos navegadores Firefox, Opera e Chrome e veja se na aba de Autoridades (CA / Certificate Authorities / Autoridades Certificadoras) o certificado
Warsaw Personal CA está aparecendo, pois sem esse certificado a URL
https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp dá erro mesmo. Se o certificado estiver faltando nesses navegadores, execute novamente o passo 13 da resposta 59, para fazer o Warsaw ser reinstalado, pois daí o certificado será (re)instalado, também.
Ah, sim: se os testes acima não funcionarem, pode ser porque você fez a instalação padrão do Banco (que costuma ser mais problemática e obscura que a explicada na resposta 59). Se as dicas acima não funcionarem, pode ser porque o módulo em execução aí esteja com problema. Em tal caso, é melhor desinstalar o Warsaw que você instalou aí e em seguida instalar como explicado na resposta 59, então após fazer isso abra uma janela do terminal do shell, execute os comandos abaixo e cole-os numa resposta aqui no tópico, para eu ver as configurações do seu sistema, verificar se o
daemon de serviço do Warsaw está em execução e se as portas TCP estão abertas etc.:
sudo netstat -tulapv |grep -i /core
sudo ps -ef |grep -i warsaw |grep -v grep
lsb_release -a
uname -a
Também cole aqui o conteúdo do arquivo
warsaw.txt, que estará na sua pasta pessoal de downloads após você executar este comando, no terminal do shell:
sudo updatedb ; locate -i warsaw > ~/Downloads/warsaw.txt
Notas de rodapé:
1) No Google Chrome, as opções avançadas de certificados estão no URL
chrome://settings/certificates2) No Mozilla Firefox, as opções avançadas de certificados estão no URL
about:preferences#advanced3) No Opera Browser, as opções avançadas de certificados estão no URL
opera:settings/certificates