Só uma simples colocação...
Essa vai doer nos defensores do Ubuntu, de maneira geral desde a versão 8.04 até a atual 10.10!!!
Já luto a mais de um ano com um modem 3G no Linux, em especial no Ubuntu... Não que seja cego a outras distros
Linux, más devido a sua versatilidade e robustez... Esse que uso é a versão 9.10,no meu entendimento a mais rica em aplicativos de todos os tempos... Instalada em um HP Pavilion AMD X2 Dual-Core BE 2300 / hoje já com 4 Gb de Ram e com 960Gb de HD devo passar para 1.2 Terabyt... Pois esse ano trocarei um HD que ainda é o original de 160 Gb, que já foi formatado trocentas vezes e se encontra em perfeito uso... Voltando a Net 3G no Linux, nessa máquina tenho em Dual Boot, as versões do Ubuntu 9.04 / 9.10 / 10.04 / Debian Leny todas em uso... Pois considero como meu serviço, e passa tempo predileto... E olha que a uns 3.5 anos atrás era um analfabeto digital completo, de nem saber ligar uma máquina... Tá certo que regularmente estudo quase que 12hs por dia, e tem dia que é bem mais...
Más voltando a net 3G no Linux Ubuntu com diversos modens que já testei com diversas operadoras, é sem duvida desanimadora a situação... É um completo desencontro de tudo desde os hardwares disponibilizados passando pelos softwares sem os devidos drives, e pior sempre no escuro a respeito das dependências...
A verdade seja dita, não é vocação do Ubuntu padrão Gnome a Net 3G... Pois os discadores Wvdial, Gnome-ppp,network-manager,network-manager-gnome,modemmanager, usb-modeswitch, mobile-broadband-provider-info
todos esbarram na falta de dependências, e na maioria dos casos nas incompatibilidades das mesmas... Prova disto é que se optarmos em usar um celular 3G como moldem (ISSO NÃO OCORRE)... Eles se conectam de primeira,o que inviabiliza para maioria, que usa a net 3G como se fosse uma ADSL... Baixando até filmes, é a falta de interesse por parte das operadoras em fornecer conexões 3G via frequência ou bandas usadas pelos celulares... Que interfeririam diretamente em seus faturamentos, no que diz respeito aos planos de voz disponibilizados... Pois se fosse usado mais,a acesso a e-mail... Apesar do custo, levando-se em conta a baixa franquia de dados trafegados com velocidade baixa... Para esse fim ainda seria viável!!! Assim sendo chegamos a uma escolha, que fazer para acessamos a net 3G com o nosso querido Ubuntu gnome??? Aqui deixo uma outra dica, já testei e funciona... Dentro do Windows pela Oracle Virtual Box OSE na última versão, com os adicionais de convidados habilitados qualquer Linux acessa a Net 3G. Esta estará emulada no Windows, com direito a USBs e pastas compartilhadas entre os SOs. Uma outra ré-salva, no ambiente KDE onde maioria dos discadores são nativos as incompatibilidades são bem menores... Usando Debian Squeeze KDE, nem vou falar... Seria uma tremenda falta de ética de minha parte... Ainda mais que aprendi foi num Linux Ubuntu 9.04, e o tenho como preferido. Sua versão 9.10 que apesar de seus muitos aplicativos, ser mais fraca no quesito conexão a net 3G!!! Thanks espero ter ajudado de alguma forma ok gente...
Ah tudo que disse já testei em outras máquinas também... É vero!!!