- Bem, pessoal, eu tenho enfrentando o mesmo problema há duas semanas. Venho pesquisando e lendo muito material, mas até agora não consegui solucionar o problema. Mas vou tentar evidenciar alguns fatos e dúvidas para ver se alguém me oferece algumas idéias.
Estou no Ubuntu 10.04 em notebook acer aspire 2920-6867. Estou gostando bastante do ambiente! O fato é que a conexão Banda Larga Móvel que eu criei para o Modem ZTE MF645 (Claro 3G) conecta automaticamente após desmontar o pendrive quando ele é reconhecido. Como estou no centro da cidade (Teresina-PI), a qualidade do sinal, presumo, é boa. Entretanto, ocorre que após algum tempo (uma ou duas horas) a rede desconecta sozinha e não reconecta quando eu, repetidas vezes, clico sobre ela. Trata-se de um problema complicado, porque não apresenta um comportamento estável, senão vejamos:
1) às vezes o modem é reconhecido como pendrive após o boot e às vezes não é. Por quê? Como estabilizar isso?
2) Instalei o software que veio no modem, mas ele não identifica o sinal nem habilita o botão de conexão? Devo desinstalá-lo?
3) Ao retirar o modem da porta usb, as conexões atreladas a ele somem. Isto significa que o sistema estava reconhecendo-o como modem? Se sim, por que não conectou antes?
4) Quais os pacotes que devem ser instalados para que a conexão 3g funcione? como configurá-los adequadamente para se comportarem de forma estável? E quais pacotes não devem estar instalados?
5) Como podemos checar a situação e tomar decisões diante de um modem que não conecta? Tem como verificar se o sistema o está reconhecendo como modem? Tem como verificar se o sinal está ok?
Peço desculpas por tantas perguntas, mas não tenho encontrado as respostas! Tenho outras distros no mesmo equipamento (Kubuntu e Susi), mas que enfrentam problemas semelhantes. Já fui até a Claro onde contratei o serviço, mas foi em vão, não conhecem o sistema nem tem tutoriais seguros sobre a configuração. Aí, de repente, eu ligo a máquina com o modem e ela conecta automaticamente! Não dá pra entender! O bom é quando conecta sempre ou não conecta nunca! não é? Para mim, está faltando um Sherlock Holmes que possa fazer uma análise completa e oferecer passos seguros: diagnóstico, instalação, configuração e estabilidade!
Um abraço!