Autor Tópico: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS  (Lida 69296 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #45 Online: 14 de Julho de 2010, 01:39 »
Olha, eu tenho quase certeza de que o verde é 3G, nos modems Onda.
Costumo usar numa área que não tem cobertura 3G, e o modem só acende em azul. Já aqui em casa (sinal só fica bom perto da janela), o modem às vezes acende verde --- e quando estou mais perto da janela é mais comum ele acender verde.

Por fim, quando meu modem acende em verde, a conexão fica sensivelmente mais rápida.

Acredito que as cores mudem de fabricante pra fabricante. Meu modem, como já devo ter dito, é um Onda MSA405HS muito parecido com o do dtomadon.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #46 Online: 14 de Julho de 2010, 02:03 »
Olha, eu tenho quase certeza de que o verde é 3G, nos modems Onda.
Costumo usar numa área que não tem cobertura 3G, e o modem só acende em azul. Já aqui em casa (sinal só fica bom perto da janela), o modem às vezes acende verde --- e quando estou mais perto da janela é mais comum ele acender verde.

Por fim, quando meu modem acende em verde, a conexão fica sensivelmente mais rápida.

Acredito que as cores mudem de fabricante pra fabricante.
Concordo plenamente.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #47 Online: 16 de Julho de 2010, 00:32 »
Não quando a cor do modem pode indicar a solução. Mas tudo bem, você não quer que discuta, prefere não responder às perguntas que a gente faz, vc pode se virar sozinho.

Tchau.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Kenny Terra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #48 Online: 16 de Julho de 2010, 10:18 »
Estou aberto a perguntas sim, qual seria?, e sim preciso de ajuda pois sozinho não consegui resolver o problema.

Offline Gabao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #49 Online: 16 de Julho de 2010, 18:50 »
Pessoal estou com um problema semelhante ao de vocês.

Meu modem é um ONDA MW833UP da operadora WIND (italia)

No site deles diz que é compativel com todos os sistemas inclusive linux, eu já consegui fazer funcionar mas ta dificil porque para conseguir conectar eu tenho que entrar primeiro no windows aqui do meu dual boot, conectar por ele, depois disso eu reinicio entrando no linux e ai sim ele conecta direto, mas só reiniciando se eu desligar ao inves de reiniciar já não funciona mais.

Seguindo info do Andreson neste post eu instalei o usb_modeswitch pelo synaptic, deletei a conexão que eu já tinha criado e criei uma nova, mas não adiantou continuo acontecendo a mesma coisa das outras vezes, o ubuntu reconhece o modem como pendrive a luz dele até liga (cor azul do 3G) mas não aparece nada do 3G lá nas conexões

Se alguem ai puder ajudar agradeço pq já to de saco cheio de ter que iniciar pelo win conectar e reiniciar toda vez :(

Offline Kenny Terra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 (resolvido)
« Resposta #50 Online: 30 de Julho de 2010, 16:34 »
Percebi que o problema é que o ubuntu não consegue desmontar o cd-rom do modem corretamente, quando ele consegue desmontar ele conecta, quando não desmonta ele reconhece o modem mas não conecta. Tenho que ficar tirando e colando até ele desmontar o cd-rom do modem, dai da tudo certo.

Offline f-fernando-f

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #51 Online: 02 de Agosto de 2010, 13:50 »
 ??? - Bem, pessoal, eu tenho enfrentando o mesmo problema há duas semanas. Venho pesquisando e lendo muito material, mas até agora não consegui solucionar o problema. Mas vou tentar evidenciar alguns fatos e dúvidas para ver se alguém me oferece algumas idéias.
Estou no Ubuntu 10.04 em notebook acer aspire 2920-6867. Estou gostando bastante do ambiente! O fato é que a conexão Banda Larga Móvel que eu criei para o Modem ZTE MF645 (Claro 3G) conecta automaticamente após desmontar o pendrive quando ele é reconhecido. Como estou no centro da cidade (Teresina-PI), a qualidade do sinal, presumo, é boa. Entretanto, ocorre que após algum tempo (uma ou duas horas) a rede desconecta sozinha e não reconecta quando eu, repetidas vezes, clico sobre ela. Trata-se de um problema complicado, porque não apresenta um comportamento estável, senão vejamos:
1) às vezes o modem é reconhecido como pendrive após o boot e às vezes não é. Por quê? Como estabilizar isso?
2) Instalei o software que veio no modem, mas ele não identifica o sinal nem habilita o botão de conexão? Devo desinstalá-lo?
3) Ao retirar o modem da porta usb, as conexões atreladas a ele somem. Isto significa que o sistema estava reconhecendo-o como modem? Se sim, por que não conectou antes?
4) Quais os pacotes que devem ser instalados para que a conexão 3g funcione? como configurá-los adequadamente para se comportarem de forma estável? E quais pacotes não devem estar instalados?
5) Como podemos checar a situação e tomar decisões diante de um modem que não conecta? Tem como verificar se o sistema o está reconhecendo como modem? Tem como verificar se o sinal está ok?
Peço desculpas por tantas perguntas, mas não tenho encontrado as respostas! Tenho outras distros no mesmo equipamento (Kubuntu e Susi), mas que enfrentam problemas semelhantes. Já fui até a Claro onde contratei o serviço, mas foi em vão, não conhecem o sistema nem tem tutoriais seguros sobre a configuração. Aí, de repente, eu ligo a máquina com o modem e ela conecta automaticamente! Não dá pra entender! O bom é quando conecta sempre ou não conecta nunca! não é? Para mim, está faltando um Sherlock Holmes que possa fazer uma análise completa e oferecer passos seguros: diagnóstico, instalação, configuração e estabilidade!
Um abraço!

Offline Kenny Terra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #52 Online: 09 de Agosto de 2010, 20:46 »
Bom Pessoal,

Pra quem preferir usar omodem 3g no Ubuntu sem maiores problemas recomendo trocar o modem, por outro modelo o ZTE MF-100, basta conecta-lo e pronto, ele reconhece e instala sozinho.

Offline f-fernando-f

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #53 Online: 10 de Agosto de 2010, 10:31 »
Eu gostaria de compartilhar o que eu fiz e que deu certo, após três semanas de tentativas, buscas em foruns, instalação de pacotes diversos e distros também. Já tentei o Ubuntu 10.04, o Kubuntu, O Linux Educacional, o Suse e o Mandriva. Depois resolvi ligar para a Claro para obter mais informações (só lembrando, meu modem é o ZTE MF645). O suporte da claro me informou que o problema é com a versão do Sistema. Informou que a conexão funciona no Fedora 8, Ubuntu 7.1 e Ubuntu 8.04. Como eu tinha um Ubuntu 8.04 em casa, resolvi instalar. Depois pus o modem e ele abriu o ícone da claro (reconheceu como pen drive). Tentei instalar o pacote principal (deb) e ele me informou que faltava um outro, que estava na pasta tools do modem. Aí tentei instalar este outro pacote, mas dependia de um segundo que também estava lá! Mas em seguida todas as instalações funcionaram. Depois criei uma nova conexão com o aplicativo da claro e, para minha surpresa, conectou e navegou :D. Para mim foi uma surpresa! Afinal, porque funcionou no 8.04 e não no 10.04? Bem, mas o que eu queria era internet 3G no Linux e, agora, funcionou. Então resolvi vir aqui e registrar a minha experiência. A experiência que relatei até aqui foi em casa, onde também tenho internet banda larga normal. No dia seguinte, do meu trabalho, fui ver se tudo funcionaria normalmente. Não conectou! :( Abri o aplicativo da claro mas ele não reconhecia o sinal. Então reinstalei tudo e, sem a necessidade de configuração alguma, apenas com a default, conectou normalmente :D (será que tem a ver com o lugar em que a gente está?). Aí reinicializei o computador duas vezes e ele conectou normalmente ;). Aí, voltei aqui para deixar esta mensagem.
 

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #54 Online: 10 de Agosto de 2010, 11:08 »
Os atendentes da Claro são semi-analfabetos, semana passada eles estavam vendendo banha de porco, semana que vem estarão vendendo assinatura de revista época. Não se fie nas informações técnicas deles.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Kenny Terra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #55 Online: 11 de Agosto de 2010, 17:58 »
Os atendentes da Claro são semi-analfabetos, semana passada eles estavam vendendo banha de porco, semana que vem estarão vendendo assinatura de revista época. Não se fie nas informações técnicas deles.

Qual seria a solução então?,

Offline Eunice

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #56 Online: 25 de Agosto de 2010, 10:52 »
Olás, quase desisti de usar o modem ZTE, no meu caso da Claro, mas graças a um amigo chamado Jeferson aqui da comunidade estou usando há vários dias. Parece que o NetworkManager não consegue gerenciar o modem na versão 10.04, então ele "desabilitou" o NetworkManager/ modem-manager me ensinou a configurar o ppp config (que não lembro mais) e usar o terminal. Depois eu abro o terminal e digito sudo pon claro, coloco a senha do sudo e ele fica azulzinho o tempo todo, sem problemas. Quando a rede muda de HSUPA para GSM ou 2G ele fica verde e a conexão lenta, mas aí é problema da rede.

Quando quero desconectar digito sudo poff e pronto! Nunca mais deixei de navegar pelo modem 3G. Baixei programas, atualizei outros, etc...

Acho que nos post anteriores alguém já ensinou a conectar pelo terminal ou pode postar um passo a passo. De qualquer forma não teria conseguido fazer sozinha porque precisava achar a porta USB que ele conectava, etc..., mas não é difícil, eu é que sou usuária nova do linux.
[  ]s

Offline joao_panda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • Um cerveja garçon :D
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #57 Online: 25 de Agosto de 2010, 10:59 »
Eu tenho um modem da vivo cdma  AIKO 76E, eu tenho um problema terrivel com ele, as vezes ele conecta, as vezes não, ou seja, se eu desconectar essa internet agora e tentar conectar novamente, ele não conseguir, ai eu terei que tira o modem, e colocar novamente na porta, pra depois de bastante tempo, que parece que nessa nova versão ( 10.04 ) ele demora muito mais que a anterior, ai ele reconhece e ainda vou tentar, sem saber se vou conseguir, conectar a internet. É terrivel...
João Vitor

Offline Julio Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #58 Online: 31 de Agosto de 2010, 12:34 »
Olá pessoal!

Estou usando o 3G da VIVO ZTE MF645 e me conectando com  o WVDIAL. Meu wvdial.conf é:


[Dialer Defaults]
Modem = /dev/ttyUSB2
Baud = 9600
DialCommand = ATDT
Check Def Route = on
FlowControl = Hardware(CRTSCTS)
Username = vivo
Password = vivo
Phone = *99#
Stupid mode = 1
Auto Reconnect = on
Auto DNS = on
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ISDN = 0
Modem Type = Analog Modem

Está funcionando legal. No entanto, quando vou conectar com EMPATHY, nenhuma das minhas contas funciona, recebo a mensagem de "DESCONECTADO - NENHUMA CONEXÃO DE REDE".

Se alguém tiver uma dica para o problema ficarei muito grato.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G Vivo ZTE MF645 Conecta Só Quando Quer no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #59 Online: 31 de Agosto de 2010, 12:59 »
Se está funcionando, navegando, pingando, o erro não é da conexão, e sim do Empathy.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D