Boa noite colegas de Ubuntu!
Este ZTE MF645 é realmente um modem bem rebelde. Já apanhei um bocado dele no Ubuntu.
Acontece o seguinte: este modem, no Ubuntu, tem um pequeno problema: ele só conecta e fica estável se e somente se o nível de sinal estiver próximo de vinte por cento. Na minha residência, onde o sinal beira os 15%, eu nunca conseguia me conectar no Ubuntu via MF645 e muitas vezes nem no Windows. Bastava sair de casa - e pegar uma potência de sinal próxima a 20% - e ele conectava.
Além do mais, este modem tem uma certa lerdeza para iniciar uma conexão. Ao espetá-lo numa máquina no Ubuntu, demora muito a aparecer, no Network Manager, o ícone da Rede da Operadora 3G - cerca de 5 minutos.
O jeito, é procurar uma área com melhor recepção de sinal. Pesquise no Windows - com o software disponibilizado com o MF645 - o melhor local e se o sinal ficar melhor do que 20%, faça o seguinte (no Ubuntu 10.04 versão final):
1 - Com o modem desplugado, desinstale o software da Vivo;
2 - Apague a conexão de banda larga móvel que você criou no seu Network Manager;
3 - Reinicie o computador;
4 - Depois de carregar o Ubuntu, espete o MF645 no computador;
5 - Aguarde surgir o ícone de rede do Network Manager "Nova Conexão de Banda Larga";
6 - Insira os dados da sua operadora;
7 - Marque a caixa "Conectar Automaticamente";
8 - Reinicie o computador;
9 - Ao iniciar o Ubuntu, plugue o modem e verifique as luzes do mesmo. Se estiver azul escuro (rede 3G), beleza!!!;
10 - Ao reconhecer o modem, o Ubuntu começará a tentar conectar-se com a internet. Apenas aguarde;
11 - Se ele conectar, entre em sites de medição de velocidade e faça aferições da sua velocidade periodicamente, para ficar ciente da qualidade do serviço;
Se tudo isto não funcionar, pode ser que alguns dos pacotes abaixo esteja faltando ao seu Ubuntu (confira-os no Gerenciador de Pacotes Synaptic):
- modemmanager versão 0.3-0ubuntu2;
- wvdial versão 1.60;
- libwvstreams4.6-base versão 4.6.1-1;
- libwvstreams4.6-extras versão 4.6.1-1;