Autor Tópico: Ideias para um "Ubuntu minimalista"  (Lida 18588 vezes)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #60 Online: 08 de Junho de 2012, 14:50 »
Aqui a pasta doc do meu Ubuntu ocupa 208,8MB + ou - ,então seria um bom lugar para se pensar em poupar espaço.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #61 Online: 08 de Junho de 2012, 15:31 »
Se você acha que já fez tudo que era possível com relação a remoção de aplicativos desnecessários e mesmo assim continua inviável para suas pretensões, o trabalho agora deve ser de "formiguinha", ou seja, ir removendo coisas(até manualmente) e verificando se atrapalha no sistema.

Minhas sugestões seriam remover o que for possível daqui:

/usr/share/doc

e

/user/share/locale

e também o pacote manpages que seria o pacote referente ao comando man, ou seja, as páginas de manuais dos comandos de terminal.

Verificar também se o pacote de headers do kernel está instalado e removê-lo já que ele é usado na compilação de códigos fontes. Alguns compiladores também.

Com isso creio que é capaz de você reduzir em 150MB ou um pouco mais por aí.



Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #62 Online: 08 de Junho de 2012, 15:37 »
Vou ver isso tudo aí e ver se o tamanho é reduzido significativamente.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #63 Online: 08 de Junho de 2012, 16:19 »
Removi o /usr/share/doc e o /usr/share/locale, como sugerido, mas ainda assim a ISO não baixa de 450MB  :'(

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #64 Online: 08 de Junho de 2012, 17:32 »
Removi o /usr/share/doc e o /usr/share/locale, como sugerido, mas ainda assim a ISO não baixa de 450MB  :'(

a pasta do locale não era para você remover todos, mas apenas de outros idiomas fora o pt, pt-br e os en.

Navegando aqui descobri uma distro baseada no Ubuntu 12.04 e com o Openbox como gerenciador de janelas. O nome é madbox e sua ISO tem 375M de tamanho, então acho que isso é o mínimo que você pode chegar com o Ubuntu e interface gráfica. Se quiser ver o link:

Citar
Info

    Base : Ubuntu precise (development branch) 12.04
    Kernel : 3.2.0-20
    Window Manager : Openbox 3.5.0


Applications

    Accessories : lxterminal, lxpanel, pcmanfm, geany
    Multimedia : mirage, gnome-mplayer, pavucontrol
    Web : chromium
    System : gparted, htop, ..
fonte: http://madbox.tuxfamily.org/


Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #65 Online: 08 de Junho de 2012, 17:42 »
E quanto esse Madbox ocupa depois de instalado?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #66 Online: 08 de Junho de 2012, 18:26 »
E quanto esse Madbox ocupa depois de instalado?

Respondendo sua pergunta, acabei de instalar no VB e pelo comando:

df -h

no terminal resultou isso aqui:

1,7G

Olhe que ele vem bem pelado. Nem instalei aqueles codecs que tem no instalador, então se ele não deixou algo em cache dos repositórios, ainda é muita coisa, mas acho que não dá para fugir disso aí. Só se usar sem interface gráfica.

Em acessórios só tem o gerenciador de arquivos e o terminal.

Em desenvolvimento só tem o geany.

Em escritório só tem ePDFViewer.

Em internet só tem o chromium.

Em multimídia só tem o gnomeplayer e um controle de volume do pulseaudio.

Em gráfico só tem um tal de mirage.

O resto são alguns configuradores do openbox.

Para algo simples está bem legal, na minha opinião.
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 18:31 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #67 Online: 08 de Junho de 2012, 18:34 »
No quesito espaço em disco depois de instalado a sua distro tá vencendo eliseu 1GB X 1,7GB. De repente esse madbox usa algum método de compressão melhor que o padrão do remastersys e por isso tem a iso menor, apesar de ficar grandinho quando instalado. Teria que comparar as funcionalidades das duas pra eliminar uma delas.

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #68 Online: 08 de Junho de 2012, 18:40 »
Eu comecei a imaginar que talvez o Puppy Linux e outras versões super-enxutas do sistema operacional usem algum outro método de instalação que economiza muito mais espaço e que eu ainda não descobri. Um Linux que me chamou bastante a atenção esses tempos foi o Tiny Core Linux, cuja ISO tem apenas 10MB (!!!) e depois de instalado parece que ocupa somente uns 50 ou 60MB (!!!).
Mas não faço a menor ideia de como os desenvolvedores (alguns dos quais remanescentes do antigo Damn Small Linux) conseguiram essa façanha...

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #69 Online: 08 de Junho de 2012, 18:43 »
Dei o comando

df -h

no Ubuntu Minimal 12.04 32-bit recém-instalado. De cara já me informou que o sistema usa 1.1GB assim... Logo, talvez seja até improvável que haja alguma possibilidade de fazer um remaster do Ubuntu para HDs de menos de 1GB  :-[
Será que se eu partir do 10.04 32-bit não vai ocupar menos espaço? Se bem que o suporte dessa versão termina em abril do ano que vem...

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #70 Online: 08 de Junho de 2012, 18:49 »
Você pode tentar entrar em contato com algum desenvolvedor ou se cadastrar nos fóruns de alguma dessas distros.
O slitaz por exemplo tem até fórum em português http://forum.slitaz.org/forum/pt

  [ ]'s

EDIT: o forum do tinycore tem uma sessão apenas de remasterização http://forum.tinycorelinux.net/index.php/board,43.0.html
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 18:54 por rudregues »
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #71 Online: 08 de Junho de 2012, 19:12 »
Essas distros minimalistas tomam muito cuidado na escolha dos aplicativos, e na hora de compilar desabilitam várias opções pra gerarem executáveis menores.

Lembrei de duas coisas:

- Se usar a eglibc no lugar da glibc, dá pra gerar executáveis otimizados pra tamanho.
- Dá pra compactar executáveis depois de compilados: http://upx.sourceforge.net/.

Offline Leandro (Física UFMG)

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #72 Online: 08 de Junho de 2012, 19:14 »
Sugestão:

  • AbiWord no lugar do Libre Office Writter.
  • GNUmeric no lugar do Libre Office Calc.

Acho mais que suficiente apenas esses dois.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #73 Online: 08 de Junho de 2012, 19:57 »
Bom... Como meu objetivo inicial não foi atingido (ISO supercompacta e instalação ocupando menos de 1GB), então resolvi focar na leveza, ainda que com ISO e instalação maiores.
Sendo assim, agora o meu remaster do Ubuntu está ficando mais "turbinado":

Gerenciador de login: GDM
Interface: E17
Programas pré-instalados: Firefox, Thunderbird, Emesene, Turpial (cliente Twitter), AbiWord, Adobe Reader e Java 7
Ferramentas de sistema: XTerm e Synaptic

Acredito que assim seja possível executar o sistema num PC com cerca de 64-128MB de RAM e HD entre 20-50GB.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #74 Online: 08 de Junho de 2012, 19:58 »
Como ele é o Ubuntu 12.04 com seu mesmo instalador no momento da instalação ele baixa as atualizações.

Aqui tem a versão do madbox para o Ubuntu 10.10, mas de forma estranha sua ISO tem um tamanho um pouco maior. Talvez instalado fique menor.

http://download.tuxfamily.org/madbox/madbox-10.10/
388.2M

http://download.tuxfamily.org/madbox/madbox-11.10/
384.5M

http://download.tuxfamily.org/madbox/madbox-12.04/
373.8M


Uma alternativa seria instalar esse madbox e ver o que ainda se pode remover dele que seja do Ubuntu. Do jeito que ele está dá para usar bem.

Agora essas distros que conseguem menos que isso devem usar versões bem mais antigas de aplicativos e interfaces gráficas, além do trabalho de formiguinha removendo tudo que não é necessários, como as documentações dos aplicativos, páginas de manuais, traduções de outros idiomas, driver para outras placas de vídeo, tipos de teclados (os keymaps) etc.
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 20:04 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].