Autor Tópico: Ideias para um "Ubuntu minimalista"  (Lida 18544 vezes)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #30 Online: 07 de Junho de 2012, 21:36 »

linuser, acho que o openbox é um gerenciador de janelas, já usei o archbang e vinha com openbox, é realmente limpo. Ubuntu minimal tem que instalr o xorg sim, pois ele é feito pra ser o mais enxuto possível, logo sem interface gráfica, por isso nem vem com xorg instalado. Mas isso se resolve tranquilo ;)

Humm entendido. Melhor ainda ele pode ser usado com o gnome, mas será que trará leveza ao sistema?

Acho que o CrunchBang usava o Ubuntu com Openbox, mas passou a usar Debian com Openbox se não estou enganado.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #31 Online: 07 de Junho de 2012, 21:38 »
Ordenar por nome mesmo.
Bom... Usei o Remastersys para fazer a ISO e o tamanho final foi de... 470MB!!!  :(
Algo que possa ser feito com o objetivo de reduzir bem esse tamanho para, no máximo, 100MB?

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #32 Online: 07 de Junho de 2012, 21:46 »
Até o momento defini o seguinte:

Sistema-base: Ubuntu Minimal 12.04 32-bit
Interface padrão: E17
Gerenciador de login: GDM
Programas inclusos: Chromium (navegador), Sylpheed (cliente de e-mail), PCManFM (gerenciador de arquivos), Leafpad (editor de texto simples), AbiWord (processador de texto), XTerm (terminal), Synaptic (gerenciador de pacotes)

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #33 Online: 07 de Junho de 2012, 21:49 »
Eu não acho necessário o Sylpheed, pois a pessoa pode acessar o e-mail pelo site, e depois que instalarem o Ubuntu Minimalista podem instalar o cliente de e-mail que desejarem.
Eu vou ser um dos primeiros a baixar esse Ubuntu, pois lá no serviço tem um computador acumulando poeira, pois se instalar o Windows XP e o antivírus vira uma lesma.
Até Breve... :D
« Última modificação: 07 de Junho de 2012, 21:51 por rafaelsarilho »


eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #34 Online: 07 de Junho de 2012, 21:53 »
Pois é, Rafael, agora lembrei do Google Docs também... Pra que AbiWord? hehe  ::)

Então vai ser Chromium, PCManFM, Leafpad, XTerm e Synaptic. Para a ISO ficar pequena o bastante, isso está de bom tamanho, acho.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #35 Online: 07 de Junho de 2012, 21:53 »
Ordenar por nome mesmo.
Bom... Usei o Remastersys para fazer a ISO e o tamanho final foi de... 470MB!!!  :(
Algo que possa ser feito com o objetivo de reduzir bem esse tamanho para, no máximo, 100MB?

O sistema de compressão do Ubuntu é algo fenomenal né, ele consegue colocar tudo num CD, ou quase isso, e pode-se dizer que a distro vem bem abastecida de aplicativos.

Esse seu valor aí nem é tão ruim, pois o Archlinux sem interface gráfica e sem muitas coisas de início, vem com 408MB de tamanho (versão 32bits), mais ou menos, pelo que pude ver neste momento no seu site.
« Última modificação: 07 de Junho de 2012, 21:55 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #36 Online: 07 de Junho de 2012, 21:55 »
Tenho uma dúvida, o sistema virá com alguma interface para configuração tipo o "Configurações do Sistema" do Gnome, ou irei ter que instalar depois?
Até Breve... :D


eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #37 Online: 07 de Junho de 2012, 21:58 »
Se eu não me engano o próprio ambiente E17 já tem uma ferramenta desse tipo.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #38 Online: 07 de Junho de 2012, 22:22 »
Bom, se é pra fazer uma limpa também nem precisa do synaptic, afinal dá pra fazer tudo pelo apt-get né hehe
Uma coisa, você instalou o pacote ubuntu-restricted-extras?
Mais cedo ou mais tarde terá de ser instalado, fato.
Uma dica, quando usar o chromium no notebook antigo instale também a extensão flashblock, acredite fará muita diferença.

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #39 Online: 07 de Junho de 2012, 22:25 »
Também acho legal instalar os aplicativos do Google Docs, Youtube, E-mail, e outros para facilitar o acesso deles no Chromium.
Até Breve... :D


eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #40 Online: 07 de Junho de 2012, 22:41 »
Tava pensando aqui... Será que uma interface mais conhecida, tal como LXDE, por exemplo, não seria mais negócio?

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #41 Online: 07 de Junho de 2012, 22:58 »
Concordo Eliseu, mas o LXDE não é mais pesado (tanto em tamanho como em uso de memoria)?
Até Breve... :D


eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #42 Online: 07 de Junho de 2012, 23:03 »
Concordo Eliseu, mas o LXDE não é mais pesado (tanto em tamanho como em uso de memoria)?

Acredito que não, pois há pouco tempo atrás instalei o Lubuntu 12.04 num PC de 512MB de RAM e funcionou com muita leveza.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #43 Online: 07 de Junho de 2012, 23:43 »
Ordenar por nome mesmo.
Bom... Usei o Remastersys para fazer a ISO e o tamanho final foi de... 470MB!!!  :(
Algo que possa ser feito com o objetivo de reduzir bem esse tamanho para, no máximo, 100MB?

Mesmo ser interface gráfica o Ubuntu tem muita "gordurinha", um dos motivos do slitaz ser leve é porque ele substitui vários aplicativos (ls, awk, mv...) pelo busybox.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #44 Online: 07 de Junho de 2012, 23:48 »
Fiz uma nova ISO, dessa vez com LXDM, LXDE, AbiWord, Chromium, Synaptic e o leitor de PDF Foxit Reader. Mas o tamanho final ainda ficou enorme para o meu propósito: 534MB.