Apesar de ter enfrentado alguns problemas na versão atual, Dapper Drake, todos já resolvidos, eu não troco o Kubuntu por nenhuma outra distro.
Os problemas que tive com a "morte" da minha conexão wireless estavam sendo provocados pelo Skype. Acabei descobrindo isso após reinstalar várias vezes o sistema, oportunidade em que tudo funcionava certinho, e após a instalação do Skype o sistema não encontrava mais a placa wireless. Bastou reinstalar o Kubuntu e não instalar mais o Skype para nunca mais ter problemas.
Já observei esse bug relatado pelos colegas, quando um aplicativo não abre, mas isso eu já havia verificado também no Kurumin 4 e 5, especialmente quando tentava abrir novamente algum aplicativo que havia acabado de fechar. Quando isso acontecia, bastava um Ctrl + Alt + Backspace pra reiniciar o KDE e boas...

De um guia específico para o Kubuntu eu não acho falta. Usei o do Ubuntu quando precisei e contei com a colaboração dos colegas do fórum. De uma forma ou de outra, sempre deu pra resolver as pendências.
Quando percebi que minha esposa estava usando o Linux com naturalidade, formatei o HD e instalei só o Kubuntu Dapper. Bye bye M$!