Autor Tópico: Desinstalar o Ubuntu  (Lida 21797 vezes)

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Desinstalar o Ubuntu
« Online: 05 de Junho de 2010, 16:56 »
Olá pessoal.

Gostaria de saber como faço pra desinstalar o Ubuntu pois meu HD está quase cheio e não o estou usando porque um programa chamado Compiz trava completamente o Ubuntu toda a vez que eu ligo ele deixando a tela preta.

Obrigada.

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2010, 21:31 »
É só instalar um outro sistema operacional na partição do ubuntu.
Se tiver em dual boot com windows, formata a partição do ubuntu.
Ubuntu 12.04

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2010, 21:55 »
Olá amiga...
tem certeza que quer desinstalar o ubuntu?
se o seu problema for o compiz, vc poderia tentar corrigir a configuração que esta causando o problema ou em ultimo caso desinstalar apenas ele.
dei uma pesquisada aqui no forum e achei que vc poderia dar uma olhada nesse link:http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48157.0.html
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2010, 22:36 »
É querido, é uma pena ter que desinstalar o sistema... mas o meu Windows só tem 2gb disponiveis livres...

Só que eu não sei formatar a partição, por isso, estou aqui pedindo ajuda...

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2010, 22:56 »
Só que eu não sei formatar a partição, por isso, estou aqui pedindo ajuda...
Não entendi direito o que você quer...
...seria por acaso alterar os tamanhos das partições em que o ubuntu e o windows estão instalados? E ajeitar o problema com o compiz?
Se for isso use a dica do jfulber para ajeitar o compiz. Para alterar o tamanho das partições use o programa gparted no liveCD e é só redimensioná-las, um tutorial de como faz: http://www.simplehelp.net/2008/11/04/how-to-resize-linux-partitions-using-gparted/pt/

...ou você quer formatar alguma partição e/ou criar uma nova partição?
Se for isso, use o gparted no liveCD e formate/crie as partições. (no fórum e no google tem muita coisa sobre isso)



É querido, é uma pena ter que desinstalar o sistema... mas o meu Windows só tem 2gb disponiveis livres...
Eu sou bem generoso com o meu xp, dei uma partição de 5GB pra ele, e ainda tem mais 140MB que ele não ocupou, desses 5GB.        XD


 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2010, 00:50 »
Não, eu gostaria mesmo de desinstalar o Ubuntu. Quase não o uso e com esse travamento do Compiz é ai que eu deixei de usa-lo mesmo. Além mais, estou fazendo facul e preciso do Office e de videos que eu baixo do YouTube (que estão consumindo o espaço do hd).

Recapitulando, pra entenderem...

O que eu queria saber é como desinstalar o Ubuntu e pegar de volta o espaço que ele está tomando atualmente para o Windows. Pelo que eu entendi, é só formatar a partição.

Então, como formatar? preciso ajeitar o problema do Compiz e entrar no sistema pra formatar? ou pra formatar mesmo só através de linha de comando (sacanagem)?
« Última modificação: 06 de Junho de 2010, 00:54 por Lilian Dias »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2010, 00:57 »
Eu sou bem generoso com o meu xp, dei uma partição de 5GB pra ele, e ainda tem mais 140MB que ele não ocupou, desses 5GB.        XD

Quem dera meu disco rigido ter 140MB.. rs.  ;D

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2010, 08:54 »
Eu sou bem generoso com o meu xp, dei uma partição de 5GB pra ele, e ainda tem mais 140MB que ele não ocupou, desses 5GB.        XD

Quem dera meu disco rigido ter 140MB.. rs.  ;D
140MB ? acho que vc se confundiu nessa....hehehe.........se vc já ta achando pouco os 2GB.......imagina "um disco com 140MB"........hehehe......é com muita tristeza que eu digo isso mas se vc quer se livrar da partição ubuntu usa o gparted e formata ela como ntfs , que aí o windows volta a enxerga-la.......mas aconselho que vc leie mais e pesquise mais um pouco como fazer isso pois se cometer algum erro até seu "querido windows vai embora"......à propósito aqui acho que todos ficaremos tristes com isso e acho que muitos não vão revelar o caminho das pedras pra vc ......do fundo do coração eu acho que se vc visitasse um fórum do windows resolveria seu "problema" mais rápido.......afinal esses maniac windows seriam loucos para mostrar para alguém como se livrar do linux.......isso se eles souberem é claro........grande abraço e lembra que videos do youtube o ubuntu também e roda e muito bem e fora isso temos aqui o br office tão bom quanto o m$ office.......té +
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2010, 09:11 »
Usa um programa qualquer e formata a partição do Ubuntu, simples.

No live CD do Ubuntu tem um, o nome dele é gparted.
« Última modificação: 06 de Junho de 2010, 09:15 por Falco90 »

alarcon

  • Visitante
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2010, 10:04 »
Questão muito importante que ninguém resaltou aqui é a de que antes de formatar a partição que contém o Ubuntu, por qualquer aplicativo/método, você tem antes que recuperar o boot do windows na MBR, senão ao reiniciar o PC, após formatar o Ubuntu, não irá aparecer nenhum sistema operacional, embora o windows esteja no HD.

Para recuperar o boot do windows se você estiver usando o XP faça assim:

inicie o CD de instalação, tecle R para entrar no console de recuperação, selecione a instalação do Windows que deseja recuperar e rode fixboot e fixmbr.

Caso use o Windows 7 veja isso:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/dica-boot/1043028/

ou procure no google por:  recuperar boot windows


Agora para formatar a partição do Ubuntu no HD, se você utilizar o windows Vista e acho que o Seven também, tem um utilitário próprio, veja como proceder:

http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows-vista/Create-and-format-a-hard-disk-partition


Agora se for o XP, terá de instalar um aplicativo particionador no seu windows, por exemplo, o partition Magic ou usar o LiveCD do Ubuntu e por lá usar o aplicativo gparted para formatar a partição ubuntu no formato ntfs ou até mesmo fat32

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2010, 11:19 »
Questão muito importante que ninguém resaltou aqui é a de que antes de formatar a partição que contém o Ubuntu, por qualquer aplicativo/método, você tem antes que recuperar o boot do windows na MBR, senão ao reiniciar o PC, após formatar o Ubuntu, não irá aparecer nenhum sistema operacional, embora o windows esteja no HD.

Para recuperar o boot do windows se você estiver usando o XP faça assim:

inicie o CD de instalação, tecle R para entrar no console de recuperação, selecione a instalação do Windows que deseja recuperar e rode fixboot e fixmbr.

Caso use o Windows 7 veja isso:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/dica-boot/1043028/

ou procure no google por:  recuperar boot windows


Agora para formatar a partição do Ubuntu no HD, se você utilizar o windows Vista e acho que o Seven também, tem um utilitário próprio, veja como proceder:

http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows-vista/Create-and-format-a-hard-disk-partition


Agora se for o XP, terá de instalar um aplicativo particionador no seu windows, por exemplo, o partition Magic ou usar o LiveCD do Ubuntu e por lá usar o aplicativo gparted para formatar a partição ubuntu no formato ntfs ou até mesmo fat32
muito bem lembrado!!!
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2010, 14:17 »
140MB ? acho que vc se confundiu nessa....hehehe.........se vc já ta achando pouco os 2GB.......imagina "um disco com 140MB"........hehehe......

140 GB! me confudi..  :D

Meu deus... isso é muito complicado..

Alarcon!  ;D
Quando vc fala do CD de instalação, vc está falando do cd do Linux ou do Windows?


Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2010, 14:20 »
Aliás, só por curiosidade...

Alguém sabe se o Ubuntu pega internet 3g?

alarcon

  • Visitante
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2010, 14:22 »
140MB ? acho que vc se confundiu nessa....hehehe.........se vc já ta achando pouco os 2GB.......imagina "um disco com 140MB"........hehehe......

140 GB! me confudi..  :D

Meu deus... isso é muito complicado..

Alarcon!  ;D
Quando vc fala do CD de instalação, vc está falando do cd do Linux ou do Windows?



Refiro-me ao CD de instalação do windows.

Caso não tenha, acho que durante o boot do windows, não sei se apertando o F8, vai para uma tela na qual você entra numa parte para escolher o modo de inicialização, mas não lembro direito. Qualquer coisa, caso não tenha o CD, então procure no google por: fixmbr XP disco de inicialização e por aí vai que deve ter uma instrução melhor.

alarcon

  • Visitante
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #14 Online: 06 de Junho de 2010, 14:23 »
Aliás, só por curiosidade...

Alguém sabe se o Ubuntu pega internet 3g?

Pega sim, agora dependendo do tipo de modem e/ou provedor, pode dar ou não trabalho.