Autor Tópico: Desinstalar o Ubuntu  (Lida 21805 vezes)

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #45 Online: 11 de Junho de 2010, 19:42 »
Alarcon, aconteceu uma coisa estranha aqui...

Todas as aplicações sumiram... não há mais nenhum programa aqui, desapareceu tudo. Quando eu clico em "Aplicativos" na barra não aparece mais nada, nem o "Adicionar/Remover Programas". O Firefox ficou em inglês também.

Obs.: Isso não tem haver com os codecs não, pois eu ainda não os baixei.

Uma pergunta, se você reiniciar o seu PC continua com o mesmo problema?

É que pode ter sido um problema momentâneo, ou seja, o gnome pode não ter sido carregado direito nesta inicialização do sistema por algum motivo e um simples reiniciar resolve o caso.

Se não for isso, tente fazer o seguinte, remova as seguintes pastas ocultas dentro da sua pasta de usuária na pasta home:

.gconf

.gconfd

.gnome

.gnome2


Essas pastas serão recriadas na próxima sessão do Gnome que vai estar no exato padrão do Ubuntu, ou seja, como se você tivesse acabado de instalar o Sistema. Caso fique com medo de remover tais pastas, então altere o nome delas para um backup, por exemplo:


.gconf.bkp

.gconfd.bkp

.gnome.bkp

.gnome2.bkp


Reinicie o sistema e veja se tudo voltou ao normal nos menus.


Eu exclui essas pastas e quando reiniciei, mais nada apareceu após o logon. As barras de menu sumiram e só mostra o Wallpaper.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #46 Online: 11 de Junho de 2010, 20:16 »
Alarcon, aconteceu uma coisa estranha aqui...

Todas as aplicações sumiram... não há mais nenhum programa aqui, desapareceu tudo. Quando eu clico em "Aplicativos" na barra não aparece mais nada, nem o "Adicionar/Remover Programas". O Firefox ficou em inglês também.

Obs.: Isso não tem haver com os codecs não, pois eu ainda não os baixei.

Uma pergunta, se você reiniciar o seu PC continua com o mesmo problema?

É que pode ter sido um problema momentâneo, ou seja, o gnome pode não ter sido carregado direito nesta inicialização do sistema por algum motivo e um simples reiniciar resolve o caso.

Se não for isso, tente fazer o seguinte, remova as seguintes pastas ocultas dentro da sua pasta de usuária na pasta home:

.gconf

.gconfd

.gnome

.gnome2


Essas pastas serão recriadas na próxima sessão do Gnome que vai estar no exato padrão do Ubuntu, ou seja, como se você tivesse acabado de instalar o Sistema. Caso fique com medo de remover tais pastas, então altere o nome delas para um backup, por exemplo:


.gconf.bkp

.gconfd.bkp

.gnome.bkp

.gnome2.bkp


Reinicie o sistema e veja se tudo voltou ao normal nos menus.


Eu exclui essas pastas e quando reiniciei, mais nada apareceu após o logon. As barras de menu sumiram e só mostra o Wallpaper.
Espera um pouquinho que aparece.

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #47 Online: 11 de Junho de 2010, 23:09 »
Alarcon, aconteceu uma coisa estranha aqui...

Todas as aplicações sumiram... não há mais nenhum programa aqui, desapareceu tudo. Quando eu clico em "Aplicativos" na barra não aparece mais nada, nem o "Adicionar/Remover Programas". O Firefox ficou em inglês também.

Obs.: Isso não tem haver com os codecs não, pois eu ainda não os baixei.

Uma pergunta, se você reiniciar o seu PC continua com o mesmo problema?

É que pode ter sido um problema momentâneo, ou seja, o gnome pode não ter sido carregado direito nesta inicialização do sistema por algum motivo e um simples reiniciar resolve o caso.

Se não for isso, tente fazer o seguinte, remova as seguintes pastas ocultas dentro da sua pasta de usuária na pasta home:

.gconf

.gconfd

.gnome

.gnome2


Essas pastas serão recriadas na próxima sessão do Gnome que vai estar no exato padrão do Ubuntu, ou seja, como se você tivesse acabado de instalar o Sistema. Caso fique com medo de remover tais pastas, então altere o nome delas para um backup, por exemplo:


.gconf.bkp

.gconfd.bkp

.gnome.bkp

.gnome2.bkp


Reinicie o sistema e veja se tudo voltou ao normal nos menus.


Eu exclui essas pastas e quando reiniciei, mais nada apareceu após o logon. As barras de menu sumiram e só mostra o Wallpaper.
Espera um pouquinho que aparece.

Fiquei esperando 15 minutos e nada de aparecer... estou preocupada, visto que alguns arquivos importantes da facul estão no Linux...  :-\
« Última modificação: 11 de Junho de 2010, 23:11 por Lilian Dias »

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #48 Online: 12 de Junho de 2010, 00:43 »
Alarcon, aconteceu uma coisa estranha aqui...

Todas as aplicações sumiram... não há mais nenhum programa aqui, desapareceu tudo. Quando eu clico em "Aplicativos" na barra não aparece mais nada, nem o "Adicionar/Remover Programas". O Firefox ficou em inglês também.

Obs.: Isso não tem haver com os codecs não, pois eu ainda não os baixei.

Uma pergunta, se você reiniciar o seu PC continua com o mesmo problema?

É que pode ter sido um problema momentâneo, ou seja, o gnome pode não ter sido carregado direito nesta inicialização do sistema por algum motivo e um simples reiniciar resolve o caso.

Se não for isso, tente fazer o seguinte, remova as seguintes pastas ocultas dentro da sua pasta de usuária na pasta home:

.gconf

.gconfd

.gnome

.gnome2


Essas pastas serão recriadas na próxima sessão do Gnome que vai estar no exato padrão do Ubuntu, ou seja, como se você tivesse acabado de instalar o Sistema. Caso fique com medo de remover tais pastas, então altere o nome delas para um backup, por exemplo:


.gconf.bkp

.gconfd.bkp

.gnome.bkp

.gnome2.bkp


Reinicie o sistema e veja se tudo voltou ao normal nos menus.


Eu exclui essas pastas e quando reiniciei, mais nada apareceu após o logon. As barras de menu sumiram e só mostra o Wallpaper.
Espera um pouquinho que aparece.

Fiquei esperando 15 minutos e nada de aparecer... estou preocupada, visto que alguns arquivos importantes da facul estão no Linux...  :-\
Com o alt+f2 você pode abrir programas como o nautilus que é o navegador de arquivos. Qualquer coisa é só colocar o live cd que você vai ter acesso a todos os arquivos por ele.

alarcon

  • Visitante
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #49 Online: 12 de Junho de 2010, 10:49 »
Fiquei esperando 15 minutos e nada de aparecer... estou preocupada, visto que alguns arquivos importantes da facul estão no Linux...  :-\

Você removeu as pastas indicadas ou apenas renomeou para um backup?

Esta segunda opção sempre é a melhor em caso de alguma problema, mas já tinha feito este procedimento indicado por mim, num PC de uma amigo sem problemas, zerando as configurações para o original.

Você pode fazer um backup dos seus arquivos importantes do PC para outro lugar, tipo pendriver, ou até mesmo transferir para o seu windows?

Tente fazer o seguinte, escolha no Grub a opção que fala em Recovery Mode (é o modo de recuperação) e lá quando aparecer uma tela de fundo azul (um pseudo modo gráfico) escolha a opção que fala de root e quando o terminal abrir como root digite:

adduser usuário

onde usuário seria um novo nome para um novo usuário que você vai acrescentar ao seu Ubuntu. Ao fornecer o comando acima apenas preencha os campos de nome completo e de senha para esse novo usuário o resto apenas tecle enter.

ainda no terminal digite:

reboot

que irá reiniciar o seu Ubuntu. Quando vc voltar para a tela do GDM, aquele que pede nome e senha, digite o nome deste novo usuário que vc criou e a senha deste novo usuário. Veja se a interface gráfica abre sem problemas ok.

Se esse procedimento ocorrer de forma correta, podemos fazer com que ele tenha privilégios administrativos, passar todos os seus arquivos pessoais para ele e depois deletar o outro usuário(a) com problemas, mas não faça isso agora, primeiro veja se criando outro usuário normal, ele abre a interface gráfica sem problemas.

PS: parece que este seu ubuntu está muito bugado, o melhor mesmo seria você fazer uma instalação do zero nele, se possível, e depois fazer toda a atualização do mesmo que tem muitas já que é uma versão antiga e só depois de completamente atualizado, então passe a instalar tudo aquilo que deseja como aplicativo para ele.
« Última modificação: 13 de Junho de 2010, 14:06 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #50 Online: 12 de Junho de 2010, 17:08 »

Fiquei esperando 15 minutos e nada de aparecer... estou preocupada, visto que alguns arquivos importantes da facul estão no Linux...  :-\

Você removeu as pastas indicadas ou apenas renomeou para um backup?

Esta segunda opção sempre é a melhor em caso de alguma problema, mas já tinha feito este procedimento indicado por mim, num PC de uma amigo sem problemas, zerando as configurações para o original.

Você pode fazer um backup dos seus arquivos importantes do PC para outro lugar, tipo pendriver, ou até mesmo transferir para o seu windows?

Tente fazer o seguinte, escolha no Grub a opção que fala em Recovery Mode (é o modo de recuperação) e lá quando aparecer uma tela de fundo azul (um pseudo modo gráfico) escolha a opção que fala de root e quando o terminal abrir como root digite:

adduser usuário

onde usuário seria um novo nome para um novo usuário que você vai acrescentar ao seu Ubuntu. Ao fornecer o comando acima apenas preencha os campos de nome completo e de senha para esse novo usuário o resto apenas tecle enter.

ainda no terminal digite:

reboot

que irá reiniciar o seu Ubuntu. Quando vc voltar para a tela do GDM, aquele que pede nome e senha, digite o nome deste novo usuário que vc criou e a senha deste novo usuário. Veja se a interface gráfica abre sem problemas ok.

Se esse procedimento ocorrer de forma correta, podemos fazer com que ele tenha privilégios administrativos, passar todos os seus arquivos pessoais para ele e depois deletar o outro usuário(a) com problemas, mas não faça isso agora, primeiro veja se criando outro usuário normal, ele abre a interface gráfica sem problemas.

PS: parece que este seu ubuntu está muito bugado, o melhor mesmo seria você fazer uma instalação do zero nele, se possível, e depois fazer toda a atulaização do mesmo que tem muitas já que é uma versão antiga e só depois de completamente atualizado, então passe a instalar tudo aquilo que deseja como aplicativo para ele.

apaguei as pastas sem dó nem piedade...  :'(

posso passar pro windows, só quero saber como... rsrs...

fiz estas operações que vc pediu e não deu certo... após o logon com o novo usuário aparece uma caixa de diálogo mais ou menos com os seguintes dizeres:

"Há um problema com o servidor de configuração (usr/lib/libconf/gconf-sanity-check2 saiu com status 256)"

Após dar ok, apareceu outra mensagem, dessa vez do nautilus, com os seguintes dizeres:

"O Nautilus não pode criar as seguintes pastas necessárias: /home/dias/desktop, home/dias/nautilus.
Antes de executar o Nautilus, por favor, crie essas pastas ou configure suas permissões de modo que o Nautilus possa cria-las."

Afff... pra reinstalar vai ser um kiprocó.
« Última modificação: 12 de Junho de 2010, 17:10 por Lilian Dias »

alarcon

  • Visitante
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #51 Online: 12 de Junho de 2010, 17:44 »

apaguei as pastas sem dó nem piedade...  :'(

posso passar pro windows, só quero saber como... rsrs...

fiz estas operações que vc pediu e não deu certo... após o logon com o novo usuário aparece uma caixa de diálogo mais ou menos com os seguintes dizeres:

"Há um problema com o servidor de configuração (usr/lib/libconf/gconf-sanity-check2 saiu com status 256)"

Após dar ok, apareceu outra mensagem, dessa vez do nautilus, com os seguintes dizeres:

"O Nautilus não pode criar as seguintes pastas necessárias: /home/dias/desktop, home/dias/nautilus.
Antes de executar o Nautilus, por favor, crie essas pastas ou configure suas permissões de modo que o Nautilus possa cria-las."

Afff... pra reinstalar vai ser um kiprocó.

Como você afirma que criando um outro usuário(a) o erro no carregamento da interface gráfica continua, fica muito difícil no momento atinar para o causador do problema, então penso que a solução menos traumática, embora você pense que não, seria a reinstalação do Ubuntu ou então espere algum outro colega com uma ideia melhor sobre uma possível solução, mas o que me parece é que sua instalação do Ubuntu 9.04 está muito bugada.

Tratando agora de seus arquivos pessoais você pode fazer assim, dar o boot pelo liveCD e lá ir ao menu Locais e abrir as partições do Ubuntu e do Windows, fechando logo em seguida as janelas que irão ser abertas. Depois vá ao terminal e digite:

sudo su (para virar root, não precisa de digitar senha)

nautilus /media

quando a pasta media for aberta pelo gerenciador de arquivos nautilus, aberto como root,  vá na pasta que representa sua pasta de usuária do Ubuntu e copie os arquivos e pastas importantes e depois cole em alguma pasta dentro da pasta que representa seu windows na pasta media.

« Última modificação: 12 de Junho de 2010, 17:47 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #52 Online: 13 de Junho de 2010, 11:58 »

apaguei as pastas sem dó nem piedade...  :'(

posso passar pro windows, só quero saber como... rsrs...

fiz estas operações que vc pediu e não deu certo... após o logon com o novo usuário aparece uma caixa de diálogo mais ou menos com os seguintes dizeres:

"Há um problema com o servidor de configuração (usr/lib/libconf/gconf-sanity-check2 saiu com status 256)"

Após dar ok, apareceu outra mensagem, dessa vez do nautilus, com os seguintes dizeres:

"O Nautilus não pode criar as seguintes pastas necessárias: /home/dias/desktop, home/dias/nautilus.
Antes de executar o Nautilus, por favor, crie essas pastas ou configure suas permissões de modo que o Nautilus possa cria-las."

Afff... pra reinstalar vai ser um kiprocó.

Como você afirma que criando um outro usuário(a) o erro no carregamento da interface gráfica continua, fica muito difícil no momento atinar para o causador do problema, então penso que a solução menos traumática, embora você pense que não, seria a reinstalação do Ubuntu ou então espere algum outro colega com uma ideia melhor sobre uma possível solução, mas o que me parece é que sua instalação do Ubuntu 9.04 está muito bugada.

Tratando agora de seus arquivos pessoais você pode fazer assim, dar o boot pelo liveCD e lá ir ao menu Locais e abrir as partições do Ubuntu e do Windows, fechando logo em seguida as janelas que irão ser abertas. Depois vá ao terminal e digite:

sudo su (para virar root, não precisa de digitar senha)

nautilus /media

quando a pasta media for aberta pelo gerenciador de arquivos nautilus, aberto como root,  vá na pasta que representa sua pasta de usuária do Ubuntu e copie os arquivos e pastas importantes e depois cole em alguma pasta dentro da pasta que representa seu windows na pasta media.



Oi Alarcon, consegui passar os arquivos pro Microsoft Windows XP Professional Service Pack 3.

alarcon

  • Visitante
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #53 Online: 13 de Junho de 2010, 13:54 »
Oi Alarcon, consegui passar os arquivos pro Microsoft Windows XP Professional Service Pack 3.

Resta saber agora se você está disposta a reinstalar o Ubuntu.

Agora para uma maior segurança, pelo windows, faça um backup dos seus arquivos mais importantes para CDs/DVDs e/ou PenDriver só para garantir qualquer problema de ficar sem boot do windows ou você formatar sem querer a partição do Windows num processo de nova instalação do Ubuntu feito de forma inadequada, pois segurança nunca é demais. ;)

Ia te propor a instalar a nova versão do Ubuntu (10.04), mas como foi tudo automático no processo de ativação da sua internet 3G no Ubuntu 9.04 e como é extremamente necessário ter internet ativa para deixa o Ubuntu totalmente configurado, sendo que nem sempre a ativação de modem 3G melhora de uma versão para outra do Ubuntu, às vezes pode até piorar para alguns tipos de modem e seus provedores, acho que é melhor usar o que já funciona no seu caso, mas eu arriscaria.

Ou como disse antes, aguarde mais um tempo para ver se um outro colega aqui do fórum tem alguma dica valiosa para recuperar sua interface gráfica (gnome) sem precisar reinstalar o Ubuntu.
« Última modificação: 13 de Junho de 2010, 14:08 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #54 Online: 14 de Junho de 2010, 18:13 »
Ok. vou esperar (um pouco) para ver se alguém tem alguma solução a vista. Qualquer coisa, eu reinstalo (com sua ajuda, claro)  ;D

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Desinstalar o Ubuntu
« Resposta #55 Online: 14 de Junho de 2010, 19:26 »
Vc já tentou fazer um teste com a versão 10.4 pra saber se sua net funciona numa boa ? Ao invés de reintalar a 9.04 pula direto pra 10.4, última versão  8)
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits