Bom dia.
Eu expressei a mesma chateação com as mudanças do ubuntu nos tópicos
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,60106.msg338727.html#msg338727 e
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,50596.msg338797.html#msg338797 porque acho o fim da picada que algo que funcione perfeitamente numa versão "inferior" pare de funcionar numa versão mais moderna.
Se usamos uma LTS perdemos as atualizações der kernel... sei disso porque até pouco tempo usava a 8.04 e o kernel dela estava muito defasado em relação ao 9.10, fazendo com que perdêssemos agilidade e rapidez do sistema. Isso sem falar dos aplicativos: OpenOffice que fica numa mesma versão suportada, Gimp, Evolution, etc... nada muda para o mais novo, exceto raramente. Eu estaria usando o OpenOffice 2.4 ainda caso quisesse manter o Ubuntu 8.04 quando já está em prévias de lançamento o o 3.2...
Do jeito que venho acompanhando o Ubuntu desde o 7.04 parece que a cada nova versão as coisas são refeitas do zero e não são apenas melhoramentos de cada coisa existente. Li num tópico esses dias que o modem usb da Timweb parou de funcionar de uma versão para outra... oras, se a atualização das versões fossem melhorias mesmo é óbvio que aquilo que funcionava na versão anterior teria de funcionar
melhor e não parar de funcionar, não é? No meu caso foi o NetworkManager que parou de funcionar e tive de me socorrer dos "genéricos" de MS-Dos que eu preferiria não usar... ficar digitando comandos de linha à essa altura do campeonato não tá com nada para mim. Prefiro ambientes totalmente gráficos (claro que não sou unanimidade nem maioria nisso, mas sou usuário comum, que detesta ter que ficar perdendo horas na net pra saber como fazer algo funcionar).
Acho isso um desrespeito com o bolso do usuário porque os desenvolvedores nem se preocupam em manter em funcionamento algo que pode ser necessário para o usuário. Imagine um sujeito que não tenha conexões banda larga convencionais nem à cabo, só lhe restando a wireless da Tim e, de repente, descobre que não poderá atualizar seu sistema senão essa será a última coisa que fará na internet com o seu PC... coisa que de um dia atrás até seis meses atrás estaria funcionando perfeitamente de repente pararia. E isso pra falar apenas desse bug que eu li, fora outros.
Sinceramente não sei o que fazer... não pretendo deixar o Ubuntu, mas não gosto dessa política de atualizações sem o necessário respeito pelo usuário comum e não aficionado por ficar procurando meios de fazer algo funcionar, perder horas, dias na net pra isso e depois ver tudo isso não valer nada e ter de repetir tudo de novo, a cada seis meses... Se a LTS fosse atualizada na mesma velocidade e quantidade das versões comuns ela seria minha opção, mas não é assim que as coisas andam com ela... a LTS diz respeito apenas ao básico do básico e nada mais...
Que fazer?
nemex1975