Autor Tópico: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?  (Lida 56522 vezes)

Offline tizé das coives

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #60 Online: 16 de Dezembro de 2009, 11:02 »
mas para um desktop, é ótimo ter programas atualizados com mais funções e um desktop bonito e agradável de se trabalhar, dois ítens que a cada versão só melhoram.
O grande problema é que tanto no Windows e no Mac nada impede de ter os softwares mais recentes e usarmos uma versão mais antiga do sistema operativo.
Com o Ubuntu para termos os softwares mais recentes somos obrigados a actualizar. >:(

Já experimentou instalar o DirectX 11 e o Windows Media Player 12 no Windows XP? só dois exemplos que exigem uma cara atualização. :)
Sim eu sei... mas a maior parte dos programas ainda funcionam. E depois há quanto tempo já saiu o XP? ???
Estamos a falar neste tópico da dificuldade em manter o  Ubuntu 8.04 que é mais recente que o windows VISTA!!

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #61 Online: 16 de Dezembro de 2009, 11:43 »
o problema é a dependencia de lib...

na construção colaborativa de software cada parte do software é mantida por entidades diferentes sem ligação entre si... por exemplo:

O som ( e as respectivas lib que fazem as chamadas em programas ) é mantido por uma organização...

quando eu escrevo meu software e coloco lá uma chamada para a ( somente exemplo ) LibSOM-2.1 .... quando eu mudar a versão do meu software, a fim de melhorar as funcionalidaes e começar a usar a LibSOM-2.2 ( por que tem mais funcionalidades ) o S.O. vai imcorporar essa lib em detrimento da 2.1

ai os "bixos" param de funfar
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #62 Online: 17 de Dezembro de 2009, 10:38 »
Eu ainda estou com o Ubuntu 8.10 no meu eeePC e não tenho nenhuma vontade de actualizar porque já sei que vai dar um trabalhão por causa dos drivers, codecs,etc
O mal do ubuntu é mesmo o facto de o tempo de vida da distro ser reduzido.
Mas há piores...
Vejam o caso do Fedora. A versão actual é uma espécie de Beta que vai melhorando com as actualizações
Após um ano de uso ela fica tão ou mais estável que um Debian. O pior é que após um ano acaba o suporte e lá temos de instalar uma versão nova outra vez :-[

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #63 Online: 17 de Dezembro de 2009, 11:18 »
eu uso o fedora desde o fedora core 4.... inclusive em um dos meus clientes usamos fedora nas máquinas e centos no servidor...

Não é tão ruim assim.......

Ele inclusive atrasa os lançamentos para resolver Bugs, verifique o lançamento do leonidas ( 11 ) e por que atrazou...

eu considero muito mais consistente o fedora do que o ubuntu, embora em meu note use o ubuntu como padrão....

Sei que o 12 deu uma mancada feia, mas já concertaram...
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #64 Online: 17 de Dezembro de 2009, 11:29 »
eu uso o fedora desde o fedora core 4.... inclusive em um dos meus clientes usamos fedora nas máquinas e centos no servidor...

Não é tão ruim assim.......

Ele inclusive atrasa os lançamentos para resolver Bugs, verifique o lançamento do leonidas ( 11 ) e por que atrazou...

eu considero muito mais consistente o fedora do que o ubuntu, embora em meu note use o ubuntu como padrão....

Sei que o 12 deu uma mancada feia, mas já concertaram...
Atenção que eu nunca disse que o fedora é ruim..
Eu fui durante algum tempo embaixador do projecto Fedora - estive bem dentro do seu desenvolvimento e sei como as coisas por lá funcionam.
Há cerca de um ano atrás foi pedido por alguns embaixadores uma versão LTS para combater o Ubuntu e a ideia foi prontamente recusada pois o objectivo de Fedora é testar coisas novas para mais tarde serem usadas no RHEL.
Foi mencionado que já existe uma LTS do fedora não oficial que é o centOS - o clone do RHEL.
O Fedora é uma distro de muita qualidade mas tudo é muito novo e pouco testado, por isso é que é normal haver updates muito freuqentes.
O tempo de suporte do Fedora é de um ano - o que é muito pouco como disse acima.
O facto é que após uma ano o Fedora fica excelente mas a partir daí não há actualizações de segurança :(

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #65 Online: 17 de Dezembro de 2009, 11:59 »
Há cerca de um ano atrás foi pedido por alguns embaixadores uma versão LTS para combater o Ubuntu e a ideia foi prontamente recusada pois o objectivo de Fedora é testar coisas novas para mais tarde serem usadas no RHEL.
Foi mencionado que já existe uma LTS do fedora não oficial que é o centOS - o clone do RHEL.
O Fedora é uma distro de muita qualidade mas tudo é muito novo e pouco testado, por isso é que é normal haver updates muito freuqentes.

Admito que o  objetivo claro ( e não comentado ) do fedora é prepara o caminho as atualizações do RHEL, mas não sabia nada sobre a ligação do fedora com o CentOS, achei que o segundo havia surgido para oferecer o RHEL sem suporte e free.......... mas deixa para lá.......


Tambem acho que tem algumas decisões que tem de ser tomadas, ou nunca acontecerão... a adoção do KDE 4... muitos dizem que foi precipitada, mas se não fosse adotada, nunca teriam as melhorias, etc etc...

tirando algumas dessas mancadas.... eu adoro o fedora!!!
Mas num gosto mais do KDE, por isso migrei para o ubuntu ( e na época do ubuntu 8.4 era o unico que funfava minha placa 3g sem muito estresse... foi quando comei a usar no desk o fedora e ubuntu no note... depois de um tempo o ubuntu dominou o cenario, pois o KDE 4 num colou para mim........)
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #66 Online: 17 de Dezembro de 2009, 13:36 »
Citar
Sim eu sei... mas a maior parte dos programas ainda funcionam. E depois há quanto tempo já saiu o XP? Hein?
Estamos a falar neste tópico da dificuldade em manter o  Ubuntu 8.04 que é mais recente que o windows VISTA!!

A versão LTS depois de um tempo é praticamente esquecida só saindo correções de bugs ao invés de lançarem novas versões de programas...

Bem que o Ubuntu poderia ser como o Sidux que mesmo em versões antigas de 2007 permite colocar programas atuais sem problemas (e sem precisar fazer uma atualização total!!!)

Já pensaram se vc pudesse hoje instalar através de repositórios um novo kernel, firefox, openoffice (como se faz no Sidux) no 8.04...

Será que não está na hora do Ubuntu ser uma rolling release que é transformada em iso de seis em seis meses se tornando dessa forma compatível com versões anteriores?? (como acontece com o Sidux)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #67 Online: 17 de Dezembro de 2009, 13:50 »
eles fazem tantas mudanças e tantos ajustes.... que acho que num ia dar certo.........

mas a ideia é boa
Será que não está na hora do Ubuntu ser uma rolling release que é transformada em iso de seis em seis meses se tornando dessa forma compatível com versões anteriores?? (como acontece com o Sidux)
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #68 Online: 17 de Dezembro de 2009, 14:14 »
eles fazem tantas mudanças e tantos ajustes.... que acho que num ia dar certo.........

mas a ideia é boa
Será que não está na hora do Ubuntu ser uma rolling release que é transformada em iso de seis em seis meses se tornando dessa forma compatível com versões anteriores?? (como acontece com o Sidux)

O sidux passa por muito mais alterações que o ubuntu e dá certo!!

Vamos pensar então de uma forma mais simples e fácil:

E se tivesse um repositório que permitisse a atualização para os principais programas durante uns 4 anos para a versão LTS e que de tempos em tempos saísse uma iso contendo esse LTS e os programas instalados??? Sendo que nesse repositório você escolheria o que quisesse atualizar ou não, sem precisar trocar a distribuição para ter acesso a programas mais novos???

Hoje se vc quer um programa mais novo você ou tem que usar uma distribuição mais nova do ubuntu ou compilar o código fonte para a sua distribuição. Já pensou se existisse um repositório que te atendesse te dando a oportunidade de ter um 8.04 bem atualizado (não precisa ser a distro toda)???

Isso é o que eu queria...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #69 Online: 17 de Dezembro de 2009, 20:51 »

Hoje se vc quer um programa mais novo você ou tem que usar uma distribuição mais nova do ubuntu ou compilar o código fonte para a sua distribuição. Já pensou se existisse um repositório que te atendesse te dando a oportunidade de ter um 8.04 bem atualizado (não precisa ser a distro toda)???

Isso é o que eu queria...

Falou tudo e mais um pouco!
Não só vc queria como eu e uns trocentos usuários também - putz, como pouparia trabalho e algumas dores de cabeça...
Por isso o XP tornou-se uma espécie de maldição para a própria M$, qualquer programa ''encaixa'' nele e prolonga o seu ciclo de vida, sad but true...

Offline owas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #70 Online: 17 de Dezembro de 2009, 21:28 »
Eu acho meio exagerado duas versões por ano, mas por outro lado, quando eu usava o Slackware, ficava chateado pela dificuldade de atualização do kernel. No meu notebook, fiquei cansado foi de tantas atualizações do 9.10 (karmic) e instalei nele o PClinuxOS com kde 3.5, porque a cada atualização do Karmic o som pifava e tinha que configurar tudo de novo, mas no meu desktop só (K)Ubuntu mesmo.

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #71 Online: 17 de Dezembro de 2009, 22:37 »
Hoje se vc quer um programa mais novo você ou tem que usar uma distribuição mais nova do ubuntu ou compilar o código fonte para a sua distribuição. Já pensou se existisse um repositório que te atendesse te dando a oportunidade de ter um 8.04 bem atualizado (não precisa ser a distro toda)???

Isso é o que eu queria...

Na verdade essa necessidade constante de atualização, faz parte da própria filosofia do Software Livre. A filosofia conhecida como "Release early, release often" prega que um software deve ser lançado imediatamente, mesmo que não esteja pronto.

Assim, em qualquer distribuição se vc quiser as últimas versões dos programas, pode contar que elas teoricamente, contêm as últimas correções de bugs, e também um nova coleção de bugs. Esse tipo de comportamento deve ser esperado.

Em SL vários softwares diferentes interagem para produzir um resultado, por exemplo, para gravar um CD, vc vai precisar do Brasero, que precisa do growisofs, que precisa do kernel. Pois bem, novas versões de um programa podem precisar de novas versões de seus "parceiros", para funcionar ou até mesmo para prover novas funções.

Pois bem, já viram onde quero chegar. Esse efeito "bola-de-neve" de atualizações de programas, é que leva o Ubuntu a se atualizar a cada 6 meses. O que pode levar aos indesejados bugs, que em grande parte não são culpa do Ubuntu.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #72 Online: 18 de Dezembro de 2009, 04:37 »
Há cerca de um ano atrás foi pedido por alguns embaixadores uma versão LTS para combater o Ubuntu e a ideia foi prontamente recusada pois o objectivo de Fedora é testar coisas novas para mais tarde serem usadas no RHEL.
Foi mencionado que já existe uma LTS do fedora não oficial que é o centOS - o clone do RHEL.
O Fedora é uma distro de muita qualidade mas tudo é muito novo e pouco testado, por isso é que é normal haver updates muito freuqentes.

Admito que o  objetivo claro ( e não comentado ) do fedora é prepara o caminho as atualizações do RHEL, mas não sabia nada sobre a ligação do fedora com o CentOS, achei que o segundo havia surgido para oferecer o RHEL sem suporte e free.......... mas deixa para lá.......


Tambem acho que tem algumas decisões que tem de ser tomadas, ou nunca acontecerão... a adoção do KDE 4... muitos dizem que foi precipitada, mas se não fosse adotada, nunca teriam as melhorias, etc etc...

tirando algumas dessas mancadas.... eu adoro o fedora!!!
Mas num gosto mais do KDE, por isso migrei para o ubuntu ( e na época do ubuntu 8.4 era o unico que funfava minha placa 3g sem muito estresse... foi quando comei a usar no desk o fedora e ubuntu no note... depois de um tempo o ubuntu dominou o cenario, pois o KDE 4 num colou para mim........)
E tens razão. Eu nunca disse que o centOS tem uma ligação directa com o Fedora, mas a Red Hat não desaprova a existencia dessa distro. Muito pelo contrário, conheço alguém que fez uma formação na Red Hat e eles recomendaram instalar o centOS de maneira a se preparar em casa para o exame.
A centOS acaba por ser a LTS do Fedora indirectamente.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #73 Online: 18 de Dezembro de 2009, 04:56 »
Citar
E tens razão. Eu nunca disse que o centOS tem uma ligação directa com o Fedora, mas a Red Hat não desaprova a existencia dessa distro. Muito pelo contrário, conheço alguém que fez uma formação na Red Hat e eles recomendaram instalar o centOS de maneira a se preparar em casa para o exame.
A centOS acaba por ser a LTS do Fedora indirectamente

CentOS um LTS... Vc acha 7 anos um LTS??? Isso é um Super LTS... (se existisse uma distro debian assim)...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #74 Online: 18 de Dezembro de 2009, 05:01 »

Hoje se vc quer um programa mais novo você ou tem que usar uma distribuição mais nova do ubuntu ou compilar o código fonte para a sua distribuição. Já pensou se existisse um repositório que te atendesse te dando a oportunidade de ter um 8.04 bem atualizado (não precisa ser a distro toda)???

Isso é o que eu queria...

Falou tudo e mais um pouco!
Não só vc queria como eu e uns trocentos usuários também - putz, como pouparia trabalho e algumas dores de cabeça...
Por isso o XP tornou-se uma espécie de maldição para a própria M$, qualquer programa ''encaixa'' nele e prolonga o seu ciclo de vida, sad but true...
+1



[]'s



Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real