Autor Tópico: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?  (Lida 59892 vezes)

Offline Rsrocha

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "O conhecimento só é útil se for compartilhado"
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #75 Online: 18 de Dezembro de 2009, 23:41 »
Caros amigos, seis meses entre um lançamento e outro é realmente muito pouco tempo, e isto tem impacto direto na imagem do "Linux" em geral, uma vez que a nossa tão falada e sonhada "estabilidade" está indo água abaixo (Vide lançamento do Karmic Koala, foi um show de bugs dignos de um MS Vista, agora passados 30 dias a coisa tende a normalizar - Tomara!!!).
A minha maior preocupação é quanto a chegada de novos usuários nestes períodos de transição, que acabam reforçando a tese que Linux não é para pessoas "normais".
A meu ver um espaço de tempo apropriado seriam de 9 a 18 meses (Hoje contamos com atualizações "praticamente todos os dias" seja no Ubuntu, no Mandriva e por aí afora).

Offline Nossile

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Loading...
    • Ver perfil
« Resposta #76 Online: 19 de Dezembro de 2009, 01:26 »
Quer estabilidade use Debian. É um rochedo. Ubuntu é para quem quer novidade e avanços na usabilidade e isso tem um preço.

GNU/Linux não se restringe ao Ubuntu, então a imagem desse, ou qualquer depreciação da mesma, não deve ser entendida como responsabilidade do Ubuntu.

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline nemex1975

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
    • Ver perfil
    • Minha página
« Resposta #77 Online: 19 de Dezembro de 2009, 15:41 »
Bom dia.

Acho que, além de pensar em novidades e em constantes quebradas de cabeça pra saber como algo que deixou de funcionar numa nova versão pode voltar a operar, temos também que pensar no usuário comum que não quer problemas legais com senhas piratas de Windows mas que encontra uma séria dificuldade para usar o sistema, principalmente um que à cada atualização parece começar do zero, não aproveitando o que de bom e funcional tinha a versão anterior, em termos de hardwares compatíveis.

A quantidade de hardwares que simplesmente param de funcionar no Ubuntu à cada atualização é um abuso por parte dos desenvolvedores e, se eles querem ser mesmo desenvolvedores e serem vistos como pessoas que fazem um trabalho relevante, deveriam fazer a quantidade de hardwares compatíveis com o Ubuntu aumentar à cada versão e não o contrário.

Como explicar para o usuário final comum, como eu, que algo mais novo, mais versátil, mais estável simplesmente não reconhece um hardware que ele usava na versão anterior? E pior: é difícil encontrar no Fórum uma resposta satisfatória, ainda que ele tenha desenvolvedores que não se declarem como tais e que estejam lendo nossas mensagens. Se nem eles sabem dizer por que parou e quando voltará, quem saberá?

E que dizer do aproveitamento comercial do Ubuntu? Desse jeito nunca uma grande marca de PC ou Notebooks quererá usá-lo, pois terá uma dificuldade imensa para fornecer suporte para hardware à cada atualização. E desse modo sempre que instalarmos o Ubuntu em nossas máquinas não só estaremos perdendo a garantia de fábrica sobre o hardware como nos aventuraremos numa sequência muito grande de dores de cabeça.

Meu NB vinha com Win Vista, com senha legalizada, mas eu preferi instalar o Ubuntu nele... resultado: webcam funciona, microfone para Skype e aMSN não... postei perguntas sobre como fazer funcionar e até agora estou esperando um iluminado responder... volto pro Vista?

Abs.,
Nemex1975
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10

Offline Nossile

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Loading...
    • Ver perfil
« Resposta #78 Online: 19 de Dezembro de 2009, 21:15 »
...é um abuso por parte dos desenvolvedores e, se eles querem ser mesmo desenvolvedores e serem vistos como pessoas que fazem um trabalho relevante...

É muito estranho ver uma cobrança neste tom de algo que é oferecido sem nenhum custo financeiro.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline walescko

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #79 Online: 19 de Dezembro de 2009, 22:30 »
eu tinha a versão 9.04 no meu notebook, e funcionava legal, incluindo o wirelless, mas depois a atualização para 9.10 deixou de funcionar, resolvi o problema mas não conectava mais via cabo, briguei um final de semana inteiro com a máquina e nada. Resultando, reinstalei a 9.04 e resolvi atualizar novamente e ficar com conexão a cabo mas sem o wifi. Qual foi a minha surpresa, funcionou tudo legal e sem problemas...

Hoje está tudo tranquilo na minha máquina com o ubuntu, mesmo após a troca do hd e reconfigurando tudo novamente.

Além do Ubuntu tenho o Debian instalado e esse nunca deu problema depois de configurado, mandou lembranças e se tornou minha distro favorita.

Offline rudregues

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
« Resposta #80 Online: 20 de Dezembro de 2009, 11:37 »
...é um abuso por parte dos desenvolvedores e, se eles querem ser mesmo desenvolvedores e serem vistos como pessoas que fazem um trabalho relevante...

É muito estranho ver uma cobrança neste tom de algo que é oferecido sem nenhum custo financeiro.

cobrar tudo bem,mas têm que ser de maneira respeitosa e correta,por exemplo procurar entrar em contato com os desenvolvedores,acompanhar de perto o que está acontecendo ou ter alguém especificamente responsável para realizar estas tarefas

abraço galera
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline nemex1975

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
    • Ver perfil
    • Minha página
« Resposta #81 Online: 20 de Dezembro de 2009, 17:09 »

cobrar tudo bem,mas têm que ser de maneira respeitosa e correta,por exemplo procurar entrar em contato com os desenvolvedores,acompanhar de perto o que está acontecendo ou ter alguém especificamente responsável para realizar estas tarefas

abraço galera

Bom dia.
Descontextualizado assim dá mesmo a impressão de um exagero ou injustiça de minha parte.

Mas olhemos por outro lado e pensemos que aquilo que funciona numa versão deve continuar funcionando nas futuras.

Assim percebe-se que não existe exagero de minha parte, mas só uma reclamação justa de alguém que já perdeu dinheiro em hardware por conta de atualizações, não sendo rico para se dar a este luxo, e também não é inteligente o suficiente para descobrir todos os atalhos necessários para driblar estas falhas nas versões mais novas.

O "custo financeiro" está sendo suportado por mim e este custo foi exatamente o que me motivou migrar para o Linux: a promessa de um SO estável, sem licença, no qual eu conseguiria as mesmas funcionalidades que em SO's licenciados.

A bronca é apenas essa... sem desrespeito por ninguém, sem desconsiderar o esforço que é feito, mas notando que muita coisa deixa de funcionar e não poderia ser assim.
Abs.,
Nemex1975
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
« Resposta #82 Online: 20 de Dezembro de 2009, 17:11 »
As coisas não são exatamente como você acha. Algumas vezes não depende do Ubuntu dar suporte ou não a algum hardware.

Houveram alterações nos novos kernels que trouxeram problemas no suporte a algumas placas, assim vale a pena pesquisar antes de reclamar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Falhas de hardware no linux?? Veja como funciona...
« Resposta #83 Online: 20 de Dezembro de 2009, 18:10 »
As coisas não são exatamente como você acha. Algumas vezes não depende do Ubuntu dar suporte ou não a algum hardware.

Houveram alterações nos novos kernels que trouxeram problemas no suporte a algumas placas, assim vale a pena pesquisar antes de reclamar.

Muita gente não sabe mas a culpa do por que um hardware que funcionou não funcionar mais não é culpa da distribuição Ubuntu, Debian, Mandriva, etc... A culpa na maioria das vezes é do kernel e dos patches e principalmente da falta de cooperação entre as pessoas.

Isso envolve três elementos:

1 - O desenvolvedor do kernel Linus (sem x) e sua equipe de desenvolvedores
2 - Os desenvolvedores do kernel da sua distribuição (que algumas vezes criam ou portam drivers e patches )
3 - Os criadores de drivers e patches (a maioria)

Geralmente quando sai é feito um lançamento de um hardware o suporte ao mesmo não é incluído no kernel padrão (do kernel.org) então é feito um patch ou um driver separado para aquela versão estável específica do kernel lançada no momento aí os desenvolvedores do kernel da sua distribuição pegam o kernel normal inserem aquele patch e o problema está resolvido naquela versão de kernel.

O problema reside quando sai uma nova versão de kernel (do kernel.org) e mudanças radicais foram implementadas em uma determinada área que atua o driver... aí o patch simplesmente deixa de funcionar e os desenvolvedores da sua distribuição ficam de mãos atadas pois os mesmos não têm tempo suficiente para portar TODOS os patches de diversos hardwares e testá-los e aí como os kernels novos são lançados muito rapidamente não há tempo para os criadores de drivers fazerem a tempo uma versão para aquele novo kernel.

E aí vc fica sem suporte e pensa que o problema é da sua distribuição e coloca a culpa na mesma. Quando o culpado foi quem alterou o kernel padrão primeiro e não repassou as alterações feitas para os criadores de drivers.

Além disso até que o patch que faz com que o seu hardware seja suportado seja realmente inserido no kernel padrão (do kernel.org) irão se passar meses (até anos) por causa das exigências deles quanto ao código...

Isso quando a modificação não afeta os programas também que aí é ainda pior...

Na maioria das vezes é assim que acontece... Esse problema existe, merecemos respeito mas a culpa geralmente não é da sua distribuição. A culpa é da falta de cooperação e aí nos é que somos os prejudicados!!

Obrigado e Boa tarde a todos

Hqx
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2009, 18:14 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #84 Online: 20 de Dezembro de 2009, 22:55 »
Aí é que está, se os kernels mais novos continuarem dando suporte a hardware mais antigo, para agradar a gregos e troianos, não deixaria o kernel imenso? O barramento ISA, hj em dia, só em máquinas antigas mesmo, o mesmo vai acontecer no futuro com o barramento PCI, porta paralela (impressora), porta para drive de disquete e AGP, como vai ser? Até lá novas tecnologias vão substituir as atuais, como a PCI-E, os kernels para serem fluídos deverão ter tais suportes retirados, não?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #85 Online: 21 de Dezembro de 2009, 09:37 »
Aí é que está, se os kernels mais novos continuarem dando suporte a hardware mais antigo, para agradar a gregos e troianos, não deixaria o kernel imenso? O barramento ISA, hj em dia, só em máquinas antigas mesmo, o mesmo vai acontecer no futuro com o barramento PCI, porta paralela (impressora), porta para drive de disquete e AGP, como vai ser? Até lá novas tecnologias vão substituir as atuais, como a PCI-E, os kernels para serem fluídos deverão ter tais suportes retirados, não?

Esse é um problema...  O kernel precisa ser bem mais modular (mesmo sendo semi-monolítico) e o scheduler precisa ter um comportamento melhor além de ter o código simplificado (limpo) em diversas partes. O problema é quando o suporte a algo antigo conflita com algo novo.
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline rudregues

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
« Resposta #86 Online: 21 de Dezembro de 2009, 13:29 »

ué?!?!
Não existem diversas distros específicas para hardware mais antigo(as minimalistas,por exemplo) que incluem versões mais antigas do kernel que tem o suporte necessário ao que é um pouco mais antigo?
E uma dúvida,o Debian,por exemplo,pelas suas características 'conservadoras' ele deve ter melhor suporte que o Ubuntu?
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline sboorbou

• Usuário Ubuntu
  • *
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Falhas de hardware no linux?? Veja como funciona...
« Resposta #87 Online: 21 de Dezembro de 2009, 13:39 »

Muita gente não sabe mas a culpa do por que um hardware que funcionou não funcionar mais não é culpa da distribuição Ubuntu, Debian, Mandriva, etc... A culpa na maioria das vezes é do kernel e dos patches e principalmente da falta de cooperação entre as pessoas.

Isso envolve três elementos:

1 - O desenvolvedor do kernel Linus (sem x) e sua equipe de desenvolvedores
2 - Os desenvolvedores do kernel da sua distribuição (que algumas vezes criam ou portam drivers e patches )
3 - Os criadores de drivers e patches (a maioria)

Geralmente quando sai é feito um lançamento de um hardware o suporte ao mesmo não é incluído no kernel padrão (do kernel.org) então é feito um patch ou um driver separado para aquela versão estável específica do kernel lançada no momento aí os desenvolvedores do kernel da sua distribuição pegam o kernel normal inserem aquele patch e o problema está resolvido naquela versão de kernel.

O problema reside quando sai uma nova versão de kernel (do kernel.org) e mudanças radicais foram implementadas em uma determinada área que atua o driver... aí o patch simplesmente deixa de funcionar e os desenvolvedores da sua distribuição ficam de mãos atadas pois os mesmos não têm tempo suficiente para portar TODOS os patches de diversos hardwares e testá-los e aí como os kernels novos são lançados muito rapidamente não há tempo para os criadores de drivers fazerem a tempo uma versão para aquele novo kernel.

E aí vc fica sem suporte e pensa que o problema é da sua distribuição e coloca a culpa na mesma. Quando o culpado foi quem alterou o kernel padrão primeiro e não repassou as alterações feitas para os criadores de drivers.

Além disso até que o patch que faz com que o seu hardware seja suportado seja realmente inserido no kernel padrão (do kernel.org) irão se passar meses (até anos) por causa das exigências deles quanto ao código...

Isso quando a modificação não afeta os programas também que aí é ainda pior...

Na maioria das vezes é assim que acontece... Esse problema existe, merecemos respeito mas a culpa geralmente não é da sua distribuição. A culpa é da falta de cooperação e aí nos é que somos os prejudicados!!

Obrigado e Boa tarde a todos

Hqx

Eu acho que alêm de tudo o que citou é necessário incluir os fabricantes, pois não é responsabilidade dos desenvolvedores do kernel ou qualquer outra parte do sistema de SL "fazer o dispositivo funcionar" e sim de quem fabricou..... se seu hardware não funciona na distribuição... cobra quem te vendeu, para ele cobrar o fabricante....
Manda e-mail desaforado para o fabricante, pois se ele abrisse o codigo, os desenvolvedores fariam funcionar em qualquer lugar.
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline Alyscom

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
« Resposta #88 Online: 22 de Dezembro de 2009, 03:48 »
Eu acho que alêm de tudo o que citou é necessário incluir os fabricantes, pois não é responsabilidade dos desenvolvedores do kernel ou qualquer outra parte do sistema de SL "fazer o dispositivo funcionar" e sim de quem fabricou..... se seu hardware não funciona na distribuição... cobra quem te vendeu, para ele cobrar o fabricante....
Manda e-mail desaforado para o fabricante, pois se ele abrisse o codigo, os desenvolvedores fariam funcionar em qualquer lugar.
+1
Os desenvolvedores de kerneis e Distribuições deveriam fazer como a M$, não na parte do sistema :P e sim no reconhecimento de hardware!
De que adianta o Sistema ser free se tenho que gastar com o equipamento em que o mesmo vai ser inserido para que "talvez" reconheça tudo 100% ??? Ou sera que o pessoal desenvolvedor estão querendo fazer que nem a Apple ???

[]'s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #89 Online: 22 de Dezembro de 2009, 05:37 »

Concordo com a sua opinião... o fabricante tem que nos respeitar como usuários de outro S.O.

Quando falo no item "3 - Os criadores de drivers e patches (a maioria)" me refiro também aos fabricantes e pessoas que fazem os drivers e patches... afinal os mesmos também são os criadores.

Essa é a questão... com a velocidade com que o kernel é modificado... ninguém consegue fazer nada a tempo do lançamento... só depois. Não sei se vc é usuário da nvidia (ou já viu informações) de quantas vezes mudanças do código no kernel impossibilitaram a instalação da placa e depois de um tempo saiu um patch ou um novo driver para instalar.

E determinadas distribuições que tem como o perfil trazer novidades (como por exemplo o Ubuntu) vem com um kernel recente e o fabricante não teve nem tempo de adequar o driver ao novo kernel e aí o que funcionava volta a não funcionar...

Infelizmente isso acontece...

Hqx