Não, eu disse que não adianta investir em segurança que se baseia em programas.
Exemplos não faltam:
http://forum.clubedohardware.com.br/nao-consigo-remover/648984
http://forum.kaspersky.com/lofiversion/index.php/t101403.html
Pra que o anti vírus fosse útil, ele deveria impedir o usuário de instalar o trojan.
Mas vemos que na maioria das vezes ele permite:
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=158199
Bom estou meio desesperado, abri desastrosamente um cartão falso do uol, não tinha nada, mas se instalou um virus que se propaga atravez do msn
Então, se vc confia em programas de segurança, vai continuar espalhando o boato de que o Windows é inseguro.
Aí é onde está o ponto da questão! Não saio pelos fóruns ou pelo Yahoo falando mal do Windows! Embora eu até pudesse fazê-lo, pois
paguei pelo SO e
paguei por proteção e ela se revelou ruim! Se revelou ineficaz! Aí você pode dizer: Ah, mas a culpa é do seu trabalho que exige que você use pendrives de procedência desconhecida... Pois é, mas com o Linux eu posso fazer isso seguramente, e sem pagar nada!
Roleta russa?? Não.
Se vc se conscientizar de que a segurança depende de vc, todos os problemas se acabam:
Seu msn não vai mandar mensagens automatizadas(vc é esperto e não executou malwares);
Seu pendrive não sera´contaminado, pois vc desabilitou o autorun do Windows e fez uma pesquisa pra incrementar a segurança:
http://www.google.com.br/search?q=proteger+pendrive+virus
Vc não usa o IE, prefere um navegador seguro como o Fx, o Opera, o K-meleon(...). Portanto, pode navegar em sites pornôs à vontade.
Vc não vive instalando jogos, pois sabe que muitos, principalmente os freewares, vêm com trojans.
Vc não instala cracks, pois sabe que quase todos são malwares.
Vc tem noção de que não existe foto com extensão .com, exe, pif, bat, scr, vbs, js, então não vai acreditar naqueles golpes bobinhos de "você foi traído. Veja as fotos!!!!".
Vc sabe que quanto menos serviços rodando, melhor pro desempenho do computador e melhor pra segurança.
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/guia-otimizacao-windows-xp/
Vc lê o que aparece na sua frente, não fica dando "ok" adoidado(causa n° 1 das infecções. A maioria tem preguiça de ler).
Vc instrui sua família a aprender essas regras, do contrário, eles ficam proibidos de usarem o computador.
Se com essas medidas de segurança, vc for infectado, me avise. Será um caso inédito.
Vc deve estar pensando: "preciso aprender tudo isso?"
E eu respondo: e vc não está aprendendo o Linux? Por que não pode aprender o Windows que é muito mais fácil?
Na verdade eu sei de tudo isso! Usava windows, esqueceu?
Só tem um ponto aí que eu discordo, o windows não é mais "fácil", o que é fácil pra você? Fácil é um conceito muito subjetivo! Cálculo pra mim é fácil, literatura é difícil, pra você pode ser o inverso! O que torna o windows "fácil" é o fato de que ele é usado em 90% dos computadores, então a chance de você ter seu primeiro contato com windows, fazer curso de computação com windows e até memso faculdade de ciẽncias da computação usando mais windows é enorme!
Se fosse o inverso, o windows é que seria difícil! No mais, eu sei que isso é altamente subjetivo, mas para mim foi mais fácil migrar do XP pro Linux do que migar entre algumas versões do windows! Pode nem ter a ver com os sistemas mas mais com o fato de que hoje seria mais fácil migrar pra qualquer SO do que anos atrás.... de qqer forma, se hoje eu fosse começar do zero, sinceramente, não me parece que o windows seria mais fácil que o linux! Começando pelo "adicionar/remover programas" que realmente adiciona!
Pois é isso que não entendo. Vc segue uma regra muito estranha de muitos usuários de computador: se fosse no Windows, vc teria que chamar um técnico. Por que isso?
Já no Linux, o usuário tem que se matar pra resolver um problema e isso é visto como normal. Pra seguir a lógica, por que vc não chamou um técnico pra resolver o problem no Linux?
Cara, porque nunca precisei "me matar" tenho aprendido a resolver com relativa facilidade! As vezes demora, as vezes dá um pouco de trabalho (até pq conto com a ajuda de pessoas que não conheço e que estão me fazendo favor), mas resolvo! vc já percebeu que não fico falando mal do windows, mas se fosse ver as dores de cabeça que eu tive com instalação de programa, virus, as vezes que formatei o windows, problemas com rede e tantos outros, e, principalmente, agora que vejo o quanto gastei quando poderia ter alternativas equivalentes gratuitas, tenho sim o direito de chamar rwindow$! Se analisar friamente, acabava sendo rwin pra mim usar windows... Não saio falando mal porque entendo que isso é extremamente subjetivo!
Quanto a esta citação que você colocou entre as minhas:
Bom estou meio desesperado, abri desastrosamente um cartão falso do uol, não tinha nada, mas se instalou um virus que se propaga atravez do msn
Desculpe, não sei do que se trata, não fui eu quem falou isso... Sei que no Linux eu poderia clicar adoidado e sem problemas! Se pedisse a senha, aí sim eu ficaria desconfiado! Isso significa que o windows é ruim? Não, significa que para algumas pessoas o Linux é melhor!
No final das contas Max, é pura questão de opção sobre que SO usar, e, para uns, gostar do SO que usa e se chatear quando alguém fala mal dele... Normal!
Na boa, não quero te convencer a usar Linux nem vou mandar vc voltar pro windows, tanto é que até enumerei outros SO que você poderia testar, reitero que a proposta do React é bem interessante! Só acho meio lamentável que vc tenha começado com o pé esquerdo, se bem entendi tu instalou o Ubuntu, se viu incomodado com os pedidos de senha e para se livrar deles bagunçou o sistema todo... Pelo que entendi foi isso, né? Tu bagunçou o sistema porque quis mexer nas permissões. Digo que foi com o pé esquerdo porque hoje em dia tem dias que passo o dia no PC e digito minhas senha apenas uma vez, para logar no sistema... outros dias duas, para logar e para instalar as atualizações recomendadas.
Agora pense na seguinte hipótese, o cara usou Linux a vida toda, resolve "experimentar" o windows, adquire uma cópia e logo no primeiro dia tem o azar de ser infectado (digamos que ele clicou num link suspeito) e f**er com o sistema... Ora, o que aconteceu foi culpa dele (pelo menos em parte), é correto ele sair falando que o sistema não presta por causa disso? Como você, um apaixonado pelo windows reagiria a isso? Bom, acho que agora dá pra entender melhor as reações de algumas pessoas aqui no fórum, não é?
De qqer forma, embora
na minha opinião, vc tenha começado com o pé esquerdo, acho que vc fez uma coisa legal, que foi conhecer a alternativa livre! Foi o que fiz também tempos atrás, no meu caso, vi que ela atendia minhas necessidades melhor que o windows, no seu, vc viu que o windows é a melhor alternativa... Ambos só estaríamos errados se mantivéssemos nossa cabeça fechada a outras opções!
Na boa, acho que vc errou com os coments no yahoo, da mesma forma como eu acharia errado alguém ir lá falando mal gratuitamente do windows! E eu poderia perguntar quem te nomeou "salvador da humanidade"? Mas eu estaria só te provocando e o ponto não é esse! Não que vc não possa falar o que pensa,mas acho que há formas melhores de fazer isso, como estamos fazendo aqui no fórum, de forma educada, pesando prós e contras de cada SO e sem ofender ninguém!
Veja bem meu velho, já existem tantos mitos em relação ao linux, que é só linha de comando, que apenas um usuário super avançado é capaz de utilizar, etc. Eu fico pensando que se no dia em que meu windows deu pau e eu fui conhecer o Ubuntu eu tivesse visto teus coments no yahoo, talvez eu tivesse desistido antes de conhecer! Me incomodaria da mesma forma uma ofensa ratuita ao Mac OS ou mesmo ao windows! Ainda sobre os mitos, vc mesmo viu que não é assim, em um dia tu já tava mexendo nas permissões! coisa que até hoje eu não sei fazer (tudo bem que nunca quis aprender)! mas o ponto é que, como tu disse, se for pra usar só no arroz com feijão (navegar na net, editar textos...) o Ubuntu atende as necessidades do usuário comum!
Acho que esse é o ponto, vc poderia ter criticado de forma mais construtiva desde o começo! Mas isso também é
apenas minha opinião! No mais, existem xiitas de linux? Sim! Eles lhe incomodam? Pois é, incomodam a mim também! Da mesma forma que os xiitas de windows me incomodam e talvez lhe incomodem também!
Abraço véio, se cuida!