Já usei Windows NT 4.0, 95/98/Me, 2000, XP, XP 64 bits, Windows Server 2003, Seven 64 bits.
Já tive trocentos problemas, já tive que formatar por isso e aquilo, já me descabelei para instalar hardware ou software, virando noite no google.
Já cansei de ver tela azul, de ver sistema resetando no nada, especialmente nos nada saudosos 95/98/Me (as coisinhas mais frágeis e instáveis que já vi). E haja pesquisa/escovação de bit pra saber o que estava ocorrendo.
Já tive que rodar muito CCleaner e trocentos outros pra reparar um monte de tranqueiras.
Já cansei de ter que editar registro na munheca pra resolver pepinos mil, quando o CClearner e outros não resolviam.
Já instalei bilhões de antivirus, antimalware, anti isso e anti aquilo, e antivirus que dava conflito com outro que já havia sido desinstalado (absurdo, mas aconteceu).
Já cansei de ter que configurar trocentas coisas no Msconfig, usar trocentas opções das Ferramentas Administrativas, ajustar e afinar serviços e outras trocentas coisas que 90% dos usuários do fácil Windows iriam se descabelar para tentar usar.
Já cansei de apanhar para instalar rede e permissões e fazer um micro enxergar o outro. E configurar na mão DNS, Gateway, IP e etc etc etc, que a um usuário "típico" soa como língua alienígena, (mas ainda assim é absolutamente essencial para que tudo funcione)
Já cansei de socorrer amigos e familiares cujos windows não ligavam mais, ou estavam cheio de pragas, lentos, com o systray cheio de tranqueiras, ou a impressora ou o scanner ou mesmo o teclado não funcionavam mais, e tome format, install... e dali a 3 meses tudo de novo, pois o amigável sistema é tão amigável que deixa qualquer um quebrar sua espinha e suas pernas a qualquer momento.
Ou seja, já penei e MUITO, mas MUITO MESMO no Windows. Tem gente que se conforma e acha "natural" ter que formatar a máquina a cada 6 meses, e sair reinstalando tudo de novo... Eu nunca me conformei com isso, e de fato, após muita batalha, consegui uma boa estabilidade com o NT 4.0, o XP, XP 64 bits e agora com o Seven 64 bits, que considero muito bom (Com os 95/98/Me, infelizmente isso foi impossível)
Ou seja, nunca, NUNCA achei "fácil" esse tal de windows. Não mesmo.
E já cansei de ver estes mesmos amigos e familiares desesperados, arrancando os cabelos, esmurrando teclados e espatifando mouses, socando vídeos, perdendo tudo e sempre sem backup, pois acham que "isso não deveria ter acontecido". Na maioria dos casos, pura falta de conhecimento e descuido deles mesmos, mas para eles, o conceito de "fácil" é algo que não trava, que não precisa de antivirus, que não precisa de fazer backup, que não precisa desfragmentar disco e etc etc etc... pois se preocupar com tudo isso é muito complicado!!!
Pois para muita gente, tem um monte de coisa no windows que ainda é bicho de sete cabeças. Desde entender o que é uma partição até usar um compactador de arquivos.
Enfim... Depois de tanta ralação, estou achando até muito suave minha experiência bem recente com o Ubuntu. Sei que vai ser outra curva de aprendizado, e mais ralação, mas pelo menos até o momento, são até bem menos problemas que os windows de anos atrás. Mas como sou muito curioso e gosto de aprender, e não estou criando muitas expectativas pré-concebidas, está sendo até prazeiroso.
Com certeza, notei que o mundo Linux tem evoluído muito, e existem coisas bem atraentes nele. Só que sistema perfeito, isso não existe, sempre haverão coisas para corrigir, bugs pra contornar, e com certeza segredos pra desvendar, fora que muitas vezes nós cometemos erros nesse processo. O que fazer? Ora, aprender, aprender, aprender, aprender... sempre.