Autor Tópico: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009  (Lida 40252 vezes)

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #60 Online: 13 de Outubro de 2008, 16:59 »
Eu acho o seguinte, qto mais eu uso e experimento outras distribuições de Linux, mas eu adoro o meu Debian e o Ubuntu.
Concordo que as distros baseadas em Debian ou baseadas no Ubuntu, assim como as próprias Debian e Ubuntu são as melhores.
Debian é mais rápida que o Ubuntu mas tem menos facilidades e programas um pouco mais desatualizados(o que pode ser contornado usando os repositórios do Lenny ou Sid).
Ubuntu é baseado em Debian, o Big Linux é baseado em Ubuntu, o Resulinux baseado em Debian.

Segundo esse artigo do Morimoto, Debian e as "Debian-based" são hoje em dia as mais utilizadas no mundo Linux, quem não deu uma olhada vale a pena:

A árvore genealógica das distribuições Linux
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/arvore-genealogica-linux/
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #61 Online: 13 de Outubro de 2008, 21:22 »
Pergunte para quem mexe com design gráfico profissionalmente.

Pergunte pra mim então pois sou estudante de design gráfico e o Jonata desse forum  design é :)

Veja isso:
http://rafaelminatti.blogspot.com/

Ele usa Gimp, trabalha em uma agencia como design gráfico, é a ovelha negra de lá como o Jonathan do Ubuntu BR que só usa GIMP pra fazer TUDO

Veja mais aqui:

http://www.vgbr.com/forum/index.php?act=findpost&hl=&pid=490001

Isso prova que Teoria é diferente de prática. Tenho o MSN dele e no site dele tem os making offs, é só procurar.
O Gimp TALVEZ perca pro Photoshop CS pois a partir dessa versão é possível editar Filmes.

Inkscape Brasil veja as partes da screenshots no fim da página e adicione o user Aurium colaborador do INk. Ele é artista plástico. De fato Poucos Designers Gráficos usam Gimp, mas pra pintura digital, web design ele substitui o PS tranquilo. Afinal quase nenhum ser humano usa mais da metade das funções do programa da Adobe. Só troca pelo mesmo motivo do PC. Porque tá fora de moda :(

Uso mais o Photoshop 7 do que o CS2 e o CS4 vai demorar muito pra eu usar no meu Windows Original dado de graça pelo Bill Gates :)

A maioria de vocês Linuxers são muito teóricos. Eu mesmo vi como foi a tentativa inútil de instalar placa ATI radeon no Debian no note de meu amigo. Todas distros debian ou derivadas como ubuntu nao saia do X, o Cara botou modo VESA e nada. Só o  MANDRIVA que conseguiu e botou no modo VESA automaticamente.

Ah sim ele perguntou pra muita gente gabaritada, inclusive o criador do ResuLinux o 777User e meu amigo do Debian nem com reza braba teve sucesso.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2008, 22:45 por Bud Spencer »
Removido pela Moderação.

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #62 Online: 13 de Outubro de 2008, 22:19 »
@Bud Spencer

Eu conheço os trabalhos postados - foram feitos pelo moderador do fórum GIMP Brasil cujo nickname é .rafz (eu freqüento lá e já postei alguns trabalhos 'amadores' que faço para 'consumo próprio' (capas e labels de DVD). O .rafz 'detona' no GIMP/Inkscape e de minha parte, como não profissional na área - e que já usou PS nos tempos de Windows - tenho a dizer que dá para trabalhar legal com essas ferramentas.

Danpos.

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #63 Online: 13 de Outubro de 2008, 22:35 »
@Bud Spencer

Eu conheço os trabalhos postados - foram feitos pelo moderador do fórum GIMP Brasil cujo nickname é .rafz (eu freqüento lá e já postei alguns trabalhos 'amadores' que faço para 'consumo próprio' (capas e labels de DVD). O .rafz 'detona' no GIMP/Inkscape e de minha parte, como não profissional na área - e que já usou PS nos tempos de Windows - tenho a dizer que dá para trabalhar legal com essas ferramentas.

Danpos.
Sim! Podem ser até mais "limitadas", mas já que o limite do ser humano é a imaginação, então não existe limitação. É mais fácil dominar o Gimp do que o Gnu/LiNUX ou Unix ou BSDs 100%.

Em falar em Gimp me disseram que a qualidade do video do Mandriva se equipara ao do SuSe.

Até agora não vi NENHUMA crítica ruim sobre o Mandriva. Nem em sites mais conceituados. Não vi Bugs entre outras coisas.

Só mesmo falam do peso que é as ferramentas que facilitam :)
Removido pela Moderação.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #64 Online: 14 de Outubro de 2008, 02:06 »
Citar
Até agora não vi NENHUMA crítica ruim sobre o Mandriva. Nem em sites mais conceituados. Não vi Bugs entre outras coisas.
O distrowatch publicou uma nota no semanal de hoje sobre a longa (muito, mas muito longa mesmo) lista de "errata" do Mandriva 2009. E é longa de verdade. É verdade que não chega a ser uma crítica grave, mas bug é o que não falta aqui http://wiki.mandriva.com/en/2009.0_Errata Tem até um ou outro bug para o EEE. Pôxa, logo o mandriva, que tem como um grande trunfo o aclamado suporte total ao EEE... Mas é claro que esses bugs não costumam ser unanimidade, e nem são realmente muito difíceis de se corrigir. Mas que queima o filme, isso queima.
 É verdade também que esses bugs logo serão corrigidos. Provavelmente sairá uma versão 2009.1 antes de 2009. Mas a gente não deixa de notar que se eles tivessem sido menos precipitados e lançassem essa versão um pouco depois (no mesmo dia do Intrepid, por exemplo), isto não teria acontecido. Mas não importa, a gente já viu esse filme antes, no Hardy.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2008, 02:08 por 0tacon »


Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #65 Online: 14 de Outubro de 2008, 02:21 »
Não haverá uma versão 2009.1 ainda este ano, isso é absurdo!
Pessoal, usei muito o Mandriva e agora to com o Ubuntu, é uma diferença filosófica entre os dois, mas não acho um melhor que o outro, cada um tem seu nicho. O Mandriva ousa mais que o Ubuntu, é só ver o MCC dele! Mas enquanto o Ubuntu tem versões LTS (como o 8.04) o Mandriva tem apenas as versões comuns, que saem a cada 6 meses. A 2009.1 deverá sair em março/abril do ano que vem, como sempre foi. Vejam o meu caso: Vcs podem até dizer que o Mandriva ta cheio de bugs, mas pro meu notebook foi a única distro que configurou todo o hardware 100%, sem excessão. No ubuntu 8.04 faltou o wireless, que tiver que arrumar na mão e deu trabalho. Mas não quero criticar o Ubuntu, na verdade costumo defende-lo na comunidade brasileira do Mandriva. É questão de filosofia dos desenvolvedores.

- Pra quem sempre ta colocando e tirando hds do computador por exemplo, o Mandriva é a coisa mais perfeita que já vi no mundo do linux. Quem trabalha com manutenção e tal, pelo MCC vc monta, desmonta, apaga partição, cria, redimensiona. O Ubuntu não faz nada disso, mas mesmo assim estou com o Ubuntu aqui, pois para o uso no meu notebook ele possui suas vantagens!
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #66 Online: 14 de Outubro de 2008, 02:46 »
Citar
A 2009.1 deverá sair em março/abril do ano que vem, como sempre foi.
Eu não sabia disso, nunca usei o mandriva. Nesse caso, é grave mesmo. 6 meses com uma versão que mal pode ser considerada estável é bem estranho.


Offline Ernesto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #67 Online: 14 de Outubro de 2008, 06:49 »
Não haverá uma versão 2009.1 ainda este ano, isso é absurdo!
Pessoal, usei muito o Mandriva e agora to com o Ubuntu, é uma diferença filosófica entre os dois, mas não acho um melhor que o outro, cada um tem seu nicho. O Mandriva ousa mais que o Ubuntu, é só ver o MCC dele! Mas enquanto o Ubuntu tem versões LTS (como o 8.04) o Mandriva tem apenas as versões comuns, que saem a cada 6 meses. A 2009.1 deverá sair em março/abril do ano que vem, como sempre foi. Vejam o meu caso: Vcs podem até dizer que o Mandriva ta cheio de bugs, mas pro meu notebook foi a única distro que configurou todo o hardware 100%, sem excessão. No ubuntu 8.04 faltou o wireless, que tiver que arrumar na mão e deu trabalho. Mas não quero criticar o Ubuntu, na verdade costumo defende-lo na comunidade brasileira do Mandriva. É questão de filosofia dos desenvolvedores.

- Pra quem sempre ta colocando e tirando hds do computador por exemplo, o Mandriva é a coisa mais perfeita que já vi no mundo do linux. Quem trabalha com manutenção e tal, pelo MCC vc monta, desmonta, apaga partição, cria, redimensiona. O Ubuntu não faz nada disso, mas mesmo assim estou com o Ubuntu aqui, pois para o uso no meu notebook ele possui suas vantagens!
Comigo ocorre exatamente o oposto, o Ubuntu hardy heron funciona a mil maravilhas, mas o mandriva 2009 não, ( 2008.1 funciona) já testei a versão com KDE e Gnome, mas não funciona, não chega a carregar o desktop e ao encerrrar o com ctrl + alt + del o sistema trava.
Rodando pelo virtual box, pude notar melhorias no MCC, tanto do gnome como do kde, mas o gnome do mandriva é estranho, mas nada que um alt + f2 gconf-editor não resolva e deixe o nautilus identico ao usado no ubuntu.

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #68 Online: 14 de Outubro de 2008, 10:18 »
Eu não sabia disso, nunca usei o mandriva. Nesse caso, é grave mesmo. 6 meses com uma versão que mal pode ser considerada estável é bem estranho.

Dizer que o Mandriva não pode ser considerado estável é um abuso, com todo o respeito. Como eu já expliquei, quando vc cria uma distribuição que "inova" mais, provavelmente ela terá mais bugs. Mas acho as duas coisas importantes, versões LTS do Ubuntu que duram 3 anos como a 8.04 e distribuições que "inovam" mais, como o Mandriva!

Ex: O Compiz/Beryl já é configurável pelo Painel de Controle do Mandriva desde a versão 2007. No Ubuntu, eu não tenho certeza, mas acho que o Compiz/Beryl só veio um tempo depois. Pra quem não tem internet rápida, uma versão como a Powerpack do Mandriva é ideal, que já vem com diversos softwares proprietários e em DVD.

Acho que não podemos dizer que tal distro é "perfeita" ou que tal distro é uma "porcaria" levando em conta apenas nossas experiências pessoais. Ontem num Notebook CCE que veio com SATUX o Live CD do Ubuntu não rodou, mas não acho que o ubuntu seja defeituoso ou que não seja estável por isso.
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline PNicolau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #69 Online: 14 de Outubro de 2008, 15:32 »
Eu uso o Mandriva desde a versão 2007.0 e de todas as que experimentei é a que mais gostei. Já instalei a versão 2009.0 e até agora ainda não tenho grandes razões para não gostar desta nova versão (um ou outro programa que não funcione correctamente, mas nada que não se resolva rapidamente), muito pelo contrário acho que esta versão está fantástica. Uso principalmente o KDE, e acho que o KDE4 está muito funcional e também atractivo. Quanto ao GNOME ainda não tive tempo de o experimentar muito, pois não é um ambiente que eu use muito, mas pelo que já vi dele nesta versão parece-me que não teve assim muita modificação significativa (como referi não sou um utilizador frequente do GNOME).

Citar
A 2009.1 deverá sair em março/abril do ano que vem, como sempre foi.
Eu não sabia disso, nunca usei o mandriva. Nesse caso, é grave mesmo. 6 meses com uma versão que mal pode ser considerada estável é bem estranho.

Quanto ao ser estável, como referi anteriormente, ainda não tive grandes razões de queixa do 2009.0. Mas mesmo que exista algo que seja instável no sistema, não deve ser nada que uma actualização não resolva, não é necessário lançarem uma nova versão de todo o sistema para corrigirem um bug (penso eu  ???).

Uma coisa ainda não percebi bem foi a mudança de tons dos fundos do ambiente de trabalho ao longo do dia, isso é algo que acontece com imagens especificas que já vem no sistema ou é com todos os wallpapers (eu normalmente mudo para um wallpaper personalizado, não é que não goste dos fundos do Mandriva que até acho bem giros)?

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #70 Online: 14 de Outubro de 2008, 17:39 »
Até o momento eu não ví nenhum bug, tanto do KDE4.1 quanto do MDV2009, muito provavelmente os bugs que alguns estão tendo são referentes à drivers da NVidia que até agora tem uma certa cisma com o Kde4.

O sistema está excelente, sem nenhum motivo de queixas da minha parte, é lógico que se eles fizessem um Mandriva mais leve eu iria gostar muito, mas tudo funciona muito bem. Como é de costume as versões sem o .1 no final tem geralmente bugs que só seram resolvidos na próxima versão - é o que conta a lenda.

Quando foi lançado a Release do Hardy também vía-se várias pessoas do fórum dizer que não usariam a versão por conta de tantos bugs, com o passar do tempo eles vão "arredondando" o sistema até ficar numa versão estável, e daí é lançada uma nova versão com mais bugs além daqueles resolvido anteriormente. A vida é assim. Como posso comparar uma versão recem lançada com uma que já está aí há 6 meses - Simplesmente não há comparação!

As distros poderiam fazer igual ao openSUSE, lembram que a versão 11 do openSUSE levou mais que 6 meses para ser lançada? Eles se esforçaram até o sistema ficar o mais polido possível e então lançaram. Seria melhor que os quase obrigatórios 6 meses.

Se uma distro não funciona com você, não quer dizer que ela seja ruim. Ela só não funcionou com você! Ainda existem centenas de pessoas que se deram bem com ela. Se a cada problema que houvesse num sistema eu mudasse de distro, eu pararia de vez de usar computador! Paremos com essa mania de Win-User de estar falando mal, quando na verdade não tivemos paciência de usar.
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #71 Online: 14 de Outubro de 2008, 22:20 »
é isso ai deck.fox! Concordo!
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #72 Online: 15 de Outubro de 2008, 01:24 »
 Quê isso joseph, eu também prefiro o Ubuntu (e também gosto de heavy metal) mas este espaço é justamente o espaço aberto para que discutamos sobre os aspectos de todo o universo do FOSS, que de tão extenso faz o ubuntu parecer limitado, e se ficarmos restritos a ele, realmente seremos limitados.

Eu não sabia disso, nunca usei o mandriva. Nesse caso, é grave mesmo. 6 meses com uma versão que mal pode ser considerada estável é bem estranho.

Dizer que o Mandriva não pode ser considerado estável é um abuso, com todo o respeito. Como eu já expliquei, quando vc cria uma distribuição que "inova" mais, provavelmente ela terá mais bugs. Mas acho as duas coisas importantes, versões LTS do Ubuntu que duram 3 anos como a 8.04 e distribuições que "inovam" mais, como o Mandriva!

Ex: O Compiz/Beryl já é configurável pelo Painel de Controle do Mandriva desde a versão 2007. No Ubuntu, eu não tenho certeza, mas acho que o Compiz/Beryl só veio um tempo depois. Pra quem não tem internet rápida, uma versão como a Powerpack do Mandriva é ideal, que já vem com diversos softwares proprietários e em DVD.

Acho que não podemos dizer que tal distro é "perfeita" ou que tal distro é uma "porcaria" levando em conta apenas nossas experiências pessoais. Ontem num Notebook CCE que veio com SATUX o Live CD do Ubuntu não rodou, mas não acho que o ubuntu seja defeituoso ou que não seja estável por isso.
Tudo bem, respeito sua opinião também. e como eu Já disse, nunca usei o mandriva. Talvez teste-o, estou a receber um novo Disco Rígido, e vou fazer algumas partições nele para intalar outras distros (na minha lista: debian, resulinux e dreamlinux). Nunca usei nada derivado de Red Hat e estou curioso com o KDE4. Por isso minha surpresa com o tamanho da lista de bugs. Distros Linux dependem de sorte, eu já notei isto. Para alguns pode ser uma maravilha, para outros, um lixo. Alea Jacta Est!


Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #73 Online: 15 de Outubro de 2008, 14:24 »
Distros Linux dependem de sorte, eu já notei isto.
Acho que é mais ou menos isso, dependem mais é de hardware isso sim!

Aliás eu tava pensando em criar uma "lista negra" de hardwares que não se deram bem no Ubuntu, seria útil na hora que você fosse comprar um PC ou quando um usuário Windows pensasse em mudar pra Linux(quando num detecta o hardware dele o cara fica p..!!) claro que teria aquilo de: detecta agora mas depois de um tempo kernel novo e tal pode detectar...
Talvez fosse melhor uma lista negra de marcas, a SIS por exemplo num tá nem ligando pro Linux....
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline PNicolau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #74 Online: 15 de Outubro de 2008, 15:09 »
Distros Linux dependem de sorte, eu já notei isto.
Acho que é mais ou menos isso, dependem mais é de hardware isso sim!

Aliás eu tava pensando em criar uma "lista negra" de hardwares que não se deram bem no Ubuntu, seria útil na hora que você fosse comprar um PC ou quando um usuário Windows pensasse em mudar pra Linux(quando num detecta o hardware dele o cara fica p..!!) claro que teria aquilo de: detecta agora mas depois de um tempo kernel novo e tal pode detectar...
Talvez fosse melhor uma lista negra de marcas, a SIS por exemplo num tá nem ligando pro Linux....

Concordo com a tua opinião. Uma lista desse género daria uma boa ajuda para quem quiser comprar um computador novo e apenas queira usar linux nele. Eu estou a pensar em comprar um computador novo com hardware que seja de fabricantes que apoiem os sistemas Gnu/Linux, só que ainda não sei muito bem quais são esses fabricantes.