:)Bom o inicio era que não baixariam o mandriva 2009 pelos requisitos minimos.
Eu não testei o mandriva 2009, mas usei tranquilamente o 2008 com gnome em meu PC de pobre,
um positivo 1.2 mhz e 256 de Ram e para piorar a memória é onboard, não tem slot para fazer um upgrade.
mas não vou testar o mandriva pq não gostei do sistema urpmi para instalar novos programas, toda hora acusava problemas com a midia.
Uso em meu PC de pobre 4 partições aonde tenho instaladas as seguintes distros:
Ubuntu 8.04
Biglinux 4
Dreamlinux 3 - com XFCE, segundo a distro roda até com 128 de Ram
a quarta partição uso para meus arquivos, sem estar ligada como /home a nenhuma das distros, assim posso usar a que eu quiser tendo acesso aos meus arquivos sempre atualizados e ir testando as novas distros que são lançadas.
Em todas as distros uso os seguintes programas para fazer meus trabalhos:
Gimp / Inkscape / OpenOffice / Kompozer / Firefox / Thunderbird / alem dos que vem por padrões para som/video e gravação de CD/DVD.
Atualmente estou preferindo o dreamlinux por ser o mais leve e rápido, no meu caso, embora seja mais dificil de customizar do que o ubuntu, já o biglinux é excelente para quem usa o windows, minha filha e meu sobrinho, windows users por natureza, o usam sem nenhum problema.
Pessoalmente embora ache o Kde bonito e fácil, prefiro o gnome, e como disse , agora o xfce por ser + leve.
Usei por um tempo o kurumin, mas depois da saida do Morimoto ele caiu muito, hj na minha opinião ao abandonar o Debian e partir para o Kubuntu ficou muito parecido ao Biglinux, mas bem mais fraco.
O Dreamlinux peca por, sendo uma distro brasileira e excelente na minha opinião, estar toda ela em ingles por padrão, tendo você que mudar a linguagem DEPOIS da instalação, e o forum deles também é em lingua inglesa. De todos os programas que uso o único que não vem pré instalado é o Komposer, mas ele está no painel Instala-facil, uma espécie de icones mágicos do kurumin.