Autor Tópico: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009  (Lida 39709 vezes)

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Online: 09 de Outubro de 2008, 15:18 »
Pelo menos por enquanto ;D
Principalmente por causa desse 1GB recommended abaixo, mas mais por causa do 512 mb, tenho 256 mb então está fora de questão.

"Requirements

    * Processor: Any Intel®, AMD or VIA processor.
    * RAM: 512MB minimum, 1GB recommended.
    * Hard disk: 2GB minimum, 6GB recommended.
    * Graphics card: NVIDIA®, ATITM, Intel®, SiS, Matrox,VIA. 3D desktop functionality requires an NVIDIA GeForce (up to 8800), ATITM Radeon 7000 to HD 3870, or Intel® i845 to x4500HD.
    * 3D acceleration is supported on most capable hardware. For more details, check the hardware compatibility database.
    * Sound cards: All Sound Blaster, AC97 and HDA compatible cards are supported. Note: Creative Labs X-Fi cards are not currently supported.
    * DVD drive required.
    * SATA, IDE, SCSI, SAS: most controllers are supported in non-RAID mode, and some are supported in RAID mode.

List is not exhaustive: certain hardware not listed may also be supported. For more information, visit: http://hcl.mandriva.com"

Fonte: http://www.mandriva.com/en/product/mandriva-linux-one

Se alguém já testou fique a vontade para dar opiniões!
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2008, 15:38 »
O que é isto?

A fama de leveza e rapidez do GNU/LINUX tá onde nos dias de hoje?

Mas que absurdo!

Removido pela Moderação.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2008, 18:41 »
O Mandriva tá seguindo o caminho do Windows ( pesadão)
Por mim, os requisitos do Ubuntu são os melhores em relação custo/benefício para um iniciante (como eu?).
E vim pro linux principalmente por causa da "leveza".
E quanto ao mandriva, eu vejo muitas pessoas dizerem por aí na net que depois que Mandrake e Conectiva se uniram, perderam parte de sua qualidade.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2008, 22:00 »
Eu não uso o Mandriva, (e nem pretendo usar tão cedo) embora a cada versão que é lançada eu baixe só para ver como a distro está andando.

Bem, considero isso um pouco exagerado, mas a gente sabe que na verdade nem será tanto assim, talvez eles tenham colocado essa recomendação porque acreditam que seu público alvo não se importa com esse requisito ou então porque acham (com razão) que memória ram atualmente tenha se tornado um ítem de fácil acesso e a distro está otimizada para "cachear" o sistema durante o funcionamento, aumentando o desempenho geral da máquina.

Aqui uso o Ubuntu sem me preocupar com memória, com efeitos visuais e o escambau, sem falar do Azureus praticamente ligado o dia inteiro e o Firefox com várias abas abertas, tracker indexando e o preload daemon ativo, Skype e Emesene e o Banshee tocando alguma música e o meu sistema raramente passa de 600 megas de uso de memória (tenho 1 Gb) , acho pouco provável que o Mandriva com o KDE 4 e tudo mais chegue a algo muito além disso.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2008, 22:03 »
Eu uso o ubuntu, com o amsn, o skype e o firefox com 256 de ram. Mas é abrir oppen office pra tudo travar...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2008, 23:12 »
Desculpe-me todos, mas, vocês não tem idéia do que estão perdendo!!!!!!!

Ô, James estou rodando Mandriva 2009, lindíssimo aqui, com o meu modesto PcChips com 256 de mem!!!!!!

Ubuntu leve? Aonde? É a Intrepid? Por que se for a Hardy heron, não o jugo nem de longe leve, tente usar Big Linux, esse eu le garanto que é leve! Quanto a debutante do momento (Mandriva Linux) seus recursos valem muito bem cada mísero 1MB de memória.

Teste a MDV2009, se você achar ruim, é porque tem mau gosto! hehehe
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2008, 23:54 »
Eu uso o ubuntu, com o amsn, o skype e o firefox com 256 de ram. Mas é abrir oppen office pra tudo travar...

Quando eu tinha 256mb de ram, o openoffice demorava a abrir e ficava lento, mas não chegava a travar...

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #7 Online: 10 de Outubro de 2008, 00:37 »
Desculpe-me todos, mas, vocês não tem idéia do que estão perdendo!!!!!!!

Ô, James estou rodando Mandriva 2009, lindíssimo aqui, com o meu modesto PcChips com 256 de mem!!!!!!

Ubuntu leve? Aonde? É a Intrepid? Por que se for a Hardy heron, não o jugo nem de longe leve, tente usar Big Linux, esse eu le garanto que é leve! Quanto a debutante do momento (Mandriva Linux) seus recursos valem muito bem cada mísero 1MB de memória.

Teste a MDV2009, se você achar ruim, é porque tem mau gosto! hehehe

Tenho instalado aqui o SUSE 11 também, com KDE4, e mesmo eu tendo 256 de ram funciona bem, claro q num fica super rapido, mas ele simplesmente funciona bem e tem bons recursos de configuração, vamos dizer comparáveis ao Ubuntu, a única coisa que fico com o pé atrás do openSUSE é aquele acordo com a Microsoft....aí desinstalei
Quem quiser dá uma olhada: http://www.novell.com/linux/interop/

Já que vc falou que fica rápido em breve vou baixar e testar o Mandriva 2009 então.


*Aliás, Firefox e Openoffice sugam RAM, mas são as melhores opções ainda, os programas "parecidos" não são muito bons.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2008, 17:13 por james_br »
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline Skid Vicious

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2008, 05:47 »
Po gente, hoje em dia um pente de 1 giga de memoria custa cerca de 60 reais!   Não tem pq continuar usando Ubuntu com 256 né?   Evolução tem que existir, imaginem como seria complicado para as distribuições evoluírem com um compromisso de que com 256 megas de RAM o sistema vai continuar rodando bem?    ... não da!


E eu não acho Ubuntu leve não, acho que ele é rápido sim, mas precisa de bom hardware. Aqui mesmo no fórum, já li tópicos de usuários sofrendo para instalar Linux (nem Ubuntu foi) em maquinas antigas que antes rodavam XP.

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2008, 07:18 »
Eu uso o ubuntu, com o amsn, o skype e o firefox com 256 de ram. Mas é abrir oppen office pra tudo travar...

Com a distro aqui que estou usando, isso não acontece :) Também tenho 256 de RAM :)

Desculpe-me todos, mas, vocês não tem idéia do que estão perdendo!!!!!!!

Ô, James estou rodando Mandriva 2009, lindíssimo aqui, com o meu modesto PcChips com 256 de mem!!!!!!

Ubuntu leve? Aonde? É a Intrepid? Por que se for a Hardy heron, não o jugo nem de longe leve, tente usar Big Linux, esse eu le garanto que é leve! Quanto a debutante do momento (Mandriva Linux) seus recursos valem muito bem cada mísero 1MB de memória.

Teste a MDV2009, se você achar ruim, é porque tem mau gosto! hehehe
O desempenho está superior ao Gentoo e o ResuLinux? Aqui também é PCCHIPS :)


Quando eu tinha 256mb de ram, o openoffice demorava a abrir e ficava lento, mas não chegava a travar...
Rapaz... hoje em dia o Broffice é lento? Só se for no Windows :)

Po gente, hoje em dia um pente de 1 giga de memoria custa cerca de 60 reais!   Não tem pq continuar usando Ubuntu com 256 né?   Evolução tem que existir, imaginem como seria complicado para as distribuições evoluírem com um compromisso de que com 256 megas de RAM o sistema vai continuar rodando bem?    ... não da!


E eu não acho Ubuntu leve não, acho que ele é rápido sim, mas precisa de bom hardware. Aqui mesmo no fórum, já li tópicos de usuários sofrendo para instalar Linux (nem Ubuntu foi) em maquinas antigas que antes rodavam XP.

Discordo de muita coisa que você falou... a função do Gnu/Linux é rodar bem em qualquer máquina e muitas "evoluções" que ocorre nesses sistemas hoje em dia só são no aspecto estético e não funcional. Depende muito do que se quer fazer na máquina para saber quanto de RAM precisa.

O engraçado é que o Windows 98 e o XP tem muitas coisas que facilitam e não temos que pagar um "preço" pra isso. Só vejo isso no GNU/LINUX. Não sei quem disse que facilidades tem que consumir RAM. Só se tiver com frescuras...

Até hoje não descobri pra que serve o AERO do VISTA e pra que serve o COMPIZ-FUSION do Linux.

Quero saber pra que serve de verdade.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2008, 07:24 por Bud Spencer »
Removido pela Moderação.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #10 Online: 10 de Outubro de 2008, 08:12 »
Citar
(...) Até hoje não descobri pra que serve o AERO do VISTA e pra que serve o COMPIZ-FUSION do Linux.

Quero saber pra que serve de verdade.

Além do visual bem legal, tem outras utilidades:

http://hamacker.wordpress.com/2008/10/09/compiz-agrupando-janelas-separadas-ou-criando-abas-virtuais/

E com uma placa de vídeo decente (ou nem tão decente...) o sistema fica nitidamente mais "esperto" quando rodado sobre OpenGL, pelo menos em todas as máquinas que testei.

Quanto ao Aero, a única utilidade que encontrei foi de agrupar todas as janelas, uma espécie de "super alt+tab", no mais são apenas perfumarias.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #11 Online: 10 de Outubro de 2008, 17:56 »
Po gente, hoje em dia um pente de 1 giga de memoria custa cerca de 60 reais!   Não tem pq continuar usando Ubuntu com 256 né?   Evolução tem que existir, imaginem como seria complicado para as distribuições evoluírem com um compromisso de que com 256 megas de RAM o sistema vai continuar rodando bem?    ... não da!


E eu não acho Ubuntu leve não, acho que ele é rápido sim, mas precisa de bom hardware. Aqui mesmo no fórum, já li tópicos de usuários sofrendo para instalar Linux (nem Ubuntu foi) em maquinas antigas que antes rodavam XP.

OK, vc me influenciou. Comprei um pente de 1GB (só que custou mais que isso, mais foi em 3x), agora roda leviinhoo. E o melhor: minha coleção de live-cds pode ser testada. Só o Compiz não pegaga, mas daí já é vídeo...

Uma perguntinha: porque que as vezes, mesmos com RAM livre tem SWAP em uso?

PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #12 Online: 10 de Outubro de 2008, 23:29 »
Uma perguntinha: porque que as vezes, mesmos com RAM livre tem SWAP em uso?
Por causa da configuração da swappiness, eu não entendo muito(pesquise aqui no fórum) mas isso influi em como o seu pc usa a memória swap, por padrão o Ubuntu vem com swappiness=60, aih da pra alterar configurando, recomendam que para quem tem 1 Gb ou + que deixe esse valor em 10 ou 0, e pra quem tem pouca RAM que precisa de mais uso de swap, deixar valores acima de 60(padrão). Significando quanto maior esse valor maior uso de swap.

Quem tem RAM sobrando nem precisa de swap praticamente aí é só configurar pra ficar "tudo carregado na memória RAM", que é mais rápida que a swap, e os acessos a arquivos/programas ficarão mais rápidos.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2008, 01:25 por james_br »
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #13 Online: 11 de Outubro de 2008, 01:11 »
(...)estou rodando Mandriva 2009(...)
Esqueci de perguntar... Você baixou o Live-CD ou o DVD do Mandriva?
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: Porque eu não vou baixar o Mandriva 2009
« Resposta #14 Online: 11 de Outubro de 2008, 09:16 »
Eu baixei a Versão One que é a Live-Cd ela já inclui codecs, flash, etc. Há, o Kde 4.1 está muito bom, dois dias de uso e só deu um crash ontem quando retirei um folderview, e confirmando o que já li antes o KDE 4.1 é mesmo um caminho sem volta.
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"