Eu acho que está muito bom. O "problema" que você relatou, acredito ser mostrar tudo no mesmo ícone e você ter que clicar nele pra saber qual você está lidando. Eu não lembro como estava no 12.04, mas, nunca achei confuso. Demorei um pouco mais pra me acostumar do que imaginei, mas hoje em dia acho normal. O alt+tab está igual ao OS X, apesar de nunca ter usado um, isso facilita a vida de muitas pessoas.
Você clica no ícone da aplicação, se tiver mais de uma janela aberta e estiver com o foco nessa aplicação, ele da um zoom out e te mostra as janelas abertas, esperando você clicar em uma janela pra saber qual vai ganhar o foco. Se não estiverem com foco, ele dá foco a última janela que você utilizou.
Não sinto mais falta da interface antiga, alias, sinto, quando eu quero customizar alguma coisa. Não consigo ficar com a mesma interface toda hora, acho que é por isso que tenho o gnome-shell instalado.
Sobre o Chrome, eu concordo com o Linus em uma parte: o navegador aceita o comando de foco, algo que o mozilla faz, fazendo com que as janelas de popup fiquem em cima da janela que você tá vendo. Acho isso muito chato!
Mais um dos N motivos que me fazem preferir o firefox ao Chrome