Autor Tópico: Ubuntu 8.04 (hardy ... )  (Lida 207049 vezes)

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #495 Online: 01 de Maio de 2008, 00:23 »
    Quando a tela do monitor está desligada (devido a um certo tempo de inatividade ou ao uso do comando xset dpms force off), ao mexer o mouse ou apertar qualquer tecla, ao invés de voltar, a tela fica toda preta (o monitor liga, mas a tela fica preta). Ctrl+Alt+F1 seguido de Alt+F7 faz a tela voltar ao normal. Um relatório de bug já foi feito: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux-restricted-modules-2.6.24/+bug/190526.[/li][/list]
    Até o momento, este é o único problema não resolvido na minha instalação... tentei umas dicas antigas para habilitar o "suspender", mas não deu certo.

    Glauber, ao que parece é um problema da NVIDIA e já existe há bastante tempo. Dá uma olhada:

    http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=105002

    Offline glaubergoncalves

    • Usuário Ubuntu
    • *
    • Mensagens: 511
    • Ubuntu User # 10537
      • Ver perfil
    Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
    « Resposta #496 Online: 01 de Maio de 2008, 00:52 »
      Quando a tela do monitor está desligada (devido a um certo tempo de inatividade ou ao uso do comando xset dpms force off), ao mexer o mouse ou apertar qualquer tecla, ao invés de voltar, a tela fica toda preta (o monitor liga, mas a tela fica preta). Ctrl+Alt+F1 seguido de Alt+F7 faz a tela voltar ao normal. Um relatório de bug já foi feito: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux-restricted-modules-2.6.24/+bug/190526.[/li][/list]
      Até o momento, este é o único problema não resolvido na minha instalação... tentei umas dicas antigas para habilitar o "suspender", mas não deu certo.

      Glauber, ao que parece é um problema da NVIDIA e já existe há bastante tempo. Dá uma olhada:

      http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=105002

      Pois é Alex, já tem até entrada no Launchpad falando sobre isso. Tua dica foi jóia, eu tava reiniciando o X antes de lê-la, o único problema é que depois da seqüência eu caio direto no Ubuntu, sem passar pela tela de senha antes... as vezes fecho a tampa e sumo da frente do note, sem a senha me sinto meio desprotegido hehe... Se bem que para um leigo em Linux, descobrir o macete do ctrl+alt+f1+ctrl+alt+f7 deve ser mais difícil que adivinhar minha senha ushauhsaush! ;D

      Um outro probleminha que tá me enchendo o saco é que o Rhythmbox dá umas travadinhas no som de vez em quando no momento em que alterno entre janelas de programas abertos, isso é meio chato, especialmente num solo de guitarra do Pink Floyd...  :-\

      Mudando de saco pra mala e indo meio off-topic, Alex, chegou a fazer a atualização da bios no teu note? Atualizei aqui antes de atualizar o Ubuntu, não sei se foi isso que fez a diferença, mas consegui instalar o Hardy 32-bit sem precisar botar nenhum parâmetro extra no boot, nem mesmo o "noapic". E fora esses problemas que falei aqui, e mais aquele do splash screen e da musiquinha do logoff que me abandonaram, minha instalação até que tá bem redonda, não tenho muito o que reclamar!

      Offline Oni-BR-

      • Usuário Ubuntu
      • *
      • Mensagens: 191
      • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
        • Ver perfil
      Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
      « Resposta #497 Online: 01 de Maio de 2008, 05:04 »
      sacanagem!!! fui fazer a instalação do Ubuntu 8.04 LTS no micro da minha e deu pau na instalação.....ele instala tudo certinho mas na hora do reboot aparece a tela "Carregando Grub" e fica nisso um tempão!!! não aparece nenhuma opção!!!! o interessante é que eu usei o mesmo cd para instalar no meu pc e funcionou tudo direitinho.....aliás a config do micro dela esta muito semelhante ao meu....só muda o processador que o dela é um Celerom D 2.5 Ghz e o meu é um PIV HT 3.20......aconteceu isso com alguém mais????
      Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

      Offline kakita

      • Usuário Ubuntu
      • *
      • Mensagens: 285
        • Ver perfil
      Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
      « Resposta #498 Online: 01 de Maio de 2008, 08:17 »
      sacanagem!!! fui fazer a instalação do Ubuntu 8.04 LTS no micro da minha e deu pau na instalação.....ele instala tudo certinho mas na hora do reboot aparece a tela "Carregando Grub" e fica nisso um tempão!!! não aparece nenhuma opção!!!! o interessante é que eu usei o mesmo cd para instalar no meu pc e funcionou tudo direitinho.....aliás a config do micro dela esta muito semelhante ao meu....só muda o processador que o dela é um Celerom D 2.5 Ghz e o meu é um PIV HT 3.20......aconteceu isso com alguém mais????

      realmente nunca percebi este aspecto do ubuntu
      se pegarmos em 10 computadores semelhantes e instalarmos o ubuntu a partir do mesmo cd o sistema fica diferente em todos os computadores. Sinceramente não percebo este problema e se alguem sabe que me explique por fazor

      Offline Hqxriven

      • Usuário Ubuntu
      • *
      • Mensagens: 1.456
        • Ver perfil
      Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
      « Resposta #499 Online: 01 de Maio de 2008, 09:04 »
      Citar
      Um outro probleminha que tá me enchendo o saco é que o Rhythmbox dá umas travadinhas no som de vez em quando no momento em que alterno entre janelas de programas abertos, isso é meio chato, especialmente num solo de guitarra do Pink Floyd...

      O que está acontecendo com esse Ubuntu???

      Estou notando que a quantidade de usuários com problemas é maior que na versão 7.10!!!

      Acho que não era para ser lançada uma versão final agora, mais testes deveriam ser feitos.

      No 7.10 notei que os problemas ficavam mais no nível da instalação (contornável com cheatcodes) e na detecção de certos hardwares (principalmente wireless).

      No 8.04 isso melhorou já que diversos patches estão disponíveis para ele e até por padrão ele tem uma compatibilidade reforçada, apesar do kernel possuir o relatime também possui o CFS que até ficou mais rápido em operações simples, mas por falta do mtrr funcionando direito em aplicações pesadas existe um delay que fica bem notável quando se usa o hz em 250 e o consumo de memória ficou um pouco elevado pelo mesmo motivo (falta de patches da série 25 que melhoram a performance da série 2.6.24 e kernel base 2.6.24.5).

      Outro porém é que depois da instalação da versão 8.04 existem "diversos pequenos problemas chatos" para resolver que não haviam na versão 7.10.

      Sei que isso não é culpa da canonical mas sim do kernel 2.6.24, acho que certas ações deveriam ser tomadas assim como está sendo feito em distros como o Fedora e o Pardus que simplesmente fizeram "quase" uma fusão da versão 25 com a 24 para melhorar isso.

      Hqx
      Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
      Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

      Offline norio

      • Usuário Ubuntu
      • *
      • Mensagens: 65
        • Ver perfil
      Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
      « Resposta #500 Online: 01 de Maio de 2008, 10:06 »
       

      Hqxriven, vi que vc mencionou sobre o Fedora e o Pardus. Além do Ubuntu, uso o Pardus 2007.3. Por acaso já saiu nova versão? Te pergunto isso porque sempre fico pesquisando a respeito do Pardus e não vi nada sobre uma nova versão. Não menosprezando o Ubuntu, pois uso com frequencia, mas sinto-me mais tranquilo usando o Pardus devido a sua estabilidade e pela agilidade. Como eu ainda estou começando no mundo Linux, pois a mais de 8 anos vinha tentando usar o Linux, mas sempre tinha alguma coisa que pecava, e obrigatoriamente, voltava para o Windows. Desde a versão 7.04 do Ubuntu, que larguei de vez do Windows, apesar de te-lo em outro HD. Tenho o Vista instalado+SP1, funcionando muito bem e sem queixa, mas o Linux é a minha grande paixão, mesmo com alguns problemas. Pois, são os problemas que aparecem e que conseguimos resolver que fazem do Linux um S.O apaixonante. O dia que o Linux não tiver nenhum problema, for um S.O praticamente perfeito, o que seremos de nós?

      Offline Hqxriven

      • Usuário Ubuntu
      • *
      • Mensagens: 1.456
        • Ver perfil
      Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
      « Resposta #501 Online: 01 de Maio de 2008, 10:44 »


      Hqxriven, vi que vc mencionou sobre o Fedora e o Pardus. Além do Ubuntu, uso o Pardus 2007.3. Por acaso já saiu nova versão? Te pergunto isso porque sempre fico pesquisando a respeito do Pardus e não vi nada sobre uma nova versão. Não menosprezando o Ubuntu, pois uso com frequencia, mas sinto-me mais tranquilo usando o Pardus devido a sua estabilidade e pela agilidade. Como eu ainda estou começando no mundo Linux, pois a mais de 8 anos vinha tentando usar o Linux, mas sempre tinha alguma coisa que pecava, e obrigatoriamente, voltava para o Windows. Desde a versão 7.04 do Ubuntu, que larguei de vez do Windows, apesar de te-lo em outro HD. Tenho o Vista instalado+SP1, funcionando muito bem e sem queixa, mas o Linux é a minha grande paixão, mesmo com alguns problemas. Pois, são os problemas que aparecem e que conseguimos resolver que fazem do Linux um S.O apaixonante. O dia que o Linux não tiver nenhum problema, for um S.O praticamente perfeito, o que seremos de nós?

      É verdade problemas todas as distros tem... acho o KXUbuntu uma distro muito boa, só uso ela, no máximo outras distros duram 1 semana aqui enquanto o ubuntu sempre fica; mas poxa esse é um problema tão simples de resolver... até eu usuário novato resolvi com facilidade... (é melhor deixar para lá)

      Gosto do Pardus, estou acompanhando seu ritmo de desenvolvimento (principalmente a área de kernel) e é alucinante e pelo menos eles se preocupam em disponibilizar ao usuário um kernel rápido pelo menos...

      Quanto a iso da versão 2008 acredito que seja essa (AINDA EM TESTES ENTÃO DEVE TER BUGS)

      http://cekirdek.pardus.org.tr/~ekin/2008/iso/Pardus_2008-20080404.iso

      E para fazer o upgrade

      http://worldforum.pardus-linux.nl/index.php?topic=1646.0

      Hqx
      Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
      Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

      Offline alexmatos

      • Usuário Ubuntu
      • *
      • Mensagens: 792
      • Arch Linux / Ubuntu 7.04
        • Ver perfil
      Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
      « Resposta #502 Online: 01 de Maio de 2008, 11:00 »
      Pois é Alex, já tem até entrada no Launchpad falando sobre isso. Tua dica foi jóia, eu tava reiniciando o X antes de lê-la, o único problema é que depois da seqüência eu caio direto no Ubuntu, sem passar pela tela de senha antes... as vezes fecho a tampa e sumo da frente do note, sem a senha me sinto meio desprotegido hehe... Se bem que para um leigo em Linux, descobrir o macete do ctrl+alt+f1+ctrl+alt+f7 deve ser mais difícil que adivinhar minha senha ushauhsaush! ;D

      É, eu estou adiando minha migração pro Hardy por conta desse problema da nVIDIA, e enquanto não sai a versão final do Firefox.

      Mudando de saco pra mala e indo meio off-topic, Alex, chegou a fazer a atualização da bios no teu note? Atualizei aqui antes de atualizar o Ubuntu, não sei se foi isso que fez a diferença, mas consegui instalar o Hardy 32-bit sem precisar botar nenhum parâmetro extra no boot, nem mesmo o "noapic". E fora esses problemas que falei aqui, e mais aquele do splash screen e da musiquinha do logoff que me abandonaram, minha instalação até que tá bem redonda, não tenho muito o que reclamar!

      Eu atualizei a BIOS aqui, sim. Não coloquei nenhum parâmetro e rodou legal, também! A splash screen do final não aparece por problema no driver da nVIDIA (usando o genérico "nv", o splash funciona). A musiquinha de logoff eu consertei usando uma dica desse tópico, mesmo:

      http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31699.msg205852.html#msg205852

      De resto, só estou achando o Firefox + Flash um pouco instáveis. O sistema em si está bem rápido e estável. Vou esperar mais um pouco pra migrar, já que, depois que o fizer, pretendo ficar no Hardy por muito tempo.

      Offline norio

      • Usuário Ubuntu
      • *
      • Mensagens: 65
        • Ver perfil
      Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
      « Resposta #503 Online: 01 de Maio de 2008, 11:11 »


      Hqxriven, vi que vc mencionou sobre o Fedora e o Pardus. Além do Ubuntu, uso o Pardus 2007.3. Por acaso já saiu nova versão? Te pergunto isso porque sempre fico pesquisando a respeito do Pardus e não vi nada sobre uma nova versão. Não menosprezando o Ubuntu, pois uso com frequencia, mas sinto-me mais tranquilo usando o Pardus devido a sua estabilidade e pela agilidade. Como eu ainda estou começando no mundo Linux, pois a mais de 8 anos vinha tentando usar o Linux, mas sempre tinha alguma coisa que pecava, e obrigatoriamente, voltava para o Windows. Desde a versão 7.04 do Ubuntu, que larguei de vez do Windows, apesar de te-lo em outro HD. Tenho o Vista instalado+SP1, funcionando muito bem e sem queixa, mas o Linux é a minha grande paixão, mesmo com alguns problemas. Pois, são os problemas que aparecem e que conseguimos resolver que fazem do Linux um S.O apaixonante. O dia que o Linux não tiver nenhum problema, for um S.O praticamente perfeito, o que seremos de nós?

      É verdade problemas todas as distros tem... acho o KXUbuntu uma distro muito boa, só uso ela, no máximo outras distros duram 1 semana aqui enquanto o ubuntu sempre fica; mas poxa esse é um problema tão simples de resolver... até eu usuário novato resolvi com facilidade... (é melhor deixar para lá)

      Gosto do Pardus, estou acompanhando seu ritmo de desenvolvimento (principalmente a área de kernel) e é alucinante e pelo menos eles se preocupam em disponibilizar ao usuário um kernel rápido pelo menos...

      Quanto a iso da versão 2008 acredito que seja essa (AINDA EM TESTES ENTÃO DEVE TER BUGS)

      http://cekirdek.pardus.org.tr/~ekin/2008/iso/Pardus_2008-20080404.iso

      E para fazer o upgrade

      http://worldforum.pardus-linux.nl/index.php?topic=1646.0

      Hqx


      Obrigado pela resposta. Vc se diz um novato, e eu como poderia ser classificado? Tenho acompanhado as suas postagens sobre Kernel, tanto neste fórum, como no GDH. Admiro a sua vontade de estar aprendendo sempre, e também, a sua boa vontade de compartilhar com outros o conhecimento que vc vem adquirindo. Qdo. fiz faculdade, isso faz muitos anos atrás, aprendi uma coisa que me lembro até hoje.
      Conhecimento=Ciencia. Pois, Hqx, o que vc fazendo é Ciencia. E a Ciencia só evolui quando o conhecimento é compartilhado, é repassado. E isso vira uma bola de neve. Vc está no caminho certo, fazendo aquilo que vc ama e continue assim, sempre para frente.

      Abraços,

      Norio
      « Última modificação: 01 de Maio de 2008, 11:12 por norio »

      Offline Nossile

      • Usuário Ubuntu
      • *
      • Mensagens: 807
      • Loading...
        • Ver perfil
      Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
      « Resposta #504 Online: 01 de Maio de 2008, 14:59 »
      O aumento referente ao número de posts sobre problema é devido a um aumento do número de usuários. Podem ver, a maior parte são iniciantes que nunca tiveram contato com Linux.

      O Ubuntu nunca foi tão "pop" quanto agora, então atrai muito mais gente, e mesmo sendo uma versão melhor a 8.04, acaba sendo testada por um número bem maior de utilizadores com uma quantidade maior de diversos hardwares então mais problemas são encontrados.

      E por serem novos usuários, boa parte não tem experiência na busca de informações, isso pode ser verificado pela quantidade de questões repetidas a exaustão que já foram respondidas muitas vezes.

      É o preço do sucesso  ;D
      sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

      Offline BlackMoon

      • Usuário Ubuntu
      • *
      • Mensagens: 73
        • Ver perfil
      Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
      « Resposta #505 Online: 01 de Maio de 2008, 15:02 »
      O aumento referente ao número de posts sobre problema é devido a um aumento do número de usuários. Podem ver, a maior parte são iniciantes que nunca tiveram contato com Linux.

      O Ubuntu nunca foi tão "pop" quanto agora, então atrai muito mais gente, e mesmo sendo uma versão melhor a 8.04, acaba sendo testada por um número bem maior de utilizadores com uma quantidade maior de diversos hardwares então mais problemas são encontrados.

      E por serem novos usuários, boa parte não tem experiência na busca de informações, isso pode ser verificado pela quantidade de questões repetidas a exaustão que já foram respondidas muitas vezes.

      É o preço do sucesso  ;D
      Exatamente!  :D

      Offline wildner

      • Usuário Ubuntu
      • *
      • Mensagens: 193
        • Ver perfil
      Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
      « Resposta #506 Online: 01 de Maio de 2008, 15:29 »
      Meu teclado num Lock não está funcionando, aqui no forum encontrei a solução que apliquei há uns 20 dias atrás quando o 8.04 ainda era beta. Se alguém guardou ou souber a solução por gentileza me ajude a resolver.

      Abs

      Offline hedertone

      • Usuário Ubuntu
      • *
      • Mensagens: 72
        • Ver perfil
      Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
      « Resposta #507 Online: 01 de Maio de 2008, 15:53 »
      Estou com tudo ok, achei estranho a questão das partições não serem montadas no inicio, mas tudo bem, uma simples alteração do fstab e já era, mas vou aguardar para ver se irão corrigir isso...
      Devem ter feito para dar fim no problema nos icones repetidos até acharem uma solução,
      Outra coisa, até hoje nenhuma atualização aqui...
      Deve vim muita coisa por aí.

      abraço irmãos!!!

      Offline Ioca100

      • Usuário Ubuntu
      • *
      • Mensagens: 2.848
      • Rio,Brasil
        • Ver perfil
      Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
      « Resposta #508 Online: 01 de Maio de 2008, 18:14 »
      Meu teclado num Lock não está funcionando, aqui no forum encontrei a solução que apliquei há uns 20 dias atrás quando o 8.04 ainda era beta. Se alguém guardou ou souber a solução por gentileza me ajude a resolver.

      Abs
      Aqui tive esse problema, instalei pelo synaptic " numlockx" e reiniciei o sistema.
      Tem esse tópico    http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,34705.0.html
      « Última modificação: 01 de Maio de 2008, 18:21 por Ioca100 »
      Usuário Linux- 449417

      Offline alexmatos

      • Usuário Ubuntu
      • *
      • Mensagens: 792
      • Arch Linux / Ubuntu 7.04
        • Ver perfil
      Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
      « Resposta #509 Online: 01 de Maio de 2008, 18:26 »
      Outra coisa, até hoje nenhuma atualização aqui...
      Deve vim muita coisa por aí.

      Eu imagino que vá ser lançada uma versão 8.04.1 (para correção de bugs), como fizeram com a 6.06. Acho até que li na linha de tempo da versão 8.04 que estava planejado esse lançamento.