Autor Tópico: Ubuntu 8.04 (hardy ... )  (Lida 208759 vezes)

Offline Bocage

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #420 Online: 20 de Abril de 2008, 16:30 »
A mim disseram-me que ele sai na proxima quinta dia 24 de abril...
Mas alguem sabe-me disser qual é o link de onde eu posso mandar vir o ubuntu original???

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #421 Online: 20 de Abril de 2008, 16:41 »
Eu coloquei aqui o beta do hardy 64 no sábado e foram só 480MB de atualizações (hehehe) e queria saber uma coisa, se o Beta do Hardy depois de todas as atualizações vai se tornar o "definitivo" no tocante à instalação.  Sei que vai ter que baixar o cd de lançamento pra ter a versão final do sistema, mas queria saber se uma máquina com o beta instalado e com todas as atualizações é a mesma coisa que uma máquina com a versão final instalada e também com todas as atualizações.


15 pacotes atualizados até agora neste sábado.

Sistema OK.

Na teoria, é.

Na pratica, com os processos de atualização o Sistema acumula "lixo" e ocupa mais espaço.

Mas não é tanto espaço e, por isso mesmo não acho que valha a pena instalar tudo de novo.


Mas neste caso o "lixo" pode ser varrido com um apt-get clear (apt-get autoremove), certo?

O apt-get clean (não clear) retira os pacotes do cache do APT. Eu limpo após toda atualização, já que se trata de uma versão Beta/RC.

O autoremove, por sua vez, remove pacotes desnecessários que ainda estão instalados.

Por último, usar o Synaptic e clicar no botão "estado" em baixo, à esquerda, permite acesso aos pacotes da aba "não instalado (configuração residual)" que fica na caixa logo acima e marcando esses pacotes para "remoção completa" limpa um pouco mais.

Apesar de tudo isso, ainda teremos algum lixo e espaço desperdiçado.



Atualização úncia hoje, w32codecs, instalado via medibuntu.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline nautilus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #422 Online: 20 de Abril de 2008, 18:27 »
Citar
O apt-get clean (não clear) retira os pacotes do cache do APT. Eu limpo após toda atualização (...)

Podia explicar qual a vantagem de limpar os pacotes de cache do APT?

É aconselhável esta "limpeza" mesmo em versões finais, após actualizações?

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #423 Online: 20 de Abril de 2008, 18:33 »
Citar
O apt-get clean (não clear) retira os pacotes do cache do APT. Eu limpo após toda atualização (...)

Podia explicar qual a vantagem de limpar os pacotes de cache do APT?

É aconselhável esta "limpeza" mesmo em versões finais, após atualizações?

a vantagem da limpeza é o espaço que vc ganha, tipo do beta teve mais de 300 megas de atualizações,,, quase todos dias,,, se vc tiver um HD pequeno é bom limpar mesmo, eu costumo deixar um semana, e no final geral um ISO com o aptoncd e depois limpar.. ( no caso de alguma reinstalação ou nova instalação, pois posso recuperar e usar o pacotes)

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #424 Online: 20 de Abril de 2008, 18:35 »
Citar
O apt-get clean (não clear) retira os pacotes do cache do APT. Eu limpo após toda atualização (...)

Podia explicar qual a vantagem de limpar os pacotes de cache do APT?

É aconselhável esta "limpeza" mesmo em versões finais, após actualizações?

Se você não requer espaço em disco, não vejo vantagem em limpar pelos seguintes pontos:

1- Em caso de reinstalação terá que baixar o pacote novamente;
2-Caso for instalar o ubuntu em outra máquina poderá copiar estes pacotes para reduzir o tempo de donwload de atualização na nova máquina.

Uso como principio os seguintes comandos:

- apt-get autoclean (e não só clean) - Este comando somente remove os pacotes do cache que já existam versões mais novas ou na própria máquina ou no servidor
- apt-get autoremove --purge - Este sim é útil pois remove pacotes usados em instalações anteriores que não são mais necessários e com a adição do "--purge" ele inclui na remoção resíduos de configurações destes pacotes.

Espero ter ajudado e esclarecido.

Abrs.
Junior

Offline Ioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
  • "Compartilhar para tornar-se imortal"
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #425 Online: 20 de Abril de 2008, 19:18 »
Alguém consegue ouvir as rádios do sistema Globo com o Ffox 3.0b5, caso afirmativo, explique.

http://globoradio.globo.com/RadioClick/Player/1/0,,KY581681-5935,00.html

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #426 Online: 20 de Abril de 2008, 19:39 »
vcs podem limpar o cache, mas ao fazer isso, lá se vai o aptoncd pro espaço.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #427 Online: 20 de Abril de 2008, 20:58 »
Citar
O apt-get clean (não clear) retira os pacotes do cache do APT. Eu limpo após toda atualização (...)

Podia explicar qual a vantagem de limpar os pacotes de cache do APT?

É aconselhável esta "limpeza" mesmo em versões finais, após actualizações?

Se você não requer espaço em disco, não vejo vantagem em limpar pelos seguintes pontos:

1- Em caso de reinstalação terá que baixar o pacote novamente;
2-Caso for instalar o ubuntu em outra máquina poderá copiar estes pacotes para reduzir o tempo de donwload de atualização na nova máquina.

Uso como principio os seguintes comandos:

- apt-get autoclean (e não só clean) - Este comando somente remove os pacotes do cache que já existam versões mais novas ou na própria máquina ou no servidor
- apt-get autoremove --purge - Este sim é útil pois remove pacotes usados em instalações anteriores que não são mais necessários e com a adição do "--purge" ele inclui na remoção resíduos de configurações destes pacotes.

Espero ter ajudado e esclarecido.

Abrs.
Junior


Enquanto o Hardy for Beta/RC, não vale a pena manter os pacotes do cache, pois serão ou substituídos por versões mais novas ou incluídos na imagem iso da versão final, que certamente será baixada ou pedida ao ShipIt.

Depois que ele estabilizar, realmente a melhor opção é o "autoclean", bem explicado pelo colega  Junior_Sampa, ou clean + aptoncd primeiro, guardando as atualizações para a hipótese de reinstalação.

Note-se que o Hardy é LTS, com "prazo de validade" (suporte) de três anos, o que certamente permitirá gerar várias imagens pelo aptoncd.

:: Linux Registered User nº 439378 ::

alexcosta67

  • Visitante
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #428 Online: 20 de Abril de 2008, 21:13 »
Baixei o rc (alternate) agora aqui no trampo.

Depois é ir para casa e correr para o abraço.

Vamos ver como vai se comportar no meu pc velho de guerra:
PIII 800 - 256 de ram.

abraços a todos.

Me interesso muito pelo seu teste.

Aqui no trabalho uso preferencialmente o Dapper (por ser LTS) e minha vontade é instalar agora o Hardy, mas tem máquinas ainda com 256 Mb de RAM (configuração próxima de processador também) e vou esperar um retorno seu para saber se ficou bom.

Tenho boas espectativas já que existem bons relatos de diminuição do consumo de memória.

[]'s

Cristiano

Cristiano,

O unico problema que tive por enquanto é com a resolução que instalou 800 x 600, acho que não reconheceu minha placa de vídeo.

Não consegui também adicionar usuário em modo gráfico, o botão ficou desabilitado.

até agora foi o que percebi, acabei de instalar agora pouco.
Tive dificuldades para instalar pelo alternate, achei pouco intuitivo, diferentemente das instalações que fiz pelo Livecd.

Se vc quizer que eu poste resultado de algum comando é só pedir.

um grande abraço.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #429 Online: 21 de Abril de 2008, 00:28 »
Cristiano,

O unico problema que tive por enquanto é com a resolução que instalou 800 x 600, acho que não reconheceu minha placa de vídeo.

Não consegui também adicionar usuário em modo gráfico, o botão ficou desabilitado.

até agora foi o que percebi, acabei de instalar agora pouco.
Tive dificuldades para instalar pelo alternate, achei pouco intuitivo, diferentemente das instalações que fiz pelo Livecd.

Se vc quizer que eu poste resultado de algum comando é só pedir.

um grande abraço.

Criar usuário no trabalho não é problema, já que todos estão no servidor, e sobre configurar placa acredito também que não será lá grande coisa, afinal nunca tive problemas.

A pergunta mesmo é se melhorou a performace.

De qualquer forma muito obrigado pelo retorno, e vou continuar de olho nas suas mensagens... hehehe...

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #430 Online: 21 de Abril de 2008, 01:11 »
Eu acho que melhorou foi o Gnome, não o Ubuntu (quanto ao desempenho geral, obviamente).

Parece que, pela primeira vez desde que eu conheço o Gnome, uma versão mais nova ficou mais leve. Antes sempre foi o contrário.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #431 Online: 21 de Abril de 2008, 01:29 »
Eu acho que melhorou foi o Gnome, não o Ubuntu (quanto ao desempenho geral, obviamente).

Parece que, pela primeira vez desde que eu conheço o Gnome, uma versão mais nova ficou mais leve. Antes sempre foi o contrário.

O importante para mim é que o hardy melhore o desempenho de forma global, até porque  não vou me aventurar a instalar o gnome novo nas versões do atuais do Ubuntu.

Fiquei muito feliz com uma mensagem sua André falando sobre a melhora do hardy, afinal seria um sonho ter uma plataforma unificada até mesmo na versão do sistema, facilitaria muito minha vida.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline slavezerorj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
  • Slavezerorj
    • Ver perfil
    • NeoFenix - Blog - Ao infinito e alem!
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #432 Online: 21 de Abril de 2008, 01:51 »
Oi pessoALL! estive afastado alguns dias e sem o ubuntu em minha máquina. Hoje baixei a ultima versão beta e fiquei muito feliz ao ver que a instalação em Portguês Brasil rolou tranquilíisima...agora estou baixando 15 atualizações...o sistema me parece mais estável..
http://www.neofenix.wordpress.com
"Ao infinito e além!"

Offline Ernesto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #433 Online: 21 de Abril de 2008, 07:55 »
Alguém consegue ouvir as rádios do sistema Globo com o Ffox 3.0b5, caso afirmativo, explique.

http://globoradio.globo.com/RadioClick/Player/1/0,,KY581681-5935,00.html

Funcionando tranquilo aqui, instalei o gecko media player e o gnome media player da versão do gutsy 7.10 e não houve nenhuma incompatibilidade.

Offline Ioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
  • "Compartilhar para tornar-se imortal"
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #434 Online: 21 de Abril de 2008, 09:03 »
Alguém consegue ouvir as rádios do sistema Globo com o Ffox 3.0b5, caso afirmativo, explique.

http://globoradio.globo.com/RadioClick/Player/1/0,,KY581681-5935,00.html

Funcionando tranquilo aqui, instalei o gecko media player e o gnome media player da versão do gutsy 7.10 e não houve nenhuma incompatibilidade.
Aqui também tenho os dois instalados,mas não rola, antes no 7.10 + Ffox 2+ Mplayer plugin estava perfeito.
Instalei o Totem Mozilla plugin e funcionou,grato a todos.
« Última modificação: 21 de Abril de 2008, 16:23 por Ioca »