Autor Tópico: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu. E eu não disse??  (Lida 66123 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #90 Online: 22 de Janeiro de 2008, 10:52 »
Esse final de semana vou migrar pro Fedora 8. Quando sair o novo Ubuntu eu vejo como ficou.
Quero ver se consegue me atender no desktop. E pra fazer esse teste, só colocando como padrão... hehe
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Piras

  • Visitante
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #91 Online: 24 de Janeiro de 2008, 14:41 »
NOVIDADES APROVADAS PARA O FEDORA 9

Lá pelo dia 29 de abril de 2008 será lançado o Fedora 9 e muita expectativa acompanha esse lançamento por conta dos rumores de que o Fedora começa a se mostrar um forte concorrente ao Ubuntu da Canonical.
Eu não vejo as coisas por esse lado; a verdade é que o Fedora não está preocupado com o Ubuntu, mas tem como objetivo principal aprimorar-se como distribuição. O fato de estar ficando cada vez mais simples de usar e cada vez mais útil é encarado pela equipe como um processo natural e até, por que não dizer, óbvio.
Como disse antes, nem tinha sido lançado o Fedora 8 a galera já estava esquentando os motores para iniciar o desenvolvimento do Fedora 9 e agora, com tudo mais calmo depois do momento da estréia do Fedora 8, os esboços da nossa nona release estão ficando mais coesos e já é possível antever um pouco do que vem por aí:

    * Para começar, melhorias no gerenciamento dos dispositivos bluetooth serão implementadas. Telefones, palms e outros aparelhos que usem esse tipo de conexão terão um suporte mais amplo e melhorado. Essa parte ainda não começou a ser mexida, mas pelo que vi, já tem muita coisa pronta e não devidamente empacotada.
    * Clock Applet: é uma melhoria significativa naquele reloginho sem graça. Agora vai ficar mais simples gerenciar os fusos horários e até dados como nascer e pôr do sol, localização geográfica e as condições do clima.
    * Sistema de arquivos ext4: o Fedora 9 será, provavelmente, a primeira distribuição a oferecer suporte ao novíssimo ext4. Já está em 60% essa implementação que expande as funcionalidades e a capacidade do bom e velho ext3.
    * OneSecondX: Vai reduzir a inicialização e o desligamento do X para menos de um segundo. Isso significa um boot ultra rápido e um shutdown igualmente veloz. Os efeitos secundários são a troca de usuário e o logoff mais ágeis. para nossa alegria já está em 20% o grau de desenvolvimento. :-)
    * Impressão Digital: Era muito complicado colocar esses dispositivos para funcionar, mas no F9 vai ser fácil instalar aqueles dispositivos que escaneiam as marcas “dedais” (para que não confundam com digital de dígito).
    * K12Linux - LTSP: Trata-se da retomada de um antigo sucesso em terminais virtuais. Agora o Fedora terpa disponível uma aplicação de terminal virtual muito mais fácil de configurar e baseada na tecnologia de ponta do LTSP5.
    * KDE 4: Claro que o novo fedora teria que vir com o novo KDE. Essa parte dispensa comentários.
    * NetworkManager Extendido. Os desenvolvedores querem aumentar as funcionalidades do NetworkManager (incluindo até gerenciamento de redes bluetooth) e fazer com que ele esteja mais presente na vida do usuário do Fedora.
    * PackageKit: Mais um gerenciador de pacotes para o Fedora. A intenção é oferecer um software que suporta vários backends, como yum, apt e outros. Mais sobre o projeto pode ser visto aqui: www.packagekit.org
    * Redimensionamento de Partição: Já com 75% completo, este implemento vai permitir que o usuário redimensione partições via Anaconda, durante o processo de instalação. Uma velha crítica, finalmente resolvida.
    * Presto: Adiciona de vez o uso de deltarpms no Fedora. Os deltarpms conseguem diminuir em até 80% o tamanho dos downloads durante uma atualização, reaproveitando partes dos rpms antigos e baixando, de fato, somente as partes atualizadas em vez do pacote inteiro.
    * Server Provides: Padronização e implementação do smtpd.
    * TexLive: Substituindo o antigo (e abandonado) teTex, o Fedora 9 passará a utilizar o TexLive, que é uma evolução do teTeX, com muito mais funcionalidades e uma comunidade muito ativa.
    * Atualização do Servidor X: Para versões mais atuais, pelo menos até a 1.5, ou mais recente.
    * Autenticação Virtualizada: Melhora a capacidade (já presente no Fedora 8) de fazer uma autenticação remota usando Kerberos/PAM.
    * PolicyKit do Virtual Manager: Vai permitir que o Virtual Manager seja executado como um usuário sem privilégios e torna o acesso á aplicação menos complicado.
    * Virtualization Storage Management: Esta implementação permite o manuseio de volumes de armazenamento de um host convidado usando o libvirt. A integração com o SELinux será melhorada, garantindo os melhores parâmetros de segurança entre o host e o host convidado.

Embora a lista já seja bem grande, novas funcionalidades serão adicionadas ainda até o dia 4 de março de 2008. Essa lista que mencionei antes é a lista das funcionalidades aceitas para o Fedora 9 até o momento, mas existe também uma lista com as propostas que ainda serão estudadas e, caso aceitas, também serão implementadas.

Apenas para finalizar, as primeiras palavras sobre o Fedora 10 já foram ditas. Não é nada muito concreto, apenas uma festança, um logo novo e maior concentração no marketing de um modo que nunca tinha sido feito antes. =) Vem coisa boa por aí, eu garanto.

Fonte:http://lonelyspooky.com/blog/2008/01/09/fedora-9-o-que-vem-por-ai/


Realmente, uma notícia melhor que outra. Gostei especialmente da inclusão do presto, PackageKit e do ext4. O presto e uma interface gráfica melhor era o que realmente faltava para que se fizesse justiça ao YUM. E, evidentemente, a nova versão do Fedora oferecerá também aquela artwork de qualidade que já se tornou uma marca registrada do Fedora.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #92 Online: 24 de Janeiro de 2008, 15:46 »
Eu fui trocando os repositórios do PCLOS pelo Synaptic e achei um que deixou o APT+RPM dele rápido, embora o APT+DEB do Ubuntu seja muito mais rápido.

Qual repositório vc escolheu caro pinduvox? Eu to usando o debian ch.

rpm http://spout.ussg.indiana.edu/linux/pclinuxos/pclinuxos/apt/ pclinuxos/2007 main extra nonfree kde
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline ironjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #93 Online: 31 de Janeiro de 2008, 20:47 »
Fui... voltei e fiquei.

Ubuntu!

Não queria criticar ou falar das vantagens, já que amo o Linux pela liberdade de escolha. E por serem bastante diferentes ficando cada um com o que quiser de acordo com seu gosto. Mas não vejo outra opção tendo em vista esse tópico (com título marketeiro) como se o Ubuntu estivesse tanto atrás por uma ou outra atualização que tanto te gabas em contar!
Além de claramente estar querendo mostrar vantatens do Fedora sobre o Ubuntu... Porém, ao meu ponto de vista, mais desvantagens do que vantagens.

O Ubuntu tem suporte diferenciado, pelo significativo número de usuários em todo o mundo,

o synaptic (o mais pratico e importante para usuários leigos e avançados (sem comentarios)) é o melhor e não disponivel no Fedora.

A ESMAGADORA maioria dos programas são empacotados muito antes para o Ubuntu, já que possui mais usuários, mais famoso e visto melhor pelas grandes empresas como DELL dentre outras que já estão fazendo notebooks e desktops já com o UBUNTU instalado.
Desta forma temos os softwares atualizados com muito mais frequência nos repositórios além de uma gama maior de softs sem necessidade de compilação.

os pacotes .DEB daqui (também sem comparação com os RPMs de lá). Já usei bastante no suse o RPM, e acho completamente inferior comparado com a praticidade do DEB.

Pois bem... tem prós... óbvio, se não tivesse não sobreveviria e não teria como ter-mos livre escolha em distribuições que andam conforme nosso gosto , mas também é evidente que tem contras, tanto que não é tão aceita quanto o Ubuntu...

Acho esse tópico relevante em um Forum lá do fedora e não do Ubuntu. Novidades de lá... pra que aqui?? Tá precisando de propaganda?? parece... Pq quando sai uma novidade vem correndo aqui anunciar, sempre com um "não tem no ubuntu" como se forum outro não existisse. Aqui as novidades relevantes são para o Ubuntu..

minha modesta opinião!

Iron

« Última modificação: 31 de Janeiro de 2008, 21:01 por ironjunior »

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #94 Online: 31 de Janeiro de 2008, 21:17 »
Respeitando sua opinião Iron,

É importante ter a consciência de que antes de sermos fãs do Ubuntu, somos fãs de linux, fãs de liberdade e de tecnologia. Desta forma, qualquer colocação sobre outras distribuições no fórum são bem vindas! Por outro lado, é comprovado que lançamentos da versão atual do Fedora na sua grande maioria aparecem na versão seguintes no Ubuntu. Seguindo esse raciocínio, o que se faz neste post não é apologia a uma outra distro mas sim divulgação dos prováveis lançamentos da próxima versão do Ubuntu.

Eu mesmo já testei Mandriva, Suse, Fedora, Big Linux, Kurumin e aqui estou  ;)

Mas até aí, cada um com sua opinião...

Abraço
Junior

Offline ironjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #95 Online: 31 de Janeiro de 2008, 21:24 »
Mas com toda a certeza tens razão...
Falar sobre novidades, colocações sugestões concordo ser completamente bem vindo... A final... somos livres!! =)
Demonstras outras distribuições, e novidades... Tudo acho na boa!

Porém, o que apenas não concordo é com questões como a que está na relação do tópico, que ao contrario de demonstrar as novidades do fedora, infere-se a denegrir o Ubuntu (como distribuição ultrapassada). Ao menos aparenta muito bem isso.

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #96 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 13:53 »
Não senti o tópico seguir com essa conotação... No entanto, vale a atenção para que isso não ocorra, pois aí sim concordarei contigo.

Abrs.
Junior

Piras

  • Visitante
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #97 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 14:13 »
Mas com toda a certeza tens razão...
Falar sobre novidades, colocações sugestões concordo ser completamente bem vindo... A final... somos livres!! =)
Demonstras outras distribuições, e novidades... Tudo acho na boa!

Porém, o que apenas não concordo é com questões como a que está na relação do tópico, que ao contrario de demonstrar as novidades do fedora, infere-se a denegrir o Ubuntu (como distribuição ultrapassada). Ao menos aparenta muito bem isso.

Constatar que uma distro está atrasada em alguns pontos está muito longe de "denegri-la". É pura constatação; constatação que, aliás, pode ser perfeitamente contestada por quem tiver bons argumentos. Será que no momento em que muitos de nós criticamos o YUM ou as suas interfaces gráficas (eu mesmo fiz isto) nós denegrimos o Fedora? Eu não acho. Aliás, a coisa mais rara aqui no fórum é ler este tipo de reprovação quando outras distribuições são criticadas. Eu já vi outras distros serem definidas simplesmente como "lixo" sem que ninguém dissesse que o tópico ou postagem estava fora do lugar. A crítica bem fundamentada sempre tem serventia. O que sufoca a criatividade do mundo é a intolerância e o silêncio.

Piras

  • Visitante
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #98 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 07:03 »
Eu constatei hoje que o Package Kit já está disponível para o Fedora 8. O Package Kit é uma interface gráfica para gerenciamento de pacotes que funciona com vários metagerenciadores, como Conary, APT ou RPM. Alguém já experimentou o bichinho no Fedora. E que tal?

O link é este aqui:

http://www.packagekit.org/

E o repositório para o pacote RPM esta aqui:

http://people.freedesktop.org/~hughsient/fedora/

Offline acborba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 277
    • Ver perfil
    • http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14155.0.html
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #99 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 18:24 »
seguinte pessoal o que vou perguntar pode ser idiota mas vou pergunto  ;D.
Eu uso o ubuntu a alguns meses, e to com um cd live do fedora e até que estou achando interessante, gostaria de saber se TODOS os softwares que rodam no ubuntu rodam no fedora? Por exemplo prefiro o open ofice do aquele que já vem por padrão no fedora. Entre outros como amsn, amule, gdesklets, xampp, eclipse, amarok, etc
"Ubuntu Linux 8.04 / Athlon XP 2400+ / Asus A7v8x-x / GForce Fx 5200 128MB / 1GB / 80GB + 80GB"

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #100 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 18:35 »
Número de pacotes para o Ubuntu:
Ubuntu    cerca de 23,000 (data desconhecida)

Número de pacotes para o Fedora:
Fedora    cerca de 8.000 (03 de maio de 2007)

O Fedora tem bem menos pacotes, mas é provável que os programas q você citou existam para o Fedora pois são programas relativamente populares.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #101 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 08:26 »
O PackageKit vai ser um gerenciador alternativo ao Pirut ou vai ser o padrão (torço que seja esse último)? Porque depois de usar bastante o FEdora, vi que o Pirut é muito fraco!!!
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline HD883

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu. E eu não disse??
« Resposta #102 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 03:34 »
E eu não disse que aquilo que saiu no fedora 8 iria sair no novo UBUNTU?
Vejam aqui um excelente texto sobre o novo ubuntu 8.04

http://arstechnica.com/news.ars/post/20080202-first-look-ubuntu-8-04-hardy-heron-alpha-4.html

Agora comparem com o texto inicial deste tópico. ;D
Se querem saber o que vai sair no ubuntu 8.10 é só olhar as novidades do alpha do fedora 9.
http://lonelyspooky.com/blog/2008/01/09/fedora-9-o-que-vem-por-ai/

Tem sido sempre essa a tendencia. O Ubuntu copia o fedora.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2008, 06:14 por HD883 »

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu. E eu não disse??
« Resposta #103 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 12:56 »
Tem sido sempre essa a tendencia. O Ubuntu copia o fedora.

Algo errado em utlizar as novas tecnologias implementadas no Fedora?

Discutir isso é perda de tempo.

E como já dizia um trecho da Bíblia: "Examinai tudo, retém o que é bom"

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu. E eu não disse??
« Resposta #104 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 19:06 »
também ñ gostei do teor empregado pelo amigo HD883 no seu último post

Acredito que essa rivalidade de usuários das muitas distros GNU/Linux, interfaces gráficas ñ contribuem em nada ao mundo do GNU/Linux e do software livre.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469