Autor Tópico: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site oficial  (Lida 36536 vezes)

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #30 Online: 08 de Novembro de 2007, 10:10 »
O Synaptic assusta seus amigos?  Eu recomendo o Adept, eu acho muito mais completo e funcional.
Mas o adept é para o KDE aí não vai ajudar muito na minha sugestão...

Só precisa das bibliotecas básicas do KDE, acho que são só 5 pacotes.  Na verdade eu não entendo a resistência das pessoas em utilizar aplicativos do kde no gnome.  Aqui no meu gnome é k3b, adept, kaffeine, ktorrent, tudo rodando de boa, sem problema nenhum.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #31 Online: 08 de Novembro de 2007, 10:30 »
Na verdade eu não entendo a resistência das pessoas em utilizar aplicativos do kde no gnome.  Aqui no meu gnome é k3b, adept, kaffeine, ktorrent, tudo rodando de boa, sem problema nenhum.

Na verdade eu tbm nao entendo, mas só uso aplicativos do Gnome, e não gosto de nada do Kde instalado em meu sistema. Aí tu pergunta: Por quê? E eu te respondo: Sei lá! Sou purista! Se eu usasse Kde dificilmente instalaria aplicativos Gnome

Ressalva: Quando preciso usar aplicativos de ambos, instalo no pc o Xfce!  :D  :D  :D Não sei se vcs sabem, mas o Xfce é mais rapido pra rodar aplicativos de outros ambientes X. Ex: tu tá no Gnome e vai rodar aplicativos do Kde, o Xfce é mais rapido, e isso vale tbm para o contrario: tu tá no Kde e vai rodar aplicativos Gnome, o Xfce é mais rapido q o Kde nesse sentido. Os desenvolvedores do Xfce se preocuparam mais em rodar aplicativos do Gnome e do Kde do que desenvolverem seus proprios aplicativos   :-\

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #32 Online: 08 de Novembro de 2007, 10:44 »
Pelo que eu pesquisei e entendo, esse lance de ser mais rápido rodar um aplicativo nativo do ambiente não é muito significativo.  Isso só se verifica na primeira vez que um aplicativo não nativo é carregado, pq aí o ambiente precisa primeiro carregar as bibliotecas base do ambiente da aplicação.

De fato eu mesmo verifico isso aqui.  A primeira vez que uso uma aplicação kde a demora é sensivelmente maior pq o gnome carrega previamente as bibliotecas do kde para chamar a aplicação; os outros aplicativos kde já não tem essa demora pois as bibliotecas ficam carregadas na memória.

Talvez o Xfce por padrão já carregue ambas as bibliotecas na inicialização, isso deve explicar o desempenho.  Só uma dúvida:  o Xfce possui alguma aplicação própria?
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #33 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:03 »
Talvez o Xfce por padrão já carregue ambas as bibliotecas na inicialização, isso deve explicar o desempenho.  Só uma dúvida:  o Xfce possui alguma aplicação própria?

vlw pela explicação, leandro. sim sim, o Xfce possui, mas as distros que o utilizam por default já inserem aplicativos Gnome e Kde (e até ambos, como é visto em muitas Debian Likes por aí  ;))

abraçao. t+
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #34 Online: 05 de Dezembro de 2007, 00:32 »
Galera,

Minhas sugestões:
1. Deveriam antes de mais nada testar mais as novas versões, o 7.10 veio cheio de bugs, agora que o Ubuntu está mais popular a cobrança é maior.

2. Vcs sentem falta da recuperação da Lixeira? EX: Quando por engano apaga-se um arquivo seria mais fácil na lixeira ter a opção de recuperar o arquivo e tudo voltaria para o local de origem.

3. Nas pastas quando apagamos um arquivo não sei como voltar, o famoso Ctrl +Z não funciona, no Ubuntu não tem essa funcionalidade? Se não tiver mesmo, seria uma boa pedida implementarem isso.

4. Quando entro no Gmail, yahoo não consigo visualizar as fotos que quero anexar, só consegui fazer isso com o navegador Galeon, o firefox, o Opera não conseguem, não sei se é o Gnome, Ubuntu ou os Navegadores que não funcionam, mas isso é um defeito grave que o Ubuntu deveria resolver.

5. Em documentos recentes não consigo apagar apenas um arquivo tenho que apagar todos.

6. O Editor do Menu é meio chatinho eles deveriam deixar mais usável, arrasto os programos para uma nova pasta e ele duplica os locais dai tenho que desmarcar manualmente os antigos locais. Nada pratico, nada demais também.

7. O Adicionar e remover programas, synaptic e gerenciador de atualizações deveriam ser uma coisa só  ou gerenciados por um aplicativo só, isso confunde os novos usuários, além de que tornaria os menus mais enchutos, além do mais, quando se usa um, não se pode usar os outros.

8. O criador de cd/DVD deveria ser configurável, com mais recursos, assim evitariamos de ter que instalar outros programas tido k3b. Ele poderia vir simples e o usuário faria update das funções que ele faria uso, poderia até usar a engine do k3b ou de outro programa qualquer, ele seria apenas o visualização.

9. Os Scripts do Nautilus poderiam ser instalados por download, tipo o firefox diretamente do nautilus.

10. Pesquisar arquivos deveria ter opções avançadas para parametrizar a buscar e trazer apenas os resultados desejados (Imagens, Musicas, Videos, Arquivos etc). Isso é importante para quem tem muitos dados, tipo empresas.

11. As janelas deveriam ser renderizadas, mais bonitas e de boa visualização, sem perder desempenho, muitas pessoas não tem condições de instalar o compiz.

12. O Nautilus deveria abrir abas para navegação e dividir a tela como o Konqueror pois para quem tem tela grande aumentaria a funcionalidade podendo visualiar duas operações ao mesmo tempo. (Coisa trabalhador multi tarefas)

13. É impressão minha mas os programas para Linux demoram mais para abrir? O Problema está nos programas ou no Gnome, ou no Ubuntu? Deveriam melhorar o start de programas se isso tiver ocorrendo. Meu pc é razoável (AMD 64 3200 1000Ram, HD Sata, Ubuntu 7.10 32 instalação limpa da versão final) mas as vezes passo vergonha quando vou mostrar alguns programas para amigos. Quando abro o Amarok e o K3B por serem de outra biblioteca então nem se fala, talvez o Ubuntu devesse dar mais suporte para os programas do KDE, ajudar a melhorar o desempenho.

14. Implementar temas tipo o Ubuntustudio que é lindão D+ e Wallpapers Profissionais, pois aqueles que vem na instalaçao são uma vergonha se  compararmos com Suse, Fedora e Ruindus.

15. No gerenciador de instalação deveria ter uma opção bem clara e visivel para baixar os programas e suas dependências para instalações desconectadas da Net. Algumas pessoas não tem NET em casa e pegam arquivos no trabalho, no amigo, no vizinho.

16. O Wine deveria vir configurado, se isso for um problema para a Canonical, pelo menos deveria ter um script ou um opção tipo é só clicar e as configurações seriam baixadas da NET e implementadas. Programas importantes como o Office e alguns jogos deveriam vir pré-configurados tipo coloque seu cd original na bandeja e click aqui. Muitas pessoas estão acostumadas com seus prograsmas e compraram a licença, eles tem o direito de usar seu software e o Ubuntu deveria facilitar a vida deles. Tenho certeza que quando tiver programas equivalentes no Linux isso não fará mais diferença mas enquanto isso a opção deberia existir. (Momentos de transição) Gosto do openoffice e uso no trabalho mas tem coisas que não tem jeito, só no MSOffice. Para trabalhos domesticos não há o que reclamar, mas precisamos atender a todos e não apenas alguns segmentos.

Pessoal, sei que muitas coisas são de desenvolvimento do Gnome, mas como o Ubuntu adota o Gnome como interface principal, seria de  interesse ajudá-los a desenvolver estas funcionalidades.

Abs
Wildner

« Última modificação: 05 de Dezembro de 2007, 02:21 por wildner »

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #35 Online: 05 de Dezembro de 2007, 03:14 »
ae wildner, sobre o topico 13 teu.. eu não acho q seja mais lento pra iniciar, tenhu um pc muuuito mais lento q o teu e rodando o compiz.. é instantâneo.. clicou abriu.. já lá no janelas.. é uma lerdeza só..a única coisa lenta q está aqui é pra iniciar o ubuntu, agora ta demorando uma era.. mas acho q deve ser por causa do screenlets e tudo mais..
enfim..
Quanto a sujestão... não é algo q modifique toda uma vida :D, mas eu acho q a parte do grub, poderia ser mais bonita nao? com uma imagem de fundo pré configurada... é mais bonito de se ver..e não assusta tanto.. digo isso pq instalei o ubuntu na casa do meu amigo, expliquei pra ele q ele deveria escolher e tudo mais.. e ele na primeira vez ficou com medo de apertar o botao do teclado.. pensando q ainda o computador estava dando o boot, q ia estragar ou algo assim..  :D
abraços a todos..

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #36 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:11 »
ae wildner, sobre o topico 13 teu.. eu não acho q seja mais lento pra iniciar, tenhu um pc muuuito mais lento q o teu e rodando o compiz.. é instantâneo.. clicou abriu.. já lá no janelas.. é uma lerdeza só..a única coisa lenta q está aqui é pra iniciar o ubuntu, agora ta demorando uma era.. mas acho q deve ser por causa do screenlets e tudo mais..
enfim..
Quanto a sujestão... não é algo q modifique toda uma vida :D, mas eu acho q a parte do grub, poderia ser mais bonita nao? com uma imagem de fundo pré configurada... é mais bonito de se ver..e não assusta tanto.. digo isso pq instalei o ubuntu na casa do meu amigo, expliquei pra ele q ele deveria escolher e tudo mais.. e ele na primeira vez ficou com medo de apertar o botao do teclado.. pensando q ainda o computador estava dando o boot, q ia estragar ou algo assim..  :D
abraços a todos..

Que coisa... A minha esposa, que precisa usar Windows (para concursos, etc.) Usa o Ubuntu aqui em casa justamente por ser mais rápido...
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site oficial
« Resposta #37 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:40 »
Muito boas todas as sugestões. Eu só tenho uma: deixar o Ubuntu mais rápido.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #38 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:44 »
Credo, o amigo escreveu um livro  hehehe ;D
Achei interessante alguns pontos, outros eu discordei

1. Deveriam antes de mais nada testar mais as novas versões, o 7.10 veio cheio de bugs, agora que o Ubuntu está mais popular a cobrança é maior.
Essa daqui é sem comentários.  Já foi discutido em inúmeros tópicos a periodicidade de novas versões para evitar esses tipos de ocorrências.  Eu apoio o lançamento de novas versões de 8 em 8 meses, no mínimo.

Citar
2. Vcs sentem falta da recuperação da Lixeira? EX: Quando por engano apaga-se um arquivo seria mais fácil na lixeira ter a opção de recuperar o arquivo e tudo voltaria para o local de origem.
Isso realmente é irritante.  Quando vou recuperar algo da lixeira tenho que copiar o arquivo para outra pasta.  Restaurar para seu local inicial seria muito útil mesmo.

Citar
3. Nas pastas quando apagamos um arquivo não sei como voltar, o famoso Ctrl +Z não funciona, no Ubuntu não tem essa funcionalidade? Se não tiver mesmo, seria uma boa pedida implementarem isso.
O tópico anterior supriria esse detalhe.  Na realidade nunca utilizei isso quando estava no windows.

Citar
7. O Adicionar e remover programas, synaptic e gerenciador de atualizações deveriam ser uma coisa só  ou gerenciados por um aplicativo só, isso confunde os novos usuários, além de que tornaria os menus mais enchutos, além do mais, quando se usa um, não se pode usar os outros.
Não acho que deveriam ser uma coisa só, pois têm funções diferentes.  Adicionar e remover programas instala um programa completo, com bibliotecas e dependências.  O synaptic é mais específico para instalar bibliotecas específicas.  Não quero instalar um aplicativo inteiro quando quiser somente um arquivo.

Citar
9. Os Scripts do Nautilus poderiam ser instalados por download, tipo o firefox diretamente do nautilus.
Essa é ótima.  Facilitaria muito o uso do Nautilus, além de torná-lo muito mais interessante.

Citar
15. No gerenciador de instalação deveria ter uma opção bem clara e visivel para baixar os programas e suas dependências para instalações desconectadas da Net. Algumas pessoas não tem NET em casa e pegam arquivos no trabalho, no amigo, no vizinho.
Todos estamos esperando por isso.  Há algumas soluções, mas nenhuma é completa e ainda deixam a desejar.

Citar
16. O Wine deveria vir configurado, se isso for um problema para a Canonical, pelo menos deveria ter um script ou um opção tipo é só clicar e as configurações seriam baixadas da NET e implementadas. Programas importantes como o Office e alguns jogos deveriam vir pré-configurados tipo coloque seu cd original na bandeja e click aqui. Muitas pessoas estão acostumadas com seus prograsmas e compraram a licença, eles tem o direito de usar seu software e o Ubuntu deveria facilitar a vida deles. Tenho certeza que quando tiver programas equivalentes no Linux isso não fará mais diferença mas enquanto isso a opção deberia existir. (Momentos de transição) Gosto do openoffice e uso no trabalho mas tem coisas que não tem jeito, só no MSOffice. Para trabalhos domesticos não há o que reclamar, mas precisamos atender a todos e não apenas alguns segmentos.
Sem querer ofender, mas eu achei essa ridícula.  No meu ponto de vista o wine nada mais é do que um paliativo para auxiliar aos usuários a entrar no linux.  Agora, preparar o ubuntu para executar programas ms nativamente a meu ver é remar contra a maré.  As pessoas que compram licença só possuem suporte de seus softwares no sistema original.  Se vc tem certeza "que quando tiver programas equivalentes no Linux isso não fará mais diferença" então não há mais necessidade de wine, pois existe sim programas equivalentes para linux.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Evaristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site oficial
« Resposta #39 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:50 »
samuelbh, concordo contigo, de alguma maneira tornar a máquina com resposta mais rápida.

Pessoal,

em relação a um wallpaper para cada área de trabalho, há para o GNU/Linux o Wallpapoz (http://wallpapoz.akbarhome.com/) quefaz exatamente isso.

Abs.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #40 Online: 05 de Dezembro de 2007, 11:01 »
em relação a um wallpaper para cada área de trabalho, há para o GNU/Linux o Wallpapoz (http://wallpapoz.akbarhome.com/) quefaz exatamente isso.
Abs.

Gostaria de cada área de trabalho independente, com ícones e pastas individualizadas e não um desktop replicado. Existe alguma solução para isso?
Abraços.
Fred.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2007, 11:02 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #41 Online: 05 de Dezembro de 2007, 11:04 »
em relação a um wallpaper para cada área de trabalho, há para o GNU/Linux o Wallpapoz (http://wallpapoz.akbarhome.com/) quefaz exatamente isso.
Abs.

Gostaria de cada área de trabalho independente, com ícones e pastas individualizadas e não um desktop replicado. Existe alguma solução para isso?
Abraços.
Fred.

Eu havia sugerido isso também  ;D
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #42 Online: 05 de Dezembro de 2007, 11:42 »
Sem querer ofender, mas eu achei essa ridícula.  No meu ponto de vista o wine nada mais é do que um paliativo para auxiliar aos usuários a entrar no linux.  Agora, preparar o ubuntu para executar programas ms nativamente a meu ver é remar contra a maré.  As pessoas que compram licença só possuem suporte de seus softwares no sistema original.  Se vc tem certeza "que quando tiver programas equivalentes no Linux isso não fará mais diferença" então não há mais necessidade de wine, pois existe sim programas equivalentes para linux.
[/quote]

Leandro, se não quis ofender então não ofenda. "Ridicula" é uma palavra que ofende. Vc poderia se pronunciar fortemente sem usar está palavra mais radical, não acha? Tudo que escrevi no forum é opinião pessoal e nunca desrespeito as outras opiniões.

Por isso ratifico: Nas empresas o Office da MS ainda é imbativel e o Openoffice é bom e resolve muitas coisas mas falta muitas ferramentas.  E em jogos nem se fala, inclusive li em algum artigo da Net que um dos cobrões do Linux disse "que se o Linux quiser ter futuro deve investir em Jogos, diversão, entretenimento. Pois sem isso será sempre periferico e não terá o respeito que merece" Desculpe não colocar a fonte mas não lembro, mas foi esta a mensagem do cara.

Uso Linux há 5 Anos e há 2 não tenho mais em minha máquina Dual Boot e nem virtualização, o que escrevi não é para mim e para a humanidade, o mundo usa MS e se não puderem usar o que conhecem não vão mudar. Eles tem medo, muitas empresas tem medo de adotar o Linux por medo da reação de seus funcionários, da perda de produtividade, dos custos de treinamento, penso em profissionalismo, milhões de Reais rolando e decissões importantes a serem tomadas, devemos considerar tudo e todos os tipos de usuários, o Linux deve ser para todos e não para alguns grupos de pessoas.  A mudança é dificil devemos facilitar a vida daqueles que não são os experimentadores e formadores de opinião como nós. (Opinião Pessoal)

Mas valeu pelas criticas, o que seria do vermelho se todos gostassem do Azul.

Abs

Wildner


« Última modificação: 05 de Dezembro de 2007, 11:47 por wildner »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #43 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:26 »
em relação a um wallpaper para cada área de trabalho, há para o GNU/Linux o Wallpapoz (http://wallpapoz.akbarhome.com/) quefaz exatamente isso.
Abs.

Gostaria de cada área de trabalho independente, com ícones e pastas individualizadas e não um desktop replicado. Existe alguma solução para isso?
Abraços.
Fred.

Eu acho que existe sim. Acredito que com o compiz-fusion seja possível fazer isso. Tenta modificar o número de áreas de trabalho nas opções gerais.

Agora não me recordo se você deve aumentar as áreas verticais ou horizontais, mas uma delas cria mais árias replicadas, e a outra cria áreas independentes.

Não sei se é isso que você quer, mas não custa tentar aí.

Não posso testar aqui para te ajudar agora pois no computador em que estou só há windows.   
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2007, 12:32 por gabriel0085 »

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #44 Online: 05 de Dezembro de 2007, 13:37 »
olá novamente povo..rs.rs.
esqueci de postar lá encima.. outra coisa q seria interessante, seria o synaptic ou o adicionar e remover programas mostrar o tamanho do aquivo/programa q vc está marcando.. pode não ser muito útil pra qm tem trocentos hd de 200 giga, agora, pra pessoas q não tem muito espaço no hd, isso é de suma importancia..
vlw ae povo.. conforme eu vo lembrando das coisas eu vo postando aqui..rs.r.s.
ha, só mais uma coisa, depois de um tempo, alguem poderia passar essas informações aqui lá pra canonical não? pra ver o q q eles acham e tdo mais..  ;D