Autor Tópico: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site oficial  (Lida 36542 vezes)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #15 Online: 06 de Novembro de 2007, 23:22 »
me desculpe, eu me expressei mal... eu quiz dizer q o gerenciador de pacotes do fedora é mais intuitivo do q o do ubuntu, por questão de design mesmo.

Abraços,

Gaulês


hehe ok  ;) sem problemas. eu acho o yum extremamente mais bem direcionado que o apt, mas o pessoal tá fazendo um aplicativo bacana, o yumex, que é um synaptic, para o yum, sacou? tem o pirut, que seria o add/remove do ubuntu, mas eu nem uso, sou meio afixionado pelo terminal  ;)

ah, o synaptic no gutsy ficou bastante rapido, mas ir no terminal dar um yum é muito melhor que dar um apt ou, até msmo, um smart do suse

mas quando se habilita o repositorio rpmforge no RH, por exemplo, ou no CentOS, o yum fica mais lento que o Yast do Suse

cada distro na sua, neh?  ;) mas realmente, gaulês, o yum é mais intuitivo msmo, tu saca cada coisa, parece que é melhor distribuido cada passo, nao sei explicar  ;)

abraçao, meu amigo
t+
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #16 Online: 07 de Novembro de 2007, 09:56 »
Gaules,

Você já tentou ir em: "Aplicações > Adicionar/remover programas"

Pra mim já é bastante didático.


Mas na verdade há sim uma sugestão a respeito disso:

Citar
# Aprimorar a ferramenta "Adicionar/Remover programas"

    * A proposta é criar uma referência online que pudesse conter screenshots e outras características. Ao estilo "click'n'run" do Linspire que foi prometido para o Ubuntu, mas até agora nada.


ps. Sem contar que um ícone referente a isso na área de trabalho é completamente sem sentido. O Ubuntu não gosta de ícones na área de trabalho e eu prefiro assim.

tá bom... eu já fracassei três vezes na tentativa de tentar convencer meus amigos a utilizar o linux só pq eu falei a palavra "Synaptic" e quando eles foram ver se assustaram com ele... e todos falaram a frase clássica:

- O linux é ruim... é muito difícil de mexer...

eu sei q ele é fácil de mexer... tanto q eu iniciei no linux completamente sozinho e ele foi uma das ferramentas eu descobri sozinho e q me ajudou bastante... mas isso não é um caso geral...

Gaules,

Por que você recomenda aos seus amigos iniciantes que usem o synaptic quando existe uma ferramenta bem mais amigável que é o "adicionar/remover programas"?


Quando algum amigo te perguntar como se instala programas no Ubuntu é só você dizer:

1 - Vá em: aplicações > "adicionar/remover programas"
2 - Digite o nome do programa que procura, ou vá nas seções.
3 - Clique no programa desejado. O sistema irá baixar e instalar pra você.


Como alguém pode dizer que achou isso complicado?

O Synaptic é muito mais completo. Nem queira comparar uma coisa com outra
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #17 Online: 07 de Novembro de 2007, 10:02 »
Configurador automático de ADSL. É isso que o Ubuntu precisa. Pelo que eu entendi, essa ferramenta existirá.

quando o cara tem um modem bridge, clicar no item "configurar adsl", digitar usuario, senha, conectar.. Pronto. Mais uma opção no icone (deseja que seja armazenado toda vez que conectar ??). Tudo de modo gráfico e facilitado. Usuário comum não tem saco, e nem saberá ficar digitando sudo dsl-provider poff / pon --- pppoeconf, etc.

A mesma coisa é os winmodens. Vir uma tela gráfica, com todos os winmodems suportados . O usuário clica no seu, dá OK, ele instala/compila, etc... edaí, abre nova tela para digitar numero de telefone de provedor, usuário, e sai usando.

Tão dificil.. Mas no Windows isso existe faz mais de 10 anos.
Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #18 Online: 07 de Novembro de 2007, 13:40 »
O Synaptic assusta seus amigos?  Eu recomendo o Adept, eu acho muito mais completo e funcional.

Pode parecer meio utópico, mas seria interessante haver áreas de trabalho completamente independentes, cada uma com configurações próprias para atalhos, wallpapers e painéis.  Mas isso seria mais uma sugestão para o gnome.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #19 Online: 07 de Novembro de 2007, 13:57 »
Pode parecer meio utópico, mas seria interessante haver áreas de trabalho completamente independentes, cada uma com configurações próprias para atalhos, wallpapers e painéis.  Mas isso seria mais uma sugestão para o gnome.

leandro, isso acontece a nivel de distros, e nao a nivel do ambiente X. Dois exemplos: o Drak Conf do PCLinuxOS e o Yast do OpenSUSE  ;) Msmo a primeira tendo o Synaptic tbm e a segunda ter um gereciador interno ao Yast, mas tbm o Apt e tbm o SMART  ;)

concluo que não seja interesse dos desenvolvedores dos ambientes X, haja vista que unificar isso varia de distro pra distro, e concordo que seja utopico, mesmo sendo uma boa pedida  ;)

abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #20 Online: 07 de Novembro de 2007, 14:22 »
Pode parecer meio utópico, mas seria interessante haver áreas de trabalho completamente independentes, cada uma com configurações próprias para atalhos, wallpapers e painéis.  Mas isso seria mais uma sugestão para o gnome.

leandro, isso acontece a nivel de distros, e nao a nivel do ambiente X. Dois exemplos: o Drak Conf do PCLinuxOS e o Yast do OpenSUSE  ;) Msmo a primeira tendo o Synaptic tbm e a segunda ter um gereciador interno ao Yast, mas tbm o Apt e tbm o SMART  ;)

concluo que não seja interesse dos desenvolvedores dos ambientes X, haja vista que unificar isso varia de distro pra distro, e concordo que seja utopico, mesmo sendo uma boa pedida  ;)

abraços

Será que já não existe um aplicativo Linux para simular isto? Eu já havia esperimentado um, uma vez há um tempo atrás, pro XP, onde podia se customizar tudo em cada desktop.

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #21 Online: 07 de Novembro de 2007, 14:26 »
1- Trazer software para configuração dos Modems 3G/GPRS/EDGE embutidos no linux e de facil configuração...

2- Instalar o ubuntu em partições formatadas em FAT ou NTFS

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #22 Online: 07 de Novembro de 2007, 14:31 »

Será que já não existe um aplicativo Linux para simular isto? Eu já havia esperimentado um, uma vez há um tempo atrás, pro XP, onde podia se customizar tudo em cada desktop.

Abs!

Grande AquaMan, eu acho isso uma maravilha, mas os desenvolvedores de ambientes X preocupam muito com isso nao, repara pra tu ver  ;) Eles deixam isso pras distros, que sempre estão querendo apresentar algo diferencial em relação às demais. São "brigas" diferentes, se é que podemos chamar de "brigas", neh?  ;) Deveria é ser tudo junto, mesmo, o SL parece igreja evangelica, tem 500 milhoes de linhas diferentes  ;)

Abração, meu amigo. t+
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #23 Online: 07 de Novembro de 2007, 14:59 »
Grande AquaMan, eu acho isso uma maravilha, mas os desenvolvedores de ambientes X preocupam muito com isso nao, repara pra tu ver  ;) Eles deixam isso pras distros, que sempre estão querendo apresentar algo diferencial em relação às demais. São "brigas" diferentes, se é que podemos chamar de "brigas", neh?  ;) Deveria é ser tudo junto, mesmo, o SL parece igreja evangelica, tem 500 milhoes de linhas diferentes  ;)

Abração, meu amigo. t+

Saquei, amigo Eunir. Mas o que eu tinha dito era mesmo de ser um pacote que rodasse sob uma distro (de preferência Gnome que é a que eu uso  ;)) que simulasse mesmo esses vários desktops. Ou, não vamos muito longe, talvez o próprio Compiz-Fusion pudesse permitir a customização de cada uma das áreas de trabalho, salvando as configurações em disco, e tal.

De qualquer forma, sabe lá, daqui a algumas versões o que de novidade virá por aí!

Aquele abraço!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #24 Online: 07 de Novembro de 2007, 15:18 »
Ou, não vamos muito longe, talvez o próprio Compiz-Fusion pudesse permitir a customização de cada uma das áreas de trabalho, salvando as configurações em disco, e tal.

De qualquer forma, sabe lá, daqui a algumas versões o que de novidade virá por aí!

Aquele abraço!

opa, sugestão bacana, AquaMan  ;)
Fica aí nosso pequeno "debate", em prol de melhorias para nossa próxima LTS  ;)
Abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #25 Online: 07 de Novembro de 2007, 16:39 »
Será que já não existe um aplicativo Linux para simular isto? Eu já havia esperimentado um, uma vez há um tempo atrás, pro XP, onde podia se customizar tudo em cada desktop.

Abs!

Ué, eu nem sabia que o windows tinha múltiplos desktops...  ???
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #26 Online: 07 de Novembro de 2007, 17:11 »

Ué, eu nem sabia que o windows tinha múltiplos desktops...  ???


os meninos tavam discutindo aqui no forum, ontem ou anteontem, sobre como instalar o Gnome no Win XP  ;)  ;)  ;)

eu não aconselho, mas tudo bem  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #27 Online: 07 de Novembro de 2007, 18:45 »

Ué, eu nem sabia que o windows tinha múltiplos desktops...  ???


os meninos tavam discutindo aqui no forum, ontem ou anteontem, sobre como instalar o Gnome no Win XP  ;)  ;)  ;)

eu não aconselho, mas tudo bem  ;) [ ]s

 :o
Pois é, inveja mata...  Só falta agora querer desktop 3D com cubo e tudo também.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #28 Online: 07 de Novembro de 2007, 21:30 »
O Synaptic assusta seus amigos?  Eu recomendo o Adept, eu acho muito mais completo e funcional.

Mas o adept é para o KDE aí não vai ajudar muito na minha sugestão...

Além disso, não é melhor chamar o synaptic de "instalador" em vez de "gerenciador de pacotes"? eu acho q será mais compreensível para os iniciantes, apesar de, eu acho, ocorrer um erro de semântica.

Citar
cada distro na sua, neh?  Piscada mas realmente, gaulês, o yum é mais intuitivo msmo, tu saca cada coisa, parece que é melhor distribuido cada passo, nao sei explicar  Piscada

hehehe Certo, cada distro na sua, mas não é má idéia pegar algumas coisas emprestadas né?

Abraços,

Gaulês
« Última modificação: 07 de Novembro de 2007, 21:32 por gaules »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #29 Online: 07 de Novembro de 2007, 23:06 »
mas não é má idéia pegar algumas coisas emprestadas né?

Abraços,

Gaulês

hehehe ta certo  ;) abração
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)