Autor Tópico: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site oficial  (Lida 36528 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Fonte: http://www.fsckin.com/2007/10/30/in-depth-roadmap-analysis-for-ubuntu-hardy-heron-804/

Lista completa de sugestões: https://blueprints.launchpad.net/sprints/uds-boston-2007/+roadmap



Sugestões para mudanças estéticas

  • Novo tema GTK e ícones para o ubuntu 8.04
  • Slickboot
    • (Um boot completamente gráfico e em alta definição em todas as suas etapas, emulando o boot do Mac)
  • Redesign do "Sobre o ubuntu"
    • (Tornar a apresentação do Ubuntu no "menu preferências" algo mais polido.)


Sugestões para melhorar a experiência do usuário

  • Maior facilidade para adicionar repositórios extras
    • (Utilizando arquivos ".install": você baixa o arquivo, clica, o repositório é adicionado automaticamente e o programa é instalado em seguida)
  • X.Org 7.3
    • (Adicionando o "bullet proof x", que faz com que erros ao carregar o "X" - de driver de vídeo, por exemplo - não te levem ao modo texto texto e sim ao editor gráfico para o xorg)
    • (E ainda proporcionaria modo muito simples para configuração de dois monitores numa única máquina)
  • One Click Install
    • (Você clica num "link-apt" de um site, e o sistema abre o synaptic e instala o programa. Essa funcionalidade já existe no openSuse)
  • Aprimorar a ferramenta "Adicionar/Remover programas"
    • A proposta é criar uma referência online que pudesse conter screenshots e outras características. Ao estilo "click'n'run" do Linspire que foi prometido para o Ubuntu, mas até agora nada.
  • Simplificar a configuração do samba
    • (Adicionar usuários, compartilhar pastas e dispositivos, modificar senhas, tudo em modo gráfico.)
  • Diminuir o tempo de boot
    • (Usando o sistema prefetching)
  • Avisar ao usuário quando o HD estiver chegando a sua capacidade limite
    • (A idéia é criar um wizard que permita liberar espaço, ao estilo windows: limpar o cache do apt, a lixeira, remover programas pouco utilizados, etc)


Sugestões para "Rede e Segurança"

  • Configurador Dial-Up (discada) e ADSL por padrão no CD
    • (Pode-se usar a ferramenta network manager presente no fedora.)
  • Suporte a sistemas encriptados
    • (Já existe no gusty, mas apenas no modo texto. A idéia é que isso possa ser feito também de forma gráfica.)
    • (Outra sugestão é que haja outras formas de reconhecimento além de uma senha, como um arquivo-chave gravado num pendrive USB)
  • Netinstall
    • (Instalação básica via internet, sem precisar de CD. Estilo debian)


Sugestões para "Suporte"

  • Criar vídeos oficiais de ajuda
    • (Acessíveis pelo menu "preferências > ajuda e suporte")
  • Reportar bugs automaticamente
    • (Novamente ao estilo windows: Abre-se um pop-up para que o usuário envie a mensagem de erro para uma central de bugs)
  • Criação de um canal de críticas e sugestões para professores em relação ao Edubuntu
    • (Pode-se criar um fórum, lista de discussão, e-mail ou outro meio para que os pricipais interessados no sistema possam ajudar a aprimorá-lo.)
  • Identificação de localidade para suporte
    • (Após a instalação o sistema pode verificar qual a região escolhida pelo usuário e indicar os respectivos fórum e Wiki oficial)
  • Instalação a partir do windows
    • (Criaria-se um ubuntu-install.exe no CD do ubuntu para que não fosse preciso dar boot pelo CD. A instalação poderia ser feita com o Windows rodando, o que facilitaria a migração)
« Última modificação: 06 de Novembro de 2007, 05:15 por gabriel0085 »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Lista de sugestões postadas no site oficial para o "Ubuntu 8.04" - (Particip
« Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2007, 03:09 »
Este tópico é uma lista de sugestões de usuários para a nova versão do Ubuntu.

Lembrando que isso é apenas uma lista de sugestões, por isso não há garantias que esses mudanças sejam implementadas.



Estamos na fase de sugestões para a nova versão do Ubuntu.

Se você sente falta de alguma funcionalidade no Ubuntu, aproveite, dê sua sugestão também.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2007, 14:45 por gabriel0085 »

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2007, 11:45 »
Faltou pedir para criar um ícone na área de trabalho do Synaptic e torna-lo mais didático como no fedora.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2007, 11:52 »
Gaules,

Você já tentou ir em: "Aplicações > Adicionar/remover programas"

Pra mim já é bastante didático.


Mas na verdade há sim uma sugestão a respeito disso:

Citar
# Aprimorar a ferramenta "Adicionar/Remover programas"

    * A proposta é criar uma referência online que pudesse conter screenshots e outras características. Ao estilo "click'n'run" do Linspire que foi prometido para o Ubuntu, mas até agora nada.


ps. Sem contar que um ícone referente a isso na área de trabalho é completamente sem sentido. O Ubuntu não gosta de ícones na área de trabalho e eu prefiro assim.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2007, 11:57 por gabriel0085 »

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2007, 13:01 »
Imagina se todas essas sugestões forem aprovadas, não vai mais haver desculpas que ubuntu não é tão fácil para iniciantes.

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2007, 13:40 »
Gaules,

Você já tentou ir em: "Aplicações > Adicionar/remover programas"

Pra mim já é bastante didático.


Mas na verdade há sim uma sugestão a respeito disso:

Citar
# Aprimorar a ferramenta "Adicionar/Remover programas"

    * A proposta é criar uma referência online que pudesse conter screenshots e outras características. Ao estilo "click'n'run" do Linspire que foi prometido para o Ubuntu, mas até agora nada.


ps. Sem contar que um ícone referente a isso na área de trabalho é completamente sem sentido. O Ubuntu não gosta de ícones na área de trabalho e eu prefiro assim.

tá bom... eu já fracassei três vezes na tentativa de tentar convencer meus amigos a utilizar o linux só pq eu falei a palavra "Synaptic" e quando eles foram ver se assustaram com ele... e todos falaram a frase clássica:

- O linux é ruim... é muito difícil de mexer...

eu sei q ele é fácil de mexer... tanto q eu iniciei no linux completamente sozinho e ele foi uma das ferramentas eu descobri sozinho e q me ajudou bastante... mas isso não é um caso geral...
« Última modificação: 06 de Novembro de 2007, 13:42 por gaules »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2007, 14:43 »
Gaules,

Você já tentou ir em: "Aplicações > Adicionar/remover programas"

Pra mim já é bastante didático.


Mas na verdade há sim uma sugestão a respeito disso:

Citar
# Aprimorar a ferramenta "Adicionar/Remover programas"

    * A proposta é criar uma referência online que pudesse conter screenshots e outras características. Ao estilo "click'n'run" do Linspire que foi prometido para o Ubuntu, mas até agora nada.


ps. Sem contar que um ícone referente a isso na área de trabalho é completamente sem sentido. O Ubuntu não gosta de ícones na área de trabalho e eu prefiro assim.

tá bom... eu já fracassei três vezes na tentativa de tentar convencer meus amigos a utilizar o linux só pq eu falei a palavra "Synaptic" e quando eles foram ver se assustaram com ele... e todos falaram a frase clássica:

- O linux é ruim... é muito difícil de mexer...

eu sei q ele é fácil de mexer... tanto q eu iniciei no linux completamente sozinho e ele foi uma das ferramentas eu descobri sozinho e q me ajudou bastante... mas isso não é um caso geral...

Gaules,

Por que você recomenda aos seus amigos iniciantes que usem o synaptic quando existe uma ferramenta bem mais amigável que é o "adicionar/remover programas"?


Quando algum amigo te perguntar como se instala programas no Ubuntu é só você dizer:

1 - Vá em: aplicações > "adicionar/remover programas"
2 - Digite o nome do programa que procura, ou vá nas seções.
3 - Clique no programa desejado. O sistema irá baixar e instalar pra você.


Como alguém pode dizer que achou isso complicado?
« Última modificação: 06 de Novembro de 2007, 14:48 por gabriel0085 »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Uma das únicas coisas que eu 'gostava' naquele outro SO era a Restauração do Sistema, criava-se um ponto de restauração antes de instalar algum programa e/ou driver para teste, caso algo desse errado a gente restaurava ao ponto criado anteriormente

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
O melhor suporte na escrita de discos formatados em NTFS[
« Última modificação: 06 de Novembro de 2007, 15:33 por nuno_nunes »

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2007, 15:42 »
  • Maior facilidade para adicionar repositórios extras
    • (Utilizando arquivos ".install": você baixa o arquivo, clica, o repositório é adicionado automaticamente e o programa é instalado em seguida)
  • One Click Install
    • (Você clica num "link-apt" de um site, e o sistema abre o synaptic e instala o programa. Essa funcionalidade já existe no openSuse)
  • Aprimorar a ferramenta "Adicionar/Remover programas"
    • A proposta é criar uma referência online que pudesse conter screenshots e outras características. Ao estilo "click'n'run" do Linspire que foi prometido para o Ubuntu, mas até agora nada.
  • Simplificar a configuração do samba
    • (Adicionar usuários, compartilhar pastas e dispositivos, modificar senhas, tudo em modo gráfico.)
ao meu ver, essas 4 seriam legais pra implementar...

Offline barinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 218
  • Linux na veia!
    • Ver perfil
    • Barinho's Flickr!
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site oficial
« Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2007, 16:46 »
Ja com essas ideias de mudancas, ja estou achando q vira um excelente Ubuntu pela frente !
Gostei das supostas mudancas :D

[ ]s
:: Twitter | Last.fm
:: Ubuntu user #1453
:: Powered by Ubuntu

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:02 »
Faltou pedir para criar um ícone na área de trabalho do Synaptic e torna-lo mais didático como no fedora.

 ??? gaules, nao entendi nada, meu amigo

sou usuario do Fedora, aguardando ansiosamente os 2 ultimos dias para o lançamento do 8, e nunca usei Synaptic no FC  ??? Juro que não entendi, serio msmo

Nem apt tenho no me FC, só YUM msmo. Vc tá falando do Yumex, por acaso, ou do Pirut no FC?

Abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline rubenssoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2007, 19:06 »
Galera não entendi muito como dar sugestões ali se alguem puder postar minhas sugestões ficaria muito grato!

Um menor uso de memória ou seja tornar o sistema mais leve, isso pode ate incluir uma limpa no codigo do gnome que agora e patrocinado pela cannonical

e uma melhor resposta do sistema uma maneira seria a compilação dos programas de i586 para cima ou alguma outra solução

espero ue gostem se se quiserem postar escrevam da maneira que prefirirem eu so comentei oq acho que deve melhorar

edit: outra coisa que tambem acho legal e o ubuntu ter um firewall padrao e algo que aumente a segurança como se ve em distribuições como o mandriva voce configura um firewall e ainda o nivel de segurança
os usuarios com facilidade conseguiriam ficar seguros sem a necessidade de instalação de firewalls graficos
« Última modificação: 06 de Novembro de 2007, 19:08 por rubenssoto »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2007, 20:08 »
rubensoto,


concordo com duas de suas colocações:

-pacotes compilados para i686 (pois máquinas com processadores inferiores a isso devem usar o Xubuntu e não o Ubuntu)

-firestarter instalado por padrão



-------------------------

Mas sinceramente acho a primeira opção inviável, já que o Ubuntu aproveita muitos pacotes do Debian, a leveza do Debian permite seu funcionamento até em processadores mais antigos.

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (período de sugestões): Veja o que já foi sugerido no site ofici
« Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2007, 22:09 »
Gaules,

Por que você recomenda aos seus amigos iniciantes que usem o synaptic quando existe uma ferramenta bem mais amigável que é o "adicionar/remover programas"?


Quando algum amigo te perguntar como se instala programas no Ubuntu é só você dizer:

1 - Vá em: aplicações > "adicionar/remover programas"
2 - Digite o nome do programa que procura, ou vá nas seções.
3 - Clique no programa desejado. O sistema irá baixar e instalar pra você.


Como alguém pode dizer que achou isso complicado?

O "adicionar/remover programas" não tem todos os programas do synaptic, aí como o meu amigo estava tendo um problema, não me lembro qual é..., eu pedi para ele procurar um programa no synaptic... aí ele assustou.... ( tosco não?... :P)

eu disse três, mas me lembrei agora q teve um q se assustou com o terminal quando eu disse para ele escrever "sudo pppoeconf"... então foram 2 q correram do synaptic...

Citar

 Hein? gaules, nao entendi nada, meu amigo

sou usuario do Fedora, aguardando ansiosamente os 2 ultimos dias para o lançamento do 8, e nunca usei Synaptic no FC  Hein? Juro que não entendi, serio msmo

Nem apt tenho no me FC, só YUM msmo. Vc tá falando do Yumex, por acaso, ou do Pirut no FC?

me desculpe, eu me expressei mal... eu quiz dizer q o gerenciador de pacotes do fedora é mais intuitivo do q o do ubuntu, por questão de design mesmo.

Abraços,

Gaulês