Autor Tópico: Bugs encontrados no Gutsy e soluções  (Lida 101739 vezes)

alarcon

  • Visitante
Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Online: 21 de Outubro de 2007, 17:31 »
Bem resolvi escrever aqui alguns bugs que tive e as soluções de alguns deles para que seja um ponto de encontro dos usuários do Gutsy para poderem solucionar seus problemas parecidos e dar algumas dicas de soluções para outros problemas relatados ou não por aqui.

1º Problema:

Na instalação travava em 82%

Citar
Solução:

Apenas ativei a internet pelo LiveCD antes de clicar no botão instalar.


2º Problema:

Após escolher o Ubuntu no GRUB e antes de aparecer a tela do GDM pedido nome e senha, ficava numa tela preta com uma mensagem no centro falando de freqüência inadequada

Citar
Solução:

A solução é simples. Abra o arquivo /etc/usplash.conf:

sudo gedit /etc/usplash.conf

E coloque os valores correspondentes à sua resolução. No meu caso fica assim:


# Usplash configuration file
xres=1024
yres=768


Feito isso, no terminal rode o comando

sudo update-usplash-theme usplash-theme-ubuntu


3º Problema:

Nautilus não toca as músicas quando passamos com o mouse pelos arquivos de músicas.

Citar
Solução:

Instalar o pacote esound via apt-get/Synaptic. É preciso reiniciar o sistema.

OBS: Os codecs devem estar  instalados, sendo os importantes para isso (mpg123, mpg321 e gqmpeg) além de outros. Veja o tutorial Multimídia no Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) na seção Dicas e truques.


4º Problema:

Não tocava o som final de desligamento do Ubuntu

Citar
Solução:

A mesma da dica anterior, ou seja, instalar o pacote esound dos repositórios do Ubuntu.


5º Problema

Depois da tela do GDM e antes de aparecer a área de trabalho não está aparecendo o splash do ubuntu mostrando os processos sendo carregados.

Citar
Solução:

Ainda sem solução
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 15:12 por alarcon »

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2007, 17:49 »
Para min a do usplash nao deu certo, ja tentei minha config, 800x600 e varias outras e nada, apenas funciona para desligar, na hora de carregar o SO na funciona.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

alarcon

  • Visitante
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2007, 18:07 »
Para min a do usplash nao deu certo, ja tentei minha config, 800x600 e varias outras e nada, apenas funciona para desligar, na hora de carregar o SO na funciona.

Engraçado que comigo o desligamento do Gusty não tem usplash, so textos. Até mesmo no Feisty era assim e pensei que isso era normal, ou seja, que o Ubuntu não tinha uma splash para o desligamento, mas pelo que você fala e se entendi direito deveria ter, mas comigo não tem nem no Feisty.

Bom quanto o problema a dica que resoveu foi essa alterar o arquivo em questão para os valores da minha resolução e depois executar os comandos indicado par uqe as mudanças se efetivem.

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2007, 18:25 »
Só uma pergunta:
Pra um software que acabou de ser lançado, com várias versões já funcionando, não é meio estranho que só funcione com jeitinho?
Tá parecendo carro velho!
"Meu fusquinha é ótimo, mas pra ligar tem que empurrar e deixar a 3ª marcha engatada, pra escutar o som tem que segurar a antena pra fora do carro, pra abrir o porta mala tem que abrir um cadeado e desenrolar uma corrente, etc..."

Pra um carro recém-lançado deveria funcionar apenas girando a chave e pronto!
O que aconteceu com essa versão? Porque tantos bugs? Ou isso é normal?




Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2007, 18:46 »
Este bug do splash antes da área de trabalho é muito estranho... Já procurei em tudo quanto é lugar! Interessante o fato do pessoal não ter pego este problema nas fases beta... de qualquer forma não é nada grave e com certeza com postar a correção.

alarcon

  • Visitante
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2007, 18:58 »
Este bug do splash antes da área de trabalho é muito estranho... Já procurei em tudo quanto é lugar! Interessante o fato do pessoal não ter pego este problema nas fases beta... de qualquer forma não é nada grave e com certeza com postar a correção.

Talvez isso nem seja um defeito por que eles podem ter retirado este splash para deixar o sistema mais rápido no carregamento. Estou com esta impressão por que fui no Synaptic e encontrei estes pacotes: edgy-session-splashes e feisty-session-splashes, mas não encontrei nenhum referente ao Gutsy ( por exemplo, gutsy-session-splashes) e eles são os responsáveis (é o que penso) pelo splash que aparece depois do GDM e antes da área de trabalho.

alarcon

  • Visitante
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2007, 19:11 »
Só uma pergunta:
Pra um software que acabou de ser lançado, com várias versões já funcionando, não é meio estranho que só funcione com jeitinho?
Tá parecendo carro velho!
"Meu fusquinha é ótimo, mas pra ligar tem que empurrar e deixar a 3ª marcha engatada, pra escutar o som tem que segurar a antena pra fora do carro, pra abrir o porta mala tem que abrir um cadeado e desenrolar uma corrente, etc..."

Pra um carro recém-lançado deveria funcionar apenas girando a chave e pronto!
O que aconteceu com essa versão? Porque tantos bugs? Ou isso é normal?






Funcionar só com jeitinho não é para mim uma verdade, ou melhor, não acho que esta expressão está bem empregada. Penso que jeitinho é quando você usa uma solução não convencional para resolver um problema e as apresentadas aqui são soluções convencionais para se resolver estes problemas apresentados.

Se você tiver o Feisty ainda instalado e a pré-visualização de som funcionando no seu nautilus, por favor veja se o pacote esound está instalado nele para termos uma idéia.

Agora sobre bugs, sempre vão existir em qualquer distribuição recentemente lançada, ou melhor, defeito irá existir sempre que passar por mãos humanas ;D. Veja que não cometer falhas é uma tarefa impossível, principalmente em sistemas operacionais que tem uma complexidade de computadores e suas respectivas configurações.

Observe que num simples texto que você possa ler ( em revistas, Jornais , livros e etc) muito provavelmente irá encontrar muitos erros e olhe que nestes locais existem os revisores, mais algo sempre passa desapercebido por todos nós. Quem aqui já não escreveu um texto, seja para que finalidade for e leu, releu umas 5 vezes e aí imprimiu e foi dar outra lida e percebeu algum tipo de erro ( de grafia, acentuação, concordância e etc) que te deixou P* da vida por ter que refazer seu trabalho? Olhe que isso é um simples exemplo de um texto imagine um sistema operacional que foi lançado pouco tempo depois do outro (menos de 6 meses).
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 19:14 por alarcon »

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2007, 19:15 »
Este bug do splash antes da área de trabalho é muito estranho... Já procurei em tudo quanto é lugar! Interessante o fato do pessoal não ter pego este problema nas fases beta... de qualquer forma não é nada grave e com certeza com postar a correção.

Talvez isso nem seja um defeito por que eles podem ter retirado este splash para deixar o sistema mais rápido no carregamento. Estou com esta impressão por que fui no Synaptic e encontrei estes pacotes: edgy-session-splashes e feisty-session-splashes, mas não encontrei nenhum referente ao Gutsy ( por exemplo, gutsy-session-splashes) e eles são os responsáveis (é o que penso) pelo splash que aparece depois do GDM e antes da área de trabalho.

Mas se fosse pra deixar mais rápido não ficaria naquela tela laranja parado até carregar a área de trabalho...

Sei lá não removeriam um splash como esse.

alarcon

  • Visitante
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2007, 19:23 »
Como disse é uma impressão que tenho, não é uma verdade absoluta, mas para falar a verdade eu acho aquele splash completamente dispensável.

Talvez este splash esteja tão bugado que eles optaram por não colocá-lo agora. Você pode baixar os pacotes edgy-session-splashes e feisty-session-splashes e descompactá-los que verá que é exatamente o splash que você deseja, mais não tem o gutsy-session-splashes nos repositórios.

Offline Markos_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2007, 19:34 »
Essa versão ta bugadona mesmo...

Pra mim foi uma decepção... Antes não tivessem lançado agora e corrigissem os problemas antes...

alarcon

  • Visitante
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #10 Online: 21 de Outubro de 2007, 19:42 »
Essa versão ta bugadona mesmo...

Pra mim foi uma decepção... Antes não tivessem lançado agora e corrigissem os problemas antes...

É cada vez mais estou convencido de que cada caso é um caso, pois só tive estes problemas relatados e todos são simples e já foram resolvidos (quase todos). Não são assim problemas que atrapalhem o bom funcionamento do sistema, no meu caso.

Meu PC não está lento, a resolução do meu video foi corretamente configurada, as fontes estão boas, a navegação pela internet estou achando até melhor, o som funciona, meus DVDs e CDs tocam e etc.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 19:47 por alarcon »

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #11 Online: 21 de Outubro de 2007, 19:46 »
Essa versão ta bugadona mesmo...

Pra mim foi uma decepção... Antes não tivessem lançado agora e corrigissem os problemas antes...

Também concordo!
Poxa, eu passei esse versão pra várias pessoas que nunca usaram linux na vida e ninguém conseguiu instalar.
Pra mim tinha que funcionar da maneira mais simples possível. Cd no driver, particionar, instalar e pronto!

Imagina eu chegar pra um cara que nunca ouviu falar no Linux, mas que tem curiosidade de conhecer:
- Pra você instalar o ubuntu você tem que colocar o cd, lembrar que a internet tá aberta (quem não tem internet não tem nem vez!), quando ficar tudo preto e o monitor perder o sinal você dá um sudo dpkg-reconfigure xxx, o som só vai funcionar depois que você der um sudo apt-get esound, etc....

Na boa, nem eu to querendo mudar... Vou continuar com o meu já configurado 7.04!
Fizeram um marketing do software grande e ele não atendeu as espectativas! Pelo menos a instalação...

alarcon

  • Visitante
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2007, 19:50 »
Essa versão ta bugadona mesmo...

Pra mim foi uma decepção... Antes não tivessem lançado agora e corrigissem os problemas antes...

Também concordo!
Poxa, eu passei esse versão pra várias pessoas que nunca usaram linux na vida e ninguém conseguiu instalar.
Pra mim tinha que funcionar da maneira mais simples possível. Cd no driver, particionar, instalar e pronto!

Imagina eu chegar pra um cara que nunca ouviu falar no Linux, mas que tem curiosidade de conhecer:
- Pra você instalar o ubuntu você tem que colocar o cd, lembrar que a internet tá aberta (quem não tem internet não tem nem vez!), quando ficar tudo preto e o monitor perder o sinal você dá um sudo dpkg-reconfigure xxx, o som só vai funcionar depois que você der um sudo apt-get esound, etc....

Na boa, nem eu to querendo mudar... Vou continuar com o meu já configurado 7.04!
Fizeram um marketing do software grande e ele não atendeu as espectativas! Pelo menos a instalação...


Mais aí é agir de forma precipitada, pois já que existe uma grande má vontade de se usar linux pelas pessoas, se fosse eu apresentava uma versão que já sei que não possui bugs ou se possui são pouquíssimos e não uma versão que acabou de sair e com pouco tempo de testes.

Outra coisa o som funciona, o esound é apenas para que a pré-visualização do som funcione no Nautilus e isso é um problema menor. No Feisty e nas outras versões já existia isso e para falar a verdade nunca usei, quando queria ouvir algo abria um player para isso.

Destes problemas que relatei o que acho o mais chato é o do travamento na instalação, que penso ser por que ele tenta atualizar o apt-get e quando efetivei a conexão antes de instalar novamente ele passou com sucesso por este 82%. Acho que é uma falha do instalador, se for isso mesmo que estou pensando, por que deveria dar a opção de não fazer este passo para quem não tem conexão no momento.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 20:03 por alarcon »

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2007, 21:38 »
Pessoal,

Na minha humilde opinião, o sistema está mais redondo! Rodando legal com mais funcionalidades... os problemas relatados sào simples e não afetam o funcionamento e certamente será brevemente corrigido!

Abrs.
Junior

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2007, 23:05 »
Na verdade eu acredito que as pessoas esperam que venham um balde de inovacoes como acontece com o Windows a cada versao porém eu o ubuntu tem uma nova versao a cada 6 meses e o Windows a cada 2, 3 ou mais anos entao é normal as inovacoes virem dosadas.. Em meu notebook achei muito legal e nao tive problemas, o suporte a rede wireless ficou melhor e nao preciso mais ficar fazendo as rotas do gateway na mao como fazia antes a cada nova rede pois o Gibon faz sozinho. Quanto aos bugs nao dou nem 30 dias para já estarem corrigidos.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com