Autor Tópico: restaurar boot ubuntun  (Lida 4792 vezes)

Offline sereno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
restaurar boot ubuntun
« Online: 08 de Fevereiro de 2008, 18:28 »
pessoal tive que instalar o windows de emergencia aqui em casa e agora eu perdi o ubuntun, alguem pode me dar um help pra instalar o duall boot? eu já tentei uma outra vez instalar dual boot, mas tudo que fiz só deu derma...

Offline pedroalmeida103

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: restaurar boot ubuntun
« Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 11:49 »
Também tive esse problema, depois de formatar o windows perdi o grub, e pesquisando na web encontrei um link que me ajudou bastante.

Se você perdeu o boot do Grub ou simplesmente instalou o Window$ depois do Linux, certamente perdeu o dual boot proporcionado pelo Grub. Para recuperá-lo, siga os passos abaixo.

Os sistemas operacionais instalados na máquina foram o Ubuntu 7.10 e o Window$ XP.

Primeiro, inicie o Ubuntu pelo live cd
Abra uma sessão de terminal e digite o seguinte:

sudo grub

Você cairá no shell do Grub….nele, digite o seguinte:

find /boot/grub/stage1

Esse comando irá mostrar onde o Grub encontra-se instalado. No meu caso ele está no (hd0,1).
Digite a seguir o seguinte comando, substituindo os valores 0 e 1 pelos exibidos no comando anterior, caso seja diferente.

root (hd0,1)

Após, instale o Grub com o comando

setup (hd0)

E saia do shell do Grub

quit

E reinicie a máquina
Pronto. No próximo boot você cairá na tela do Grub.

Fonte: http://infoclic.com.br/

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: restaurar boot ubuntun
« Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 12:00 »
Suas informações de partição podem estar diferentes da mensagem passada pelo colega, mensagem alias que foi colada em tópicos em que a situação é diferente da solução apresentada pela mensagem.

Recomendo você ler o tópico Mil e uma maneiras de se recuperar o GRUB, que além da dica apresentada acima, tem outras também, mas explicando o porque dos comandos,  diminuindo a chance de cometer algum erro.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!