Autor Tópico: Bugs encontrados no Gutsy e soluções  (Lida 101736 vezes)

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #15 Online: 21 de Outubro de 2007, 23:40 »
Alarcon esse tópico devia estar em dicas e truques que é uma seção muito mais visitada por iniciantes.
O problema que a maioria dos usuários tem é não ter experiência em instalar e resolver problemas quer de instalação e configuração.
Para os que não querem ter nenhum problema sugiro esperar pelo menos uns 20 dias depois do lançamento de uma nova versão.
O 7.10 foi lançado e instalei quando estava na versão release, tive que resolver alguns problemas como sempre mas isso é normal.
Para quem não tem paciência de resolver problemas ou ainda não tem experiência recomendo esperar alguns dias assim haverá vários tópicos com soluções para diversos problemas desde a
instalação como a configuração. Sempre que for indicar para alguém o Ubuntu sempre recomende a mais estável, no caso ainda é a 7.04.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #16 Online: 21 de Outubro de 2007, 23:49 »
5º Problema

Depois da tela do GDM e antes de aparecer a área de trabalho não está aparecendo o splash do ubuntu mostrando os processos sendo carregados.

Citar
Solução:

Ainda sem solução
   Eu resolvi parcialmente seguindo esta dica, apontando o arquivo /usr/share/pixmaps/splash/ubuntu-slick.png como tela de splash. O problema é que os ícones que aparecem no carregamento são do tema Tango, não fechando com o Human que tô usando.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #17 Online: 22 de Outubro de 2007, 00:43 »
Para min a do usplash nao deu certo, ja tentei minha config, 800x600 e varias outras e nada, apenas funciona para desligar, na hora de carregar o SO na funciona.

Tenta o seguinte: muda os valores do arquivo usplash.conf para os da sua resolução, depois no terminal dá um:

Código: [Selecionar]
sudo update-initramfs -u
Depois dá um (antes de executar o próximo passo, leia a mensagem até o final):

Código: [Selecionar]
sudo usplash -c
O comando acima vai te fazer visualizar a tela usplash. Pra voltar pro Desktop, você precisa dar um Ctrl+Alt+F7. Feito isso, reinicie o computador e veja se deu certo.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #18 Online: 22 de Outubro de 2007, 07:42 »
Engraçado que na instalação que eu fiz do zero do Gutsy o live cd só entrou na segunda opção (na primeira a tela fechava o vertical) e só tenho problemas de tela na entrada (a barra que vai se 'iluminando' no boot e a que vai se 'desluminando' no desligamento - atela fecha o vertical) e com o som que, com o uso, pára de funcionar, ou melhor, se desativa e depois tem que ir no alsamixer (gráfico, não o do terminal) e habilitar de novo o PCM e aumentar o volume desse item.
No Kubuntu, há problemas, como o gerenciador KGetdeb (ou algo assim) fechar qdo se vai instalar pacotes ou o Kopete que também fecha. Mas vamos que vamos na nossa saga, qq coisa temos o Windows (argh) aí funcionando pro que der e vier, hehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #19 Online: 22 de Outubro de 2007, 09:15 »
Olá colegas,
Alem destes bugs estou com este outro.
Quando habilito o drive da nvidia meu monitor só pega a resolução 800x600, não dá opção de colocar 1024x768, então sou obrigado a desabilitar o drive.
Alguém saberia como resolver este problema?

alarcon

  • Visitante
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #20 Online: 22 de Outubro de 2007, 11:02 »
Alarcon esse tópico devia estar em dicas e truques que é uma seção muito mais visitada por iniciantes.
O problema que a maioria dos usuários tem é não ter experiência em instalar e resolver problemas quer de instalação e configuração.
Para os que não querem ter nenhum problema sugiro esperar pelo menos uns 20 dias depois do lançamento de uma nova versão.
O 7.10 foi lançado e instalei quando estava na versão release, tive que resolver alguns problemas como sempre mas isso é normal.
Para quem não tem paciência de resolver problemas ou ainda não tem experiência recomendo esperar alguns dias assim haverá vários tópicos com soluções para diversos problemas desde a
instalação como a configuração. Sempre que for indicar para alguém o Ubuntu sempre recomende a mais estável, no caso ainda é a 7.04.

Tinha pensado em colocar lá este tópico, mais como o primeiro problema, que acho o principal, e relativo a instalação, então pensei que os usuários com problema de instalação iriam logo nesta seção.

Se os moderadores acharem melhor mudar para dicas e truques, por favor fiquem a vontade.

alarcon

  • Visitante
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #21 Online: 22 de Outubro de 2007, 11:05 »
   Eu resolvi parcialmente seguindo esta dica, apontando o arquivo /usr/share/pixmaps/splash/ubuntu-slick.png como tela de splash. O problema é que os ícones que aparecem no carregamento são do tema Tango, não fechando com o Human que tô usando.

Vou dar uma olhada nesta sua sugestão e depois te falo alguma coisa.


---Editado---

Olha só aqui na pasta /usr/share/pixmaps/splash/ não tem nenhum arquivo ubuntu-slick.png ou ubuntu-splash.png. Só existe o arquivo gnome-splash.png
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 14:57 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #22 Online: 22 de Outubro de 2007, 11:10 »
Olá colegas,
Alem destes bugs estou com este outro.
Quando habilito o drive da nvidia meu monitor só pega a resolução 800x600, não dá opção de colocar 1024x768, então sou obrigado a desabilitar o drive.
Alguém saberia como resolver este problema?

Nelson eu adoto um procedimento que pode servir para você futuramente. É o seguinte, sempre que instalo uma distribuição linux no qual a minha configuração de vídeo ocorre perfeitamente, eu copio o xorg.conf configurado por ele, assim quando eu instalo outra distro ou instalao uma versão mais nova da mesma distro vejo se a configuração do vídeo ficou ok, caso não tenha ficado eu substituo o xorg.conf dela pelo que salve como backup e sempre que tive que fazer isso funcionou perfeitamente.

Sei lá às vezes numa versão mais nova a detecção da configuração não é bem realizada, então é sempre bom guardar o xorg.conf de uma que funcionou perfeitamente. Às vezes também é o próprio driver do vídeo que é mais novo porém não adequado para certas pessoas ou não está ainda tão estável.

Offline Professor Renato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #23 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:53 »
Olá. Quanto a pré-visualização de sons, instalei o esound via synaptic e nada. Quanto ao splash screen, na verdade não é um bug. Ele apenas não veio instalado por padrão. A solução é ir em Adicionar/Remover e buscar por splash sreen. Após instalado, basta ir em Sistema>>Preferências>>Splash Screen. Aí basta baixar alguns modelos e instalá-los. Agora funciona perfeitamente.

Outro bug que encontrei é o seguinte:

Adicionado à barra de tarefas do gnome a ferramenta para busca de contatos, as vezes o campo para preenchimento simplesmente para de funcionar, não permitindo a escrita do contato desejado. Aí é necessário reiniciar a sessão.

Outra coisa, mais por frescura, achava os ícones das extenções dos documentos do openoffice da versão anterior mais bonitos. Se alguém souber como alterar isso...:-)
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

alarcon

  • Visitante
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #24 Online: 22 de Outubro de 2007, 14:25 »
Olá. Quanto a pré-visualização de sons, instalei o esound via synaptic e nada. Quanto ao splash screen, na verdade não é um bug. Ele apenas não veio instalado por padrão. A solução é ir em Adicionar/Remover e buscar por splash sreen. Após instalado, basta ir em Sistema>>Preferências>>Splash Screen. Aí basta baixar alguns modelos e instalá-los. Agora funciona perfeitamente.

Outro bug que encontrei é o seguinte:

Adicionado à barra de tarefas do gnome a ferramenta para busca de contatos, as vezes o campo para preenchimento simplesmente para de funcionar, não permitindo a escrita do contato desejado. Aí é necessário reiniciar a sessão.

Outra coisa, mais por frescura, achava os ícones das extenções dos documentos do openoffice da versão anterior mais bonitos. Se alguém souber como alterar isso...:-)

Olha só para a pré-visualização dos sons funcionarem você tem que ter instalados os seguintes pacotes:

mpg123
mpg321
gqmpeg
esound


Não mencionei os três primeiros (mpg123, mpg321 e gqmpeg) por que pensei que vocês já tivessem instalados eles seguindo o tutorial:Multimídia no Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon)

Agora como disse é necessário reiniciar o sistema para que os arquivos em mp3 toquem quando o mouse passar por eles. Acho que só tocam os arquivos em .mp3 e .ogg, outros formatos tipo .wma não tocam.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 15:08 por alarcon »

Offline truco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #25 Online: 22 de Outubro de 2007, 17:08 »
Eu também fiquei meio decepcionado com o Gutsy.
Eu fiz a atualização automática do 7.04 para o 7.10 e encontrei dois problemas até agora:
o primeiro foi que ele não reconheceu o drive NVIDIA, por isso tive que desabilitá-lo e voltar a usar o xorg.con antigo
- ele não está montando o meu pendrive, até o reconhece adequadamente mas não monta. Ainda não resolvi isso e se alguém puder  dar uma dica, agradeço


Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #26 Online: 22 de Outubro de 2007, 17:21 »
Pessoal,

Na minha humilde opinião, o sistema está mais redondo! Rodando legal com mais funcionalidades... os problemas relatados sào simples e não afetam o funcionamento e certamente será brevemente corrigido!

Abrs.
Junior

o Gusty está demais ! O o 2.3 entao. E Gnome, mais rapido ainda !

Mesmo assim, o grub do gusty falhou.

Um problema bem babaca. O grub não entrava. tenho Win num HD, e ubuntu noutro. tive que desligar o HD do win, e daí ele entrou no ubuntu. Depois, foi só ligar o hd de novo, que daí não tive mais problemas...

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline nichrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #27 Online: 22 de Outubro de 2007, 18:20 »
Galera... Quando eu atualizei meu 7.04 pro 7.10 ficou um lixo.

Mas eu fiz uma instalação limpa pelo alternate cd (nunca gostei das instalações via Live CD) e não apenas instalou sem travar ou dar erros como também funciona tudo perfeito...

Inclusive postei uma screenshot la na área de screens e o povo ficou abismado que eu consigo usar o Emerald e o Fus-Icon no Gusty o

Não sei o que está acontecendo com as instalações de vocês mas a minha pelo alternate cd ficou fantástica. Até o som na hora de digitar usuário e senha (aquele dos tambores, "tururu"), que tinha sumido no Feisty, voltou... o

Só o que sumiu mesmo foi quando passa o mouse em cima das músicas, e o splash das coisas sendo carregadas na hora de login, mas o primeiro já resolvi e o segundo acho que foi descartado nessa nova versão. Na verdade, eu acredito eu que ambos foram tirados dessa nova versão pelos caras que a fizeram, tipo, quem quer instala, mas eles não acham mais necessário, sei la...  :P

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #28 Online: 22 de Outubro de 2007, 22:15 »
A inicialização do meu Ubuntu está perfeita. Com respeito ao splash não sei porque tanto "barulho" no feisty eu usava, mas agora no gutsy eu removi os pacotes splash, visto que só ocupa memória, além de ser totalmente dispensável, deixa o carregamento mais lerdo. Qual é a graça de ver uma imagem carregando.  Pacotes que removi dispensáveis:
aptitude     (Prefiro usar o apt-get -y install, questão de gosto)
gnome-acessibility-themes (Se você não é deficiente físico não precisa deles)
gnome-games-data
gutsy-wallpapers
openoffice (instalei no lugar o abiword e o gnumeric )
human-icon-theme
language-pack-en-base
language-pack-en
language-gnome-en-base
language-gnome-en
deskbar-applet    (Não uso a pesquisa local, e na Internet tem o google)
human-theme (Meu tema já configurado é o T-ish-Ubuntulooks, junto com ícone OSX baixado da net)
dmz-cursor-theme  (Uso cursor padrão)
fortune-mod
fortunes-mind (Programinha com mensagem tipo biscoito da sorte)
f-spot       (Minhas fotos da câmera digital eu navego na pasta usb e dou ctrl+c e crtl+v
no local onde quero que elas fiquem, ou simplesmente arrasto elas)
mozzila-firefox-locale-en-gb (Fiquei apenas commozilla-firefox-locale-pt-br se você não instalar esse pacote seu firefox não ficará em português)
nano   (Uso o gedit)
ntfs-3g ( Não tenho dual-boot com windows, por isso não preciso de suporte a leitura e escrita NTFS)
parted      (Instalei o Gparted)
rdesktop  (Cliente RDP p/ terminal service do Windows 2000, não preciso dizer nada)
tsclient    ( Terminal service Windows novamente)
tangerine-icon-theme
telnet
tomboy  (Não preciso de bloquinhos de recado no meu Desktop)
usplash
usplash-theme-ubuntu
xcursor-themes
wvdial  (Minha net não é discada)
xgnome-user-guide
xterm  (não uso este terminal)
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 22:17 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Ernesto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Bugs encontrados no Gutsy e soluções
« Resposta #29 Online: 23 de Outubro de 2007, 13:22 »
Este bug do splash antes da área de trabalho é muito estranho... Já procurei em tudo quanto é lugar! Interessante o fato do pessoal não ter pego este problema nas fases beta... de qualquer forma não é nada grave e com certeza com postar a correção.

Talvez isso nem seja um defeito por que eles podem ter retirado este splash para deixar o sistema mais rápido no carregamento. Estou com esta impressão por que fui no Synaptic e encontrei estes pacotes: edgy-session-splashes e feisty-session-splashes, mas não encontrei nenhum referente ao Gutsy ( por exemplo, gutsy-session-splashes) e eles são os responsáveis (é o que penso) pelo splash que aparece depois do GDM e antes da área de trabalho.

Mas se fosse pra deixar mais rápido não ficaria naquela tela laranja parado até carregar a área de trabalho...

Sei lá não removeriam um splash como esse.

Sobre o splash eu acho que ficou melhor sem ele, mas o que tá estranho é que não dá pra mudar as cores, qualquer cor que escolhemos não faz efeito algum, fica só naquele laranja.