Autor Tópico: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.  (Lida 26174 vezes)

Offline mikaelvitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Online: 01 de Setembro de 2007, 20:37 »
Ola amigos do forum estou aqui novamente para pedir uma ajuda. Tenho um modem da marca Kaiomy V.92 e ele tem uns drives para o Linux mas ñ tem o do Ubuntu tem o do mandrake 10.1, redhat, suse, fedora se ñ me engane, gostaria de saber se posso usar esse drive e como faço para instalar,
Quem sober como instalar um modem mesmo sem drive por favor me ajudem, agradeço a quem poder me ajudar ok.


isso é o que aparece no console de root:

djailson@djailson:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 761/M761 Host (rev 01)
00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] PCI-to-PCI bridge
00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS965 [MuTIOL Media IO] (rev 48)
00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE] (rev 01)
00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Sound Controller (rev a0)
00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.0 Controller (rev 0f)
00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.0 Controller (rev 0f)
00:03.2 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.0 Controller (rev 0f)
00:03.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller
00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 190 Gigabit Ethernet Adapter
00:06.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] PCI-to-PCI bridge
00:07.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] PCI-to-PCI bridge
00:08.0 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] Unknown device 0183 (rev 01)
00:09.0 Communication controller: Agere Systems Unknown device 0620
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] HyperTransport Technology Configuration
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Miscellaneous Control
01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Unknown device 7187
01:00.1 Display controller: ATI Technologies Inc Unknown device 71a7
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 19:26 por mikaelvitor »

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2007, 20:51 »
mikaelvitor,

Não tenho experiência com esse modem, mas procure informações para instalação de modem Agere conforme reportado pelo lspci:

Citar
00:09.0 Communication controller: Agere Systems Unknown device 0620

No fórum há um tópico referente. Veja em :

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,3320.0.html

Espero que ajude!

Offline hugleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2007, 21:43 »
Me parece que seu modem é o mesmo que o meu, se for é bem suportado:
Veja a linha 00:09.0 Communication controller: Agere Systems Unknown device 0620
Agora eu peço que execute o script scamodem para ter certeza que seu modem é esse.
Veja esse tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,16061.msg131487.html#msg131487

[]'s


Offline mikaelvitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2007, 18:13 »
hugleo meu modem aparece assim no gerenciador de dispositivos do windows: Agere Systems PCI-SV92PP Soft Modem, se seu modem for esse me diz ai qual foi o drive especifico que vc usou pq usei dois e nenhum dos dois funcioanram instalaram e tudo mas ñ conseguir discar, no icone de rede até apareceu a opção de discar quando clico nele mas ñ faz nada e ñ sei o que fazer agora já que sou novato em linux.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2007, 19:16 por mikaelvitor »

Offline hugleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2007, 00:37 »
hugleo meu modem aparece assim no gerenciador de dispositivos do windows: Agere Systems PCI-SV92PP Soft Modem, se seu modem for esse me diz ai qual foi o drive especifico que vc usou pq usei dois e nenhum dos dois funcioanram instalaram e tudo mas ñ conseguir discar, no icone de rede até apareceu a opção de discar quando clico nele mas ñ faz nada e ñ sei o que fazer agora já que sou novato em linux.

Sim, é o mesmo modem. Instale também o gnome-ppp e veja se dá certo, seja mais específico nos erros pra que a gente possa ajudar.

[]'s

Offline mikaelvitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2007, 10:55 »
eu ñ sei qual o erro pra está funcionando hugleo, pq ñ aparece nada dizendo se tem alguma coisa errada em tal canto se vc souber como descobrir me passa ai eu vou poder posta aki blz, e esse gnome ppp como faço pra instalar onde ele está pra fazer a instalação. Fico no aguardo.

alarcon

  • Visitante
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2007, 12:33 »
eu ñ sei qual o erro pra está funcionando hugleo, pq ñ aparece nada dizendo se tem alguma coisa errada em tal canto se vc souber como descobrir me passa ai eu vou poder posta aki blz, e esse gnome ppp como faço pra instalar onde ele está pra fazer a instalação. Fico no aguardo.

primeira coisa, para ativar seu modem você certamente deve ter um driver aí com a extensão .tar.gz e por tanto tem de ser compilado.

Para se compilar algo antes é necessário ter instalado no seu sistema os seguintes pacotes .deb:

make
gcc
build-essential
linux-headers-versão_kernel


onde versão_kernel deve ser o valor do seu kernel e para saber esta informação abra um terminal ( Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite: uname -r

por exemplo se ao digitar uname -r der isso como resultado 2.6.20-15-generic aí o pacote a ser baixado seria linux-headers-2.6.20-15-generic

OBS: muito provavelmente será este linux-headers-2.6.20-15-generic

para instalar estes pacotes basta primeiro você adicionar o LiveCd do Ubunu na lista de repositórios do apt-get assim:

Abra um terminal ( Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite:

sudo apt-cdrom add

aparecerá uma informação no terminal pedindo para você colocar o CD-Rom no driver e depois teclar ENTER para adicionar o CD na lista de repositórios.

depois disso faça:

sudo apt-get --assume-yes install make gcc build-essential linux-headers-versão_kernel

Atenção: mude a parte em vermelho para o valor correto ok.

aguarde o processo de instalação terminar e só então tente compilar o driver que você tem.

baixe também estes pacotes .deb aqui:

http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/a/alsa-lib/libasound2_1.0.13-1ubuntu5_i386.deb

http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/a/alsa-lib/libasound2-dev_1.0.13-1ubuntu5_i386.deb

http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/universe/g/gnome-ppp/gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb

depois de baixá-los é só dar um duplo clique em cada um deles para instalá-los ok.


Para compilar o driver baixe este aqui indicado pelo hugleo:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/ltmodem/kernel-2.6/agrsm-20070804.tar.gz

Coloque na sua pasta de usuário dentro da /home/

Agora abra um terminal ( Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite:

tar -zxvf agrsm-20070804.tar.gz

cd agrsm

make

sudo make install


Anote quaisquer possíveis erros e depois é só configurar o gnome-ppp que foi instalados dos pacotes .deb que mostrei o link logo acima.

Para configurar o gnome-ppp, vá no Menu Aplicações > Internet > Gnome PPP e na janela que abrir clique em Configuração e coloque seus dados aí. Na aba Modem clique em detectar ou escolha a opção /dev/modem. Na aba Opções deixe marcada a opção que fala de terminal burro ok.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 10:06 por alarcon »

Offline mikaelvitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2007, 14:20 »
Blz alarcon quando chega em ksa vou fazer isso.

Offline mikaelvitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #8 Online: 03 de Setembro de 2007, 21:47 »
alarcon fiz tudo como vc disse, mas quando mando detectar o modem ñ detecta o modem e quando eu mando disca ñ consegui abrir o modem ou alguma coisa do tipo e coloca isso:

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.56
--> Cannot open /dev/modem: No such file or directory
--> Cannot open /dev/modem: No such file or directory
--> Cannot open /dev/modem: No such file or directory

Offline hugleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2007, 01:00 »
Digite os seguintes comandos:

sudo modprobe agrserial (OBs: Esse comando funciona pra qualquer um, mesmo pra quem não tem esse modem.)
sudo ln -s /dev/ttyAGS3 /dev/ttySAGR
sudo ln -s /dev/ttyAGS3 /dev/modem

Isso deve carregar e detectar o modem.

Agora tente conectar.

Se não deu me passe o resultado do seguinte comando:

dmesg | grep agr

[]'s
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 01:03 por hugleo »

Offline mikaelvitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2007, 17:42 »
alarcon fiz o que disse mas não deu certo e como vc pediu vou colocar a lista de erro:

djailson@djailson:~$ sudo modprobe agrserial

Password:

djailson@djailson:~$ sudo ln -s /dev/ttyAGS3/dev/ttySAGR

djailson@djailson:~$ sudo ln -s /dev/ttyAGS3/dev/modem

djailson@djailson:~$ dmesg | grep agr

[  193.185982] agrsm: created 1 infos

[  193.198976] agrserial: Loading module Agere Modem Interface driver version 2.1.60.0.Linspire (2005-11-16)

só que a conteceu uma coisa diferente depois, quando eu tentei discar dizia que ñ podia abrir o modem, depois eu estava tentando resolver o problema do drive de video da ATI e quando eu abrir o gerenciador de pacotes acho q é isso onde aparecia abilitar drive 3D da placa de video, apareceu tbm o modem agora já abilitado ai desabilitei e abiliteu ai pediu pra reiniciar, ai após reiniciar quando tento discar ai coloca agora que está discando e depois diz que ñ consegui abrir o modem e antes nem isso fazia e ai está o que acontece na hora que está discando.

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.56
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.

Offline hugleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2007, 20:25 »
alarcon fiz o que disse mas não deu certo e como vc pediu vou colocar a lista de erro:

djailson@djailson:~$ sudo modprobe agrserial

Password:

djailson@djailson:~$ sudo ln -s /dev/ttyAGS3/dev/ttySAGR

djailson@djailson:~$ sudo ln -s /dev/ttyAGS3/dev/modem

djailson@djailson:~$ dmesg | grep agr

[  193.185982] agrsm: created 1 infos

[  193.198976] agrserial: Loading module Agere Modem Interface driver version 2.1.60.0.Linspire (2005-11-16)

só que a conteceu uma coisa diferente depois, quando eu tentei discar dizia que ñ podia abrir o modem, depois eu estava tentando resolver o problema do drive de video da ATI e quando eu abrir o gerenciador de pacotes acho q é isso onde aparecia abilitar drive 3D da placa de video, apareceu tbm o modem agora já abilitado ai desabilitei e abiliteu ai pediu pra reiniciar, ai após reiniciar quando tento discar ai coloca agora que está discando e depois diz que ñ consegui abrir o modem e antes nem isso fazia e ai está o que acontece na hora que está discando.

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.56
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.

Pela informacao:
[  193.185982] agrsm: created 1 infos

Que bom, eu modem eh suportado e esta instalado corretamente.

Faca o seguinte:

sudo gedit /boot/grub/menu.lst e adicione o seguinte na frente de seu kernel:

pci=noacpi

Reinicie o computador e tente conectar

Pra ver se detecta o modem digite:
sudo  wvdialconf /etc/wvdial.conf

De respostas...

[]`s



Offline mikaelvitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2007, 09:15 »
alarcon ainda nada me diz ai se eu to fazendo alguma coisa errada e me diz e tiver como me diz como da pra apagar tudo que foi assim desinstalar o limpa toda a todos os arquivos mas se ñ for necessário ai está o resultado dos que vc pediu e espero ñ está te enchendo muito blz. Abraços.

djailson@djailson:~$ sudo  wvdialconf /etc/wvdial.conf
Password:
Editing `/etc/wvdial.conf'.
 
Scanning your serial ports for a modem.
 
ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 2400 baud, next try: 9600 baud
ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 9600 baud, next try: 115200 baud
ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- and failed too at 115200, giving up.
Modem Port Scan<*1>: S1   S2   S3   
 
Sorry, no modem was detected!  Is it in use by another program?
Did you configure it properly with setserial?
 
Please read the FAQ at http://open.nit.ca/wiki/?WvDial
 
If you still have problems, send mail to <wvdial-list@lists.nit.ca>.

Offline hugleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #13 Online: 05 de Setembro de 2007, 10:51 »
alarcon ainda nada me diz ai se eu to fazendo alguma coisa errada e me diz e tiver como me diz como da pra apagar tudo que foi assim desinstalar o limpa toda a todos os arquivos mas se ñ for necessário ai está o resultado dos que vc pediu e espero ñ está te enchendo muito blz. Abraços.

djailson@djailson:~$ sudo  wvdialconf /etc/wvdial.conf
Password:
Editing `/etc/wvdial.conf'.
 
Scanning your serial ports for a modem.
 
ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 2400 baud, next try: 9600 baud
ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 9600 baud, next try: 115200 baud
ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- and failed too at 115200, giving up.
Modem Port Scan<*1>: S1   S2   S3   
 
Sorry, no modem was detected!  Is it in use by another program?
Did you configure it properly with setserial?
 
Please read the FAQ at http://open.nit.ca/wiki/?WvDial
 
If you still have problems, send mail to <wvdial-list@lists.nit.ca>.

Não é necessário limpar tudo que foi instalado, se quiser você pode instalar novamente, mas limpar não precisa...

Cara, tu tá fazendo tudo certinho, esse modem é que dá um trabalhão mesmo.

Quando você digita sudo gedit /boot/grub/menu.lst você vai ver algo do tipo:

title      Ubuntu, kernel 2.6.20-15-generic
root      (hd0,0)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=0e4b11a2-fd16-444e-a4e8-07ea58bce855 ro quiet splash
initrd      /boot/initrd.img-2.6.20-15-generic
quiet
savedefault

Então mude com pci=noacpi ou acpi=off. Coloque os dois por enquanto só pra garantir. Ele deve ficar assim:

title      Ubuntu, kernel 2.6.20-15-generic
root      (hd0,0)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=0e4b11a2-fd16-444e-a4e8-07ea58bce855 ro quiet splash pci=noacpi acpi=off
initrd      /boot/initrd.img-2.6.20-15-generic
quiet
savedefault

E reinicie seu computador!

Depois de reiniciado, (e toda vez que for reiniciado) você deve executar os seguintes comandos, obrigatoriamente (se seu modem funcionar depois a gente faz um script pra executar automático):

sudo modprobe agrserial
sudo ln -s /dev/ttyAGS3 /dev/ttySAGR
sudo ln -s /dev/ttyAGS3 /dev/modem


Só uma observação: depois do comando sudo modprobe agrserial, em meu sistema foi criado o dispositivo /dev/ttyAGS3, veja se no seu tem /dev/ttyAGS3, pode ser que o seu tenha: /dev/ttyAGS1, /dev/ttyAGS2, /dev/ttyAGS4, etc. Se for o caso, mude os comandos acima pro número que você tem aí.
Ex:
sudo ln -s /dev/ttyAGS4 /dev/ttySAGR
sudo ln -s /dev/ttyAGS4 /dev/modem

O seu deve ser /dev/ttyAGS3 também.


Depois de executado esses comandos, digite o seguinte:

dmesg | grep agr (não obrigatório, só pra ter certeza que tá carregado)

Você vai ver uma mensagem como:

[   80.462220] agrmodem: module license 'Proprietary' taints kernel.
[   80.464513] agrsm: created 1 infos
[   80.505011] agrserial: Loading module Agere Modem Interface driver version 2.1.60.0.Linspire (2005-11-16)

A parte [   80.464513] agrsm: created 1 infos significa que você tem esse modem e tá instalado, senão seria agrsm: created 0 infos

Agora digite:

sudo  wvdialconf /etc/wvdial.conf

Pelo menos agora o wvdialconf deve estar testando ttySAGR<*1>: ATQ0 V1 E1 -- , mesmo que dê erro.

Agora se não funcinou, digite novamente:
dmesg | grep agr

Você vai perceber que apareceu um monte de mensagens estranhas. Bem seu modem pode estar com algum conflito de IRQ...
Pra resolver isso, você sabe mexer um pouco na BIOS? Primeiro tente desabilitar o som da BIOS e veja se dá certo, deu certo OK? Pode habilitar o som novamente, agora você vai fazer o seguinte:
Você vai abrir o seu PC e você vai ver onde seu modem está conectatado, desparafuse e troque o modem de lugar, não precisa ainda abrir o buraco da parte traseira e nem ligar o fio da linha de telefone, só mude de lugar, mesmo com pc aberto você pode ligar o linux, executar os comandos para carregar o modem e testar com sudo wvdialconf /etc/wvdial.conf e veja se dá certo. Se não der, tente mudar o modem pra outro lugar, antes de testar desligue e ligue novamente o computador é claro.

[]'s



Offline mikaelvitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #14 Online: 05 de Setembro de 2007, 11:22 »
alarcon um amigo meu me deu um modem da lucent que o windows reconheci e instala automatica já com drive posso colocar ele e tentar instalar sem problemas ou tenho que fazer alguma coisa pra isso? mas antes vou tentar fazer o que vc me disse, se ñ conectar posso tenatar colocar o modem lucent?