Autor Tópico: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.  (Lida 26179 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #15 Online: 05 de Setembro de 2007, 14:09 »
alarcon um amigo meu me deu um modem da lucent que o windows reconheci e instala automatica já com drive posso colocar ele e tentar instalar sem problemas ou tenho que fazer alguma coisa pra isso? mas antes vou tentar fazer o que vc me disse, se ñ conectar posso tenatar colocar o modem lucent?

Caro mikaelvitor quem tem escrito aqui neste seu tópico nos úultimos textos logo acima é o nobre colega hugleo, não sei se você havia notado. É que apesar dele escrever me parece que você sempre se refere a mim e no meu entender fica parecendo que foi eu quem escreveu os textos acima, mas os créditos são todos do hugleo ok, aliás ele é quem é o usuário mais adequando para lhe ajudar no softmodem Lucent/Agere, pois eu entendo mais dos que usam o driver Smartlink e ele tem um softmodem do seu tipo e que fez o mesmo funcionar no Ubuntu, portanto quem sabe "os caminhos das pedras" é o hugleo.

Feito esta observação vamos ao que você perguntou e não entendi. Bem você fala que tem um modem Lucent que é reconhecido automaticamente pelo windows e quer que ele funcione no Ubuntu?

Se for isso, mas você não já está com um modem que tem suporte, segundo o hugleo, para o Ubuntu. Não pense que com outro modem Lucent o trabalho será menor para fazer o mesmo funcionar, pode até ser, mais não é garantido.

Na verdade o melhor softmodem para linux, na minha modesta opinião, é aquele que usa o driver Smartlink.

Se não foi isso que você quis dizer, pegar outro modem Lucent e começar tudo outra vez, por favor me diga.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2007, 15:19 por alarcon »

Offline mikaelvitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #16 Online: 05 de Setembro de 2007, 14:32 »
desculpe se vc ñ me entendeu, o meu modem é agere system ok, agora se tudo isso que vc me passou ñ é pro agere system me desculpe, então isso quer dizer que , tudo oq fizemos até agora foi errado?

agora em relação ao outro modem que falei eu pequei ele ontem é um modem LUCENT WIN MODEM que o windows já tem o drive ñ é preciso fazer mais nada além encaixa-lo e usar ok.

eu gostaria de saber se posso trocar o modem se após fazer a ultima parte que vc me passou para tentar fazer o modem conectar a internet ñ dando certo eu possa trocar o modem e tentar já instala-lo ou preciso fazer fazer uma limpeza do drive do Modem Agere system pra depois poder tentar instalar o Lucent win modem?

espero que eu tenha sido entendido agora e me desculpe quaquer coisa blz.

alarcon

  • Visitante
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #17 Online: 05 de Setembro de 2007, 14:54 »
desculpe se vc ñ me entendeu, o meu modem é agere system ok, agora se tudo isso que vc me passou ñ é pro agere system me desculpe, então isso quer dizer que , tudo oq fizemos até agora foi errado?

agora em relação ao outro modem que falei eu pequei ele ontem é um modem LUCENT WIN MODEM que o windows já tem o drive ñ é preciso fazer mais nada além encaixa-lo e usar ok.

eu gostaria de saber se posso trocar o modem se após fazer a ultima parte que vc me passou para tentar fazer o modem conectar a internet ñ dando certo eu possa trocar o modem e tentar já instala-lo ou preciso fazer fazer uma limpeza do drive do Modem Agere system pra depois poder tentar instalar o Lucent win modem?

espero que eu tenha sido entendido agora e me desculpe quaquer coisa blz.

O que entendo é o seguinte os modems Lucent foram comprados pela Agere e aí os modems mais novos da Agere não tinham suporte no linux e os antigos, ainda Lucent mas já de propriedade da Agere, funcionavam perfeitamente por isso se fala em Lucent/Agere e não só Lucent ou só Agere.

Os Lucent eram ótimos modems para linux, agora eu não sei se ele funciona para estas novas versões das distribuições linux com kernels mais recentes. Pelo que eu sei para versões antigas do Ubuntu não precisava nem de driver, ele já era reconhecido automaticamente agora não sei mais.

Veja este link aqui para fazer com o Agere que você já tem aí e está tentando usar:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,24781.msg141713.html#msg141713

Não sei se este driver que você está usando servirá para o Lucent ou só para o Agere Sv92.

Quanto ao Lucent só encontrei isso e só fala para o Ubuntu 6.10 Edgy:

http://wiki.ubuntubrasil.org/LucentWinmodem/Edgy

Neste link acima do LucentWinmodem ele fala em usar um tal driver Martian, então fui atrás e vi que ele possui um driver para o kernel 2.6.20-15-generic que é o padrão do Ubuntu 7.04, portanto o link é esse:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/ltmodem/kernel-2.6/martian/martian-2.6.20-15-generic.tar.gz

Ele é datado de 27 Julho de 2007. Siga as instruções do link LucentWinmodem do Edgy, mais use este driver martian-2.6.20-15-generic.tar.gz com o Lucent e não o Agere, se for usar ele caso o outro realmente não der certo.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2007, 15:15 por alarcon »

Offline mikaelvitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #18 Online: 05 de Setembro de 2007, 15:15 »
Blz Alarcon quando chega em ksa vou ver isso ok.  ;D

Offline hugleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #19 Online: 05 de Setembro de 2007, 20:27 »
alarcon um amigo meu me deu um modem da lucent que o windows reconheci e instala automatica já com drive posso colocar ele e tentar instalar sem problemas ou tenho que fazer alguma coisa pra isso? mas antes vou tentar fazer o que vc me disse, se ñ conectar posso tenatar colocar o modem lucent?

Sim, pode funcionar se não for do mesmo modelo...
Pode ser também que use outro driver, passe o scamodem que ele detecta.

[]'s

Offline mikaelvitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #20 Online: 05 de Setembro de 2007, 20:33 »
no menu liste que vc pedi pra colocar os comandos o meu ta diferente eu que é pq pra eu instalar o ubuntu eu coloquei alguns comandos pq a minha Pl. mãe é uma PCchips A31G ai aparece assim:

## ## End Default Options ##
 
title      Ubuntu, kernel 2.6.20-15-generic
root      (hd0,5)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic  root=UUID=f6f19704-9894-45eb-bcfe-fe827e48a36c ro quiet splash linux apm=off acpi=off noapic nolapia nopcmcia noapci nosmp pnpbios=off nomce locale=pt_BR
initrd      /boot/initrd.img-2.6.20-15-generic
quiet
savedefault

se vc souber como instalar o modem Lucent win modem agradeço, mas só se vc ver que ñ tem como colocar o meu modem Agere system pra conectar blz.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2007, 20:36 por mikaelvitor »

Offline hugleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #21 Online: 06 de Setembro de 2007, 00:39 »
Manda vê cara, testa o que te falei e vê se dá certo!

[]'s

Offline mikaelvitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #22 Online: 07 de Setembro de 2007, 18:13 »
bicho ñ teve jeito ainda se vc suber de mais alguma coisa pra tentar fazer o modem funcionar agradeço blz.

alarcon

  • Visitante
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #23 Online: 07 de Setembro de 2007, 18:30 »
bicho ñ teve jeito ainda se vc suber de mais alguma coisa pra tentar fazer o modem funcionar agradeço blz.

Faz assim, abre um terminal e digita:

sudo depmod -a
sudo modprobe agrmodem
sudo modprobe agrserial


agora faça isso:

sudo gedit /etc/udev/rules.d/agrsm.rules

e escreva, caso não esteja lá, exatamente isso:

Código: [Selecionar]
#
# UDEV rule for ltmodem
#  creates symlink /dev/modem to /dev/ttyAGS?, and takes care of permissions

KERNEL="ttyAGS[0-9]", NAME="%k", MODE="0660", GROUP="dialout", SYMLINK="modem"

Reinicie seu computador e  tente usar o gnome-ppp.

Caso ainda não dê certo, abra o terminal novamente e faça:

sudo ln -sf /dev/ttyAGS3 /dev/ttySAGR

sudo ln -sf /dev/ttyAGS3 /dev/modem

sudo chmod 666 /dev/modem

Agora abra o gnome-ppp ( Menu Aplicações > Internet > GNOME PPP) vá em Configuração, depois na aba Modem e deixe como dispositivo o /dev/modem mesmo. Vá agora na aba Opções e deixe marcado a opção que fala sobre terminal burro.

O resto das configurações do gnome-ppp deixe conforme o seu caso ok.

Depois faça como falei anteriormente, ou seja:

Abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

e coloque no final deste arquivo isso:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

obviamente mudando usuario@provedor.com.br para o valor correto do seu nome de usuário(completo) e senha1234 para sua senha do provedor. Copie e cole e só altere os valores falados entre as duas aspas (" ").

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

Repita a mesma coisa do já falado acima neste outro arquivo.

Só então use o gnome-ppp.


Offline mikaelvitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #24 Online: 08 de Setembro de 2007, 13:43 »
Alarcon fis tudo oq vc falou mas ainda ñ deu certo, ainda diz que o modem ñ responde, na parte onde vc manda colocar o meu login já estava tudo certo e tinha duas linhas iguais com o login ai deixei só uma e reescrevir a outra do mesmo jeito mas ñ funcionou. será que se eu reinstala-se o ubuntu seria melhor pra refazer tudo já que eu tinha tentado fazer antes de vc me da essa força pra tentar fazer o modem fucionar mas se vc acha que ñ faz diferença então diz ai oq posso fazer ainda pra tentar fazer o modem responder.

alarcon

  • Visitante
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #25 Online: 08 de Setembro de 2007, 14:06 »
Alarcon fis tudo oq vc falou mas ainda ñ deu certo, ainda diz que o modem ñ responde, na parte onde vc manda colocar o meu login já estava tudo certo e tinha duas linhas iguais com o login ai deixei só uma e reescrevir a outra do mesmo jeito mas ñ funcionou. será que se eu reinstala-se o ubuntu seria melhor pra refazer tudo já que eu tinha tentado fazer antes de vc me da essa força pra tentar fazer o modem fucionar mas se vc acha que ñ faz diferença então diz ai oq posso fazer ainda pra tentar fazer o modem responder.

Na verdade, o melhor seria que você trocasse o seu softmodem por um que use driver Smartlink, mas caso não possa tente reinstalar o Ubuntu para refazer novamente o que foi dito aqui. Lembre-se de antes de compilar o driver, instalar os arquivos necessário para isso (make, gcc, build-essential, linux-headers-2.6.20-15-generic e etc.) como falei antes e siga tudo que já foi dito aqui ok.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2007, 18:43 por alarcon »

Offline hugleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #26 Online: 08 de Setembro de 2007, 15:42 »
Não vai adiantar reinstalar o ubuntu pra esse modem. É conflito de IRQ, como eu disse desative na BIOS o som ou troque o modem de slot.

Pra ter certeza que é conflito de IRQ me passe o resultado do comando dmesg | grep agr depois de carregado o modem e tentado usar o wvdialconf pelo menos uma vez.

[]'s


alarcon

  • Visitante
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #27 Online: 08 de Setembro de 2007, 18:45 »
Não vai adiantar reinstalar o ubuntu pra esse modem. É conflito de IRQ, como eu disse desative na BIOS o som ou troque o modem de slot.

Pra ter certeza que é conflito de IRQ me passe o resultado do comando dmesg | grep agr depois de carregado o modem e tentado usar o wvdialconf pelo menos uma vez.

[]'s



Quando falo em reinstalar o Ubuntu é por que ele disse que tentou antes outros métodos, com outros drivers talvez, aí para que um não atraplhe no outro é melhor reinstalar. Agora se era o mesmo driver aí não vai fazer diferença.

Offline mikaelvitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar e/ou configurar o modem.
« Resposta #28 Online: 09 de Setembro de 2007, 14:37 »
hugleo ñ vou poder colocar o resultado do que vc pediu pq eu ja formatei o hd e até o windows tava dando uns problemas de conexão pq eu tentei colocar um modem "Lucent Win Modem" e ficou uma derma a conexão, tava caindo ai resolvi re-instalar tudo ai assim que tiver feito tudo aki e se tiver dado certo ou ñ eu falo pra vcs blz. ;D