Bom, pessoas, depois de lutar um pouco com as configurações do kppp, o alarcon me sugeriu usar o gnome-ppp, Eu já havia instalado o modem (SIS Agere ac'97) através dos passos da página do wiki ubuntu (
https://wiki.ubuntu.com/DialupModemHowto). Usando o scanmodem, vi que o meu era compatível com o driver da smartlink e instalei o bichinho sem muitos problemas. Minha dificuldade estava na configuração do kppp, na verdade. Como o sistema que tenho instalado é o Ubuntu Breezy 10, eu tenho como padrão o gnome-ppp para a conexão dialup, mas, como me disseram que o kppp era mais fácil de trabalhar, instalei uns pacotes do KDE. Enfim... acho que preciso refazer a instalação do KDE para ver qual é o problema com meu kppp, mas o realmente importante é que consegui conectar via gnome-ppp. Minha conexão é a Webline da GVT, uma conexão discada "dedicada" - que não te custa pulsos e que não te ocupa a linha telefônica. Creio que o problema estava na configuração do arquivo /etc/default/sl-modem-daemon. Então, fui no terminal e digitei:
$ sudo su
senha: ******
# gedit /etc/default/sl-modem-daemon
Notei (a partir das orientações do alarcon) que duas coisas precisavam ser modificadas:
#SLMODEMD_DEVICE=slamr0
#SLMODEMD_COUNTRY=
BRAZILSLMODEMD_DEVICE=auto
SLMODEMD_COUNTRY=
BRAZIL..e também
OPTS="
--perm=0666"
Salvei o arquivo e abri o gnome-ppp a partir do terminal, ainda como root:
# gnome-ppp
Ao clicar no botão
Configuração, na aba
Modem, cliquei em
Detectar. Ficou assim: em dispositivo - /dev/ttySL0; em tipo - modem analógico; em velocidade - 460800. Depois, na aba
Opções, na parte de Conexão, deixei três caixinhas selecionadas: "verificar portadora"; "verificar rota padrão" e "ignorar seqüências de terminal (modo burro)". Cliquei no botão
Fechar.
Conectar e... voilá!!!! Estou aqui, conectada via Ubuntu. Formidável. Agora é só ver o que deu errado no kppp.