Autor Tópico: Iniciando e aprimorando no editor vetorial Inkscape  (Lida 207991 vezes)

kErNeL_sCrIpT

• Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #240 Online: 04 de Setembro de 2007, 23:57 »
Galera, fico muito feliz que o nosso tópico esteja sendo útil, não se esqueçam que tem outro tópico aqui no fórum só com tutoriais e dicas heim hehehe, deem uma conferida lá, sempre que possível nós o encrementamos.

Abraço a todos e até mais.

Offline ArKanjo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
« Resposta #241 Online: 05 de Setembro de 2007, 09:49 »
voltando ao assunto de impressão ...
percebi que apesar de não poder fazer nada alem de mandar imprimir, ele tem um campo pra comandos ou algo assim, pensei o seguinte...
e se usar isso pra jogar a impressão pra algum script que de mais opção, talvez algo que converta temporariamente pra PDF e abra o gerenciador de impressão do KDE, ou gnome pra quem prefere ...
como pode ser feito isso ?? acho que é possivel ...
Sobre o CMYK, nem me preocupo com isso por enquanto o que faço são só umas capas de CD simples que imprimo varias copias numa epson r220 com bulk ink, é que meu pai trabalha com umas duplas sertanejas independentes, então os CDs é tudo aqui, só de vez em quando que manda algo pra grafica, mas só aí envio como PDF ....
Alias, pra impressão caseira, a conversão pro CMYK ja não se da pelo driver da impressora junto com o perfil de cores ou algo assim ??? é que não entendo muito sobre isso, tipo, sei o que é, mas não vejo diferença pra uso em casa .... talvez pra grafica sim tenha algo diferente, alias... imagens que tentei converter pra CMYK ficaram totalmente bagunçadas as cores tanto na tela quanto na impressão ...

Mas voltando ao script de impressão, imaginei algo assim
um comando na tela de impressão do ink que joga pra um script, o script pega a impressão e redireciona pra um PDF pelo ghostscript, depois abre o KPDF ou o Acrobat ja na opção de impressão(se possivel ir direto pra essa tela) depois de impressão, qd se fecha o leitor de PDF o arquivo PDF criado é apagado, ficando só o SVG(z)
Mas nao sei muito de shell ou Ghostscript pra eu fazer :(
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline ArKanjo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
« Resposta #242 Online: 05 de Setembro de 2007, 09:55 »
hummmm...
acabo de ver na comunidade ink do orkut que da pra mandar direto pro Kprinter colocando na tela que citei o comando
|kprinter
Atenção para o Pipe "|" antes ....

mas pra quem usa CMYK a ideia do script ainda é uma boa, mandando o arquivo ser convertido pra CMYK e depois jogado pra impressora .....
Liberdade é tudo !

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
« Resposta #243 Online: 05 de Setembro de 2007, 10:16 »
mas pra quem usa CMYK a ideia do script ainda é uma boa, mandando o arquivo ser convertido pra CMYK e depois jogado pra impressora .....

o problema é qdo essa etapa foge das tuas mãos, tipo, vc manda pra outro "kbção" que nem em sua cidade está, e lá ele não consegue fazer isso

tsc, tsc, tsc, Trolls e mais Trolls nesse mundo, neh, ArKanjo? Se dependesse só da gente tava massa, mas qdo tem q mandar pra outro concluir "ferra" tudo  :-\

mas vlw a dica  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline ArKanjo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
« Resposta #244 Online: 05 de Setembro de 2007, 19:44 »
então,
mas daí pra mandar pra outro o jeito é exportar pra PDF mesmo ou outro formato, pq normalmente o "outro" nem sabe o que é InkScape .... :P

Acho que esse montar o script que sugeri seria bom pra uso pessoal nosso mesmo, pra nós que sabemos o que é bom e não pagamos mais de 1000 pra um software proprietario que faz a mesma coisa :D
Liberdade é tudo !

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #245 Online: 05 de Setembro de 2007, 19:58 »
então,
mas daí pra mandar pra outro o jeito é exportar pra PDF mesmo ou outro formato, pq normalmente o "outro" nem sabe o que é InkScape .... :P

Acho que esse montar o script que sugeri seria bom pra uso pessoal nosso mesmo, pra nós que sabemos o que é bom e não pagamos mais de 1000 pra um software proprietario que faz a mesma coisa :D

hehe concordo  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
« Resposta #246 Online: 05 de Setembro de 2007, 23:10 »
Mas acho que logo isso muda.. lembrando novamente, o inkscape está na versão 0.45 .. é muito recente.

Acho que eles focaram mais na parte de desenho mesmo, por isso a questão de imprimir ficou limitada.

Acredito que logo isso vai mudar.

;)

Offline ArKanjo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
« Resposta #247 Online: 06 de Setembro de 2007, 03:13 »
pois é ...
isso que acho engrassado, acho que a impressão seria o mais pratico de resolverem e um dos itens mais importantes pra abrir caminha pro ink ser usado em ambiente proficional...
só usar outros programas como ja citado o imagemagick pra exportar pra CMYK e melhor integração com os gerenciadores de impressão como o Kprinter do KDE ....

Igual o Xara.... se preocuparam tanto com o programa que não perceberam que ele não imprime :P
Sem contar que um dos pontos mais fortes do Xara que era o editor de foto XPE (xara photo editor) não tem na versão linux, sendo que no site official mostra no video como se tivesse, qd vi o video babei, pensei é hoje que apago o Corel do meu micro, qd fui ver só tem esse recurso no windows por enquanto e o xara não imprime... desanimei com ele, por isso to vendo o InkScape
que como comentei ta qs perfeito, só melhorar a parte de impressão e integrar um editor de foto nele e alguns recursinhos basicos de bitmap como ja salvar o bitmap no svg, cortar e coisas assim.... integrando isso fica show :D
Imagino como ficará a versão 1.0 :D tem previsão pra qd vira ela ??? se tiver irei anotar na minha agenda do google :D
Liberdade é tudo !

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #248 Online: 06 de Setembro de 2007, 08:20 »
Igual o Xara.... se preocuparam tanto com o programa que não perceberam que ele não imprime :P

bingo, Arkanjo!  ;)

hehe pegou bem na minha ferida. nao contei pros meninos que evitei o xara até o momento por causa exatamente disso, pois não utilizei o xara, mas li toda a sinopse e depoimento de utilizadores, e percebi que ele não me atende  :-\

[ ]s

kErNeL_sCrIpT

• Visitante
« Resposta #249 Online: 06 de Setembro de 2007, 08:38 »
pois é ...
isso que acho engrassado, acho que a impressão seria o mais pratico de resolverem e um dos itens mais importantes pra abrir caminha pro ink ser usado em ambiente proficional...
só usar outros programas como ja citado o imagemagick pra exportar pra CMYK e melhor integração com os gerenciadores de impressão como o Kprinter do KDE ....

Sem contar que um dos pontos mais fortes do Xara que era o editor de foto XPE (xara photo editor) não tem na versão linux, sendo que no site official mostra no video como se tivesse, qd vi o video babei, pensei é hoje que apago o Corel do meu micro, qd fui ver só tem esse recurso no windows por enquanto e o xara não imprime... desanimei com ele, por isso to vendo o InkScape
que como comentei ta qs perfeito, só melhorar a parte de impressão e integrar um editor de foto nele e alguns recursinhos basicos de bitmap como ja salvar o bitmap no svg, cortar e coisas assim.... integrando isso fica show :D
Imagino como ficará a versão 1.0 :D tem previsão pra qd vira ela ??? se tiver irei anotar na minha agenda do google :D

Bom, quero lembra-los mais uma vez: O Inkscape é uma criança, por tanto, acredito que ele terá futuramente essas funções citados pelo amigo ArKanjo, mas eu gostaria que o Inkscape não se tornasse uma cópia do Xara, muito menos do Corel, queria alerta-los para por favor, pensen, seria legal tentar se adaptarem ao Inkscape, ao invez de ficar o comparando toda hora com o Corel. Inkscape não é e nunca vai ser Corel! Espero que não, se não, não vou mais usa-lo, pois nem Xara nem Corel tem uma ferramenta maravilhosa como a ferramenta Caligráfica, gostaria que vocês prestassem atenção nas ferramentas únicas, somente encontradas no Inkscape, lógico, por se tratar de um editor vetorial é impossível não comparar com o Corel pra quem usava/usa essa ferramenta profissionalmente. Mas mesmo assim peço que tenham paciência, pois eu gostaria muito que o Inkscape tivesse essas funções que vocês reclamam, para atende-los proficionalmente, mas não gostaria que o Inkscape perdesse sua caracterísca, sua indentidade. Queiram ou não, o Inkscape é e sempre vai ser diferente do Corel, pois isso é o que o torna atrativo para artistas como eu, seria muito bom que ele servisse tanto para profissionais que usam vetores em gráficas quanto quem usa para arte em si, como eu. Por que eu vejo o Inkscape como um software único, com suas próprias características e indentidade.

Desculpem o desabafo... sei que o Corel tem muitos anos de estrada... mas me sinto mal em ver comparações com o Corel, não acho muito justo... pois o Inkscape tá no começo e não é Corel, Inkscape é Inkscape, e eu espero que continue sendo...

Abraço a todos e até mais.

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #250 Online: 06 de Setembro de 2007, 09:05 »
Desculpem o desabafo... sei que o Corel tem muitos anos de estrada... mas me sinto mal em ver comparações com o Corel, não acho muito justo... pois o Inkscape tá no começo e não é Corel, Inkscape é Inkscape, e eu espero que continue sendo...

hehe vamos contextualizar teu reciocinio, kErNeL_sCrIpT  ;)

Corel Draw:

Inkscape:

Acertei? hehe  ;) [ ]s

Offline fabioal

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #251 Online: 06 de Setembro de 2007, 09:35 »

Para você poder manipular o texto "tipo se não forem fontes escalavéis"
você primeiro deve transformá-las em curva.
seleciona o texto com a ferramenta de seleção, depois vá em Caminho->Objeto para caminho
a partir do momento que fizer isto, você poderá manipular os nós da fonte ;-)

[EDITADO]
Eu e o Esfinge escrevemos a mesma coisa, só que de forma diferente :D

Esfinge e Xterminator, obrigado pelas dicas mas ainda não é bem isso que eu preciso.

Na verdade mover os nós eu já conseguia, o que eu não consigo é usar um efeito para perspectiva ou o efeito que tem no InkScape, chamado de "Envelope".

Quando chamo o efeito "Envelope" dá um erro, mas eu depois vou tentar descobrir como fazer este efeito.

[]'s

kErNeL_sCrIpT

• Visitante
« Resposta #252 Online: 06 de Setembro de 2007, 11:39 »

hehe vamos contextualizar teu reciocinio, kErNeL_sCrIpT  ;)

Corel Draw:

Inkscape:

Acertei? hehe  ;) [ ]s

Boa Eunir!!!! Traduziu certinho! Como diz o ditado popular: "Uma imagem vale mais do que mil palavras!"

Offline Xterminator

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #253 Online: 06 de Setembro de 2007, 12:25 »
Heheheeh pode crer, mas 1 imagem vale mais que 1000 palavras
mas quando você inclui a citação, acho que deveria remover o link da imagem
senão o tópico vai ficar pessadissimo ;-)
ainda existem mortais que utilizam internet discada que tal pensar neles?

fabioal
agora entendi o que quer dizer, então alguns efeitos estão problemáticos por causa de uma alteração na biblioteca pyxml e por isto pode ser que não funcionem, agora se você observar no meu screenshot
tem uma ferramenta nova, abaixo da ferramenta de edição de nós, que pelo que vi faz algo parecido com o que você quer =)
caso queira testar é só baixar o a versão desenvolvimento do inkscape
é um autopackage fácil de instalar ;-) "ATENÇÃO"  por ser uma versão em desenvolvimento
travamentos ocorrem do nada Ok
depois não diga que não avisei ;-)
http://inkscape.modevia.com/ap/?M=D
O processo de instalação do autopackage é bastante simples
basta baixar o arquivo, dar permissão de execução e clicar nele
isto tudo pode ser feito através do nautilus o resto o autopackage faz ;-)
caso desista depois é só remover é só procurar no menu Ferramentas do Sistema
que o gerenciador do autopackage fica lá.
fuiiiiiiiiiiiiii.

« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 12:52 por Xterminator »

kErNeL_sCrIpT

• Visitante
« Resposta #254 Online: 06 de Setembro de 2007, 14:42 »
Xterminator, olha a matemática esperta ;) hehehe

Imagem do Ronaldinho: 32,8 KB x2 (contando com a messagem do Eunir) = 65,6 KB

Imagem do Robinho: 20,1 KB x2 = 40,2 KB

Total: 105,6 KB

Em net discada de 28 KB: 3,77 segundos para carregar ;)

Não é tanto assim não hehehehe, não gostaria de retirar as imagens não, tudo bem?

Pra minha messagem não ficar inútil, olhem essas artes feitas no Inkscape! o_O Show!!

http://inkscape.deviantart.com/favourites/ Exemplos impressionantes o_O, olhem todas as páginas e entendam...

http://www.73lab.com/index.php?menu_item=1&curr_lang=1 As duas primeiras fileiras de imagens.

EDIT: Xterminator, olha o seu avatar aqui em SVG o_O:

http://inkscape.deviantart.com/favourites/?offset=72
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 16:11 por kErNeL_sCrIpT »