Autor Tópico: Iniciando e aprimorando no editor vetorial Inkscape  (Lida 205749 vezes)

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #255 Online: 06 de Setembro de 2007, 15:22 »
Xterminator, olha a matemática esperta ;) hehehe

Imagem do Ronaldinho: 32,8 KB x2 (contando com a messagem do Eunir) = 65,6 KB

Imagem do Robinho: 20,1 KB x2 = 40,2 KB

Total: 105,6

Em net discada de 28 KB: 3,77 segundos para carregar ;)

Não é tanto assim não hehehehe, não gostaria de retirar as imagens não, tudo bem?

Pra minha messagem não ficar inútil, olhem essas artes feitas no Inkscape! o_O Show!!

http://inkscape.deviantart.com/favourites/ Exemplos impressionantes o_O, olhem todas as páginas e entendam...

http://www.73lab.com/index.php?menu_item=1&curr_lang=1 As duas primeiras fileiras de imagens.

EDIT: Xterminator, olha o seu avatar aqui em SVG o_O:

http://inkscape.deviantart.com/favourites/?offset=72


Opa, nada contra a imagem :-)
mas aí vai somando se todo mundo citar e deixar a imagem?
ehehhe pois é meu avatar tá lá nos favoritos =D
pena que aqui no fórum ele fica péssimo rsrs.
ehehe jabazinho bom na minha HP do Deviantart tem alguns trabalhos que faço no inkscape
estou evoluindo junto com ele ;-)
http://xterminador.deviantart.com/

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #256 Online: 06 de Setembro de 2007, 16:15 »
Po, maneiro a sua arte Xterminator! É sua auto caricatura? Aquela outra da Alicia Keys ficou show! Aquela gata... ::) hehehehehe
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 16:17 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #257 Online: 06 de Setembro de 2007, 19:08 »
Hehe.. não to querendo desmentir vocês, mas a verdade é que o Inkscape é a copia exata do Corel.. até a ordem das ferramentas é igual, única diferença visível é a barra de cores que no corel fica do lado direito...

Mas bom, esqueçam o corel e o xara.. são proprietários ( o xara é free ).

O_O queria desenhar assim, olha que legal.

http://xterminador.deviantart.com/art/Another-Sexy-Vector-49431941

hehe, acessem por própria conta e risco.

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #258 Online: 06 de Setembro de 2007, 21:16 »
Xterminator, opa cara, virei seu fã.. lindas artes você faz, eu so faço botão de site e desenhos simétricos por isso não sabia que daria para fazer coisas tão legais assim.

Segui sua dica e instalei o package.

Hmm, e tenho pedras e abraços ao mesmo tempo sobre essa versão ( a de hoje, devel 06/set )

A nova ferramenta o Tweak, é bem legal, adorei mesmo! ( num vou nem falar que ela imita uma ferramenta do corel :X )
E parece que a equipe do inkscape ouviu uma queixa recente que fiz: suporte a gradiente nas bordas, agora tem \O/
..falta so poder editar o formato com o nó ;)

As pedras> Tem uns bugs feios haha.. eu fiz um gradiente e fui rotacionar 90° ... não muda, na verdade muda sim, so que o gradiente fica no mesmo canto hahaha..

teste isso, fazendo uma esfera, mova , e note que o gradiente vai sempre apontar para o lado onde estava antes  :D

Mas claro.. é uma versão de testes, e sabia que iria encontrar esse erros bobos, usei a palavra pedra apenas como insinuação, nunca que eu falarei mau do inkscape .. seria o mesmo que cuspir no prato que come!!!

Lindo Lindo, Bravo!!! Os desenvolvedores tão mandando bem!!

- Teste - Pequeno ( lembrei das pessoas na discada.. eu usei discada por 6 anos  :'( )
Meu teste - Grande
O "cubo" atrás foi todo feito com o retângulo e modificado com o tweak, show!!!  8)
( exceto aquela coisa feia atrás do cubo que foi com a espiral.. )
Vamo que vamos!!!!!

Editado! para ficar mais claro .. tou empolgado, vou brincar mais com o novo ink  ;D
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 21:21 por Esfinge »

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #259 Online: 06 de Setembro de 2007, 21:24 »
Eu não baixei a de hoje aqui ainda, mas vou fazer isto daqui a pouco =)
rapaz eu estou esperando a integração com a lib2geom pra fazer uns gradentes loucos tipo o gmesh do ilustrator
ou a malha interativa do corel, vai dar pra fazer uns estragos rsrs.
http://www.inkscape.org/screenshots/gallery/inkscape-0.45-gradient-mesh-experimental.png
mas ainda não consegui integrar, até instalei a biblioteca ví alguns exemplo mas só mesmo.
http://lib2geom.sourceforge.net/
Eu vou explorando as versões devel, rsrs nunca fico com a versão estável mais que 1 mês
não é pra mim, é a mesma coisa do ubuntu sempre pego a devel por causa do gnome.
Tipo se quiser algum SVG, ehehe fora os pessoais e só pedir
pois é difícil hospedar SVG, no openclipart até dá, mas meus trabalhos por serem muito pessoais
não tem como hospedar é muita frescura
o macaco mesmo, pra poder hospedar lá tive que remover o logo do GNOME odeio isto.
então prefiro não hospedar em lugar nenhum pois faço por hobby, e nã oquero ser obrigado a modificar meu trabalho
pra agradar os outros kkk, se fosse pra fazeristo eu mudava de ramo.
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 10:44 por Xterminator »

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #260 Online: 06 de Setembro de 2007, 21:47 »
Opaaaa, eu tinha esquecido do malha interativa do corel... nossa vai ser lindo isso no inkscape

 ::) ::)

E eu também nunca passo muito tempo nas estáveis.. sou entusiasta, e sempre fico com a mão coçando para ver as novas funcionalidades, ta sendo bem divertido brincando com esse novo ink.

Citar
Tipo se quiser algum SVG, ehehe fora os pessoais e só pedir
pois é difícil hospedar SVG, no openclipart até dá, mas meus trabalhos por serem muito pessoais
não tem como hospedar é muita frescura.

Entendo. Obrigado pela oferta, mas lamento admitir que não tenho nenhuma habilidade artística, já fiz alguns cursos de desenho no papel e nada de fazer algo bonito, acho que me falta um bom aspecto de fisionomia nos desenhos, coisa que você tem de sobra ein, olha que gata @_@ hahaaha lindo desenho!

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #261 Online: 06 de Setembro de 2007, 22:32 »
então Esfinge
eu odiava oinkscape justamente por isto
"eu" gostava da interface do sodipodi tipo gimp e ver o inkscape querendo ser igual o corel me enojava.
e por incrível que pareça a primeira versão pública do inkscape
era simplesmente o sodipodi com interface "SDI¹" entre aspas pq até hoje os diálogos são separados
aliás no ultimo snapshot tem alguns diálogos que ficam integrados a janela principal como o de preenchimento.
 ¹ SDI - ehehe traduzindo single document interface, não é todo mundo entende, uma única janela pra "quase" tudo.
http://en.wikipedia.org/wiki/Single_document_interface

aqui o modo MDI.
http://en.wikipedia.org/wiki/Multiple_document_interface
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 22:35 por Xterminator »

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #262 Online: 07 de Setembro de 2007, 03:28 »
Sobre as imagens na citação, nao tem problema pra discada pois ela é carregada só uma vez, independente de qts vezes é exibida na tela, o resto vem do cache, o que vai pesar é pra quem tem micro com pouca RAM e não pra quem tem discada :P eu também usei discada até uns 2 anos atraz, desde 2000 que tenho PC. Então acho que não tem nada demais citar com a imagem...

Sobre o ink ser comparado ao corel e ao Xara, claro, InkScape é InkScape, é o editor vetorial mais promissor da atualizade no sofware livre, mas como são softwares pra mesma coisa, não tem como não comparar, mesmo pq a maioria aprendeu que Vetor=Corel ... :( mas justamente isso que acho vantagem do inkscape, um software que não recebe milhoes pra ser desenvolvido, e é comparado ao corel que "era" qs supremo nesta area.
Mas tanto o corel quanto o xara tem um recurso ou outro que deveria ser copiado, pra que reinventar a roda se algumas ideias ja estão prontas, se fizer tudo sem copiar chega hora que não tem o que fazer, imagine, como fazer o inkscape editar bitmap sem copiar, se ele chamar um software externo pro bitmap vai ser copia do corel que chama o PhotoPaint, se editar nele mesmo vai ser copia do Xara que tem o modulo embutido XPE(Xara Photo Editor), particularmente a ideia do xara acho melhor. como sugeri deveriam pegar parte do Gimp e embutir no inkscape, pelo menos a edição basica, se quiser edição avançada chama o Gimp automaticamente, acho que seria facil pra fazerem esta integração, mas não sei pq não fazem....

Mas continuo dizendo o InkScape é show, não comparo ele ao corel e xara menosprezando o Ink, pelo contrario.

PS: antes que alguem me diga que se quero editar bitmap use o gimp, bato na tecla do editor de bitmap, pq é o que sinto falta, pois integro fotos com letras e logos em vetorial, coisa que fazer tudo num editor de imagem como o gimp não me atenderia devido um editor vetorial ser melhor pra manipular as imagens vetoriais que mexo mais do que as fotos...
Só não coloco nada que fiz aki pra não passar vergonha diante dos desenhos show que a galera faz aki  ;D ;D um dia quem sabe consigo desenhar algo postavel pra galera ver :D hehehe
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #263 Online: 07 de Setembro de 2007, 03:53 »
EeEeE, estava sem nada para fazer agora a noite e resolvi dar uma "treinada" em desenho normal, ou arte.. ( se é que desenho meu pode ser chamado de arte )  :P

Tamanho Grande

Pequeno:



Fonte: mac.svg**

**Esse link é do provedor terra e ainda não sei o porque mas as vezes funciona e as vezes não  ???

Inicialmente era para "me desenhar", e usar de avatar aqui no fórum  ;). O problema é que, logo vi que não daria certo fazer igual, então veio a inspiração dos céus, quando um boneco meu caiu no chão:



*So pra avisar, tenho esse boneco aqui porque ganhei em algum fast-food  :D

Agora quero dicas de como fazer o meu desenho ficar mais parecido.. não consigo fazer a franja, e também como fazer o nariz e a boca ficarem menos "grosseiras". Qualquer outra dica também será muito bem vinda  :)

@ArKanjo concordo com você, exceto no ponto em que diz para usar um programa externo para tratar a imagem, isso, penso eu não ser possível, pois o inkscape é multiplataforma e o uso do gimp ou até mesmo outro software se tornaria inviável ( mesmo dentro do ambiente linux, pois o gimp não é a unica opção padrão ), contudo isso seria possível com uma extensão que o usuário poderia adicionar, dando essas funcionalidades extras de edição integrada em um editor externo.

Edit: essa foto do boneco é do google images.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2007, 04:08 por Esfinge »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #264 Online: 07 de Setembro de 2007, 09:04 »
Esfinge, esse seu Hoste não tá com nada não :P Cara, usa o 4Shared, nunca me deixou na mão, da 1 GB, você pode upar até 50 MB por vez.

Sobre o Corel, é a última vez que falo dele. Eu sei que tem usuários experientes aqui que o usaram proficionalmente e deve ter exelentes ferramentas, por isso repito novamente, o Inkscape está começando. Ontem foi lançado um novo Beta do Inkscape 46, baixei, pois estava ansioso, que maravilhoso!!!! Deu um salto gigantesco! E olha que é só um Beta heim. Lata de tinta, esse eu concordo, deveria já existir faz tempo... Tweak... e um monte mais, quem tiver interesse é só baixar, mas dá uns pau no PC, já vou logo avisando que tive problemas pra instalar, mas depois de instalado ficou beleza e bem estável. Bom, o primeiro editor vetorial que mexi foi o Inkscape, na época eu ainda tinha Ruindow$ no meu HD e instalei o Corel 12 pra comparar, a primeira coisa que fiz foi procurar a ferramenta Caligráfica que inexiste no Corel... depois não conseguia editar as alças com a levesa e suavidade no Inkscape... bem, não sou PRO em vetor, apenas um noob entusiasta, então na minha opinião (veja bem, disse MINHA opinião), o Inkscape é superior e ponto final. Se ele evoluiu isso tudo só de passar de uma versão estável para uma Beta, imaginem o que não nos espera na versão 1.0 o_O.

Como o ArKanjo disse, não tem como não copiar, não conordo, pois acredito que é possível que a criatividade ainda exista nesse mundo hehehehe, e vocês conhecem algum software livre que  fica parado sem evoluir? Pois é, com o Inkscape não vai ser diferente, pra mim como disse é a MINHA opinião, ele já é superior, pra quem ainda o usa sentindo saudades do Corel, esperem e vejam, comprovem com o seus prórpios olhos, no futuro, esse editor Vetorial vai ultrapassar o "Rei" dos vetores Corel.

Bom, gostaria que o foco do tópico fosse redirecionado novamente, pois eu o criei pensando em divulgar o Inkscape, não pra ter que ficar o defendendo e vendo comparações com o Corel, se vocês estão aqui é por que com certesa gostam dele de alguma forma, peço que paremos com as comparações depreciativas, comparações de funcionalidades é completamente entendido, mas depreciação não dá. Talvez tenha ofendio alguém, peço perdão se o fiz, pois a questão aqui é opinião (e opinião é igual... vocês conhecem o ditado né? hehehe), e opinião é sempre polêmico, mas vamos deixar isso pros programas senssacionalistas da TV né? hehehe.

Esfinge, queria pegar o seu  SVG pra te ajudar, mas o seu Host nunca abre... você pode mandar uma cópia pro meu Host? A boca e a franja podem ser ajustados com a opção "Tornar nós selecionados simétricos", delete os pontos (ou vertices) mais "grosseiros" e edite mais os vertices dos cantos pra dar uma arredondada, e use o novíssimo Tweak também ^^ Se você puder mandar o SVG pro meu Host seria legal pra te ajudar mais.

Abraço a todos e até mais.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #265 Online: 07 de Setembro de 2007, 09:59 »
Só pra dar uma de Troll
Vetor=Illustrator ou FreeHand "NOTE" estes devem ser comparados ao inkscape
na minha opinião melhores que o Corel, mas isto não vem ao caso kkk
prefiro o Inkscape, kkk pelo menos eu posso dar palpite ;-)

Fuuuuuuiii bom final de semana
saída estratégica pela esquerda.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #266 Online: 07 de Setembro de 2007, 10:25 »
Só pra dar uma de Troll
Vetor=Illustrator ou FreeHand "NOTE" estes devem ser comparados ao inkscape
na minha opinião melhores que o Corel, mas isto não vem ao caso kkk
prefiro o Inkscape, kkk pelo menos eu posso dar palpite ;-)

Fuuuuuuiii bom final de semana
saída estratégica pela esquerda.

Que isso Xterminator, é como eu disse, opinião é opinião hehehe ;D

E você é educado, não é Troll não ;) E é um baita artista que eu adimiro!

Galera, mais uma coisa sobre o Inkscape Beta que estou testando, agora quando você abre uma janela de paleta de cores, degradês e coisas do tipo, é integrado a janela do Inkscape o_O, ficou mais SDI ainda hehehe. Bem prático e simples, apesar de tá dando uns Bug hehehe, mas Beta é pra isso mesmo, testar e achar os Bugs.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #267 Online: 07 de Setembro de 2007, 12:43 »

*So pra avisar, tenho esse boneco aqui porque ganhei em algum fast-food  :D


tah bom, Esfinge. Vou acreditar que vc tbm NÃO tem um amigo imaginário  :D  :D  :D

Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #268 Online: 07 de Setembro de 2007, 13:34 »
Ahhh, nunca consigo esconder um segredo do Eunir hahahaha  :D

Pois é eu gosto desse desenho, Mansão da Madame Foster para Amigos Imaginários  :P

Tenho 3 bonecos desse desenho aqui jhahahaha

Sim, vou botar no seu host Kernel, e tenho uma dica legal que descobri ontem, quando estava usando a ferramenta caligrafica, seleciona as alças que deseja com o Nó e da um Ctrl+L, isso vai preservar o formato do objeto ao mesmo tempo em que exclui algumas alças.. é beeem útil para quando se desenha usando a caligrafica ou o lapis.

Bom final de semana Xterminator!

... Depois vou desenhar o Blue, e a galera completa do desenho..  ;)

Edit: Não quero ser chato, mas prometo, ultima vez que fala no corel aqui: ele também tem uma ferramenta caligrafica, e com uma vantagem, você pode escolher o tipo de ponta quer usar, como o pincel no Gimp.. claro que logo isso será implementado no Inkscape  ;)

Inkscape é o melhor  ;D
« Última modificação: 07 de Setembro de 2007, 13:49 por Esfinge »

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #269 Online: 08 de Setembro de 2007, 03:23 »
Quem depreciou o Ink ???? perdi algo ???


se foi eu falando do corel, então entenderam mal ....
Pelo contrario, eu não sei desenhar nada :P mas aprendi no corel desde a versão 5, na epoca ja era um exemplo de software pesado, até hoje é, adorei o Ink, alias, ja to intimo chamando ele por apelido.. hehehehe
Mas o meu comentario foi sobre o fato de todos que não conhecem linux só conhecerem o corel, o freehand e outros só ouço falar da boca de quem trabalha mesmo com o assunto, alias, nunca vi outros editores vetoriais alem do Corel, Xara e o Ink ... :P
Mas voltando ao assunto, sobre o fato que comentei que não tem como não copiar, não me referi a fazer um clone do Corel, mas do fato que uma ferramenta ou outra alguem pode julgar que foi copiado, nao por ter sido, mas por algumas coisas acabarem virando um padrão de como fazer algo, por exemplo, praticamente todos os software pra salvar usam o menu arquivo > Salvar, quem não conhece pode dizer, "Ó la, copiaram isso do windows" mas na verdade não foi, é como alguem quiser andar com as mãos só pra dizer que não fica copiando os outros... entenderam, sei la, acho que não :P ehehehehehe

Sobre a minha sugestão que deveria chamar o Gimp pra editar imagem, foi uma sugestão pq o gimp é o melhor que conheço pra imagem em software livre ...
Me veio a ideia, tipo, vc clica num bitmap dentro do ink e escolhe editar, ele salva o bitmap na pasta de temporarios, e chama um software de edição de imagens que vc escolhe nas opções(krita, Gimp, Photo$hop...) daí vc edita, e qd clica em salvar o ink altomaticamente detecta que a imagem foi alterada e atualiza na tela dele ...   O que acham ??? se a ideia for boa, alguem passa pra ingles e manda a sugestão pros desenvolvedores, acho que é facil de implementar isso, mas sou ruim em ingles pra conversar com os desenvolvedores pra fazerem algo assim :(
Ou a outra opção que também comentei, desenvolver um editor de imagem basico dentro do proprio ink, tipo, seleciona um bitmap a barra de ferramentas muda com opções pra editar o bitmap.
Alem de ter nas opções pra escolher pra salvar automaticamente o bitmap dentro do SVG ou nao ...


Mas vamos la ao assunto do topico.
Essas duvidas e ideias me surgiram pelo seguinte....

Eu tenho uma imagem que foi feita no corel(não me xinguem, é de antes de conhecer o Ink :P), ela é a capa de um CD que fiz, com uma foto, invez de recortar a foto no editor de imagem, só joguei ela dentro do corel, fiz um quadrado nas medidas da capa do CD, depois selecionei a ferramenta de edição de nós e marquei a foto, isso no corel faz com que qd modificado os nós ao redor da foto ele recorte ela .... daí recortei do jeito que queria e deixei do tamanho do quadrado da capa do CD ... assim se eu quisesse mudar o recorte, era só mover os nós, pois a foto não é destruida, só fica oculta a parte que foi recortada, entenderam? quem conhece o corel deve saber como....

Agora vem a duvida ...
precisei mudar algumas coisas na capa do CD que desenhei, então como to agora com o Ink, abri o caminhao pesado que é o corel, exportei pra SVGZ com os bitmaps incorporados, depois abri no Ink, acontesse que no ink a foto aparece inteira, sem esconder a parte recortada ....
Ja li que isso pode ser feito usando uma ferramenta do ink do tipo envelope ou algo assim, esquevi o nome agora...
Mas nao tem como recortar a foto só ????
To migrando, e ainda tem coisas que to acostumando com as diferenças, sabem como é ... igual dirigir carro com cambio automatico, no começo vc fica levando a mão no cambio, até acostumar que não precisa mais dele :P hehehehe

PS: no windows a versão estavel do ink to tendo problemas com os efeitos, parece que é por causa de algum problema com o Python ... o beta não tem mais esse problema ??? to indo la pegar ela pra ver como ta :D
PS2: estou no windows infelizmente pq ainda não resolvi o problema do linux com minha rede wifi, postei num topico mas ainda não consegui conectar o Wifi aki e não to afim de puxar cabo de rede :( ....
PS<inutil> Mansão foster para amigos imaginarios eu também acho legal :P hehehehe, e olha que tenho 28 anos, mas sou fã de desenhos.. hahahahaha principalmente animes :D, e outra, Pô desenhar o Bloo nem da graça, é um bagulhinho azul com boca e olho, até parece um fantasma fugitivo do jogo PacMan, hahahahahaha, prefiro o Eduardo e a Coco, um idiata medrozo a outra totalmente sem sentido... hehehehe :P   deixa eu voltar a ver Naruto Shipuuden que ganho mais :P heheheh
« Última modificação: 08 de Setembro de 2007, 04:36 por ArKanjo »
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos