Autor Tópico: Iniciando e aprimorando no editor vetorial Inkscape  (Lida 207992 vezes)

Offline Xterminator

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #225 Online: 04 de Setembro de 2007, 10:48 »
É isto aí ver a criança evoluir é ótimo, eu ví o nascimento do Inkscape (Eu odiava o Inkscape)
eu usava o sodipodi e ainda hoje acho que a turma do ink fez umas besteirinhas na hora de portar o código do sodipodi, pois o sodipodi suportava CMYK, e a ferramenta deseleção e a caneta eram muito mais precisas, mas hoje só estou usando o Inkscape mesmo, pois o sodipodi foi descontinuado.
rsrs pros curiosos que quando acessavam o código XML e viam lá sodipodi pra todo lado
agora já sabem porque ;-)
http://www.sodipodi.com/index.php3
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 10:53 por Xterminator »

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
« Resposta #226 Online: 04 de Setembro de 2007, 10:55 »
rsrs pros curiosos que quando acessavam o código XML e viam lá sodipodi pra todo lado
agora já sabem porque ;-)

ó aqui uma criança bem informada agora  :D  :D  :D  :D (que raios de sodipodi é isso... hehehehehe sempre me perguntei, e a resposta nunca veio rsrsrs). vlw
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
« Resposta #227 Online: 04 de Setembro de 2007, 13:23 »
Ih, eu achava que era uma variavel comum, por isso nem ligava  :P

Esta explicado então o motivo do inkscape ser tão evoluido mesmo sendo recente, .. pegou as bases de outro software maduro  :-\

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #228 Online: 04 de Setembro de 2007, 14:16 »
resumindo: o inkscape é um fork do sodipodi  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Xterminator

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #229 Online: 04 de Setembro de 2007, 15:46 »
resumindo: o inkscape é um fork do sodipodi  ;) [ ]s
Isto garoto.
aqui estáo Roadmap para todas versões até a 1.00 e o que será implementado em cada versão.
http://wiki.inkscape.org/wiki/index.php/Roadmap

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #230 Online: 04 de Setembro de 2007, 16:16 »
opa, bom saber disso  ;) vlw, Xterminator

Offline ArKanjo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
« Resposta #231 Online: 04 de Setembro de 2007, 18:02 »
Vou aproveitar aki pra por uma duvida,
estou comessando a usar o inkscape, uso pra fazer umas imagens que imprimo varias copias.
No windows a impressão dele abre a tela padrão onde escolho as opções
Ja no linux não tenho praticamente opção nenhuma, como faço pra poder imprimir varias copias ou controlar melhor as opções de impressão pelo linux no inkscape ???

Outra duvida é que uso muito foto misturado com vetor, mas o velho problema dele só linkar a imagem é meio chato, não tem como anexar a foto no SVG por padrão ??? ou só sempre tenho que clicar no efeito>imagens> juntar todas as imagens ???

Estou querendo me livrar do windows e do corel, mas ta dificil, primeiro vi o video que tem no site do Xara, achei demais.
depois fiquei sabendo que akele editor de foto embutido no Xara é só pra versão do windows, alem de que o xara ta com serios problemas de impressão e exportação pra PDF ...
Agora me interessei pelo Inkscape, mas o gerenciamento de bitmap dele é muito fraco, quase nulo ...
Acho que o Ink se juntarem um editor de imagem basico nele e uma manipulação melhor ficaria show, pelo menos ter como chamar direto o Gimp pra editar a foto e qd salvar no gimp ele ja mudar na tela do Ink alem de anexar sempre os bitmaps ao .svg ..
tendo isso ja se tornará uma alternativa mais ao nivel do corel ... pq só pra vetorial ele é excelente. :D
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline Esfinge

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
« Resposta #232 Online: 04 de Setembro de 2007, 20:47 »
Realmente o suporte do inkscape a impressão está absurdamente baixa ( não da pra fazer nada além de mandar imprimir ), mas é isso que estavamos discutindo ainda a pouco sobre o ink, o fato dele estar no começo do desenvolvimento, apesar de ter pontos fortes tem também alguns muito fracos, como o suporte a impressão.

Eu não costumo imprimir os desenhos ( na verdade nunca ), por isso não sei como te ajudar, nem tenho informações sobre isso  :-[

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #233 Online: 04 de Setembro de 2007, 21:28 »
Eu não costumo imprimir os desenhos ( na verdade nunca ), por isso não sei como te ajudar, nem tenho informações sobre isso  :-[

Com relação à impressão de qquer coisa nessa área, não podemos esquecer de um detalhe importante: tanto o Gimp qto o Inkscape, msmo sendo softwares distintos, possuem uma deficiência em comum: o CMYK. Em ambos reina o padrão RGB, que é bom para otimizar arquivos e visualizá-los na tela. O CMYK que se usa na indústria gráfica é baseado na mistura de tintas sobre o papel, enquanto que o CMYK usado nos sistemas de computador não passa de uma variação do RGB.

Eu contornei, de certa forma (já que meus resultados finais são sempre em formato PDF para a gráfica), canalizando minhas conclusões de tarefas pelo Scribus, antes da exportação final revisada (mas msmo este tbm possui algumas limitações  :-\)

Conclusão: O espectro de cores CMYK (gráfico) é significativamente menor que o RGB, o que quer dizer que nem todas as cores vistas no monitor podem ser conseguidas na impressão.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Scribus

espero que este link te ajude em algo, ArKanjo

[ ]s
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 21:33 por Eunir Augusto »

Offline Xterminator

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #234 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:01 »
Quanto ao CMYK amigos que usam o inkscape na indústria gráfica, tem um aliado chamado ImakeMagick
tipo na comuna do inkscape do orkut tem pessoas que realmente utilizam o inkscape na área gráfica e com um simples comando do imagemagick fazem a conversão de RGB para CMYK é so buscar na comuna por CMYK.
sei que não é todo mundo que usa orkut, mas se puder dá uma conferida.
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=2215490&tid=2487325980430860864&kw=cmyk

Offline Esfinge

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
« Resposta #235 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:07 »
Opa, eu tinha instalado o imagemagick aqui.. por ser dependência do xara.. mas nem sabia o que fazia.. então é isso, e falando em xara.. ele tem um suporte bem melhor a impressão, você pode dar uma olhada la para ver se atende a suas necessidades.

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #236 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:14 »
Quanto ao CMYK amigos que usam o inkscape na indústria gráfica, tem um aliado chamado ImakeMagick
tipo na comuna do inkscape do orkut tem pessoas que realmente utilizam o inkscape na área gráfica e com um simples comando do imagemagick fazem a conversão de RGB para CMYK é so buscar na comuna por CMYK.

opa, isso muito me interessa  :D  :D  :D vlwn, hein  ;) [ ]s

Offline fabioal

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #237 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:18 »
Senhores,

Eu estou a um tempinho brincando com o InkScape. Não é nada avançado, estou usando mais mesmo para transformar um bitmap em vetor, aliás no InkScape este recurso é 10x melhor que no corel, eu tinha aqui um avatar em png que eu transformei em vetor no inkscape e ficou perfeito.

Eu tenho uma dúvida bem simples, estou até com vergonha de perguntar isso mas que eu juro que tentei e não sei como fazer. No corel eu usava muito um efeito de perspectiva, onde eu poderia mover os pontos (dos cantos) de uma seleção da maneira que eu quisesse, assim eu poderia fazer um texto em perspectiva. No InkScape eu não consigo de maneira alguma puxar os pontos independentemente.

Alguém sabe como fazer isso?

Obrigado.

[]'s

Offline Esfinge

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
« Resposta #238 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:22 »
ponha a ferramenta nó e de um Shift+Ctrl+C, agora poderá editar as alças.

não tenha vergonha.. eu também migrei do corel e apanhei pra descobrir isso  :D

Offline Xterminator

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #239 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:25 »
Senhores,

Eu estou a um tempinho brincando com o InkScape. Não é nada avançado, estou usando mais mesmo para transformar um bitmap em vetor, aliás no InkScape este recurso é 10x melhor que no corel, eu tinha aqui um avatar em png que eu transformei em vetor no inkscape e ficou perfeito.

Eu tenho uma dúvida bem simples, estou até com vergonha de perguntar isso mas que eu juro que tentei e não sei como fazer. No corel eu usava muito um efeito de perspectiva, onde eu poderia mover os pontos (dos cantos) de uma seleção da maneira que eu quisesse, assim eu poderia fazer um texto em perspectiva. No InkScape eu não consigo de maneira alguma puxar os pontos independentemente.

Alguém sabe como fazer isso?

Obrigado.

[]'s

Para você poder manipular o texto "tipo se não forem fontes escalavéis"
você primeiro deve transformá-las em curva.
seleciona o texto com a ferramenta de seleção, depois vá em Caminho->Objeto para caminho
a partir do momento que fizer isto, você poderá manipular os nós da fonte ;-)

[EDITADO]
Eu e o Esfinge escrevemos a mesma coisa, só que de forma diferente :D
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 22:27 por Xterminator »