Eu estou utilizando o Arch Linux há aproximadamente 1 mês. Eu estava feliz e satisfeito com o meu Ubuntu, resolvi migrar apenas porque achei que seria divertido
Antes de instalar, resolvi fazer a instalação em uma máquina virtual, onde poderia analizar o desempenho da distro(com uma margem de erro, é claro) e também, observar qualquer problemas que eu poderia ter instalando essa distro.
Depois de um ou outro problema com locales, fácilmente concertados, chegou a hora de instalar o sistema: realizei a instalação padrão pelo setup, que foi tranquilo, mantive a minha home, que é a mesma do Ubuntu, e realizei a instalação. Dentro do sistema, adicionei meu usuário com
adduser e saí adicionando ele aos grupos. Depois veio a atualização do sistema(tarefa EXTREMAMENTE recomendada):
pacman -Sy pacman <- Isso atualiza a lista de pacotes e o próprio pacman.
pacman -Su <- Isso atualiza todos os pacotes do sistema
No final, o download deu uma média de 160mb, considerando que eu instalei o base e o devel. Agora veio o próximo passo, que foi instalar o xorg, o openbox, o gnome e por aí vai, no total saiu mais uns 300mb de download.
Reconfigurei meu xorg com
xorgconfig, e instalei o driver do meu modem, que é um smartlink:
pacman -S slmodemEntão baixei o wvdial para realizar a conexão, e procurei pelo GNOME-PPP, antigo companheiro de discada no Ubuntu. Como não achei, resolvi baixar pelo AUR. Fui em
http://aur.archlinux.org, e procurei pelo meu programa favorito \o\.
Baixei o pacote tarball, então foi só descompactar, ir na pasta e digitar o seguinte comando:
makepkg -c PKGBUILDE depois, instalei o pacote gerado por ele:
pacman -U gnome-ppp<restodonomedoarquivo>Então liberei acesso para o meu usuário para usar o wvdial(o gnome-ppp é um frontend para o wvdial):
groupadd dialout
gpasswd -a <usuario> dialout
chgrp dialout /usr/bin/wvdial
chmod u+s,o= /usr/bin/wvdialAdicionei o slmodem para a lista de daemons no /etc/rc.conf e conectei. Pronto, sistema configurado, só falta ajustar uns detalhes, mas isso deixo com vocês, afinal, é a melhor parte =)
Ah, minha opinião? É uma das melhores distros que eu já usei até agora, leve, rápida, atual, e muuito, mas muuito simples. Quem tiver oportunidade, recomendo que teste.