Autor Tópico: Arch Linux: breve resenha  (Lida 43115 vezes)

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #45 Online: 01 de Julho de 2008, 00:30 »
@Nossile

Por isso meu caro colega é que o Arch não é uma distribuição indicada 'como entrada' no GNU/Linux, pois o usuário tem que dominar alguns conhecimentos e procedimentos para se virar bem com ela; agora, para quem já foi iniciado (pelo Ubuntu, por exemplo), eu acho que o usuário vai considerar 'simples' fazer as coisas e atualizá-lo. Atualmente tenho-o instalado em um notebook P3 'velhinho' que tenho e como máquina 'convidada' (VirtualBox) em uma máquina 'hospedeira' Ubuntu (essa sim deu trabalho, tem que usar 'altos macetes' para instalar e configurar algumas coisas para o Arch rodar OK como máquina convidada, mas depois fica show - neste VM estou usando o KDEMod e tenho a dizer que os caras do projeto fizeram um grande trabalho - KDE estável e modular, o usuário só instala o que precisa ;) )

Danpos.

Offline niitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #46 Online: 01 de Julho de 2008, 11:11 »
Muito boa sua resenha celso. Pra ficar ainda mais completa você poderia acrescentar alguns screenshots do sistema depois de instalado.

Abraços!

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #47 Online: 01 de Julho de 2008, 13:25 »


- Há uma boa documentação para o Arch sobre a criação de um script de instalação personalizado do sistema, criado pelo próprio usuário?



Não sei se existe mas acho que fica facil fazer da seguinte maneira:
Ler bem o tuto de instalação do arch
Instalar o Arch até estar na "consistência" desejada  ;D
À medida que vc vai instalando vai tomando nota daquilo que fez e dos comandos que utilizou depois é só construir o script

Não sei se vc consegue fazer tudo num script mas em 2 ou 3 dá para fazer, eu quando instalar o arch aqui estou a pensar fazer isso

Eu sou como o celso, o ubuntu já não basta eu quero mais e mais dificil, o ubuntu é muita moleza já vem tudo feito, eu quero um desafio e quero aprender mais sobre linux mas prefiro esperar por um computador com uma placa nvidea porque se no ubuntu já tenho muitos problemas com esta ATI :'( nem quero imaginar numa distro como o arch que não facilita muito.

Já dei umas fuçados no forum do arch e fiquei curioso com esse KDEmod, eles não recomendam o Kde normal apenas o mod, mas eu ainda quero ter uma experiencia mais dificil por isso vou cometer a loucura de instalar o arch com o Openbox standalone, nem quero imaginar o trabalho que vai dar  ;D


alarcon

  • Visitante
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #48 Online: 01 de Julho de 2008, 13:40 »


- Há uma boa documentação para o Arch sobre a criação de um script de instalação personalizado do sistema, criado pelo próprio usuário?



Não sei se existe mas acho que fica facil fazer da seguinte maneira:
Ler bem o tuto de instalação do arch
Instalar o Arch até estar na "consistência" desejada  ;D
À medida que vc vai instalando vai tomando nota daquilo que fez e dos comandos que utilizou depois é só construir o script

Não sei se vc consegue fazer tudo num script mas em 2 ou 3 dá para fazer, eu quando instalar o arch aqui estou a pensar fazer isso

Eu sou como o celso, o ubuntu já não basta eu quero mais e mais dificil, o ubuntu é muita moleza já vem tudo feito, eu quero um desafio e quero aprender mais sobre linux mas prefiro esperar por um computador com uma placa nvidea porque se no ubuntu já tenho muitos problemas com esta ATI :'( nem quero imaginar numa distro como o arch que não facilita muito.

Já dei umas fuçados no forum do arch e fiquei curioso com esse KDEmod, eles não recomendam o Kde normal apenas o mod, mas eu ainda quero ter uma experiencia mais dificil por isso vou cometer a loucura de instalar o arch com o Openbox standalone, nem quero imaginar o trabalho que vai dar  ;D





===EDITADO===

Texto original removido



Motivo:

Bom pelo que foi falado logo abaixo pelo moderador FaBMak, resolvi remover as mensagens que havia postado aqui e enviar via mp a quem fez a pergunta que no caso foi o nobre colega kakita.




« Última modificação: 02 de Julho de 2008, 16:05 por alarcon »

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #49 Online: 01 de Julho de 2008, 15:33 »
Realmente o pacman é tudo que disseram, muito bom. Instalei direto o KDEmod, mas já que estou experimentando vou instalar o KDEmod4.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #50 Online: 01 de Julho de 2008, 19:05 »
obrigado alarcon essas dicas form 5 estrelas

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #51 Online: 01 de Julho de 2008, 22:02 »
Meu aprendizado em linux começou em 2006 com o ubuntu, depois de 1 ano e meio com o ubuntu eu queria um desafio foi ai que eu parti para o arch(e não me arrependo). Hoje a minha unica distro é o arch, e sinceramente não tenho mais vontade nenhuma de testar outras distros. ;D

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #52 Online: 02 de Julho de 2008, 00:06 »
Ótima resenha!

Eu venho tentando testa-lo a um bom tempo, mas preciso do wvdial pra conectar-me a internet, e não vem por padrão no Arch que tenho :(
Não sei se algum Arch já vem com ele por padrão.
Continuo na busca, quero muito testar essa distro :)

alarcon

  • Visitante
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #53 Online: 02 de Julho de 2008, 11:08 »
Ótima resenha!

Eu venho tentando testa-lo a um bom tempo, mas preciso do wvdial pra conectar-me a internet, e não vem por padrão no Arch que tenho :(
Não sei se algum Arch já vem com ele por padrão.
Continuo na busca, quero muito testar essa distro :)



===EDITADO===

Texto original removido



Motivo:

Bom pelo que foi falado logo abaixo pelo moderador FaBMak, resolvi remover as mensagens que havia postado aqui e enviar via mp a quem fez a pergunta que no caso foi o nobre colega kErNeL_sCrIpT.

Isso pode ou não ???


Acho que a moderação está perdendo muito tempo com tolices e deve ser por isso que muitos colegas de fórum espetaculares andam saindo do mesmo, mas como estou aqui e aceitei as regras de utilização (que na época não eram assim), portanto acato o recomendado, mesmo não concordando com ela, e retiro o que foi postado para não trancar o tópico do seu criador o colega celsofaf que por sinal faz tempo que não escreve aqui no fórum. Por que será?
« Última modificação: 02 de Julho de 2008, 16:05 por alarcon »

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #54 Online: 02 de Julho de 2008, 12:22 »
Pessoal,

Vale lembrar que aqui é um fórum de suporte para o Ubuntu, não para Arch Linux, que aliás tem fórum próprio. Contudo, é tolerada a discussão de outras distribuições, e não o suporte em si para as mesmas.

Mais mensagens como a anterior e o tópico será trancado.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline Librarian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Y ddraig Goch ddyry cychwyn
    • Ver perfil
    • Ubuntex
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #55 Online: 02 de Julho de 2008, 12:31 »
Instigante, sua resenha. Já deu vontade de baixar. O pessal do Arch usa torrent?
João Santana
Ubuntu LoCo Team Pernambuco Leader & Ubuntu Evangelist
Linux User  #442101  * Ubuntu User #20728

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #56 Online: 02 de Julho de 2008, 18:26 »
É uma pena não podermos dividir nossos conhecimentos por causa da pura burocracia.



  Sobre a distribuição, posso dizer que, se você quizer "construir" (não no sentido LFS) seu sistema, essa é a distro. Mesmo assim, ainda não me fez largar o Slackware. :)
  A única desvantagem que vi foi seu GNOME, percebi ele muito pesado...

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #57 Online: 02 de Julho de 2008, 19:31 »
Uma coisa que estou percebendo com o Arch+KDEmod4 é que a "aventura" termina no momento em que se configura todo o sistema  :P

Com o KDEmod4 foi instalado o Shaman, que é uma interface gráfica para o Pacman (o ícone é um fantasma  ;D) e ele é muito parecido com o Synaptic. Daí pra frente é só tranquilidade e o sistema pode até ser entregue para o uso de um iniciante.

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #58 Online: 02 de Julho de 2008, 20:10 »
Uma coisa que estou percebendo com o Arch+KDEmod4 é que a "aventura" termina no momento em que se configura todo o sistema  :P

Com o KDEmod4 foi instalado o Shaman, que é uma interface gráfica para o Pacman (o ícone é um fantasma  ;D) e ele é muito parecido com o Synaptic. Daí pra frente é só tranquilidade e o sistema pode até ser entregue para o uso de um iniciante.



e depois que se configura uma vez, se tiver que configurar de novo fica muito fácil e rápido... Arch já meu sistema oficial há muito tempo... prático e rápido..

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #59 Online: 03 de Julho de 2008, 19:36 »
e depois que se configura uma vez, se tiver que configurar de novo fica muito fácil e rápido... Arch já meu sistema oficial há muito tempo... prático e rápido..

O problema é quando você quer instalar ele (e já instalou alguma vez). Dá uma preguiiiiiiiiiiiiiça!!!