Autor Tópico: Arch Linux: breve resenha  (Lida 43036 vezes)

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #30 Online: 30 de Outubro de 2007, 18:40 »
droga! Eu instalei o Arch , mas o xorg nao deixou eu ficar com o Arch  :-X
Mas agora to no debian :)

boi

  • Visitante
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #31 Online: 30 de Outubro de 2007, 18:55 »
Também acabei instalando o Arch. Já tinha tentado com uma versão antiga, mas acabei desistindo porque dava muito trabalho. Mas talvez seja porque ainda estava bastante crú na época. Agora realmente melhorou bastante. Achei mais ou menos igual o Gentoo, com a diferença que no Arch os pacotes já são pré-compilados.
O que me deixou impressionado foi a velocidade. No meu computador ficou mais rápido o Arch com Gnome do que uma outra distro que eu vinha testando, o Zenwalk com o XFCE. Isso porque o Zenwalk já é uma distro bastante leve. Com o Ubuntu então, sem comparação.
Ainda preciso testar mais, mas pelo que vi até agora me pareceu que o Arch, junto com o Gentoo, é atualmente a melhor opção de distro para usuários avançados.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #32 Online: 30 de Outubro de 2007, 19:30 »
Parei com o Arch por um tempo. Fiquei dois meses sem computador e, agora que tô com um computador novo e também extremamente atarefado, botei o Ubuntu aqui "e pronto". Mas neste feriado de Finados irei experimentar o Arch 64bits e posto minhas impressões aqui.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #33 Online: 30 de Outubro de 2007, 22:02 »
Também acabei instalando o Arch. Já tinha tentado com uma versão antiga, mas acabei desistindo porque dava muito trabalho. Mas talvez seja porque ainda estava bastante crú na época. Agora realmente melhorou bastante. Achei mais ou menos igual o Gentoo, com a diferença que no Arch os pacotes já são pré-compilados.
O que me deixou impressionado foi a velocidade. No meu computador ficou mais rápido o Arch com Gnome do que uma outra distro que eu vinha testando, o Zenwalk com o XFCE. Isso porque o Zenwalk já é uma distro bastante leve. Com o Ubuntu então, sem comparação.
Ainda preciso testar mais, mas pelo que vi até agora me pareceu que o Arch, junto com o Gentoo, é atualmente a melhor opção de distro para usuários avançados.

Aí, tá vendo? ^^
Concordo em gênero, número e grau, Arch Linux é a melhor opção para usuários avançados.
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #34 Online: 30 de Outubro de 2007, 22:36 »
Eu postei a meses neste tópico e ainda não instalei o arch.

Bem, tenho a desculpa que eu uso dial up ainda.

Mas na verdade estou inventando isso como desculpa, isso sim.

Fabiovalinhos = homem-blefe...

7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #35 Online: 30 de Outubro de 2007, 23:01 »
Parei com o Arch por um tempo. Fiquei dois meses sem computador e, agora que tô com um computador novo e também extremamente atarefado, botei o Ubuntu aqui "e pronto". Mas neste feriado de Finados irei experimentar o Arch 64bits e posto minhas impressões aqui.

Essa falta de tempo me impede de testar o Arch, mas li toda a resenha. Parabens, Celso, muito esclarecedora. Obrigado por disponibilizar teu conhecimento. Pena nao ter lido antes  ;) Abraço
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

boi

  • Visitante
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #36 Online: 30 de Outubro de 2007, 23:11 »
Bem, tenho a desculpa que eu uso dial up ainda.

Acho que para quem usa internet discada o Arch é inviável. O ISO vem só com o básico dos básicos, apenas cento e poucos megas, e é preciso baixar quase tudo pela net.

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #37 Online: 31 de Outubro de 2007, 14:21 »
Eu uso ele na discada ;]
E não tive problema nenhum, só ter paciência, e principalmente, não instalar GNOME nem KDE =)
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #38 Online: 31 de Outubro de 2007, 17:01 »
eu adoro o arch.. é uma distro muito boa depois de bem configurada, deixei o meu arch com as mesmas funções do meu Feisty, o unico "incomodo" são as atualização que se ficarem acumuladas pode demorar dependendo da conexão, mas como uso 1MB não tenho do que reclamar, para quem necessita de coragem, vá em frente que algo de novo você aprenderá...boa sorte.

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #39 Online: 31 de Outubro de 2007, 17:54 »
Agora fiquei curioso... vou ver se arranjo essa distro e pinto um pouco o sete  :) Claro que eu vou baixar o CD "cheio de programas", pois nem sequer conexão doméstica eu tenho.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #40 Online: 23 de Novembro de 2007, 02:56 »
Aos o vários usuários do arch aqui do fórum: eu gostaria de tirar algumas dúvidas se possível.


- Há uma boa documentação para o Arch sobre a criação de um script de instalação personalizado do sistema, criado pelo próprio usuário?


Eu gostaria por exemplo, de instalá-lo a primeira vez na mão e aprender com isso. Mas da segunda vez em diante, eu gostaria apenas de executar o meu script "install" e este deixar o sistema todo configurado como eu uso. Inclusive adicionando no próprio (e único) cd de instalação todos os pacotes que baixei anteriormente, para poder instalar o sistema de modo offline também.

Eu não me refiro a scirpts pronto, eu gostaria de fazer meu próprio script personalizado. A minha questão é mesmo sobre documentação a respeito disso.     

Desde já agradeço.

gabriel.goc

  • Visitante
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #41 Online: 23 de Novembro de 2007, 21:22 »
Sinceramente, com meus humildes 3 meses de arch, não vi nada relacionado. Mas se você fizer uma boa pesquisa nos fóruns é capaz que ache. Ou então, pode aventurar-se e fazer você mesmo sem documentação.

Para falar a verdade, depois da primeira vez que você instala e configura, as outras são rapidinho.
É bem capaz que você gaste mais tempo estudando como fazer esses scripts do que configurando a distro pela segunda vez.

Abraços...

Piras

  • Visitante
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #42 Online: 23 de Novembro de 2007, 21:37 »
Parabéns aos usuários da Arch, um tópico muito esclarecedor da parte de todos!

E por aqui ninguém testou o Guzuta, interface do pacman em GTK2? Se alguém já experimentou, diga por favor, se é mesmo funcional e estável.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #43 Online: 23 de Novembro de 2007, 22:43 »
- Há uma boa documentação para o Arch sobre a criação de um script de instalação personalizado do sistema, criado pelo próprio usuário?

Já li algo a respeito meses atrás, infelizmente não me lembro mais.

E por aqui ninguém testou o Guzuta, interface do pacman em GTK2? Se alguém já experimentou, diga por favor, se é mesmo funcional e estável.

A única interface que experimentei para o pacman é o yaourt, que eu devo ter citado em algum momento da minha resenha ou da continuação/retificação dela. Baiscamente, o que ele faz é dar cores ao resultado do pacman (facilitando em muito a leitura), busca e instala programas do AUR de modo automatizado, e também serve para deixar mais fácil ao usuário a instalação/remoção de vários pacotes ao mesmo tempo.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Arch Linux: breve resenha
« Resposta #44 Online: 30 de Junho de 2008, 22:41 »
Apesar do tópico já ser bem antigo as informações postadas nele não estão datadas e me foram muito uteis. Estou experimentando o Arch neste momento. Então deixo a todos que postaram essas úteis informações aui minhas congratulações.

E realmente da trabalho colocar essa distro pra funcionar, agora mais do que nunca percebo como o Ubuntu é incrível e quão importante ele é na popularização do GNU/Linux.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y