Autor Tópico: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?  (Lida 26335 vezes)

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #45 Online: 01 de Agosto de 2007, 22:38 »
A elite que vocês estão pensando é aquele agrupamento de pessoas com critérios exclusivos de seleção. Uma elite intelectual é um grupo de pessoas que aparecem mais que as outras e que recebem mais destaque dos críticos especializados. Uma elite burguesa é um grupo de endinheirados que são apontados como os "mais endinheirados". Ser elitista seria como fazer uma apologia da discriminação de pessoa em elites e fracassados. Não tenho percebido nenhuma conduta elitizante, ou  mesmo elitista dos membros. Eu por exemplo fui facilmente incluído. Creio que a dúvida do idealizador do tópico seja mais de cunho individual e pessoal do que um reflexo da conduta do "grupo" [pessoas que participam do forum] como um todo. Estaria você sendo muito "chato", "xarope", "mala". Falando o tempo todo sobre como é o agir corretamente, sobre como as coisas devem ser. Estaria agindo como um "ditador" ou "tirano". Cada um devia examinar a sua própria consciência, olhar pra si mesmo. Quem sabe assim veria que existe um outro. Será que somos perfeitos? Será que não somos apenas crianças crescidas num mundo assombrado pelos demônios adultos que nem ao menos sabem para onde estão caminhando na tragetória de suas vidas? Será que não exigimos de nós e dos outros aquilo que só Deus sabe se temos saúde física [e mental sobretudo] para poder saudar? Será que alguém reconhece o fruto do seu trabalho social, filantrópico ou autopromotivo? E será que ele é mesmo necessário à humanidade? Será que precisamos de tudo isso? Será que a natureza aguenta? Será que nós aguentamos?

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #46 Online: 01 de Agosto de 2007, 23:01 »
Pra poder continuar no assunto diria eu que sim, é bem mais fácil continuar no terminal. O "windows" que eu usava sujava todo como pastas e programas que eu não conseguia apagar depois de desinstalar. No terminal do Linux até agora eu só entro com a linha pra poder instalar e com outra linha pra desinstalar. Montar e desmontar os dispositivos também é facil. Eu não entendo ainda, como funcionam as tarefas agendadas [parece que alguém abandonou o projeto de tornar claro o procedimento] e o kedit ou gedit. Pesquisei por aí mas não encontrei sozinho. Qual a diferença entre o Kedit e o terminal. Parece que ambos têm funções/equações/fórmulas que correspondem a uma ação [reação?] efetiva no sistema. O linux já é perfeito. Acho que todos estão clamando por uma maior clareza nas explicações e mais facilidade de comunicação e aprendizagem para que ele se dissemine e prolifere. Isso se resolve com o uso de uma terminologia científica padrão [sem gírias e modismos].   

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #47 Online: 01 de Agosto de 2007, 23:10 »

Eu descobri o segredo e nem tinha notado, haha!
Vejam o artigo aqui: http://www.universodeluz.net/modules.php?name=News&file=article&sid=1019

Mais só como nota, eu não acreditei em tudo que há no documentário


pois é, Esfinge. Eu tbm tenho um, digamos, "pé atrás" com teorias advindas do "new age", e não acredito em tudo que leio e vejo tbm nao. um belo dia estava eu na casa da namorada e alguem, nao lembro agora se era a mae dela, que estava assistindo isso

dai eu acabei vendo  ;)

isso tem uns 2 meses atrás... daí li tua frase e associei, neh? rsrs


Qual a diferença entre o Kedit e o terminal?


o kedit no kde ou o gedit no gnome, ou até o xedit do xfce são, digamos, uma especie de bloco de notas, twelvetribes. já o terminal seria o prompt de comando do ms-dos, isso fazendo uma analogia a grosso modo, para vc compreender qual a relação entre eles. pelo editor (kedit/gedit/xedit) se cria funções, rotinas, se programa em várias linguagens... já o terminal serve para relações do tipo instalar, desinstalar, acessar, configurar, etc etc etc espero ter conseguido clarear um pouco, amigo  ;)

mas esse topico tá muito extenso e está fugindo da minha humilde e limitada compreensão humana  ;)

infelizmente eu tenho raciocinio exageradamente prático e lógico pra compreender muita coisa postada aqui... desculpem minha ignorancia  ;D

[ ]s a todos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #48 Online: 01 de Agosto de 2007, 23:26 »
twelvetribes, sem dúvida você é um homem muito instruído e gostaria de me expressar tão bem quanto o faz, admito até que não entendi parcialmente o que escreveu nos seus dois tópicos antes do ultimo ( no momento ), mas não me sinto inferior ou tenho inveja, pois sei que existem limitações em você que não são tão presentes em mim e vice-versa, e uma prova é relacionar o kedit com o terminal ( que é um absurdo! ou estava brincando? ).. portanto não me leve a mau. Só para sanar de vez, não há combate de egos aqui, e sim um grupo de humanos, que decidiram escolher um software que é o idéia para si, ou seja, para mim, o Ubuntu é a elite dos sistemas operacionais, não menosprezando os outros, apenas definindo como meu padrão. Espero que tenha entendido, o que desejo transmitir, pois como já falei, não sei me expressar tão bem quanto você.

E o amigo Eunir Augusto, acabou de mostrar um exemplo disso, respondeu uma duvida sua com perfeição, ou seja, somos elitistas em software, mas em relação a humanos a historia é outra.. e ainda ao exemplo do Eunir, também não tenho la muita capacidade de tratar desses assuntos, portanto vou deixar a filosofia para os filósofos.  ;D

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #49 Online: 01 de Agosto de 2007, 23:39 »
vou deixar a filosofia para os filósofos.  ;D

Eu sei que estou fugindo do topico, mas lembrei de uma história engraçada  ;D

Um belo dia estava eu tentando ler um dos livros dos "Pensadores". Minha mãe tem uma coleção deles, e por curiosidade resolvi folhear...

Comecei a ler e a leitura estava maravilhosa, eu entendia e me esclarecia tudo... parecia que estava abrindo um novo horizonte para mim...

Era um livro do Espinosa, lembrei!  ;D A idéia dele é, mais ou menos, o seguinte: Incansável defensor da liberdade de pensamento, suas idéias o conduziram a interpretar a Bíblia racionalmente, a ser um severo crítico da monarquia e um apologista do sistema democrático.

É autor de um dos mais completos e coerentes sistemas metafísicos de toda a história da filosofia, pelo que já li.

mas... (e sempre tem um mas...)

De repente, acho que eu estava na quarta ou quinta pagina, ele contradiz tudo que tinha dito e levantou uma nova linha de pensamento, e meu cérebro "deu um nó"  ;)

Eu gastei a tarde inteira, deitado na rede, no sítio de minha familia, tentando decifrar o que o Espinosa escreveu em menos de 5 paginas, e acho que vou morrer sem conseguir acompanhar o raciocionio dele  ;D

Acabo tendendo ao Da Vinci (eu sei que são contextos diferentes), e suas invenções práticas, passíveis de minha compreensão  ;)

[ ]s pra vcs, e desculpe o texto longo  ;)
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #50 Online: 02 de Agosto de 2007, 00:00 »
Falando em Da Vince, estava eu lendo hoje durante o retorno do trabalho no ônibus o livro O código da Vince, e descobri que ele não era tão pratico/simplista o cara é mais um matemático maléfico conspirador.. dissecando corpos humanos para provar a teoria PHI.

Desculpa também por sair do assunto do tópico, mas gostaria de compartilhar esse conhecimento, que para mim foi assustador, da uma pesquisada no assunto, você não vai se arrepender.

Fui.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #51 Online: 02 de Agosto de 2007, 00:02 »
hehe, Esfinge, to vendo q eu nao sei é naaaaaaaaada msmo  ;) [ ]s fui tbm q amanhã o batente nao perdoa  ;D [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #52 Online: 02 de Agosto de 2007, 00:11 »
A filosofia perturba o espírito (não explica e sim complica....) 8)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #53 Online: 02 de Agosto de 2007, 01:18 »
A idéia original do tópico é a seguinte: somos melhores do que os outros porque usamos Linux?

Acredito que não, até porque todo mundo aqui tem sempre alguma coisa a aprender sobre Linux e sobre o Ubuntu, especialmente porque ambos evoluem rapidamente.

Também acredito que não somos melhores do que parte dos usuários do Windows, formada pelos que podem ser considerados "avançados" (power-users). Já em relação aos demais, que não sabem nem como instala-lo e só sabem "clicar aqui e ali", penso que somos por conta do interesse em aprender e evoluir como usuários, hoje presente em qualquer um que se dispõe a usar Linux.

Notem que o quadro acima não vai durar muito e teremos logo, logo, no Linux, essa segunda categoria de usuários que eu chamo de "clica-aqui". Eles são a  maioria e a evolução do Linux vai leva-lo (rapidamente) "às massas".
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #54 Online: 02 de Agosto de 2007, 06:48 »
A idéia original do tópico é a seguinte: somos melhores do que os outros porque usamos Linux?

Acredito que não, até porque todo mundo aqui tem sempre alguma coisa a aprender sobre Linux e sobre o Ubuntu, especialmente porque ambos evoluem rapidamente.

Também acredito que não somos melhores do que parte dos usuários do Windows, formada pelos que podem ser considerados "avançados" (power-users). Já em relação aos demais, que não sabem nem como instala-lo e só sabem "clicar aqui e ali", penso que somos por conta do interesse em aprender e evoluir como usuários, hoje presente em qualquer um que se dispõe a usar Linux.

Notem que o quadro acima não vai durar muito e teremos logo, logo, no Linux, essa segunda categoria de usuários que eu chamo de "clica-aqui". Eles são a  maioria e a evolução do Linux vai leva-lo (rapidamente) "às massas".

O sentido de elitismo é mesmo esse? acho que tenho um conceito diferente e talvez errado sobre a palavra elitismo, acreditava que elitismo significa "escolher somente a nata de algum produto". Não me acho melhor do que ninguém, quer dizer, se elitismo significa se sentir superior, minha opinião muda.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #55 Online: 02 de Agosto de 2007, 12:41 »
Estou na mesma que o Esfinge  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #56 Online: 04 de Agosto de 2007, 23:10 »

Insignificantes são esses trolls metidos que dizem que essa facilidades são coisas inúteis, etc etc. Coisa que ocorre com muitos fanboys do Slackware, por exemplo.


hahaha entendi, celsofaf. eu tbm sou "implicado" com os "slackers"  ;D

mas uso o Slack, o Gentoo e o Arch, qdo tenho tempo, só pra aprender msmo, pq o paizão Debian já está aqui, incluso  ;D

[ ]s
Ainda não tinha encontrado nada que justificasse essa opinião de vocês.
Como o mantenedor do principal repósitório do Compiz Fusion está de férias e não está atualizando os pacotes, fui atrás de informação na internet pra compilar somente um que me interessava e me deparei com isso:
http://www.opsat.net/user/bob/compiz-fusion-without-ubuntu
O próprio título já dá pra imaginar, "compiz-fusion sem Ubuntu".
Após reclamar bastante que a quantidade de informação encontrada na internet é voltada para usuários do Ubuntu, o cara escreveu que o conteúdo do tutorial era "para o restante de nós, também conhecidos como o verdadeiro mundo dos usuários Linux", como se o Ubuntu fosse... Windows?? ???

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #57 Online: 04 de Agosto de 2007, 23:18 »
grande glauco! isso é um sintoma de que a documentação aqui é bastante completa

esse é o diferencial da distro, que me fez vir pra ca  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #58 Online: 05 de Agosto de 2007, 01:15 »
Citar
Ainda não tinha encontrado nada que justificasse essa opinião de vocês.
Como o mantenedor do principal repósitório do Compiz Fusion está de férias e não está atualizando os pacotes, fui atrás de informação na internet pra compilar somente um que me interessava e me deparei com isso:
http://www.opsat.net/user/bob/compiz-fusion-without-ubuntu
O próprio título já dá pra imaginar, "compiz-fusion sem Ubuntu".
Após reclamar bastante que a quantidade de informação encontrada na internet é voltada para usuários do Ubuntu, o cara escreveu que o conteúdo do tutorial era "para o restante de nós, também conhecidos como o verdadeiro mundo dos usuários Linux", como se o Ubuntu fosse... Windows?? Hein?

Acho que esses são os "fanboys" do linux que se comentam aqui as vezes, eles ja estão tão acostumados com a impopularidade do linux que quando surge uma distro mais popular como o Ubuntu, começam a descriminar, por ser mais facil.... Voce usa linux ou usa ubuntu?  O ubuntu é facil que comandos voce usa?....

No mundo linux podemos escolher o nosso SO dependendo da nessecidade e do gosto!!!
Acho isso muito bom!!!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #59 Online: 05 de Agosto de 2007, 12:20 »

No mundo linux podemos escolher o nosso SO dependendo da nessecidade e do gosto!!!
Acho isso muito bom!!!


como diz aquela propaganda: "isso não tem preço"  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)