Autor Tópico: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?  (Lida 26252 vezes)

Offline Lukkas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Online: 28 de Julho de 2007, 21:20 »
Por favor senhores, guardem as pedras...

Estive pensando num assunto que me deixou um pouco preocupado. Bom, nós não suportamos o domínio dos DRM, Ruindows e proprietários da vida. Queremos que o mundo fique livre, o conhecimento seja disponível e tudo mais. Isso é lindo.

Agora, em se tratando de postura de usuários Linux, me veio a seguinte pergunta a mente: não seríamos nós um pouco elitístas em se tratando de uso de sistemas operacionais? Um monte de gente critica a adoção de uma abordagem mais cheia de GUIs contra o uso constante do Terminal. Contudo, o que o usuário-que-lê-email-usa-messenger-e-orkut-navega-na-Internet não quer saber de comandos. Ele quer clicar e ter o produto final do seu clique: o slide passando, a música tocando, o DVD sendo reproduzido.

Eu particularmente ADORO usar o terminal para um monte de tarefa. Quem aqui, na visita de um amigo não acabou, mesmo que sem querer, se exibindo no console, digitando comandos e mais comandos e o leigo acabou ficando com aquela cara de "Putz meu, o cara é Hacker!".

Faz mais ou menos uns 9 meses que tirei o dual boot do meu PC. Simplesmente não consigo mais retornar ao Janela$ porque ele é miserável em versatilidade e aplicações gratuítas e sem spy/ad/mal-ware.

A pergunta é: será que nossa vaidade às vezes não acaba assustando os completamente leigos?

Não precisaria a comunidade atentar quanto a isso? Não é raro ver usuários de Linux, BSD e outros menosprezando os que usam distribuições ditas fáceis.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2007, 22:17 »
Lukkas muito bom mesmo seu ponto de vista, eu por exemplo me enquadro na tua de:

Citar
usuário-que-lê-email-usa-messenger-e-orkut-navega-na-Internet não quer saber de comandos.Ele quer clicar e ter o produto final do seu clique: o slide passando, a música tocando, o DVD sendo reproduzido.

Citar
Quem aqui, na visita de um amigo não acabou, mesmo que sem querer, se exibindo no console, digitando comandos e mais comandos
Ñ tem como fugir né! P/ atualizar a source.list eu até acho mais prático e rápido, mas penei c/ o *pdf, qdo ñ usa pelo OpenOffice. É bem chato p/ um leigo isso.

Citar
Faz mais ou menos uns 9 meses que tirei o dual boot do meu PC.
Meus parabéns, agora nessa 2ª fase de convívio c/ o Ubuntu Linux, estou começando a fazer umas experiências nesse sentido. Vamos ver se vai dar. hehehe





Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2007, 22:57 »
Concordo contigo, garoto. Sou elitista sim, com todo respeito a todos, graças a Deus.  ;D Nós somos a nata do q tem de melhor em TI, sabe pq? Pq nós não retemos conhecimento, e contribuimos com o aprendizado alheio, exercendo a melhor forma de se aprender, que é ensinando e respeitando os que sabem mais ou menos que a gente, mas sem deixar de sermos elitistas. Isso aqui pra mim é a elite do conhecimento, aflorando... e que o mundo siga nosso exemplo, nao só na informatica, mas como filosofia de vida... afinal, só assim podemos melhorar esse mundo egoista e individualista no qual estamos inseridos, desde q nascemos

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2007, 23:01 »
Concordo contigo, garoto. Sou elitista sim, com todo respeito a todos, graças a Deus.  ;D Nós somos a nata do q tem de melhor em TI, sabe pq? Pq nós não retemos conhecimento, e contribuimos com o aprendizado alheio, exercendo a melhor forma de se aprender, que é ensinando e respeitando os que sabem mais ou menos que a gente, mas sem deixar de sermos elitistas. Isso aqui pra mim é a elite do conhecimento, aflorando... e que o mundo siga nosso exemplo, nao só na informatica, mas como filosofia de vida... afinal, só assim podemos melhorar esse mundo egoista e individualista no qual estamos inseridos, desde q nascemos

[ ]s

Eunir, complementando:

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprendre o que ensina"
Cora Coralina

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2007, 23:07 »
O grande Boss Versuri, conterraneo jurassico, concordando comigo?

Ganhei meu dia  ;D

[ ]s a vcs
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2007, 23:39 »
É por isso que gosto tanto do ambiente livre ao redor do Linux. Existem muitas importantes iniciativas no sentido de facilitar ao máximo a vida do usuário-leigo-que-checa-emails-e-ouve-musica-e-vê-DVD-e-acessa-a-internet-e-tem-medo-do-terminal, e o Ubuntu é uma delas. Devemos apoiar ao máximo tais iniciativas; apoiemos as soluções gráficas para os problemas! Por que não? Novamente, é por isso que gosto tanto deste livre ambiente: se você não quer usar um sistema que segura na sua mão o tempo todo para que você não se perca, distros como Slackware, Arch e Gentoo estarão sempre aí! :) E, ao invés de perder seu tempo xingando quem apóia as facilidades, recolha-se à sua insignificância. Como diz o ditado: quem não ajuda, que não atrapalhe.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2007, 23:42 »
recolha-se à sua insignificância

nao entendi, celsofaf  :-\

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2007, 23:45 »
recolha-se à sua insignificância

nao entendi, celsofaf  :-\

[ ]s

To acompanhando o tópico atentamente e também não entendi.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2007, 23:47 »
recolha-se à sua insignificância

nao entendi, celsofaf  :-\

[ ]s

To acompanhando o tópico atentamente e também não entendi.

Insignificantes são esses trolls metidos que dizem que essa facilidades são coisas inúteis, etc etc. Coisa que ocorre com muitos fanboys do Slackware, por exemplo.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2007, 23:48 »
Depois de um tempo usando tenho o seguinte veredicto. O linux é como a natureza. A gente retira DELA aquilo que a gente precisa.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2007, 23:52 »

Insignificantes são esses trolls metidos que dizem que essa facilidades são coisas inúteis, etc etc. Coisa que ocorre com muitos fanboys do Slackware, por exemplo.


hahaha entendi, celsofaf. eu tbm sou "implicado" com os "slackers"  ;D

mas uso o Slack, o Gentoo e o Arch, qdo tenho tempo, só pra aprender msmo, pq o paizão Debian já está aqui, incluso  ;D

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2007, 23:54 »
Discordo, não é meu caso, uso sistema linux porque gosto e também não tenho dinheiro para comprar windows, sem falar que sou muito orgulhoso para instalar pirata, mesmo que windows fosse livre eu provavelmente o teria em dual-boot como sistema secundário, com unica finalidade de ser um "gaming-station", mas de resto concordo, falo para meus amigos da existencia do mundo linux e que eles podem ter tudo que tem no windows com adição da filosofia do mundo livre. Mas nunca digo que windows é ruin ou o chamo de ruindows/Janelas ate porque ele é um excelente sistema para aquilo a que se propõe, que é ser simples e poderoso em alguns aspectos, agora em relação a EMPRESA windows... eu realmente não gosto deles, parecem querer dominar o mundo, eles tem uma postura tipo "Be Evil, but Hide it"

É isso que acho  :D

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2007, 00:04 »
Concordo contigo, garoto. Sou elitista sim, com todo respeito a todos, graças a Deus.  ;D Nós somos a nata do q tem de melhor em TI, sabe pq? Pq nós não retemos conhecimento, e contribuimos com o aprendizado alheio, exercendo a melhor forma de se aprender, que é ensinando e respeitando os que sabem mais ou menos que a gente, mas sem deixar de sermos elitistas. Isso aqui pra mim é a elite do conhecimento, aflorando... e que o mundo siga nosso exemplo, nao só na informatica, mas como filosofia de vida... afinal, só assim podemos melhorar esse mundo egoista e individualista no qual estamos inseridos, desde q nascemos

[ ]s

Eunir, complementando:

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprendre o que ensina"
Cora Coralina

prefiro esta frase: "Coletar dados é só o primeiro passo em direção à sabedoria, mas compartilhar dados é o primeiro passo em direção à comunidade." :P

mas as duas sao otimas! ;D

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #13 Online: 29 de Julho de 2007, 00:06 »
mas as duas sao otimas! ;D

salve! como assim, zoroastro?

as duas q vc diz sao a sua citada e a da Cora Coralina, correto? Pq a minha é apenas um desabafo, e quem sou eu pra ter frase comparada com a Cora Coralina  ;D

abraçao, amigo. t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #14 Online: 29 de Julho de 2007, 00:16 »
"quem coopera cresce" também é uma boa frase relacionada a compartilhamento de conhecimento/informações/copyleft dino Eunir!

sobre o assunto do topico, refletindo cheguei a conclusão que cada um tem que ter a liberdade de ser como quiser: cooperando ou nao comparitlhando informação, só nao pode desprezar o outro usuario de Linux que teve a liberdade de escolher uma Distro fácil!! (essa frase nao inclui o user windows porque é um caso a parte, onde ele nao teve liberdade de escolher porque nao conhece Linux, mas nem por isso tem que desprezar, e como também user fanatico do janela$ nao pode desprezar user Linux!)

o problema é que as vezes pra um user leigo com preguiça de pesquisar quando mal usa windows, é bom mesmo ficar longe do Linux. nao ô desprezando, e nao querendo ser elitista, mas é a verdade.