Autor Tópico: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?  (Lida 26087 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #15 Online: 29 de Julho de 2007, 00:36 »
o problema é que as vezes pra um user leigo com preguiça de pesquisar quando mal usa windows, é bom mesmo ficar longe do Linux. nao ô desprezando, e nao querendo ser elitista, mas é a verdade.

zoroastro você é novo mas sabio. Ajudar os outros é gratificante, mas para quem quer aprender. Pesquisar é necessário, estudar é preciso e não só esperar tudo cair no colo. Você falou tudo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #16 Online: 29 de Julho de 2007, 00:38 »
concordo com o clcampos, zoroastro. vc está de parabens pelo pto de vista. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #17 Online: 29 de Julho de 2007, 00:41 »
hahaha entendi, celsofaf. eu tbm sou "implicado" com os "slackers"  ;D

mas uso o Slack, o Gentoo e o Arch, qdo tenho tempo, só pra aprender msmo, pq o paizão Debian já está aqui, incluso  ;D

Eu uso Arch como distro principal, considerada uma distro "difícil" (nunca testei Gentoo e tenho minhas reservas quanto ao Slackware), mas amo o projeto Ubuntu e sempre me interesso por iniciativas na direção de facilitar a vida do usuário-leigo-que-(etc). Afinal, um dia eu fui um. Não posso dizer que tive medo de terminal (meu primeiro SO foi o DOS (5?) quando eu tinha 9 anos), mas senti um forte impacto quando decidi finalmente instalar um Linux na minha máquina, aproximadamente um ano atrás. Fiz muitas perguntas "estúpidas" pra lá e pra cá, senti na pele o que é ter um SO cheio de coisa nova pela frente e não saber por onde começar ou mesmo que pergunta fazer.

E mais: se os "slackers" (no sentido perjorativo, não no sentido usuário-de-slackware) em geral odeiam tanto a Microsoft, por que então eles são orgulhosos demais para dar valor às facilidades para o usuário leigo (a "vitma" da Microsoft)? Quanta hipocrisia, meu!... Mesmo que não ajudem, pelo menos que não atrapalhem!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #18 Online: 29 de Julho de 2007, 00:42 »
concordo, celso... esse é o motivo da minha implicância  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Luiz Santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
  • Atendendo a pedidos: Eu!!
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #19 Online: 29 de Julho de 2007, 00:48 »
Citando ABBA:
"The winners takes it all..." ;D
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #20 Online: 30 de Julho de 2007, 00:40 »
li um artigo de um funcionário da mandriva sobre pq raios do inferno o linux não implaca em desktop's de vez.. um dos pontos era o FHS do sistema que já torna complicado saber para que serve cada pasta e onde encontrar cada arquivo sem ler um tutorial.. são coisas basicas como essa que afugentam usuários simples.. uma padronização (e com nomes de preferência) nisso ai resolveria mas ta dificil..

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #21 Online: 30 de Julho de 2007, 09:46 »
Fazendo uma analogia:

“A história é contada por quem vence a guerra”

Esta padronização nos diretórios Linux, na minha opinião, acontecerá quando uma distribuição ficar muito forte, muito potente e muito distribuída, ou seja, hoje existem grandes focos de distribuições, mas não existe aquela para brigar diretamente com o monopólio.

O Ubuntu está seguindo nessa direção, está ficando forte, tem muito dinheiro para investimento e se continuar neste ritmo de crescimento alucinante, vejo o momento de uma convergência. Não vejo uma padronização geral nas distribuições, porém aquela que estiver forte é a que dominará, isso é fato, isso é história.

Sobre o Windows, nunca diga “nesse prato nunca comerei” pois, por mais problemas e bugs que o Windows possui, ela é a toda-poderosa e muitas empresas nacionais e multi-nacionais utilizam os programas da Microsoft, inclusive eu onde trabalho e o seu papel é feito e atende as necessidades da empresa. Se a empresa está gastando muito ou não, se com o Linux ficaria mais barato, há de fazer um estudo sobre isso, o problema não é a SO em si, mas sim os links que possuem com vários outros programas (SAP, CAD, muitas ferramentas internas da empresa).

“Não gostar” não é sinônimo de “não usar”, muitas coisas que vc não gosta, vc usa e vice-versa. O radicalismo não leva a nada, seja nos softwares, futebol, trabalho ou religião. Temos que ser prudentes e inteligentes, tudo tem a hora certa, tenha maturidade.

Eu gosto muito do Linux, porém muitas operações faço no Windows e sou atendido.
O meu objetivo é conseguir fazer mais coisas no Linux, mas não pretendo ser radical e abandonar totalmente o Windows, pois nas empresas é este SO que é utilizado e não posso ficar ultrapassado, tenho que me manter atualizado.

“Inteligência é quantidade de conhecimento adquirida. Sabedoria é saber utilizar este conhecimento”

Então, aprenda Linux, aprenda Windows, e tenha sabedoria em utilizar.

Obrigado,
Versuri
« Última modificação: 30 de Julho de 2007, 17:26 por Versuri »

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #22 Online: 30 de Julho de 2007, 13:09 »
Versuri falou tudo, mas só discordo na parte de que ele diz que '"não pretende ser radical e abandonar totalmente o Windows" , porque nem todo user Linux pode abandonar o Window$ por radicalismo,... acho que nao pode generalizar, porque eu penso um dia em largar totalmente o windows e nem por isso considero radicalismo meu (pelo menos sobre isto).

e o celsofaf falou tudo tambem, concorco com o que ele disse.

e obrigado pelos elogios :D

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #23 Online: 30 de Julho de 2007, 13:27 »
Versuri falou tudo, mas só discordo na parte de que ele diz que '"não pretende ser radical e abandonar totalmente o Windows" , porque nem todo user Linux pode abandonar o Window$ por radicalismo,... acho que nao pode generalizar, porque eu penso um dia em largar totalmente o windows e nem por isso considero radicalismo meu (pelo menos sobre isto).

O que eu disse foi "abandonar por radicalismo", são aquelas pessoas radicais, que não conseguem ver pontos positivos em nada a não ser no ponto de vista deles.
Se o linux faz tudo o que necessita então vc está deixando o windows porque vc encontrou algo melhor e isso não é radicalismo, é aperfeiçoamento.


Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #24 Online: 30 de Julho de 2007, 13:44 »
entendi ;D

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #25 Online: 30 de Julho de 2007, 14:09 »
Não acho que somos elite, porém alguns aqui do forum são realmente a elite da informatica, olhem o perfil dos Ubuntistas por exemplo, a maioria são formados na area de informatica, muitos ainda atuam nessa area...

Acho que usuarios comuns podem usar o linux se ja estiver instalado com todos os aplicativos nescessarios, mas muita gente tem preguiça de estudar, ou de mexer no que não é conhecido.

 A prefeitura da minha cidade esta instalando o famelix, e se livrando das licenças do windows, porem seus funcionarios não estão gostando muito da idéia, Chamam o linux de "bomba" por não conseguirem fazer certas coisas como por exemplo gravar um cd . Hoje mesmo eu estava trabalhando e me ligaram (nem trabalho na prefeitura, mas eu estava desocupado no momento) para ir ajudar la num computador linux, cheguei la precisavam redimencionar algumas fotos e salvar em jpeg....gimp neles....
 Acho que eles devem fazer um curso, até sugeri isso, ja que estão migrando para linux...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #26 Online: 30 de Julho de 2007, 17:05 »
@Versuri

eu tbm acho que não acontecerá uma padronização em qualquer área que seja... é um paradoxo.. ainda mais com um Stallman na linha de frente.. o jeito é esperar esse bate-cabeça com que deveria estar de mãos-dadas...

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #27 Online: 30 de Julho de 2007, 17:18 »
Correndo por fora e dando um pitaco de leve, mesmo porque não tenho gabarito para responder a pergunta que abre esse tópico.

Só queria registrar que concordo plenamente com o que o Versuri escreveu.

Citar
Fazendo uma analogia:

“A história é contada por quem vence a guerra”
etc...

Me vi nesse texto na situação que esotu hoje, quase-ex-windows. Neste final de semana resolvi bancar uma tarefa mensal que faço (fazia!) no Windows: a manutenção de um site o qual sou responsável. Atualização foi tranquila no NVU e o upload via FTP foi sem traumas. Ou seja: mais uma tarefa migrada para o Ubuntu!

Hoje vi um programa que pode substituir o Syncronize que uso no Windows, para sincronizar as pastas do meu pendrive com o PC. Vou testar essa semana. Se correr tudo bem, menos uma rotina no Windows.

E por aí vai, aos poucos. Qualquer dia desses - e essa vai ser uma migração mais difícil, eu acho - troco o Publisher pelo Scribus. É uma das metas. Segundo já li, sei que não há como fazer uma comparação, pois dizem que o Publisher é mais completo, mas também não faço nada de tão espetacular nele.

Aquele abraço!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

cadiles

  • Visitante
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #28 Online: 30 de Julho de 2007, 17:26 »
Não me importo com os leigos, se querem ou não vir para o linux, só sei que uso linux, 100%, e pronto. O linux já está em um patamar de uso invejável, se tem gente que não quer enxergar isso, que se dane, merecem é usar rwindows mesmo. Eu me considero um privilegiado, pelo pouco que conheço do linux, vejo que quem não usa é que tem que correr atrás.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Pergunta filosófica: somos elitistas sem querer?
« Resposta #29 Online: 30 de Julho de 2007, 18:02 »
Considere essa sua postura cadiles.

Você não é obrigado a ajudar nenhum leigo, mas se ele precisar, você simplesmente dirá: "Se vira!"??? O Ubuntu é o que é hoje por conta da postura de humanidade que toda sua comunidade adotou.

Pense nisso.

Abs!