Autor Tópico: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo 2.0  (Lida 58221 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Ubuntu sem dependência da internet.
« Resposta #60 Online: 06 de Julho de 2007, 20:10 »
Nq6, tu poderia disponibilizar o tutorial do APTonCD, aqui no Fórum também, pois, onde trabalho, os blog´s em geral são bloqueados, inclusive o teu.

Claro.. Segue ele ai...

Ubuntu sem dependência da internet.
Tutorial para gerar mídia extra com os pacotes existente no cache após instalação e atualização do Ubuntu.

Todos nos sabemos como o Linux hoje é dependente de uma conexão de internet. Com o Ubuntu não é diferente, pois está disponível apenas em um único cd, diferentemente de distribuições como o Open Suse por exemplo.

O grande problema é que no Brasil nem todos tem uma conexão banda larga, e as vezes fica difícil convencer uma pessoa com conexão discada a usar o Ubuntu por exemplo, pois o mesmo não terá os pacotes de tradução necessários após a instalação, atualizações do sistema, como instalar novos programas, drivers proprietários, entre outras opções relevantes.

Pois bem, nos que usamos o Ubuntu já podemos chegar na casa de uma amigo que não tem conexão banda larga e deixar o Ubuntu recem instalado com praticamente tudo que o nosso tem, como atualizações do sistema, novos programas, driveres proprietários, etc... E tudo de uma maneira rápida e prática. Para fazermos isso precisamos de um só programa, uma mídia de CD ou DVD virgem e a boa vontade de apresentar o Ubuntu de uma forma mais completa na casa daquela amigo com conexão discada.

Download do Manual de instalação do Ubuntu:

Pois bem, depois de instalar e configuramos o Ubuntu do nosso jeito, com atualizações do sistema, suporte completo ao idioma br e com todos os programas que julgamos necessários, etc... Depois de deixar nossa instalação 100% instalamos o Aptoncd pelo ultilitário Adicionar/Remover...



Ao abrir o programa nos deparamos com uma interface simples e objetiva. O que temos que fazer é apenas clicar em criar Aptoncd.



Pois bem, o programa vai listar todos os pacotes disponíveis em sua maquina, e o próximo passo é simples. Dependo do tamanho final escolha o tipo de mídia ou CD ou DVD. Deoois ele cria uma iso "arquivo do imagem de CD ou DVD" no local que você escolheu.



Pronto, a partir disso ponto já podemos ir na casa de nosso amigo com as duas mídias debaixo do braço. A mídia de instalação do Ubuntu é a outra com os pacotes extras do Aptoncd.

Será necessário apenas instalar normalmente o Ubuntu no PC de seu amigo, coisa que é muito simples por sinal. Depois da instalação finalizada, vamos para a parte prática, adicionar nos repositórios do Synaptic o cd que você gravou, como uma fonte extra de instalação. Isso tudo é muito simples, como podemos ver no screem abaixo.

Em Sistema / Administração / Gerenciador de Pacotes Synaptic, apos abrir o Synaptic vamos adicionar a midia com os pacotes extras previamente criado na sua casa, lembra? Lá tem banda larga, mais na casa de seu amigo não. No Synaptic vá em Editar / Adicionar CD-Rom e pronto.



Depois de adicionarmos nossa mídia como mídia de repositório, perceberemos que o ícone aparecerá na bandeja do system tray, informado que temos atualizações disponíveis. E obviamente faremos as devidas atualizações. Basta dar um duplo clique no ícone laranja na parte superior direita e aplicar as atualizações.



Depois das atualizações de sistemas, vamos instalar o suporte ao idioma portugues do Brasil. Com ele termos o Firefox, Open Office em português, coisa que não vem padrão no Ubuntu. Em Sistema / Administração / Suporte a Idiomas.



Desse modo já temos o nosso Ubuntu atualizado e com suporte completo ao nosso idioma.

Agora é a parte mais legal, vamos instalar na casa de nosso amigo todos os programas que instalamos em nossa casa com a conexão banda larga disponível. Para realizar isso é muito simples, basta ir em Aplicações / Adicionar/Remover... e selecionar todos os programas que anteriormente instalamos no Ubuntu que gerou a mídia Aptoncd. Não se esqueça de escolher a opção Exibir todos os aplicativos disponíveis. Fica na parte superior direita do gerenciador de aplicações do Ubuntu.



Eu recomendo criar uma lista dos programas extras na instalação base, instalar todos. Obviamente com uma lista previamente montada e ir marcando um a uma, como uma lista de checagem. Eu criei a minha, e estou disponibilizando as minhas sugestões. Ao chegar na casa do seu amigo além das duas mídias, leve essa lista de forma impressa para conferencia de item por item. Ok.

Download da Lista de programas sugeridos. Útil na instalação. Como podemos ver no screem abaixo é importante ter uma lista, pois a relação de programas e pacotes é muito grande. E não podemos nos esquecer de nada.



Apos selecionar um a um é hora de mandar instalar os programas. É simples, e muito rápido, tudo como sempre será feito a partir do CD ou DVD. Aquilo que em sua casa levou várias horas, em poucos minutos será realizado na casa de seu amigo. Prático não?

Depois disso, o PC de seu amigo estará com Java, Flash, tocando MP3 e formatos diversos de Vídeo. Também estará com todos os programas instalados, atualizações do sistema, idioma, etc... É uma mão na roda, você não pode instalar mais o Ubuntu sem essa mídia extra com os pacotes que você quer.

Espero que todos tenham gostado. Vou colocar uma maneira de fazer tudo isso acima de uma única vez, com apenas um passo sem necessidade de lista, de marcar os programas de forma individual, etc...

Conclusão:
Bom criei uma mídia Aptoncd contendo todos os itens baixo, sem contar nos pacotes de idioma, atualização do sistema, driver da Nvidia, entre outros e coube tudo numa mídia de 700 MB. O Conteúdo acima citado ficaria de uma forma econômica sem exageros de jogos, roms e mp3s ficaria entre 1,6 e 2,4 GB. Se somarmos 1 cd de instalação do Ubuntu 7.04 + 1 CD do Aptoncd com tudo baixo citado e esses 2,4 GB caberia num DVD de 4.7 GB tranqüilamente. Mais teríamos que otimizar a confecção dessa mídia da melhor maneira possível pois tem o dificultador do Aptoncd.

Escritório
Gnumeric - AbiWord - Adobe Reader / Automatix
Ferramentas do sistema
Editor de partições Gnome - Hardinfo - Vmware Server
Gráficos
Ilustrador Vetorial Inkscape - Picasa / Automatix - Xara Xtreme
Internet
aMule - gFTP - Gwget Download Manager - Skype / Atomatix
Jogos
Billard-GL - SuperTux - Xmoto
Som & Vídeo
Listen Music Player  - Exaile  - Audacity - GnomeBaker - DeVeDe - dvd::rip - EasyTAG - gtk-recordMyDesktop - Griffith - MPlayer Movie Player
Avidemux - Kino- K3b  “KDE” - K9copy  “KDE” - ManDVD “deb” “KDE” - Democracy TV
Extras  “Pacotes necessários”
GStreamer extra plugins - GStreamer ffmpeg video plugin - GStreamer plugins  aac, xvid, mpeg2, faad - GStreamer plugins mms, wavpack, quicktime, musepack - Java 1.4 plugin for mozilla/firefox - Java Web Start 1.4 - Sun Java 5.0 Plugin - Sun Java 5.0 Runtime - Sun Java 6 Web Start - MPlayer Movie Player - MPlayer Plugin for Mozilla - 7Zip - Aptoncd - Gl Desktop - Macromedia Flash plugin

Automatix:
Esses programas que eu instalei pelo Automatix ficaram na midia Aptoncd. Provavelmente por que ficaram no cache. Só sei que aqui deu certo. Pode instalar pelo Automatix o Picasa, Adobe Reader, Skype que vão ficar na sua midia Aptoncd. Mais você tem que instalar depois pelo Synaptic, busca pelo nome ok.

Um abraço a todos.



Fonte: http://nq6.blogspot.com/2007/06/ubuntu-sem-dependencia-da-internet.html
« Última modificação: 06 de Julho de 2007, 20:43 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Esquema de instalação passo a passo! Check list
« Resposta #61 Online: 06 de Julho de 2007, 20:31 »
Lista de programas & pacotes.
Abaixo temos a lista completa dos programas e pacotes sugeridos, que devemos instalar previamente na maquina com conexão banda larga, gerar a mídia do Aptoncd. Com essa lista podemos checar e instalar os programas um a um, sem esquecer de nada, que está disponível no CD de extras do Aptoncd.

Iniciando:
Para realizar isso é muito simples, basta ir em Aplicações / Adicionar/Remover... e selecionar todos os programas que anteriormente instalamos no Ubuntu que gerou a mídia Aptoncd. Não se esqueça de escolher a opção Exibir todos os aplicativos disponíveis. Fica na parte superior direita do gerenciador de aplicações do Ubuntu.  Dica. É bom marcar com X o que já foi adicionado no gerenciador.

A lista:
Essa lista é útil pois nossa memória pode falhar. Não custa nada tem uma lista de verificação para saber o que deve ser feito e prosseguir a instalação marcando o que foi feito. Essa lista é apenas uma sugestão, cada um pode criar a sua.

Escritório
[    ]  - Gnumeric
[    ]  - AbiWord
[    ]  - Adobe Reader / Automatix

Ferramentas do sistema

[   ]  - Editor de partições Gnome
[   ]  - Hardinfo
[    ]  - Vmware Server

Gráficos
[    ]  - Ilustrador Vetorial Inkscape
[    ]  - Picasa / Automatix
[    ]  - Xara Xtreme

Internet
[    ]  - aMule
[    ]  - gFTP
[    ]  - Gwget Download Manager
[    ]  - Skype / Atomatix

Jogos
[    ]  - Billard-GL
[    ]  - SuperTux
[    ]  - Xmoto

Som & Vídeo
[    ]  - Listen Music Player
[    ]  - Exaile
[    ]  - Audacity
[    ]  - GnomeBaker
[    ]  - DeVeDe
[    ]  - dvd::rip
[    ]  - EasyTAG
[    ]  - gtk-recordMyDesktop
[    ]  - Griffith
[    ]  - MPlayer Movie Player
[    ]  - Avidemux
[    ]  - Kino
[    ]  - K3b  “KDE”
[    ]  - K9copy  “KDE”
[    ]  - ManDVD “deb” “KDE”
[    ]  - Democracy TV

Extras  “Pacotes necessários”
[    ]  - GStreamer extra plugins
[    ]  - GStreamer ffmpeg video plugin
[    ]  - GStreamer plugins  aac, xvid, mpeg2, faad
[    ]  - GStreamer plugins mms, wavpack, quicktime, musepack
[    ]  - Java 1.4 plugin for mozilla/firefox
[    ]  - Java Web Start 1.4
[    ]  - Sun Java 5.0 Plugin
[    ]  - Sun Java 5.0 Runtime
[    ]  - Sun Java 6 Web Start 
[    ]  - MPlayer Movie Player
[    ]  - MPlayer Plugin for Mozilla
[    ]  - 7Zip
[    ]  - Aptoncd
[   ]  - Gl Desktop
[    ]  - Macromedia Flash plugin

Download da Lista de programas sugeridos. Útil na instalação. Serve como um esquema de instalação passo a passo tipo um  check list.

Obs: Todos esse programas cabem perfeitamente numa mídia de 700 MB.

Configurações diversas

[    ]  - Ativar o iniciador rápido  do BrOffice.org
[    ]  -  Desativar o Java
[    ]  - Configurar o desktop 3d "incrementar o defult do Ubuntu" - Dica no meu blog
[    ]  - Configurar o smb.conf para identificar maquina Windows na rede
[    ]  - Configurar o vídeo corretamente, o arquivo xorg caso a instalação não o faça.

Configurar o smb.conf - Configurando o rede entre Ubuntu e Windows.
Em sistema / administração / pastas compartilhadas. Acesse propriedades gerais e coloque o mesmo grupo de trabalho que você usa no Win. Geralmente, MSHOME.  Em pastas e compartilhamentos adicione a pasta desejada, e pronto. O servidor Samba e NFS, será instalado automaticamente. Vamos dar inicio a Vamos para a segunda etapa. 

Execute o comando abaixo no terminal.
# sudo gedit /etc/samba/smb.conf
Altere o arquivo sbm.conf retirando os pontos e vírgulas das linhas abaixo. Faça uma busca por browseable.
browseable = no "Achando a linha além de tirar o ponto e vírgula, altere o no para yes ficando" browseable =yes
writable = no "Achando a linha além de tirar o ponto e vírgula, altere o no para yes ficando"  writable = yes

Salve o arquivo.  E mais uma vez execute o comando abaixo no terminal.
# sudo smbpasswd -a nome_de_seu_usuário
# sudo /etc/init.d/samba reload



Outra coisa legal que você pode fazer é criar uma maquina virtual, e simplesmente salvar no DVD. Eu criei uma maquina virtual do Xubuntu, toda atualizada, repleta de programas, etc... É uma maneira legal de apresentar não só o Ubhuntu mais o XUbuntu, Kubuntu, etc...

Isso é muito legal. Claro que você vai fazer isso se essa pessoa tiver um PC potente com 1GB de ram, e um belo processador. Sem contar é claro com espaço de sobra no HD.
« Última modificação: 06 de Julho de 2007, 21:07 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #62 Online: 06 de Julho de 2007, 22:28 »
Adicionei na lista o Guia Foca Linux.

Guia Foca Linux
O Foca GNU/Linux é um guia que traz desde explicações básicas sobre computadores e o sistema GNU/Linux até a administração e segurança do sistema.

Download: http://focalinux.cipsga.org.br/download.html
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline dolar_rsb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #63 Online: 07 de Julho de 2007, 00:09 »
NQ6,
parabéns velho, vejo que não sou só eu que sou idealista, e passo a idéia pra frente...
Cara, acompanho teu blog é mto show.... Queira ou não o ubuntu leva ensinamentos da bíblia com ele...
Ajudar ao próximo, querer ao seu próximo o que quer a si mesmo...
É isso ai bixo, grande trabalho.. Um dia teremos retorno de tudo isso que a gente está fazendo!
:P...

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #64 Online: 07 de Julho de 2007, 00:34 »
NQ6,
parabéns velho, vejo que não sou só eu que sou idealista, e passo a idéia pra frente...
Cara, acompanho teu blog é mto show.... Queira ou não o ubuntu leva ensinamentos da bíblia com ele...
Ajudar ao próximo, querer ao seu próximo o que quer a si mesmo...
É isso ai bixo, grande trabalho.. Um dia teremos retorno de tudo isso que a gente está fazendo!
:P...


Obrigado amigo, é verdade, de uma forma ou de outra todo usuário Linux é idealista! A comunidade Linux, tem sentimentos nobres, enquanto os usuários de Windows disseminam softwares piratas, cracks, serias. E nos compartilhamos informação, conhecimento pautados pelo bom censo e solidarismo.

Eu não tenho a menor duvida que o nosso futuro próximo será repleto de alegrias, pois o software livre estará mais acessível do que é hoje, como estamos hoje se comparados a ontem. O que era o desktop Linux a 6 anos atrais? Nem sonhávamos com dektop 3d, instalações simplificadas em 6/7 passos, configurações automáticas, live cds incríveis etc...

Nosso entrave são os drivers, suporte a harwdare, perseguição da Microsft, não adoção de grande Softhouses como a Adobe e Corel. Mais isso muda com o tempo. hoje temos a Canonical que veio colocar ordem nessa bagunça.



Dell é a primeira, virão outras....

.... Nosso futuro é promissor! Você duvida? Agora eu lhe pergunto como estará o Ubuntu daqui a 2 anos?

Um abraço amigo!
« Última modificação: 07 de Julho de 2007, 00:38 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Komodor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #65 Online: 07 de Julho de 2007, 12:25 »
uma dica a se colocar:
em questão dos wallpapers, a resolução e algo importante a se definir para selecionar. por exemplo
a pessoa que está criando o cd usa resolução de 800x600 e ela abaixa todas nessa resolução. quando ela entregar para seu amigo que usa 1280x1024 quando ele colocar em seu desktop vai ficar horrível pois terá um aumento por software que deixará a imagem muito ruim

a dica é de como esse CD servirá para mais de uma pessoa procure a resolução de 1600x1200 pois na redução quase não há perdas na qualidade,entretanto ao aumentar...

eu utilizo resolução de 1024x768 mas selecionei só as resoluções de 1600x1200 mesmo que eu tivesse gostado muito de algum wallpaper de resolução menor

penso assim caso não concordem podem falar,mas acho que ajudaria bastante fazer essa seleção.
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #66 Online: 08 de Julho de 2007, 13:16 »
nq6, cheguei aqui pela indicação encontrada no Planeta Ubuntu Brasil feita pelo Arlei.

Tô s/ palavras. Tudo completo.

Tô ainda começando no Linux Ubuntu, só conhecia por alto o Kurumin, mas o Ubuntu c/ essa comunidade deste fórum me conquistaram definitiva/.

Ainda estou cru p/ repassar muita coisa sobre Ubuntu p/ outros, mas estou aprendendo q quem sabe esse dia chegará em breve.

Mas tenho andado falando muito bem sobre o Ubuntu, este fórum etc. Agora diante desse seu blog, que pelo amor de Deus é indescritível em termos de competência, vou usar como meu referencial.

Só lamento ser possuidor de uma placa de vídeo ATI Radeon x300se, e ñ poder usufruir do Compiz Fusion, mas vamos torcer p/ a AMD-ATI tomar vergonha na cara.

Taí o exemplo da Dell, e da própria NVidia, hj bem ligada a Intel, que também já andei lendo de interesse sobre o Ubuntu.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #67 Online: 08 de Julho de 2007, 14:04 »
nq6, cheguei aqui pela indicação encontrada no Planeta Ubuntu Brasil feita pelo Arlei.

Tô s/ palavras. Tudo completo.

Tô ainda começando no Linux Ubuntu, só conhecia por alto o Kurumin, mas o Ubuntu c/ essa comunidade deste fórum me conquistaram definitiva/.

Ainda estou cru p/ repassar muita coisa sobre Ubuntu p/ outros, mas estou aprendendo q quem sabe esse dia chegará em breve.

Mas tenho andado falando muito bem sobre o Ubuntu, este fórum etc. Agora diante desse seu blog, que pelo amor de Deus é indescritível em termos de competência, vou usar como meu referencial.

Só lamento ser possuidor de uma placa de vídeo ATI Radeon x300se, e ñ poder usufruir do Compiz Fusion, mas vamos torcer p/ a AMD-ATI tomar vergonha na cara.

Taí o exemplo da Dell, e da própria NVidia, hj bem ligada a Intel, que também já andei lendo de interesse sobre o Ubuntu.

Muito obrigado amigo pelas palavras. Estou muito feliz por todos se imbuírem desse  ideal do compartilhamento de conteúdo e informação. Quanto a sua placa de vídeo ati, você pode ter o beryl o compiz fusion nela. O Ubuntu já conta com um configurador gráfico do xorg o DisplayConfigGTK nele você pode configurar sua placa de vídeo de uma forma muito fácil. 



Para instalar no feisty, basta fazer o download desses dois pacotes deb abaixo e instalar. Simples não? Ele vai estar disponível no Ubuntu 7.10.
http://glatzor.de/filesink/displayconfig/feisty/displayconfig-gtk_0.2+20070605ubuntu1_all.deb
http://glatzor.de/filesink/displayconfig/feisty/guidance-backends_0.8.0-1ubuntu3_i386.deb

Além disso temos o gerenciador de drivers restritos do Ubuntu. Nele você pode instalar também graficamente o drivrer proprietário de sua placa de vídeo.



Mais simples que isso impossível amigo. Tem um post no meu blog que fala a respeito. http://nq6.blogspot.com/2007/06/configurando-o-video-no-ubuntu.html

Ok, Um abraço e boa sorte.
« Última modificação: 08 de Julho de 2007, 14:06 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #68 Online: 08 de Julho de 2007, 18:07 »
Caro nq6, valeu pela dica.

Taí o porque que gosto desse fórum e do Ubuntu.

Mas legal esse DisplayConfigGTK, logo que lançou li a notícia aqui no fórum e no Planeta Ubuntu Brasil.

Já levei umas surras de iniciante por causa dessa placa de vídeo  :'(

Por um tuto me indicado aqui no fórum matei minha curiosidade sobre o beryl, usando somente o drive aberto.

Qdo lançou o Compiz Fusion tentei instalar e deu problema de novo, reinstalei tudo de novo, e me preveni c/ um APTonCD... Instalei tudo pelo repositório oficial, andei tendo amolação c/ a última versão do Scribus, dos repositórios do programa.

O drive de vídeo instalei pelo Gerenciador de Drives Restritos conforme vc mencionou, o compiz que veio c/ o Feisty parou de funcionar, coisa que eu já sabia.

Mas esse tuto do DisplayConfigGTK eu ainda ñ tinha visto, sei lá.

Por hora ando me dedicando mais ao aprendizado dos Linux Ubuntu e seus programs, tô fazendo cursos on-line, lendo apostilas, blogs e os vídeos. Tô descobrindo o Gimp, e vendo que ele substitui a altura o Photoshop, graças a vídeo aula do LedStyle. também tô começando a fazer uma editorações pelo Scribus. Do Open Office sempre gostei, desde os tempos de StarOffice o prefiro ao M$Office.

Acho que vou ter a cautela de um iniciante, nessa caso vou aguardar a versão 7.10. De repente a ATI se meche um pouco.  :)

Mas ano que vem tô querendo um quad core, ai espeto uma NVidia numa mobo c/ chipset Nvidia... Ou sigo a plataforma do Galactus  :D :D

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #69 Online: 08 de Julho de 2007, 23:54 »
Citar
Download da Lista de programas sugeridos. Útil na instalação. Como podemos ver no screem abaixo é importante ter uma lista, pois a relação de programas e pacotes é muito grande. E não podemos nos esquecer de nada.

nq6,

Não é preciso ter esse trabalho em fazer uma lista.

Quando você cria um cd com o APTonCD ele cria um meta pacote.

Se você clicar para instalar o metapacote, pelo synaptic, todo os programas do cd do APTonCD serão instalados de uma só vez. Sem esse trabalhão todo


Tenta dar uma editada aí no poste, nessa parte, vai deixar o processo bem mais simples. Isso de ficar com uma lista e  ter que procurar e marcar de um por um é bem chato. E não é preciso. É só colocar o cd, procurar o metapacote pelo synaptic, mandar instalar e ir tomar um cafezinho.   :D

« Última modificação: 09 de Julho de 2007, 00:08 por gabriel0085 »

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #70 Online: 09 de Julho de 2007, 00:56 »
Citar
Download da Lista de programas sugeridos. Útil na instalação. Como podemos ver no screem abaixo é importante ter uma lista, pois a relação de programas e pacotes é muito grande. E não podemos nos esquecer de nada.

nq6,

Não é preciso ter esse trabalho em fazer uma lista.

Quando você cria um cd com o APTonCD ele cria um meta pacote.

Se você clicar para instalar o metapacote, pelo synaptic, todo os programas do cd do APTonCD serão instalados de uma só vez. Sem esse trabalhão todo


Tenta dar uma editada aí no poste, nessa parte, vai deixar o processo bem mais simples. Isso de ficar com uma lista e  ter que procurar e marcar de um por um é bem chato. E não é preciso. É só colocar o cd, procurar o metapacote pelo synaptic, mandar instalar e ir tomar um cafezinho.   :D


No post tem... Logo acima....

Espero que todos tenham gostado. Vou colocar uma maneira de fazer tudo isso acima de uma única vez, com apenas um passo sem necessidade de lista, de marcar os programas de forma individual, etc...

Ia fazer isso, mais acabei esquecendo...

mais valeu... Obrigado pela dica...
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #71 Online: 09 de Julho de 2007, 17:37 »
   Olá nq6.
 
 Sempre tive vontade de usar uma distribuição Linux mas sempre que eu entrava em alguns fóruns eu via que o pessoal era meio brusco com os novatos e isso me afastou um pouco.
 
 Graças a este seu post que eu achei observando o Planeta Ubuntu Brasil enquanto fazia uma busca hoje sou usuário do Ubuntu.

 Agradeço também ao pessoal do fórum que têm me ajudado bastante em minhas dúvidas, espero logo estar bom no sistema para também estar contribuindo com os outros iniciantes.

 Ótima iniciativa mesmo camarada.

 Um abraço a todos^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline golfinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #72 Online: 09 de Julho de 2007, 17:54 »
parabens nq6
mto boa a iniciativa!
:D
o post já tá na favoritos pra qdo eu for instalar na casa de alguem... :)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #73 Online: 09 de Julho de 2007, 18:04 »
parabens nq6
mto boa a iniciativa!
:D
o post já tá na favoritos pra qdo eu for instalar na casa de alguem... :)

Que bom amigo. Além disso tenho uma novidade. Estou preparando esse material em PDF em breve vou disponibilizar para download, desse modo o seu amigo mesmo sem conexão poderá ver esse tópico, ou melhor artigo. Assim que estiver disponível posto aqui no tópico.

Ok, amigo...
Um abraço..
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #74 Online: 09 de Julho de 2007, 18:11 »
Olá nq6.
 
Sempre tive vontade de usar uma distribuição Linux mas sempre que eu entrava em alguns fóruns eu via que o pessoal era meio brusco com os novatos e isso me afastou um pouco.
 
Graças a este seu post que eu achei observando o Planeta Ubuntu Brasil enquanto fazia uma busca hoje sou usuário do Ubuntu.

Agradeço também ao pessoal do fórum que têm me ajudado bastante em minhas dúvidas, espero logo estar bom no sistema para também estar contribuindo com os outros iniciantes.

Ótima iniciativa mesmo camarada.
Um abraço a todos^^

Que bom amigo. E com relatos como esse seu é que eu tenho certeza que tudo que eu faço é pouco. E isso me motiva ainda mais trabalhar por essa causa.

Boa sorte nessa nova jornada, e pode contar comigo.

Um abraço.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.