Komodor, eu não disse que o RPM resolveria todos os problemas. Mas se nem mesmo o formato RPM, que é o padrão do Linux, é adotado por distros populares como o Debian e o Ubuntu, o que esperar do resto? Seria necessário que primeiro se adotasse esse formato padrão, para depois procurar construir pacotes RPM que funcionassem em qualquer distro.
sim mas é que o RPM não foi criado para esses propósitos,o RPM não tem como ser multi-distro precisa criar outro,poi mudaria quase tudo (não 100%,mas quase)
se eu não me engano o RPM não foi adotado pelo debian por causa da politica do debian,acho que o RPM tem algum copyright da Red Hat,como no caso do firefox,que foi criado um fork pois não podia ser usado o nome e o logo,bem não tenho certeza se foi esse o motivo.
mas esse padrão ele não serve como base do sistema,ele não poderia ser usado para updates,o sistema em si,etc. ele pode até interagir mas não substitui.
o DEB,RPM,TGZ,etc para se mudar num sistema tem que mudar toda a base do sistema.este padrão ele é para ser adicionado ao sistema sem ter a necessidade de modificar a base.
uma das principais coisas é que ele vai criar um interface gráfica para a instalação. que o desenvolvedor projetar.
ele vai rodar no sistema não interferindo qual seu sistemas de pacotes padrão (deb,rpm,tgz,etc)
ele terá padrões em que acredito eu seria algo assim:
executar programa X (esse padrão estabeleceria o local aonde ele vai ser executado)
e acredito eu que seria ai que ele teria a compatibilidade
pois nos pacotes de hoje em dia como deb e rpm,ele manda executar num local especifico,se naquela distro ele não estiver lá ele retornara erro.entre outras coisas,como não sou programador eu não sei,teria que falar com o autor do post
o DEB, RPM, etc continuam sendo essenciais como base do sistema. ele não poderia substitui-los, como no caso dos updates
no caso do padrão adora o sistema base como RPM,e varias distros não seguirem é porque eles não veem como necessidade e os pacotes como deb trabalham de forma muito semelhante.e é integrado a todo o sistema,agora se o pessoal comesase a pedir por este padrão eles teriam que ver uma forma de um padrão multi-distro que não precisa mudar o todo o sistema. acredito que é este ponto que o autor pensou