Autor Tópico: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch  (Lida 15441 vezes)

Offline sagramor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Online: 25 de Janeiro de 2007, 09:25 »
Pois é, más notícias. O PCLinuxOS agora é a distro número 01 no ranking da Distrowatch, deixando Ubuntu, Suse e Mepis para trás. O Ubuntu foi o primeiro colocado por quase 02 anos seguidos. Já há especulações sobre se isso seria o início do fim da "dominação Ubuntu".
Na verdade, o Ubuntu nunca foi muito bem aceito por alguns setores da comunidade, por causa do poderio econômico da Canonical e por considerarem o Mark Shuttleworth um aventureiro que caiu de pára-quedas no Linux.
Vamos ver se com o Feisty Fawn, o Ubuntu vai reassumir seu posto, mas acho difícil, porque a nova versão do PCLinuxOS tem um visual novo muito bacana e inclui "de fábrica" algumas tecnologias avançadas, como o AiGLX.

burrium gwent corinium lindinis dumnonia ynystrebes

Offline bruno.vitorino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2007, 10:06 »
O ubuntu não precisa de dominar apenas precisa de ser bom para quem o utiliza. O ruindows tem o domínio do mercado e no entanto não é bom!  ;D
persistência, persistência,persistência...



Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2007, 10:39 »
Sinal que é chegada a "ressaca" do Ubuntu. Nada mau; há lugar ao sol para outras distros também. :) Eu nunca experimentei o PCLinuxOS mas, se eles estão fazendo um ótimo trabalho como ouço por aí, parabéns a eles e que continuem assim.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Lestat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2007, 10:47 »
desejo sucesso pra eles também ja havia usado antes e gostei pena que ele é com KDE, foi o que fez eu me desiludir, se eles implementasse o gnome qm sabe ganharia mais fãs inclusive eu... =) mas é só chegar o fasty que ja acaba com as outras distros todas hehehehehe =)
"O Primeiro Dever da Inteligência é Duvidar de Si Mesma" Albert Einstein

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2007, 10:57 »
Dificil de acreditar que uma distro que vinha ocupando o 6o. lugar, de repente aparece  em 1o. Algo esta errado.
Pelo perfil da distrowatch, a movimentação da colocação nos primeiros lugares se faz  de uma maneira lenta e progressiva.
Tentei verificar no site e estava fora do ar!!!
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2007, 12:05 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2007, 11:20 »
A aparição do PCLinuxOS no 1° lugar se refere à média dos últimos 7 dias. O criador do tópico se esqueceu de dizer isso.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2007, 11:46 »
Eu uso Ubuntu porque ele atende as minhas necessidades, como também o fedora poderia atender (não uso por causa dos pacotes RPM), ou o Suse, ou talvez o DreamLinux. Tem muitas distribuições boas por aí.
Se esse PCLinuxOS for bom, ótimo, mais uma opção para nós usuários de Linux.
Importante é você encontrar a distro que atenda as suas necessidades e para Desktop o Ubuntu se encaixa perfeitamente no meu caso, não tenho queixas, já para servidores estou usando o Debian desde 2003 e não me arrepende em nenhum momento disso, Debian é sólido, estável e tem um desempenho muito bom também.
Tenho alguns servers mais antigos com Woody instalado, outros com Sarge e alguns com Etch (não são servers em produção, apenas testes).
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline Navyseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2007, 11:50 »
So aconteceu nos ultimos 7 dias, provavelmente porque saiu uma nova versao, de resto o ubuntu continua a liderar. Em Abril voltará certamente a liderar.

boi

  • Visitante
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2007, 11:53 »
O PCLinuxOS está lançando uma nova versão, ainda é beta, mas está atraindo muita atenção. Eles estão prometendo a versão final ainda para este mês. O PCLinuxOS é baseado no Mandriva, mas com algumas alterações, como o uso do apt-get para gerenciamento de pacotes no lugar do urpmi. Na minha opinião é realmente melhor que o Ubuntu, principalmente para usuários iniciantes. O maior problema é que não é multilinguagem, pelo menos não até a versão anterior. Essa nova ainda não testei, mas pelo menos até a versão anterior era apenas em inglês. Mas mesmo assim era possível configurar para português depois da instalação.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2007, 12:21 »
O PCLinuxOS tem uma serie de facilidades que o Ubuntu linux não possui. No seu Centro de controle pode se fazer praticamente tudo graficamente, como por exemplo trocar o tema do boot, configurar a lilo, compartilhas conexão da internet, buscar maquinas conectadas na rede, criar uma nova conexão de rede, fazer o backup da maquina, e por ai vai. Trata-se de uma distribuição bem amigável que facilita a vida do usuário.

PCLinuxOS> Screens:
http://shots.osdir.com/slideshows/slideshow.php?release=713&slide=23

Eu particularmente, prefiro o Ubuntu e tenho certeza que num futuro próximo não teremos mais nos fóruns uma pergunta referente ao grub, ou sobre ou como configurar o XGl. Pois teremos uma maneira simples de configurar isso e outros pontos que hoje são críticos. Mais isso de certa forma é bom, pois sabemos agora que não somos inabaláveis.

Teremos um novo painel de configurações no 7.04, e com certeza teremos inovações. A vantagem do Ubuntu em relação a outras distros é a comunidade, a Canonical tem a faca e o queijo na mão para ser não só a mais interessante e mais procurada como definitivamente a melhor.



Um coisa que eu não entendo é por que o Ubuntu não vem com o Grubconf, um configurador gráfico do Grub que faz parte do Gnome Tools. Se tivéssemos ele essas perguntas recorrentes nos fóruns sobre a ordem, o tempo, etc e tal não seriam mais uma realidade.

http://grubconf.sourceforge.net/



Acho que a tendência é ter o suporte ao Beryl, Compiz, Aixgl and Xgl for 3D graphics, assim como o PCLinuxOS tem. E não só isso. Mas o caminho natural das coisas será esse, de facilitar a vida do usuário final, pois nem todos são programadores, geeks ou apaixonados por linha de comando. Quando a Canonical cair para 5º ou 8º colocado e ver que os primeiros tem todas essas facilidades, será um pouco tarde para implementar todas essas facilidades do dia para noite. Mais eu acho que isso não será necessário acontecer.

Ok,
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2007, 14:26 »
Citar
Acho que a tendência é ter o suporte ao Beryl, Compiz, Aixgl and Xgl for 3D graphics, assim como o PCLinuxOS tem. E não só isso. Mas o caminho natural das coisas será esse, de facilitar a vida do usuário final, pois nem todos são programadores, geeks ou apaixonados por linha de comando. Quando a Canonical cair para 5º ou 8º colocado e ver que os primeiros tem todas essas facilidades, será um pouco tarde para implementar todas essas facilidades do dia para noite. Mais eu acho que isso não será necessário acontecer.
Todas essas novas tecnologias de desktop 3D são tão bonitas quanto instáveis, certamente elas estão aparecendo no Ubuntu, mas como opção, é mais importante a estabilidade de um sistema para milhões de utilizadores do que a "beleza & crash" para algumas centenas.

Existem distros com todas essas funcionalidades (configurador de boot, etc) como o Mandrake faz anos e nem por isso deixaram de perder terreno, se ainda não existem no Ubuntu é porque ainda não foi possível aplica-las de uma forma segura, a equipa de desenvolvimento do Ubuntu não é assim tão grande, há que definir prioridades, certamente na utilização do sistema a gestão de boot é bem menos importante do que muito dos outros aspectos em que eles estão trabalhando.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2007, 15:37 »
Todas essas novas tecnologias de desktop 3D são tão bonitas quanto instáveis, certamente elas estão aparecendo no Ubuntu, mas como opção, é mais importante a estabilidade de um sistema para milhões de utilizadores do que a "beleza & crash" para algumas centenas.

Existem distros com todas essas funcionalidades (configurador de boot, etc) como o Mandrake faz anos e nem por isso deixaram de perder terreno, se ainda não existem no Ubuntu é porque ainda não foi possível aplica-las de uma forma segura, a equipa de desenvolvimento do Ubuntu não é assim tão grande, há que definir prioridades, certamente na utilização do sistema a gestão de boot é bem menos importante do que muito dos outros aspectos em que eles estão trabalhando.

Lamego, realmente o Beryl, Compiz, Aixgl and Xgl não se encontra na sua fase final, mais também não chegam a comprometer todo o sistema. Se fosse assim a alemã SUSE não implementaria a mesma já pré-instalada na sua ultima versão destinada ao desktop.

No que diz respeito as implementações de soluções para o boot, grub, lilo e afins e nenhum momento tais facilidades não desestabilizam o sistema. Novamente vou citar o SUSE que vem com o grubconf instalado, sendo que o mesmo faz parte do Gnome Tools, desenvolvido pelos programadores do gnome, e não é de hoje que tais configurações são realizadas sem trazer nenhum tipo de instabilidade ao sistema.

Quando ao fato de você citar que a Canonical ter um time pequeno de desenvolvedores, acho que você está redondamente enganado. A equipe da Canonical não é nada modesta e conta com uma centena de desenvolvedores. Hoje o Ubuntu é uma das distribuições mais organizadas e conta com investimentos pesados do Mark Shuttleworth. Se isso fosse verdade não teríamos uma versão do Ubuntu a cada 6 meses.

Quanto ao Beryl, Compiz, Aixgl e Xgl, pode-se deixar a cargo de se habilitar ou não. Gostaria que conhecesse a 1ª distro com XGl em Live cd.... http://kororaa.org/index.php não tem nenhum bug e roda XGL em placas de vídeo on-board intel sem ter que dar um clique para configurar nada. E sem ter que instalar, roda direto do live cd.

E um detalhe importante, o Kororaa é mais rápido que o Ubuntu, ele a distribuição em live cd mais rápida que eu já vi, mesmo com o XGL ativado.

Ok,
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2007, 15:41 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2007, 16:39 »
Galera...o Edgy foi a versao mais sem sal lancada ateh hoje......................dve c por isoooo...
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2007, 16:41 por rodox12 »
Temos que fixar o bug #1.

Offline raphabonelli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2007, 17:56 »
So aconteceu nos ultimos 7 dias, provavelmente porque saiu uma nova versao, de resto o ubuntu continua a liderar. Em Abril voltará certamente a liderar.

 :-\ Eu aprendi a esquecer de dizer estas coisas na minha aula de estatística. Como dizia meu professor:
"Estatística é a arte de torturar os números até eles dizerem o que você quer."

Eu realmente fiquei com vontade de testar esta distro, para dar uma olhada. Mas KDE sempre me afasta, pois sou dependendo do GIMP para meus trabalho e prefiro não ter de trabalhar com bibliotecas do Gnome no KDE.
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2007, 18:50 »
Isso é uma lenda urbana.... O Ubuntu está em 1º lugar...

Rank     
1 Ubuntu          2450>
2 openSUSE          2154>
3 Fedora          1468>
4 MEPIS          1060<
5 PCLinuxOS          1009>

http://distrowatch.com/
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.