Autor Tópico: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch  (Lida 15438 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #30 Online: 27 de Janeiro de 2007, 20:11 »
Esse painel do PC Linux faz lembrar demais o centro de controle do Mandriva hehe
Acho que o Centro de Controle do Ubuntu poderia trazer muito mais opções, como configuração de VPN, Placa de Captura, Grubconf, configuração da tela do boot (upsplash) e tals.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Piras

  • Visitante
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #31 Online: 27 de Janeiro de 2007, 22:10 »
Usei o live CD desta distro, parece um mandriva com outro visual que trocou o urpmi pelo apt-get e sem um club pago.
Pelo número de hits e, mantendo esta velocidade, em alguns meses poderia ultrapassar todos os concorrentes.
Uma caracteristica que torna o seu sucesso como campeão de hits no ranking duvidoso é a ausencia de suporte multi-lingua e não ter repositórios próprios.

Engano seu, os repositórios do PCLinuxOS são próprios, só falta mesmo o suporte multi-lingua. Atualmente tenho no meu micro o PCLinuxOS e o Kubuntu instalados, e o PCLOS vem dando um banho no Kubuntu em todos os sentidos. Mais rápido, mais estável, mais fácil de usar e configurar. Até na quantidade de softwares nos repositórios, que é um grande diferencial do (K)Ubuntu, o PCLOS não faz feio. Se essa nova versão for mesmo tão boa assim, não terei dúvidas em abandonar o Kubuntu definitivamente.

Exato, a Textar, "fabricante" do PCLinuxOS, dispõe de repositórios próprios, até mesmo porque boa parte dos pacotes são compilados por ela (você percebe pelo próprio nome, nomedopacote-tex.rpm). Por outro lado, estão disponíveis os pacotes necessários para o suporte aos idiomas mais comuns. O problema é que o nosso Português não está incluindo neste rol, ou não estava até a atual versão estável.

E os usuários que gostam do Gnome devem ficar atentos: é possível instalar um Gnome completo no PCLInuxOS, além de vários outros programas em GTK2. E o Gnome 2.16, que virá na próxima edição, conterá os menus originais, ao contrário dos menus do KDE, que, seguindo o padrão da Mandriva, são bastante customizados no PCLinuxOS (demais para o meu gosto...).

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #32 Online: 29 de Janeiro de 2007, 02:28 »
Acabei de rever os resultados aqui.. Ubuntu re-ultrapassou :)

Rank     Distribuição     H.P.D*
1       Ubuntu             2620>
2       PCLinuxOS         2586<
3       openSUSE         2187>
4       Fedora             1358<
5       Mandriva           1323>
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #33 Online: 29 de Janeiro de 2007, 02:34 »
Acabei de rever os resultados aqui.. Ubuntu re-ultrapassou :)

Rank     Distribuição     H.P.D*
1       Ubuntu             2620>
2       PCLinuxOS         2586<
3       openSUSE         2187>
4       Fedora             1358<
5       Mandriva           1323>

Complementando:

6     MEPIS     1233>
7    Debian    1035>
8    Sabayon    835>
9    Damn Small    782<
10    SAM    680>

Legal ver uma distro (SAM) baseada no PCLinuxOS crescendo nas costas dele. :)

Agora, muito embora o Ubuntu tenha reultrapassado o PCLinuxOS, a diferença ainda é muito pequena. O frisson ainda continua forte!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline FilipeRegis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #34 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 02:18 »
Essa dança das distribuições me faz lembrar a época dos Scripts de mIRC que sempre tinha o script da moda. Uma hora foi T7DS, depois Avalanche, Ninja, Scoop, insanity, e sei lá qtos outros. Bom, uma coisa q dá de aprender estudando essa história é que o script que mais trazia eye candys e recursos, atraía mais usuários de forma repentina, popularizava. Enquanto experts, e geeks preferiam scripts mais sóbrios, que realmente fizessem aquilo que eram destinados a fazer. Lembro do PnP e Dust.

É algo a ser analisado. E depois perguntar, o que queremos do Linux?

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #35 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 16:01 »
Eu discordo, acredito que a configuração visual dos programas é fundamental para ser uma distribuição desktop. Quem não tem muita experiência configura graficamente, quem quiser configura manualmente. Por exemplo o GRUB, eu acho meio complicado ficar editando o grub.conf, seria mais facil um gerenciador gráfico para ele.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline plynott

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #36 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 18:15 »
Cara, isso não é verdade.
Veja o rank dos últimos 30 dias:

Rank     Distribution     H.P.D*
1    Ubuntu    3081>
2    openSUSE    2161<
3    PCLinuxOS    1790<
4    Fedora    1552>
5    MEPIS    1472>
6    Debian    1167>
7    Mandriva    1051<
8    Sabayon    861>
9    Mint    762>
10    Damn Small    729

Além do mais este rank é apenas a estatística dos cliques em determinada distro,
só demonstra o INTERESSE que o sistema tem no site.
Eu mesmo acabei de clicar no PCLinuxOS e continuo usando Ubuntu...
"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."
Dwight D. Eisenhowern (estadista americano)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #37 Online: 18 de Setembro de 2007, 00:08 »
Ressuscitando o tópico...

agora é verdade. O Ubuntu está em segundo lugar no ranking semestral do Distrowatch, que é exibido por padrão.

No anual, o Ubuntu ainda está em primeiro lugar.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #38 Online: 18 de Setembro de 2007, 16:44 »
E incrivelmente o PCLinuxOS nem se quer apareceu entre as distros mais usadas na recente votação do DesktopLinux.com

http://www.desktoplinux.com/cgi-bin/survey/survey.cgi?view=archive&id=0813200712407


No minimo estranho, não?
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #39 Online: 18 de Setembro de 2007, 19:06 »
RxDx, nesse exato momento em que cliquei no link a PCLinuxOs estava presente.
Mas continuo ñ gostando dessa distro, nem vejo o porque essa preocupação c/ ela por aqui.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #40 Online: 18 de Setembro de 2007, 23:44 »
O site Distrowatch apenas mostra a curiosidade (não só de usuários de Linux) em relação a um determinada distro, já que o ranking leva em consideração quantas vezes por dia o link para ela é acessado.

Já o do link postado pelo RxDx demonstra o uso efetivo da distro, e nele o PCLinuxOS tem 2% contra mais de 30% do Ubuntu e quase 20% do OpenSUSE.

O que vale aqui, acho eu, é o fato de PCLinuxOS ser uma distro polida e completa e, por isso mesmo, está despertando a curiosidade de quem usa ou pensa em usar Linux.

Eu baixei o Live CD do PCLinuxOS (agora só testo distros em modo "live", pois decidi substituir meu Ubuntu 7.04 instalado apenas por uma versão nova dele mesmo) e realmente o pessoal que o desenvolve merece os elogios que vêm recebendo. Mas, ainda que o PCLinuxOS usasse Gnome (minha preferência atual para Desktop, sem desgostar do KDE), acho que eu não trocaria o Ubuntu por ele.

Até.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #41 Online: 19 de Setembro de 2007, 14:30 »
Dae pessoal,

Desculpem minha sinceridade mas essa disputa não tem sentido algum. Que importa para nós, usuários de software livre, se uma ou outra distribuição possui mais adeptos que outra? Naturalmente as distribuições evoluem com o tempo e nessa disputa apenas quem ganha é o mundo OpenSource. Ver definição em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre

E se concorda comigo vamos fazer como o Geek que instalou 145 sistemas operacionais em seu PC.
Ver em:
http://br-linux.org/linux/geek-consegue-instalar-145-sistemas-operacionais-em-um-unico-pc

Viva não uma mas sim todas as centenas distribuições livres.

Abs,
Guilherme Machado
Curitiba / Pr
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #42 Online: 19 de Setembro de 2007, 14:53 »
Desculpem minha sinceridade mas essa disputa não tem sentido algum. Que importa para nós, usuários de software livre, se uma ou outra distribuição possui mais adeptos que outra? Naturalmente as distribuições evoluem com o tempo e nessa disputa apenas quem ganha é o mundo OpenSource. Ver definição em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre

Viva não uma mas sim todas as centenas distribuições livres.

   Concordo contigo, e por esse motivo achei tremendamente infeliz uma matéria publicada na revista online PCLinuxOS Magazine sob o título Ubuntu's Hype is Misleading (A Hype do Ubuntu é Enganadora), que faz uma comparação entre distros (Mandriva, Dreamlinux, PCLinuxOS e Ubuntu), e no final aponta que a única distro aprovada por todos os usuários normais e avançados selecionados pelo autor do artigo "para substituir o Windows" é o próprio PCLinuxOS (embora eles tenham gostado muito do Dreamlinux, mas o acharam instável). Achei a matéria tendenciosa, e criadora de uma rivalidade dispensável no mundo do Software Livre. Gosto do Ubuntu e não troco ele por nada nesse momento, mas recomendo de olhos fechados distros como Fedora e Damn Small Linux, que já testei e assino embaixo. Considero o ecosistema amplo de distros Linux saudável e fundamental para a liberdade de escolha. Creio que atitudes como esta tomada pela PCLinuxOS Magazine apenas desqualificam o trabalho feito pelos mantenedores das respectivas distros testadas, em prol de uma única distro (a deles, no caso).
« Última modificação: 19 de Setembro de 2007, 15:12 por glaubergoncalves »

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #43 Online: 19 de Setembro de 2007, 15:00 »
Complementando o raciocínio do amigo glaubergoncalves, acredito ainda que o Linux, por ter vários sabores leva uma grande vantagem em relação ao Windows. Liberdade de escolha é muito bom, ainda mais se você possui uma variedade a escolher.

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: PCLinuxOS ultrapassa Ubuntu na Distrowatch
« Resposta #44 Online: 20 de Setembro de 2007, 09:00 »

   Concordo contigo, e por esse motivo achei tremendamente infeliz uma matéria publicada na revista online PCLinuxOS Magazine sob o título Ubuntu's Hype is Misleading (A Hype do Ubuntu é Enganadora), que faz uma comparação entre distros (Mandriva, Dreamlinux, PCLinuxOS e Ubuntu), e no final aponta que a única distro aprovada por todos os usuários normais e avançados selecionados pelo autor do artigo "para substituir o Windows" é o próprio PCLinuxOS (embora eles tenham gostado muito do Dreamlinux, mas o acharam instável). Achei a matéria tendenciosa, e criadora de uma rivalidade dispensável no mundo do Software Livre. Gosto do Ubuntu e não troco ele por nada nesse momento, mas recomendo de olhos fechados distros como Fedora e Damn Small Linux, que já testei e assino embaixo. Considero o ecosistema amplo de distros Linux saudável e fundamental para a liberdade de escolha. Creio que atitudes como esta tomada pela PCLinuxOS Magazine apenas desqualificam o trabalho feito pelos mantenedores das respectivas distros testadas, em prol de uma única distro (a deles, no caso).

Eu li esse artigo infame da revista PCLinux. É lamentável esse tipo e coisa. Não sei o motivo de se perder tanto tempo falando mal de outras distros.  Depois o fundador do PCLinux se recusou a ser entrevistado pelo pessoal da DistroWatch para comentar exatamente o fato de estar em primeiro lugar na lista dos links mais clicados das distribuições.

Como esse ranking da DistroWatch já causou muita polêmica, ele vem deixando claro que é apenas o interesse das pessoas naquela distribuição. Eu mesmo nunca vi usuário antigo do Debian ou do Suse (só para ficar nessas duas), trocando de distro por conta do Ranking da DistroWatch.

Mas o que mais me aborrece é o fato de na própria página do PCLinux, eles agradecerem as outras distribuições por usarem ferramentas e pacotes desenvolvidos por distros concorrentes ( o Painel de controle deles é derivado do Mandriva, e ele agradece, inclusive,  a comunidade do Ubuntu pela ajuda ), e os caras socam um artigo destes falando mal do Ubuntu e do Suse abertamente. O cara tem a cara de pau de comparar o SUSE ao Windows no que se refere a ter que comprar uma máquina nova a cada novo lançamento do SUSE!!!!   Fala sério! 

Olha só o agradecimento:

Citar
Other Information:

PCLinuxOS was originally based on another distribution under the name of Mandriva and shares many features of Mandriva such as the Control Center and the Draklive Installer. Texstar and team would like to thank the developers, contributors and others associated with Mandriva who may have indirectly contributed to the PCLinuxOS distribution.

In addition to Mandriva, PCLinuxOS would also like to thank the developers of the Gentoo, OpenSuSE, Fedora, Debian and Ubuntu as we also use patches and bugs fixes from those distributions.

Finally we'd like to thank ibiblio.org for being the primary hosting mirror for our free distribtuion and Enki for providing our website hosting needs.

O link original: http://www.pclinuxos.com/index.php?option=com_content&task=view&id=22&Itemid=70

Talvez ele tente se esquivar afirmando que o artigo é de um usuário comum, que não é ligado a Texstar. Mas putz, tá na revista oficial dos caras!!!!  Queria só ver um artigo deste na revista do Ubuntu para ver só a reação da comunidade livre!!!

Estão tentando criar um rivalidade idiota entre o Ubuntu e o PCLinux.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2007, 09:02 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2