Autor Tópico: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!  (Lida 39136 vezes)

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #15 Online: 10 de Janeiro de 2007, 08:21 »
Olha aproveitando o tópico que é um assunto muito pertinente principalmente em um meio de comunicação de massas como a internet, venho deixar uma dica pra quem usa o Firefox como navegador padrão basta instalar a extensão Verificação ortográfica pt-BR fica uma beleza e as vezes me quebra um galho ;)
Fica ai a dica para que todos possam ajudar a salvar o Português!! (e não é o manoel da padaria não opá )  ;D
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #16 Online: 10 de Janeiro de 2007, 09:03 »
e quanto as gírias? "uai, tchê, caramba, arretado, etc, etc, etc..."

Offline erick.ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • Be cool!
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #17 Online: 10 de Janeiro de 2007, 10:07 »
Olha aproveitando o tópico que é um assunto muito pertinente principalmente em um meio de comunicação de massas como a internet, venho deixar uma dica pra quem usa o Firefox como navegador padrão basta instalar a extensão Verificação ortográfica pt-BR fica uma beleza e as vezes me quebra um galho ;)
Fica ai a dica para que todos possam ajudar a salvar o Português!! (e não é o manoel da padaria não opá )  ;D

Bem lembrado!  ;D
AMD ATHLON XP 2400+ | MB ASUS A75333 |02 DDR400 (3) 512MX16 | GF4 MX4000 128MG DDR AGP 8X | HD SAMSUNG SP0802N | VCOM 400 watts ATX AGPS-400PQ

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #18 Online: 10 de Janeiro de 2007, 10:15 »
Não podemos esquecer que um dos objetivos do Ubuntu é a internacionalização e, este fórum, é utilizado por usuários de todo o Brasil e, inclusive, de Portugal.
Por isso a linguagem utilizada deve ser a mais clara possível, para que todos possam se beneficiar com os assuntos aqui discutidos.
A utilização extensiva de gírias e erros constantes de português pode tornar um post ilegível para um usuário que seja de outro país, além de prejudicar o sistema de busca.


arlei

  • Visitante
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #19 Online: 10 de Janeiro de 2007, 10:23 »
Olha aproveitando o tópico que é um assunto muito pertinente principalmente em um meio de comunicação de massas como a internet, venho deixar uma dica pra quem usa o Firefox como navegador padrão basta instalar a extensão Verificação ortográfica pt-BR fica uma beleza e as vezes me quebra um galho ;)
Fica ai a dica para que todos possam ajudar a salvar o Português!! (e não é o manoel da padaria não opá )  ;D

Mandou bem ninjitisu.
Vou expressar mais uma opinião minha. Eu acho, e procuro seguir esse raciocinio, que para certos tópicos devemos manter uma posição mais firme e formal com relação ao nosso idioma, porém em outros como tópicos do Café por exemplo, acho que uma escapulida como o uso de uma giria não pode ser questionado.
Mais reforço, meu ultimo paragrafo anterior. Textos com aquele "idioma" esquisito devem ser evitados, até porque eu normalmente não entendo nada e nem me esforço para entender.

T+
Arlei

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #20 Online: 10 de Janeiro de 2007, 13:21 »
Umas das coisas que eu aprendi na faculdade (na aula de português, é claro) é que nada está errado, quando você entende o que a pessoa quiz dizer. Só não está na forma pradrão (http://pt.wikipedia.org/wiki/Norma_culta). Eu posso escrever "pobrema" e não estar errado, pq você sabe o que eu quiz dizer.

O nosso idioma (e os outros também) é vivo e constantemente está em mudarça. O que você fala hoje, pode ser considerado "errado" daqui a 10 anos... falou mano?!

Se não está errado, experimenta usar esse argumento no ambiente de trabalho ou num vestibular... hehehehe

Há locais e locais, para se fazer isso. Claro que em um vestibular eu não vou escrever coloquialmente, mas aqui é um fórum que não necessita dessa "obrigação". Realmente, EsCrEvEr AsSiM é muito chato de ler, mas não de entender. Eu acho muito difícil isso mudar, pq o "internetês" já esta praticamente assimilado (em situações menos formais e em algumas formais, também). Essa é a prova que a língua está viva.

Concordo com o erick.ubuntu, mas o nosso problema de educação é tão grande, que não vejo grandes mudanças a curto e média prazo.

ginho

  • Visitante
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #21 Online: 10 de Janeiro de 2007, 13:31 »
Já ouvi em algum lugar que "Para mudar, basta um começar".

Piras

  • Visitante
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #22 Online: 10 de Janeiro de 2007, 13:45 »
Exatamente pelo fato deste fórum ser utilizado por gente de todo mundo lusófono, ou seja, brasileiros de toda parte, portugueses, angolanos, moçambicanos etc., acho que deveríamos escrever o mais próximo possível da forma culta. Não por preciosismo, mas simplesmente porque a forma culta é a mais universal que pode existir dentro de um idioma qualquer.

O problema da gíria é que ela, geralmente, é restrita a um determinado grupo ou localidade. A gíria absolutamente inteligível para um garoto de 19 anos pode ser "grego" para uma pessoa que já passou dos trinta anos, como eu. Por outro lado, há ainda a questão dos regionalismos. Certa vez, quando fazia o "cursinho" pré-vestibular há muitos anos atrás, disse a uma colega que tal professor era "fresco". Bem, "fresco" p'ra mim era algo como "afetado", "convencido" ou coisa parecida. Para a moça, recém-chegada de Pernambuco,  chamar homem de "fresco" era motivo mais do que legítimo para "sacá da pêxeira e botá meio metro de buxo do desinfeliz p'rá fora". Enfim, até chegarmos a um acordo semântico a respeito do tal de "fresco", eu passei por difamador leviano, pouco respeitoso da "macheza" alheia.

Como este é um fórum de suporte, o que exige muita clareza e uma certa respeitabilidade, acho bom um pouco mais cuidado. Não vai aleijar ninguém de tanto pensar ou escrever...
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 20:55 por Piras »

alexcosta67

  • Visitante
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #23 Online: 10 de Janeiro de 2007, 15:08 »
Acho que deveria mudar o nome do tópico para Campanha para preservação da Língua Portuguesa.

A não ser que o mesmo seja uma espécie.


rsrs

abraços.

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #24 Online: 10 de Janeiro de 2007, 19:53 »
Uma coisa é o internetês, é verdade a internet criou um novo padrão, vc pode tc normalmente que é válido; claro que a língua está em constante transformação, a língua portuguesa falada no Brasil é riquíssima, com influência do tupi-guarani, dos escravos, das diversas regiões do país etc; certamente que o idioma falado nos diversos países lusófonos é diferente, mas erros de português são os mesmos em todos os lugares, se alguém tem "pobremas" aqui, certamente os terá em um vestibular, em uma entrevista e até mesmo num café, real ou virtual (como este), numa conversa informal com os amigos, ainda que os amigos não digam, por gentileza, há "pobremas" que doem no ouvido.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #25 Online: 10 de Janeiro de 2007, 21:55 »
Esse tópico está muito bom. Tomara que apareçam mais desse tipo aqui. Bem, viva a norma culta!!! Agora resta esperar que os que EsCreVEm AssiM abandonem essa forma de escrita, visando o entendimento de todos.

Offline Expect

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #26 Online: 10 de Janeiro de 2007, 22:37 »
Eu nAo GoStO De LeR tExtOs AsSIm acho que se deve escrever de forma correcta mas claro expressões típicas do pais ou gírias ou região ainda compreendo mas devemos tentar escrever da forma correcta para um melhor entendimento e uma leitura mais fácil.  ::)
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 22:40 por Expect »
GNU/Linux User #317824
Linux uma alternativa, não uma substituição.
http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/

Offline angelo_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
  • Então Percebi * http://entaopercebi.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #27 Online: 28 de Janeiro de 2007, 10:47 »
Navegando na internet achei esse tópico extremamente interessante no fórum do Kalango.

Acho totalmente útil esse tipo de discussão, uma vez que este fórum é usado por pessoas de várias partes do mundo.

Leiam e comentem:

http://www.kalangolinux.org/forum/viewtopic.php?t=2982

Um abraço à todos!
Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
http://entaopercebi.blogspot.com/p/linux.html

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #28 Online: 28 de Janeiro de 2007, 12:04 »
Excelente mensagem no outro fórum!

Eu mesmo deixo de responder coisas, aqui no fórum e em outros lugares, porque fui "premiado" com péssima escrita pela pessoa que posta uma dúvida. Não que todos devam, 100% do tempo, escrever sempre corretamente, mas pelo menos um esforço nessa direção é sempre louvável. É muito bom saber que alguém tenta escrever bem, de forma clara a facilitar a compreensão por quem vai ler.

Sempre que alguém for escrever algo, qualquer coisa, antes de apertar em "enviar", sugiro que faça o seguinte (não necessariamente nesta ordem):

1 - Pergunte-se: fui claro o suficiente? As pessoas vão entender o que quero dizer?
2 - Releia e veja se a apresentação (incluindo aí um tanto de pontuação e grafia) pode ser melhorada.
3 - Certifique-se de que você entendeu o que você mesmo escreveu. :)

É fácil, e com o tempo pega-se o jeito. E eu acho que culpar o "péssimo estado da educação no Brasil" é, de certa forma, mudar o problema de nome ou querer jogar a sujeira para debaixo do tapete, embora realmente a educação formal seja uma porcaria. Qualquer pessoa que saiba ler percebe se algo está mal escrito. E, se quiser melhorar a própria escrita, é só prestar atenção em textos bem escritos. Ou seja, ler bastante. :) A internet tá aí, cheia de coisas para serem lidas. Deste modo, com o tempo e um pouquinho de iniciativa individual, melhora-se mais que 100%.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #29 Online: 28 de Janeiro de 2007, 18:40 »
Com certeza! Excelente tópico! Errar é humano e qualquer um já escreveu errado. Mas tem alguns erros que é osso hehe Opa! Gíria pode? hehehe

E agora com o o corretor ortográfico do Firefox, eu estou melhorando minha escrita que estava ficando "meio mal das pernas" haha

Será que errei alguma palavra aqui? hehe
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com