Autor Tópico: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!  (Lida 39139 vezes)

isdiru

  • Visitante
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #60 Online: 04 de Outubro de 2007, 16:43 »
Temos que lembrar que não são TODOS que tem a oportunidade que tivemos de conseguir uma escolaridade PARTICULAR. E depois de um tempo conseguiram se integrar digitalmente e estão nesse fórum. Acho corrigir o português dos outros uma tremenda falta de educação. Repito, não é porque eu tive pais que me pagaram 600 reais por mês de escola que os outros tem que ter.

Boas,concordo é grosseria e falta de educação.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #61 Online: 04 de Outubro de 2007, 17:13 »
Citar
vinicius_aleao, gostei do texto,mas o português de Portugal é diferente do Brasil, sinceramente não gosto de usar o termo rato,prefiro "mouse" ao dito, hehehe.Outra coisa, não entendo esse negócio de Lingua ou P: parece código Morse.Boa escrita é sinal de inteligência e preservação da cultura lusa.Amplexo.

Não entendi, disse alguma coisa que pudesse parecer que eu não concordo com você?

Offline Ioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
  • "Compartilhar para tornar-se imortal"
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #62 Online: 04 de Outubro de 2007, 18:08 »
Não disse nada, não , concordo contigo também.Amplexo.

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #63 Online: 04 de Outubro de 2007, 19:36 »
Acredito que devo ser uma voz minoritária por aqui, mas, para mim, uma língua só pode ser preservada se evoluir. Faz parte do desenvolvimento da língua o estrangueirísmo. Default, por exemplo, é um termo francês. Talvez pela força do tradicionalismo na cultura de Portugal, muitos dos termos e abreviaturas são traduzidos, diferente do que ocorre no Brasil onde preservamos muitas siglas e termos sem essa preocupação: AIDS, LED, CD, DVD, drive, hub, webcam, etc. Vale lembrar que em cada área de conhecimento há ainda jargões como frases latinas do Direito, siglas em Medicina e tantos outros.

Não se pode esquecer também que muitas palavras mudam com o tempo por essas bandas já não se fala "cousa", "medíocre" ganhou outro significado e se perguntar a uma criança se ela quer milk shake, com certeza ela não vai recusar.

Não duvido que Angola e Moçambique tenha termos que nem Brasil nem Portugal usam, mas nem por isso deixamos todos de fazer "Português". É bom que se respeite a língua, mas também é necessário que se respeite a cultura de cada nação, ainda que uma prime por esterilizar-se e outra por miscigenar-se.

A própria forma de expressar pode ser diversa. Há quem diga "estou escrevendo". Há quem diga "estou a escrever". Existe um "mais certo"? Acredito que deva existir uma zona flexível de bom uso do idioma e, de modo geral, o fórum está nela. Nem precisava ressuscitar esse tópico.

Espero que compreendam minha opinião.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #64 Online: 04 de Outubro de 2007, 23:02 »
Concordo que devemos nos esforçar para não causar má impressão, e mesmo para se fazer entender.
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #65 Online: 05 de Outubro de 2007, 02:08 »
É exatamente isso, Mythus, exatamente.  ;)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #66 Online: 09 de Dezembro de 2007, 18:29 »
Fui pesquisar no fórum em busca deste tópico, certo que iria estar ressuscitando um tópico a muito esquecido, mas passaram-se praticamente 2 meses desde a última postagem.

Sempre existem no fórum mensagens terríveis em termos de português, e todos somos passíveis de erro, mas as vezes acho que alguns exageram.

Em uma única mensagem hoje consegui ver isto:

incina = ensina
ussar = usar
sinsero = sincero
propio = próprio
oulso = ouço

Sem contar a falta de pontuação, acentuação e etc.

Olha todos somos passíveis de erro, e eles podem ser encontrados aqui mesmo nesta mensagem, mas vamos nos esforçar ao menos para não cometer erros tão absurdos assim, pois assim as mensagens ficam mais claras, facilitando a comunicação (as vezes não consigo entender o que as pessoas escrevem).

Existem add-ons do firefox que podem nos ajudar. Eu os uso, e muita gente que escreve muito bem também usa, então porque quem tem dificuldade não se esforça e passa a usar estes recursos também?

Sei que é chato, mas além de doer ler alguns "assassinatos do português" aqui, realmente não consigo entender o que alguns escrevem, sem ao menos reler uma, ou duas vezes, e isto realmente influência na demora em obter respostas aqui as vezes.

[]'s a todos os amigos.

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #67 Online: 09 de Dezembro de 2007, 18:42 »
Fui pesquisar no fórum em busca deste tópico, certo que iria estar ressuscitando um tópico a muito esquecido, mas passaram-se praticamente 2 meses desde a última postagem.

Sempre existem no fórum mensagens terríveis em termos de português, e todos somos passíveis de erro, mas as vezes acho que alguns exageram.

Em uma única mensagem hoje consegui ver isto:

incina = ensina
ussar = usar
sinsero = sincero
propio = próprio
oulso = ouço

Sem contar a falta de pontuação, acentuação e etc.

Olha todos somos passíveis de erro, e eles podem ser encontrados aqui mesmo nesta mensagem, mas vamos nos esforçar ao menos para não cometer erros tão absurdos assim, pois assim as mensagens ficam mais claras, facilitando a comunicação (as vezes não consigo entender o que as pessoas escrevem).

Existem add-ons do firefox que podem nos ajudar. Eu os uso, e muita gente que escreve muito bem também usa, então porque quem tem dificuldade não se esforça e passa a usar estes recursos também?

Sei que é chato, mas além de doer ler alguns "assassinatos do português" aqui, realmente não consigo entender o que alguns escrevem, sem ao menos reler uma, ou duas vezes, e isto realmente influência na demora em obter respostas aqui as vezes.

[]'s a todos os amigos.

Cristiano

Poisé, clcampos. Eu vou te dizer que eu já sinto uma pré-indisposição pra responder tópicos com o português sofrível. Muitas vezes não os respondo por não entender o que o colega precisa, e por já estar cansado de criar caso aqui com essa história de linguajar de mensageiros instantâneos. Eu acho que não há problema em escrever uma palavra ou outra errada, mas existem macacos que têm mais noções de ortografia e gramática que alguns usuários do Fórum.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #68 Online: 09 de Dezembro de 2007, 18:55 »
Poisé, clcampos. Eu vou te dizer que eu já sinto uma pré-indisposição pra responder tópicos com o português sofrível. Muitas vezes não os respondo por não entender o que o colega precisa, e por já estar cansado de criar caso aqui com essa história de linguajar de mensageiros instantâneos. Eu acho que não há problema em escrever uma palavra ou outra errada, mas existem macacos que têm mais noções de ortografia e gramática que alguns usuários do Fórum.

É, eu tento não implicar muito com o pessoal, mas também tenho uma pré-disposição em ignorar tópicos com muitos erros.

Eu tenho um certo receio com o futuro do nosso querido português, pois tenho visto que é cada vez mais raro pessoas que sabem se comunicar sem problemas. Nem conto aqui erros ao escrever uma palavra, e sim uma grande dificuldade em formular uma frase, e vejo o msn (e etc) como um dos grandes vilões da história.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!